MENU

A Polícia Civil da Bahia prendeu 176 pessoas e apreendeu 33 armas de fogo e 46 veículos durante a primeira fase da Operação Vita, realizada em 43 municípios do estado. A ação, que ocorreu entre 13 e 31 de agosto, teve como foco o combate a homicídios, tráfico de drogas e crimes patrimoniais.
Segundo a corporação, foram cumpridos 90 mandados de prisão preventiva, 50 temporárias e 99 de busca e apreensão. Também foram lavradas 36 prisões em flagrante, além de 10 boletins de ocorrência e 49 termos circunstanciados. Ao todo, 265 policiais participaram das atividades, que resultaram ainda em 650 diligências, 163 medidas cautelares e 171 procedimentos investigativos concluídos.
A operação se concentrou em municípios estratégicos, como Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Juazeiro, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Barreiras e Jequié, entre outros. “A meta é reduzir a criminalidade letal e desarticular grupos que atuam no tráfico de drogas e em crimes contra o patrimônio”, informou a Polícia Civil em nota.
A Operação Vita terá continuidade ao longo do ano, com novas fases já previstas. A expectativa da corporação é ampliar os resultados com ações integradas entre os departamentos operacionais, reforçando tanto a prevenção quanto a repressão ao crime organizado em diferentes regiões da Bahia.

O Troféu Castro Alves, considerado o pioneiro na premiação dos melhores do Carnaval da Bahia, chega em 2025 a uma edição especial em homenagem aos 40 anos do Axé-Music. A cerimônia será realizada no dia 3 de setembro, às 19h, na sede da Fundação João Fernandes da Cunha, no Campo Grande, em evento exclusivo para convidados. Na ocasião, também será lançado o número especial da Revista Exclusiva dedicado ao marco histórico do gênero musical.
Nesta edição, serão homenageados artistas, entidades carnavalescas, empresários, autoridades e criadores de novidades que contribuíram para a consolidação do Axé-Music e do Carnaval da Bahia.
Para o jornalista Clóvis Dragone, idealizador do troféu, trata-se de um momento de celebração da memória e do futuro. “São quatro décadas de Axé-Music que transformaram o Carnaval e projetaram a Bahia para o mundo. O troféu tem justamente esse papel: reconhecer quem ajudou a construir essa trajetória e manter viva a memória de uma das maiores manifestações culturais do país”, destaca.
Leia mais »
por Gabriela Araújo
O governo Lula (PT) dará os primeiros passos para a distribuição de gás de cozinha gratuito para as famílias de baixa renda na próxima quinta-feira, 4, quando lançará o programa “Gás para Todos”. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, na manhã desta segunda, 1º, durante entrevista às rádios antes de iniciar o ato de autorização para o início das obras do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana.
“Toda a população que está no Cadúnico, que tem pelo menos duas pessoas da família cadastradas, ela vai ter acesso ao gás de cozinha”, disse Rui. O titular da Casa Civil ainda explicou o passo a passo para o cadastro das famílias no novo programa. A iniciativa vai beneficiar 15 milhões de lares até março do ano que vem, segundo afirmou o gestor. Inicialmente, a expectativa era de que esse número fosse de 17 milhões.
“As pessoas que estão cadastradas no CadÚnico vão ter uma espécie de um QRCode no celular ou cartão. Ela vai na revenda normal. A Caixa Econômica vai cadastrar todas as revendas de gás [de cozinha] do país”, contou o ministro. A novidade, por sua vez, acontecerá de forma progressiva, mas sim, em etapas graduais, que serão divididas em duas. “Vai ser progressivo, o primeiro mês será para cadastrar as revendas, no terceiro mês começa a cadastrar as pessoas e chegará a 15 milhões de pessoas em março de 2026”, afirmou Rui.
E complementou: “Quem tem revenda vai poder junto a Caixa Econômica se cadastrar e ela vai receber a lista por meio magnético das pessoas que têm direito a comprar”. O valor referente ao botijão de gás será debitado pelo cartão da Caixa Econômica de cada beneficiário.
Médicos, familiares e advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vêm o orientado para que ele não compareça às sessões de seu julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que começa nesta terça-feira (2). Bolsonaro é julgado por tentativa de golpe de Estado após ter perdido as eleições presidenciais de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do jornal O Globo e do portal InfoMoney.
A saúde debilitada do ex-presidente é o principal argumento usado por seus aliados, que desejam que ele assista remotamente às sessões de casa, onde está em prisão domiciliar desde o início de agosto. A palavra final, no entanto, ainda cabe ao próprio Bolsonaro, que pode decidir ir à Corte como uma “demonstração de força” à militância.
Nos últimos dias, segundo aliados, o ex-presidente apresentou novas crises de soluços e vômitos em decorrência de uma esofagite. Aliados do ex-presidente, como o secretário-geral do PL, senador Rogério Marinho (RN), líder da oposição na Casa, dizem que sequer vão se inscrever para representar Bolsonaro na sessão que pode traçar o seu futuro.
Leia mais »

por Rodrigo Fernandes
O Bahia viveu uma noite para ser esquecida no interior de São Paulo. Neste domingo (31), o Esquadrão foi goleado pelo Mirassol por 5 a 1, no Maião, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor segue na 4ª colocação, com 36 pontos, enquanto o time paulista continua em 6º, agora com 35.
Após o vexame, o Bahia volta suas atenções à final da Copa do Nordeste Na quarta-feira (3), encara o Confiança, às 21h30, em Aracaju, pelo jogo de ida do torneio regional. A volta será no sábado (6), às 17h30, na Arena Fonte Nova. Já o Mirassol terá pela frente o Grêmio, no próximo sábado (6), às 16h, na Arena do Grêmio, pela 23ª rodada do Brasileirão.
O Bahia mal teve tempo de se organizar quando o Mirassol abriu o placar logo aos dois minutos. Após cobrança de escanteio de Reinaldo, o zagueiro João Victor, ex-Vitória, apareceu livre na pequena área e completou para as redes, aproveitando a falha da marcação tricolor.
Leia mais »

O papa Leão XIV pediu, neste domingo (31), o fim da “pandemia de armas” que mata “inúmeras” crianças todos os dias em crimes e conflitos no mundo. O pontífice americano reiterou seus apelos ao final da oração do Angelus por um cessar-fogo na Ucrânia, após o ataque russo a Kiev na quinta-feira passada (28) que matou pelo menos 25 pessoas, incluindo quatro crianças.
Ele também registrou o tiroteio da última quarta-feira (27) durante uma missa escolar em Minnesota, nos Estados Unidos, em que duas crianças foram assassinadas. “Incluímos em nossas orações as inúmeras crianças mortas e feridas todos os dias em todo o mundo. Roguemos a Deus para deter a pandemia de armas, grandes e pequenas, que infecta nosso mundo”, disse o papa, em inglês.
Sobre a Ucrânia, o pontífice pediu ao mundo para “não sucumbir à indiferença” e renovar o seu “apelo insistente por um cessar-fogo imediato e um compromisso sério com o diálogo”. “É hora dos líderes renunciarem à lógica das armas e embarcarem no caminho da negociação e da paz, com o apoio da comunidade internacional”, disse.

As baianas Melissa Alencar, Rafaela Gramacho e Gabriela Reis, sob orientação da professora Daniela Torres, formaram a equipe Tutti-Frutti e conquistaram a única Medalha de Ouro da Bahia na final da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As campeãs representaram o Villa Global Education.
A fase final da competição aconteceu neste fim de semana, nos dias 30 e 31 de agosto, em Campinas (SP). O evento reuniu mais de 225 mil estudantes desde a fase inicial, com número recorde de inscritos, que formaram 57 mil grupos. Mais de 1,4 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país participaram da grande final da competição.
Ao todo, foram 352 equipes finalistas que fizeram uma prova dissertativa na manhã de sábado. O anúncio dos medalhistas aconteceu neste domingo em uma cerimônia de premiação com a presença de autoridades, familiares e historiadores de relevância nacional. Foram entregues 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze.
Leia mais »
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) inicia atendimento por ordem de chegada para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na segunda-feira (1°). A novidade é um projeto piloto e vai estar disponível em seis postos e quatro pontos da Rede SAC.
Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu vão atender por ordem de chegada para a CIN apenas no período da tarde, com entrega de senhas a partir de 11h, exceto o Barra, que será às 12h. Pela manhã, o atendimento continua sendo por agendamento prévio através do aplicativo ou site.
O mesmo acontece com os postos SAC Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus, no interior da Bahia, que também vão atender somente no período vespertino, com senhas entregues a partir de 11h. Pela manhã, o atendimento continua sendo por agendamento prévio através do aplicativo ou site.
Os Pontos SAC Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estevão também entram na ação, mas com atendimento por ordem de chegada durante todo o expediente das unidades, com distribuição de senhas a partir de 7h. Apenas Pilão Arcado começa às 8h.
Leia mais »
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que prepara um esquema especial para garantir o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus do núcleo 1 da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), além do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Brasília.
Na Praça dos Três Poderes, a operação será integrada entre a Polícia Judicial do STF e as forças locais. Serão utilizados drones com imagem térmica para varreduras diurnas e noturnas, além de policiamento ostensivo reforçado. Abordagens e revistas de mochilas poderão ser feitas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções no local.
De acordo com o governo do DF, até o momento não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento. Para ampliar o monitoramento, será instalada a partir de segunda-feira (1º) a Célula Presencial Integrada de Inteligência, reunindo órgãos locais e nacionais para troca de informações, acompanhamento de redes sociais e identificação de movimentações suspeitas.
O julgamento no STF está marcado para terça-feira (2). Já para o desfile de 7 de Setembro, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Esplanada dos Ministérios será interditada em etapas: no dia 6, às 17h, na altura da Catedral, e às 23h, a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto.
Uma motocicleta CG 160 Fan, de cor prata, roubada durante um assalto violento contra um entregador, foi recuperada pela Polícia Militar na noite da última sexta-feira (29), em Caetité, no sudoeste baiano. A ação foi realizada por volta das 23h40 pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após acionamento da Central de Operações.
O veículo foi encontrado aparentemente abandonado em frente a um galpão na Avenida Francisco Bastos Lima. Após verificação, os policiais constataram se tratar da moto tomada de assalto na noite anterior, na Rua Lisboa, no bairro Santo Antônio.
De acordo com informações da PM, a vítima do roubo, um trabalhador de delivery, foi surpreendida por dois homens armados com um facão, que anunciaram o assalto, o agrediram fisicamente e fugiram com o veículo.
Durante a ocorrência de recuperação, os policiais encontraram indícios que apontam a possível participação de um terceiro envolvido no crime. O suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi apresentado para as providências legais.