MENU

A cantora Preta Gil foi a entrevistada especial da edição do programa “Fantástico”, da rede Globo que foi ao ar neste domingo (12). Durante entrevista à jornalista Majur Coutinho, a artista afirmou que “nunca deu tanto valor a vida”, e que ainda terá muita coisa para “celebrar”.
“É fundamental, é o meu eixo, é a fé. Eu nunca dei tanto valor a vida e a fé que me move. Eu quero cada dia honrar ainda mais essa oportunidade de estar vida e de estar me curando de uma doença que é grave, mas que ela não vai me derrubar, não vai me levar, eu não vou morrer disso, eu tenho certeza disso. A gente ainda vai celebrar muito”, afirmou a cantora.
Preta luta contra um câncer na região do intestino que foi descoberto em janeiro deste ano.

A lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertada para o primeiro semestre de 2023 foi publicada nesta segunda-feira (13). Os inscritos devem logar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para conferir o resultado.
Em 2023, foram disponibilizadas 226.34 vagas para cursos de graduação em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais.
A lista de espera é voltada para o preenchimento de vagas não ocupadas durante a chamada regular. Os interessados são os responsáveis por acompanhar a documentação exigida no edital de cada faculdade para efetuar a matrícula.

O programa “Voa, Brasil” que vai garantir passagens aéreas a R$ 200 foi anunciado nesta segunda-feira (13) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).
O projeto é voltado para aposentados, servidores públicos, estudantes e pessoas com renda até R$ 6,8 mil e valerá para voos domésticos com assentos disponíveis entre os períodos de fevereiro a junho e de agosto a novembro.
Os beneficiados vão poder comprar até duas passagens aéreas por ano com condições de pagamento variadas.
O “Voa, Brasil” deve entrar em vigor no segundo semestre de 2023. A expectativa é de que com o programa sejam emitidas 12 milhões de passagens aéreas por ano.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), precisou ser internada no Hospital Brasília nesta segunda-feira (13) após relatar sintomas de malária. A informação foi divulgada pela unidade de saúde.
“O Hospital Brasília confirma que a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, deu entrada nesta segunda-feira, 13, na unidade do Lago Sul, em Brasília, com suspeita de malária”, diz o hospital em nota.
Marina Silva se encontrou na tarde desta segunda com o vice-chanceler da Alemanha e ministro da Economia e Ação Climática, Roberto Habeck. Os representantes iriam fazer uma declaração à imprensa, mas o evento foi cancelado após a ministra relatar mal-estar.
Comunicado do Hospital Brasília
O Hospital Brasília confirma que a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, deu entrada nesta segunda-feira, 13, na unidade do Lago Sul, em Brasília, com suspeita de malária.
Mais informações sobre o estado de saúde da paciente serão divulgadas pela assessoria da ministra.
O Hospital Brasília não comenta sobre o estado de saúde de seus pacientes em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Brasília, 13 de março de 2023
Hospital Brasília

No último final de semana Fabrício Abrantes esteve no Distrito de Itaquaraí e na região do Distrito de Ubiraçaba. Na companhia da liderança Jobinho Gás estiveram em Itaquaraí e ouviram as demandas e constataram a omissão da Prefeitura de Brumado na zona rural: “sempre bom ouvir o homem e a mulher do campo. Estão esquecidos pela Prefeitura: faltam estradas de qualidade, aguadas decentes, transporte escolar, assistência à saúde e apoio técnico para a produção agrícola e pecuária. Mas, isso vai passar e logo teremos uma vida melhor! afirmou Fabrício.
Na última sexta-feira, (10), em parceria com o Vereador Rubens Araújo inseriram nas Lagoas das Comunidades do Umbuzeiro e Baixa da Barauna, região de Ubiracaba, mais de mil alevinos das espécies Surubim e Tambaqui.
Segundo Fabricio “trata-se de uma ação de baixo custo e muito importante para economia de Brumado que melhora de vida das famílias do campo e da cidade com a produção de peixes. Todos os mananciais de Brumado deveriam ter essa opção de pesca, porém a Prefeitura de Brumado, por falta de vontade em implantar políticas públicas para a zona rural, ignora ações como essa de baixo custo e de suma importância para a nossa economia.” Fabrício anunciou que irá intensificar as visitas e buscar melhorias para Brumado.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, listou quais perguntas serão feitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sobre ocaso das joias sauditas. O despacho foi emitido na quinta-feira (09).
Bolsonaro deverá responder em depoimento os seguintes questionamentos. Quais foram os presentes recebidos por ocasião da visita à Arábia Saudita.Quais os presentes recebidos que estão em sua posse neste momento, além daqueles apreendidos, e qual o destino a ser dado para cada um eles?
Os presentes trazidos seriam personalíssimos da ex-primeira-dama e do ex-presidente da República ou seriam incorporados ao acervo do Governo Brasileiro. Se os presentes foram recebidos em caráter pessoal, quais as providências para o pagamento dos devidos tributos?
Houve orientação para o envio de servidor em avião da Força Aérea Brasileira para tentar buscar nova leva de presentes encaminhados pelo Governo Saudita. As perguntas destinadas a Bento Albuquerque serão:
Quais foram os presentes recebidos por ocasião da visita à Arábia Saudita.Quais os presentes trazidos em sua bagagem por ocasião da visita oficial à Arábia Saudita. Os presentes trazidos seriam personalíssimos da ex-primeira-dama e do ex-presidente da República ou seriam incorporados ao acervo do Governo Brasileiro.
Se os presentes foram recebidos em caráter pessoal, quais as providências para o pagamento dos devidos tributos.No mesmo documento, Nardes determina que Bolsonaro não use ou venda o conjunto milionário.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que Rui Costa, ministro da Casa Civil, é a sua “Dilma de calça”. A fala ocorreu na sexta-feira (10) durante a cerimônia do lançamento do novo pacote de bondades do governo federal.
“Eu encontrei um cara para a Casa Civil que falei: ‘É a minha Dilma de calças’ […] Se ele percebe que alguém está dizendo o que não deve dizer, ele fala: ‘Espera aí, vamos voltar a conversar’. Então eu estou com muita tranquilidade”, afirma o petista.
Assim como Rui Costa, Dilma Rousseff (PT) ocupou o cargo de ministra da Casa Civil nos dois primeiros mandatos do governo Lula. Em 2010, ela foi eleita presidente do Brasil.

O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deve perder o cargo no conselho da Itaipu Binacional no governo Lula. Indicado por Jair Bolsonaro (PL) para ocupar a vaga, Albuquerque tem remuneração de R$ 34 mil para encontros bimestrais.
Além de Bento Albuquerque, outros nomes escolhidos por Bolsonaro como Célio Faria Junior, ex-assessor especial, e o ex-ministro Adolfo Sachsida também devem perder os cargos para aliados do petista.
Em 2022, foram repassados R$ 14,6 milhões de 77 empresas públicas em honorários e jetons para 460 pessoas. Os novos nomes serão analisados pela Casa Civil.
Bento Albuquerque é um dos envolvidos no escândalo das joias sauditas. O ex-ministro trouxe o conjunto avaliado em R$ 16,5 milhões na mochila após uma viagem internacional em 2021.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques e Luís Roberto Barroso, receberam alta hospitalar neste fim de semana. Os dois já estão em casa.
Nunes Marques, que se recuperava de uma cirurgia intestinal, recebeu alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no sábado (12). O procedimento foi uma revisão de uma cirurgia bariátrica feita em 2012.
Barroso recebeu alta neste domingo (12). O ministro, que estava internado desde o fim de fevereiro no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, realizou uma cirurgia de emergência no aparelho digestivo e chegou a precisar de atendimento médico na Unidade de Terapia Intensiva na última semana.

O ator Antônio Pedro morreu aos 82 anos, neste domingo (12), em decorrência de insuficiência renal e cardíaca. O artista estava internado em um hospital no Rio de Janeiro e a informação sobre o falecimento foi confirmada pela TV Globo. De acordo com o G1, o velório é realizado na capela 2 do Crematório e Cemitério da Penitência, onde o corpo será cremado ainda na tarde deste domingo (12).
Nascido em 11 de novembro de 1940, no Rio de Janeiro, Antônio Pedro começou a carreira artística na década de 1960, tendo feito cursos e especializações em Paris,a na França. Além de ator, ele também trabalhou como diretor, roteirista, humorista e produtor em dezenas de filmes, peças e obras na TV.
A estreia na televisão ocorreu em 1969, na TV Tupi, com “Super Plá”. Na TV Globo, ele atuou pela primeira vez em 1972, na novela “O Bofe”, e na mesma emissora participou de muitos outros folhetins e séries, a exemplo de “Sassaricando” (1987), “Bebê a Bordo” (1988), “Escolinha do Professor Raimundo” (1990/92/94), “Caça Talentos” (1996), ‘Explode Coração” (1996), “Sítio do Picapau Amarelo” (2002), “A Diarista” (2006), “Malhação” (2007/2009), “Zorra” (2015-2017), “Bom Sucesso” (2019), “Shippados” (2019) e “Filhas de Eva” (2021).