MENU

Após o caso dos baianos em Bento Gonçalves, mais 56 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados no Rio Grande do Sul. O resgate ocorreu na sexta-feira (10), em duas fazendas de arroz no município de Uruguaiana, por meio de operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Gerência Regional do Trabalho.
Todas as vítimas são homens da própria região, oriundos de Itaqui, São Borja, Alegrete e da própria Uruguaiana, sendo dez adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. Segundo a PF, eles trabalhavam fazendo o corte manual do arroz vermelho e a aplicação de agrotóxicos, sem equipamentos de proteção, e chegavam a andar jornadas extenuantes antes mesmo de chegarem à frente de trabalho.
A operação ocorreu após denúncia de que havia jovens na propriedade trabalhando sem carteira assinada. Ao se dirigir ao local, o grupo móvel de fiscalização encontrou todo o grupo em situação análoga à escravidão.
Leia mais »

Após uma espera de três dias a terceira etapa do Circuito Mundial de Surfe finalmente começou. Apesar de a praia dos Supertubos, em Peniche (Portugal), não apresentar as melhores condições, sete brasileiros (seis no masculino e uma no feminino) avançaram direto para a segunda fase, enquanto outros três, entre eles o tricampeão mundial Gabriel Medina, seguiram para a repescagem.
Entre os representantes do Brasil no masculino ninguém brilhou mais do que Yago Dora. Mesmo tendo que atuar em um mar de pouco menos de dois metros, o curitibano somou 12,44 pontos para vencer a oitava bateria, que também contou com a participação do japonês Kaona Igarashi (7,70) e do australiano Jackson Baker (11,30).
Além de Yago, o atual campeão mundial Filipe Toledo, o campeão olímpico Ítalo Ferreira, os irmãos Miguel e Samuel Pupo e Michael Rodrigues também seguiram direto para a segunda fase da etapa portuguesa.
Já no feminino a única representante do Brasil conseguiu avançar com a segunda posição da sexta bateria. Tatiana Weston-Webb somou 7,97 pontos, atrás da australiana Macy Callaghan (10,37), mas à frente da havaiana Gabriela Bryan (7,76).

Após a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciar ter contraído herpes-zóster, a 2ª secretária da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), pediu ao Ministério da Saúde para reforçar a vacinação contra a doença. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Na sexta-feira (10), a petista enviou uma indicação pedindo que a pasta tome providências para garantir a vacinação pública contra herpes-zóster a pessoas acima dos 50 anos. Justamente a faixa etária de Damares.
“Como o tempo de incubação (do vírus da herpes-zóster) é dilatado, mais de 60% dos casos ocorrem após os 50 anos, por isso a indicação da vacina é para pessoas a partir desta faixa etária”, justifica Maria do Rosário no pedido.

O Bahia começou com derrota na semifinal do Campeonato Baiano. Na cidade de Camacã, o time do técnico Renato Paiva perdeu para o Itabuna por 1 a 0 na tarde deste sábado (11), no estádio Antônio Elias Ribeiro, no primeiro jogo das semi. O gol do Itabuna foi marcado por Jan Pieter.
Agora, o Bahia precisa o vencer o Itabuna no jogo de volta por dois gols de diferença no próximo sábado (18), na Arena Fonte Nova, para chegar até a final. O Tricolor volta a jogar na próxima terça (14) contra o Fluminense-PI, pela Copa do Nordeste, novamente fora de casa.

Teatro, dança, música, tecnologia e ciência são algumas das atividades que compõem o projeto pedagógico da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Áurea dos Humildes Oliveira, que foi inaugurada neste sábado (11), pelo governador Jerônimo Rodrigues, na cidade de Aporá, no leste da Bahia.
O colégio recebeu um investimento de mais de R$ 22,6 milhões e é a segunda unidade de ensino integral entregue no município pelo governo estadual, em menos de seis meses. O evento oficial de entrega contou com a presença do ministro da Casa Civil da Presidência da República e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e da secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro.
Jerônimo enfatizou que a escola oferecer as modalidades de Ensino Médio e Técnico na mesma estrutura faz parte de um projeto pensado para garantir que a juventude possa ter a sua formação profissional facilitada, além de levar em conta as atividades econômicas já desenvolvidas na região. “A educação profissional é o caminho.
Nós avançamos muito em gestões anteriores e conseguimos ampliar os centros de educação profissional territoriais [Ceteps], sempre com foco de orientar os cursos para a vocação do território. Nessa região aqui, a agricultura e a pecuária são muito fortes, logo, os cursos são determinados para essa demanda. Os cursos também podem ser criados para projetos especiais, por exemplo, na área de saúde. Aqui em Aporá ainda queremos criar cursos para o potencial turístico”, pontuou.
Leia mais »

Investigadores da Polícia Federal consideram pedir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se ele não voltar para o Brasil até abril, de acordo com a coluna da jornalista Carolina Brígido, do portal UOL.
Segundo a publicação, a avaliação é que, se Bolsonaro continuar nos Estados Unidos, fica configurada a “evasão do distrito da culpa”, previsto no artigo 302 do Código de Processo Penal como requisito para justificar a prisão cautelar de uma pessoa investigada.
Bolsonaro, que está na Flórida desde 30 de dezembro, é alvo de apuração do STF (Supremo Tribunal Federal) por suposto envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O cerco se fechou contra o ex-presidente depois que veio à tona o caso das joias.
O governo Bolsonaro tentou receber de maneira ilegal um colar, um relógio e um par de brincos avaliados em R$ 16,5 milhões que foram presentes do regime da Arábia Saudita. Retidas na Alfândega do Aeroporto de Guarulhos (SP), as peças de diamante foram alvos de oito tentativas para serem recuperadas por parte do então governo.
O segundo pacote de joias trazido da Arábia Saudita ao Brasil teria sido entregue pessoalmente a Bolsonaro no Palácio da Alvorada. O estojo continha um par de abotoaduras, uma caneta e um masbaha (terço islâmico).

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a emergência causada pelo coronavírus atingiu o patamar de uma pandemia.
Nas duas semanas anteriores àquela data, o número de casos de Covid-19 fora da China havia aumentado 13 vezes e o número de países afetados havia triplicado. No momento da declaração, o mundo contabilizava 118 mil casos e 4.291 mortes em pelo menos 114 países.
Nos últimos três anos, o mundo se viu diante de um vírus respiratório novo, capaz de provocar quadros clínicos com impactos que vão além dos danos ao sistema respiratório.
A sociedade lidou com fechamentos de fronteiras e diferentes níveis de confinamento ou restrição à circulação. Passou a entender de maneira mais profunda o significado de termos técnicos que, até então, permaneciam restritos aos ambientes de laboratório como variante, cepa ou imunidade de rebanho. Foi desafiada pelo fortalecimento de discursos anticiência, pelo negacionismo às vacinas e sobre os reais riscos de uma nova doença.
Houve a queda progressiva no número de casos e de mortes pela doença com o avanço da vacinação no mundo. E, em 2023, a sociedade vive um cenário mais próximo da realidade que conhecíamos no pré-pandemia.
Em mais de uma ocasião ao longo de 2022, o diretor-geral da OMS afirmou sobre os riscos da percepção equivocada de que a pandemia de Covid-19 chegou ao fim.
Especialistas consultados pela CNN Brasil avaliam uma proximidade do fim da pandemia. No entanto, enfatizam também a necessidade de se completar o esquema vacinal contra a doença e que algumas medidas de prevenção devem ser incorporadas ao comportamento social.

Policiais militares e federais prenderam neste sábado (11) no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, um homem, de 34 anos, com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.
Em nota, a Latam afirma que a ação aconteceu a pedido da Polícia Federal. O acusado estava a bordo do voo da Latam Brasil, que saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Vitória da Conquista.
O desembarque dos passageiros ocorreu somente após a chegada das autoridades, como relata a companhia aérea, por volta das 9h43. Conforme a polícia, o mandado de prisão por tráfico de drogas havia sido expedido em setembro do ano passado.
O suspeito foi detido por agentes da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar e em seguida apresentado à Polícia Federal. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal e levado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

O Ministério da Cultura publicará um decreto ainda neste mês para dar agilidade ao processo de análise dos projetos culturais que buscam captar recursos por meio da Lei Rouanet, o principal mecanismo de incentivo à cultura do país. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a ideia é que as mudanças diminuam a fila de projetos em análise, que aumentou durante o governo Bolsonaro.
Em 2020, foram aceitos 4.640 projetos, número que caiu para 2.671 em 2022. Atualmente, há 618 projetos parados desde a gestão passada. Além disso, a medida deve trazer regras mais claras para aqueles que acessarão os recursos via Rouanet.
Conforme apurou o jornal, o Ministério da Cultura não tem, porém, planos de unificar os sistemas de inscrição do mecanismo com os das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, numa suposta nova Rouanet.
Em nota, a pasta diz que o novo decreto irá estabelecer regras e procedimentos gerais para todos os mecanismos de fomento cultural, como a Lei Rouanet, Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar nesta sexta-feira (10) o reajuste nos valores repassados pela União aos estados e municípios para garantir qualidade à merenda escolar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com Observatório da Alimentação Escolar, o aumento deve ser de 34%, cerca de R$ 1,3 bilhão,
A cerimônia vai ocorrer no Palácio do Planalto. Além do presidente, o evento contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Atualmente, estudantes do ensino fundamental e médio recebem R$ 0,36 por dia, alunos da pré-escola R$ 0,53, alunos em creches ou no ensino integral R$ 1,07.
No mesmo dia, será lançada a plataforma Mãos à Obra, voltada para mapear o conjunto de obras que estão paralisadas no país e que necessitam ser retomadas. A definição das demandas para a plataforma será feita por gestores locais, que serão responsáveis por alimentar a base de dados do Mãos à Obra.
As prioridades são equipamentos de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, além de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Os gestores terão até 10 de abril de 2023 para incluir as informações.