Brumado Verdade — Página 106 de 2465 — O mundo gira e revela a verdadeBrumado Verdade » O mundo gira e revela a verdade Brumado Verdade — Página 106 de 2465 — O mundo gira e revela a verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 26 de Junho de 2026
Publicidade:
DESTAQUES
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Pix fica fora do ar e usuários relatam problemas com o sistema

1 outubro 2025 | 0:33

Quase 10 mil relatos de instabilidades ligados a seis bancos foram registrados. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O sistema Pix ficou fora do ar na manhã desta segunda-feira (29), e os usuários do serviço recorreram aos sistemas de reclamação para relatar seus problemas com o sistema. O site DownDetector, que aponta falhas em serviços online, apontou que um maior fluxo de relatos começou a ser registrado por volta das 9h (Horário de Brasília). As informações são dos portais InfoMoney e g1.

Relatos de instabilidade ligados a, pelo menos, seis instituições foram registrados, são elas: Banco do Brasil, Nubank, Santander, PagSeguro, Inter, PicPay e Bradesco. A diversidade de instituições afetadas indicada uma falha relacionada ao sistema de pagamento do Banco Central.

Ainda de acordo com o DownDetector, mais de 8.400 notificações de instabilidades foram registrados apenas nesta manhã. Nas redes sociais, usuários também relataram falhas em plataformas de comércio eletrônico, reforçando que o problema ocorre no sistema de transferência e não em uma instituição específica.

“Estou tentando pagar no Mercado Pago, mas está dando erro. O problema está no Banco Central”, escreveu um deles no X. Ao longo da manhã, o serviço passou a ser normalizado em algumas instituições financeiras. Procurado pelas equipes de reportagens, o Banco Central não havia retornado até o momento de publicação da matéria.

Tags:

Moraes autoriza progressão de pena de Daniel Silveira para regime aberto

30 setembro 2025 | 0:59

O ex-deputado cumpria a pena em regime semiaberto na Cadeia Agrícola de Magé, na Baixada Fluminense. Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados

por Luana Neiva

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta segunda-feira (29) a progressão de regime prisional do ex-deputado federal Daniel Silveira. Com a decisão, ele passa a cumprir pena em regime aberto, sob condições como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de utilizar redes sociais.

Silveira também não poderá deixar o Rio de Janeiro, onde reside, sem autorização judicial e deverá comparecer semanalmente em juízo para informar e justificar suas atividades.

“Estão presentes todos os requisitos legais exigidos para a progressão do sentenciado ao regime aberto de cumprimento de sua pena privativa de liberdade”, afirmou Moraes em sua decisão.

Condenado em abril de 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, além do pagamento de multas equivalentes a cinco salários mínimos da época, Silveira foi responsabilizado pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo.

Leia mais »

homem morre atropelado, mulher perdeu a vida no banheiro em Vitória da Conquista

30 setembro 2025 | 0:24

Foto: Divulgação

O Plantão Policial do UP Notícias, apresentado por João Oliveira Melo, trouxe um panorama dos principais acontecimentos do último final de semana, com ênfase nas ocorrências mais graves. O noticiário lamentou que um homem morreu atropelado ao tentar atravessar a pista no KM 740 da BR-116, na altura de Boa Nova. A vítima morreu no local. Além dessa fatalidade, duas carretas bateram de frente e pegaram fogo perto do Posto Tabuleiro da Bahiana, com suspeita de vítimas e perda total. Em Conquista, equipes encontraram uma mulher de 25 anos morta no banheiro de um Posto de Combustível.

Houve ainda duas ocorrências de envenenamento: em Anagé, uma mulher identificada como Lu teria morrido, com a suspeita de ter tentado matar o filho, que está em estado gravíssimo no Hospital Geral de Vitória da Conquista (Base). Em Vitória da Conquista, socorristas atenderam uma família inteira, mãe e duas crianças, após consumirem uma bebida láctea supostamente envenenada. No cenário político, João Melo pressionou a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, questionando a posição dos vereadores sobre a votação do aumento de impostos.

Tags:

Fachin toma posse como presidente do STF e promete cumprir Constituição

30 setembro 2025 | 0:16

Ministro Alexandre de Moraes também foi empossado como vice-presidente. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Edson Fachin assumiu, nesta segunda-feira (29), a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele comandará a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelos próximos dois anos, até 2027. O ministro Alexandre de Moraes também foi empossado como vice-presidente.

A cerimônia ocorreu na sede do Supremo, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de outras autoridades. Cerca de mil convidados acompanharam o ato.

Fachin assumiu o cargo após assinar o termo de posse e fazer o juramento de fidelidade à Constituição. “Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em conformidade com a Constituição e as leis da República”, declarou.

O novo presidente sucede o ministro Luís Roberto Barroso, que encerrou seu mandato de dois anos. Após a formalidade, a sessão prosseguiu com discursos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, por fim, do próprio Fachin.

Gabinete Civil | após temporada de férias, Sheila reassume o Governo Municipal de Vitória da Conquista

29 setembro 2025 | 0:25

Foto: SECOM | PMVC

Nesta última sexta-feira (26), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade reassumiu suas atividades como gestora de Vitória da Conquista após 15 dias de licença. Ela despachou em seu gabinete com o secretário especial de Transformação Pública, Edimário Freitas de Andrade Júnior, e com o vice-prefeito Aloisio Alan Costa Fernandes, que a substituiu como prefeito em exercício. “Retomamos, nesta sexta-feira, à condição de gestora do município. Estive afastada por quinze dias e o nosso prefeito em exercício, Aloisio Alan, comandou muito bem a nossa cidade nesse período.

Quero agradecer a Alan pelo empenho, pelo trabalho, pela generosidade, pelo cuidado com Vitória da Conquista, com a Câmara de Vereadores, com todos os nossos secretários e com o nosso povo de Vitória da Conquista. É por eles que nós trabalhamos todos os dias, para fazer dessa cidade um lugar cada dia melhor para se viver. Nós temos muito trabalho pela frente.

Agora, volto descansada, com muitas ideias, projetos e vontade de trabalhar cada vez mais pelo nosso povo”, destacou Sheila Lemos. O vice-prefeito Aloisio também comentou sobre o período em que esteve à frente da Prefeitura. “Foi um período muito gratificante, no qual eu pude trabalhar em prol de Vitória da Conquista como prefeito em exercício. A casa está toda em ordem, como a prefeita deixou. Agradeço por poder contar com a ajuda dos secretários e dos colaboradores”, disse Aloisio Alan.

Conmebol define datas das semifinais da Copa Sul-Americana

29 setembro 2025 | 0:17

Atlético-MG encara o Independiente del Valle; Universidad de Chile enfrenta o Lanús. Foto: Staff Images/CONMEBOL

A Conmebol confirmou neste sábado (27/9) as datas e os horários das semifinais da Copa Sul-Americana. O Atlético-MG, único representante brasileiro na competição, terá pela frente o Independiente del Valle, enquanto Universidad de Chile e Lanús disputam a outra vaga na decisão.

O primeiro duelo entre Independiente del Valle e Atlético-MG será em Quito, no dia 21 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília). A volta acontece em Belo Horizonte, no dia 28 de outubro, também às 21h30.

Na outra chave, Universidad de Chile e Lanús se enfrentam em Santiago no dia 23 de outubro, às 19h. O jogo de volta será disputado em solo argentino, no dia 30 de outubro, no mesmo horário.

Confrontos das semifinais

Jogos de ida

  • Independiente del Valle x Atlético-MG – 21/10 – 21h30
  • Universidad de Chile x Lanús – 23/10 – 19h

Jogos de volta

  • Atlético-MG x Independiente del Valle – 28/10 – 21h30
  • Lanús x Universidad de Chile – 30/10 – 19h

Tags:

Peça com Wagner Moura anuncia sessões extras em Salvador

29 setembro 2025 | 0:06

Espetáculo estreia mundialmente na cidade e ingressos adicionais serão vendidos a partir de segunda-feira (29). Foto: Danilo Grangheia, Wagner Moura, Christiane Jatahy e Julia Bernat

O espetáculo “UM JULGAMENTO – depois do Inimigo do Povo”, que marca o retorno de Wagner Moura aos palcos, terá duas sessões extras em Salvador. As apresentações ocorrerão nos dias 4 e 11 de outubro, às 17h30, no Trapiche Barnabé, no Comércio. A realização é do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com patrocínio do Banco do Brasil.

Com ingressos esgotados para a temporada inicial, as vendas para as sessões adicionais começarão na próxima segunda-feira (29), ao meio-dia, pela plataforma Sympla. Os bilhetes terão valores populares: R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira). Clientes com cartões BB também terão direito a 50% de desconto, além do público já beneficiado por lei.

A estreia mundial da turnê será em Salvador, onde o espetáculo ficará em cartaz de 3 a 12 de outubro. Dirigida por Christiane Jatahy, a montagem conta com Wagner Moura, Danilo Grangheia, Júlia Bernart e os baianos Fernanda Paquelet e Marcelo Flores no elenco. O texto e roteiro foram criados por Lucas Paraizo, um dos roteiristas mais premiados do audiovisual brasileiro, em parceria com Jatahy.

Inspirada na clássica obra Um inimigo do povo, de Henrik Ibsen, a peça apresenta um texto original. O personagem Thomas Stockmann (Wagner Moura), após denunciar a contaminação das águas de um balneário, enfrenta um julgamento público para provar que não é um inimigo da população.

Tags:

Programa Universidade para Todos promove aula inaugural no Conjunto Penal de Barreiras

28 setembro 2025 | 11:25

UPT já havia sido implementada no conjunto de Itabuna. Foto: Divulgação/Prefeitura de Barreiras

Mais uma aula inaugural do Programa Universidade para Todos (UPT) aconteceu na quinta-feira (25), desta vez no Conjunto Penal de Barreiras, marcando o início das atividades nessa unidade prisional do Governo do Estado da Bahia para cerca de 25 internos.

Oferecido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as universidades públicas estaduais, o UPT visa a preparação dos estudantes da rede pública para o ingresso no Ensino Superior, por meio de um cursinho pré-vestibular e pré-Enem gratuito, com oferta de materiais de estudo, simulados e aulões.

Depois da implementação do UPT no Conjunto Penal de Itabuna, com a colaboração de monitores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é a vez da turma formada por internos do Conjunto Penal de Barreira, igualmente na modalidade presencial, com aulas três vezes por semana.

Em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), o curso será desenvolvido por monitores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), envolvendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Redação.

Leia mais »

Tags:

Tragédia na BR-116 | acidente deixa três mortos no KM 433

28 setembro 2025 | 0:34

Foto: Divulgação

A jovem Luana Raquel de Araújo Melo, uma das pessoas que perderam a vida na colisão tripla ocorrida na BR-116 nesta sexta-feira (26), completaria 29 anos na mesma data. A batida entre um carro de passeio e duas carretas deu-se no trecho de Feira de Santana, Centro Norte Baiano. Natural de Garanhuns, em Pernambuco, Luana atuava como blogueira e compartilhava a rotina com mais de 92 mil seguidores no Instagram, onde mostrava o cotidiano, ensinava receitas fitness e criava conteúdo de moda em provadores de lojas de roupas. O falecimento da moça gerou grande comoção entre familiares, amigos e fãs.

O Colégio Santa Sofia, onde Luana estudou, divulgou uma nota de pesar e prestou solidariedade à família: “O Colégio manifesta profundo pesar pelo falecimento de Luanna Araújo, ex-aluna de nossa instituição e filha do nosso querido coordenador de esportes, Cristiano Melo. Unimo-nos em oração, pedindo a Deus que conforte o coração da família e de todos os que partilharam da vida e da amizade de Luanna”, comunicou a instituição.

Leia mais »

Tags:

Polícia queima plantação com 30 mil pés de maconha em Senhor do Bonfim

28 setembro 2025 | 0:15

Policiais militares encontraram na manhã de sexta (26) sacos com ervas secas, sementes e moto sem chassi; ninguém foi preso. Foto: Divulgação/PMBA

Na manhã desta sexta-feira (26), policiais militares queimaram um plantio com cerca de 30 mil pés de maconha, no povoado de Teiú, distrito de Quicé, em Senhor do Bonfim. Os agentes do 6° Batalhão de Polícia Militar não divulgaram informações sobre prisão de algum suspeito responsável pelo plantio.

Durante a ação, os militares localizaram uma cabana improvisada utilizada para apoio no cultivo. No local foram apreendidos um saco plástico grande, transparente, contendo pés de maconha, além de dois sacos plásticos com erva seca e outro com várias sementes da droga.

Também foram encontrados cinco tabletes pequenos de maconha prensada, uma bomba d’água, um carregador de rádio comunicador e uma motocicleta, sem placa e com chassi suprimido.

Após a coleta do material para apresentação na delegacia, o restante da plantação foi incinerado para erradicar completamente o cultivo.