MENU
Os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem manifestar interesse em participar da lista de espera do segundo semestre de 2025. O prazo começou nesta segunda-feira (25) e segue até terça-feira (26), com divulgação do resultado prevista para sexta-feira (29).
A manifestação deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde o estudante confirma o desejo de continuar concorrendo às bolsas de estudo.
O ProUni concede oportunidades de ensino superior a estudantes de baixa renda, garantindo acesso a cursos de graduação em instituições privadas.
Os aprovados na lista de espera deverão comparecer à instituição de ensino escolhida entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, munidos da documentação exigida para validação das informações prestadas na inscrição. Somente após essa etapa a bolsa será confirmada.

O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, morreu neste domingo (24), no Rio de Janeiro, aos 93 anos. Ele estava internado havia três semanas no hospital Copa D’Or, em Copacabana, em tratamento contra uma pneumonia. A morte foi confirmada por sua esposa, Celia Regina Pierantoni.
Nascido no Rio em 29 de fevereiro de 1932, Jaguar iniciou a carreira em 1952 na revista Manchete. O pseudônimo, que se tornaria sua marca, foi adotado por sugestão do também cartunista Borjalo. Ao longo dos anos 1960, ganhou destaque na revista Senhor e em diferentes veículos de imprensa, até lançar, em 1968, o livro Átila, você é bárbaro. A obra, marcada pelo humor gráfico e pela ironia, criticava preconceito, ignorância e violência, consolidando o estilo irreverente que o acompanharia por toda a trajetória.
Um ano depois, em 1969, Jaguar fundou, ao lado de Tarso de Castro e Sérgio Cabral, o jornal O Pasquim, que se tornaria um dos mais importantes símbolos da imprensa alternativa no período da ditadura militar. Ele foi responsável pela criação do personagem Sig, o ratinho que virou emblema da publicação, e foi o único da equipe original a permanecer até a última edição, em 1991.
Com traços ácidos e críticas afiadas, Jaguar ajudou a construir um jornalismo que unia humor e resistência política, abrindo espaço para vozes dissonantes em tempos de censura. Sua morte encerra um capítulo fundamental da história da imprensa e do cartum no Brasil.

por Otávio Queiroz
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) atribuíram ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, responsabilidade indireta pelo assalto ocorrido na casa da mãe e dos avós, em Resende, no sul do Rio de Janeiro, neste domingo (24). A residência foi invadida por criminosos armados, que fizeram os idosos reféns durante pouco mais de uma hora.
Segundo relato de Flávio nas redes sociais, os assaltantes colocaram armas na cabeça das vítimas e usaram fita adesiva para amordaçá-las. Apesar da violência, ninguém ficou ferido. Os criminosos teriam buscado por valores supostamente enviados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro à família, mas acabaram levando apenas celulares e joias.
Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo em que insinua ligação entre o episódio e a atuação de Moraes, a quem acusou de fomentar perseguição contra sua família. “Ordens de Moraes? Até onde vai a sede de vingança desse homem? Até onde irá a obediência cega de policiais que cumprem suas ordens sem questionar? Hoje agradeço a Deus por eles estarem vivos”, disse o parlamentar.
Leia mais »

A primeira-dama do Brasil, Rosangela Lula, a Janja, tem adotado uma postura reservada diante os novos assuntos polêmicos que rondam o Brasil nos últimos meses. Até o momento, a socióloga não se manifestou publicamente sobre o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos (EUA) e sobre o vídeo de “adultização” do influenciador Felca.
O comportamento de Janja visto nas últimas semanas contrasta com a postura adotada pela primeira-dama em outros momentos durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O nome de Janja já foi envolvido em diversas polêmicas na imprensa. Em 2025, durante uma viagem à China, a primeira-dama teria causado um mal-estar com o presidente Chinês, Xi Jinping, ao pedir a regulamentação do Tik Tok devido à ascensão dos conteúdos da extrema-direita na plataforma chinesa.
Em julho, Janja respondeu de forma polêmica o questionamento de jornalistas sobre o tarifaço. Na época, o presidente Lula deixava o Palácio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), após presidente da Indonésia, Prabowo Subianto quando foi abordado por profissionais da imprensa que abordaram o anúncio das tarifas de Donald Trump contra o Brasil. “Ai, cadê meus vira-latas”, comentou Janja diante da pergunta.
Em nota à imprensa, a assessoria da primeira-dama afirmou que a esposa de Luiz Inácio Lula da Silva não estava se referindo aos jornalistas quando proferiu a frase.
“A frase dita pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, não se refere aos jornalistas que perguntaram ao presidente Lula sobre as declarações do presidente americano. E, sim, aos bolsonaristas que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil”, informou o comunicado.
Integrantes do governo Lula (PT) e do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam a possibilidade de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, aplicar novas sanções econômicas contra o Brasil e novas restrições a autoridades com o andamento do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Suprema Corte, em setembro.
Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, ministros destacam que há interesse dos EUA interferir politicamente no Tribunal conforme o julgamento sobre a trama golpista, em que Jair Bolsonaro é apontado como um dos líderes. As mesmas fontes, no entanto, negam que o STF vá se “curvar a essas pressões”.
Além do julgamento de Bolsonaro, integrantes do governo temem o impacto econômico da recente decisão do ministro do STF Flávio Dino. Em resposta a um processo relacionado ao rompimento da barragem de Mariana (MG), Dino decidiu que ordens judiciais e executivas de governos estrangeiros só têm validade no Brasil se confirmadas pela corte. Assim, o governo Lula teme que a manifestação seja interpretada como uma possibilidade de o tribunal punir bancos que aplicarem sanções financeiras estipuladas pelo governo americano, como a Lei Magnitsky, utilizada pelos EUA contra o ministro Alexandre de Moraes.
A utilização da Lei Magnitsky e a aplicação da sobretaxa de 50% na importação de produtos brasileiros foram ações americanas pautadas no argumento de que Bolsonaro é perseguido pelo Judiciário no Brasil, em benefício do governo Lula, e de que o ministro Alexandre de Moraes atua contra os direitos humanos.

A Igreja Nossa Senhora de Fátima desabou na manhã deste sábado (23), no povoado de Tapera, a cerca de 5 km do centro de Conceição do Coité, no interior da Bahia. Apenas uma parede ficou de pé, sustentando a imagem de Jesus Cristo, fato que surpreendeu os moradores.
No momento do desabamento, a igreja estava fechada e não havia fiéis no local, evitando vítimas. Segundo a Brigada Águia Resgate, a queda ocorreu de forma repentina. A comunidade se reunia no espaço todos os fins de semana para missas, e uma celebração estava marcada para este domingo (24).
O padre Oldack Filho Cordeiro, responsável pela paróquia, afirmou que a capela havia passado por reparos e manutenção recentemente e não apresentava sinais de problemas. Um engenheiro foi chamado para analisar os escombros, mas não identificou falhas estruturais evidentes. A direção da igreja informou que a reconstrução deve começar já na próxima semana.
A Prefeitura de Conceição do Coité informou que equipes da Defesa Civil atuam no local para isolar a área, retirar os destroços e demolir partes condenadas, evitando novos riscos de desabamento.
O conjunto brasileiro de Ginástica Rítmica conquistou a medalha de prata no conjunto geral no Campeonato Mundial disputado no Rio de Janeiro, na noite deste sábado (23). Essa é a primeira vez que o país conquista o pódio na competição e a primeira vez que a disputa ocorre na América do Sul.
A equipe comandada pela técnica Camila Ferezin foi desbancada pelo Japão durante as últimas apresentações do dia. Em terceiro lugar está a Espanha. Com nota total de 55.250, o país assumiu a liderança de seu grupo, à frente da atual campeã olímpica, China.
A apresentação da equipe na série mista, com o uso de três bolas e dois arcos, foi acompanhada de um remix com a música “Evidência”, de Chitãozinho e Xororó e o hino nacional brasileiro. Na série simples, com o uso de fitas, a equipe foi acompanhada das canções “O Que É o Que É?”, “Aquarela do Brasil”, “Come to Brazil” e “Samba do Brasil”.
Outros países também tiveram suas apresentações embaladas por músicas que representaram o Brasil, como a Austrália e a Bélgica. O Mundial, considerada a competição mais importante do esporte atrás apenas das Olimpíadas, segue no próximo domingo (24), com as finais do conjunto – arco e bola e fitas – e individual de arco e bola.

por André Souza
O pastor Silas Malafaia solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a devolução de seu passaporte e de cadernos pessoais apreendidos pela Polícia Federal.
Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), Malafaia qualificou a decisão de Moraes como uma “aberração” e descartou qualquer intenção de fugir. “Uma coisa eu não sou: covarde, medroso e fujão. Eu vou estar aqui, vou continuar a falar e a denunciar”, afirmou.
A apreenção ocorreu na última quarta-feira (20), quando Malafaia desembarcou do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, após voo de Lisboa, Portugal.
Na decisão, Moraes proibiu o pastor de deixar o país e de se comunicar com outros investigados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Segundo o ministro, a PF e a PGR apresentaram evidências de que Malafaia, em conjunto com Bolsonaro e o filho, estaria envolvido em coação no curso do processo e obstrução de investigação.

por Luana Neiva
Apesar de ainda faltar mais de um ano para as eleições para o governo, as movimentações políticas na Bahia já começaram. Inclusive, alguns prefeitos que apoiaram ACM Neto em 2022 já confirmaram aliança com o atual governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT). Esse número pode aumentar, em meio a um “namoro” político entre os prefeitos de Jequié, Zé Cocá (PP), e de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), com Jerônimo Rodrigues.
O atual governador ressaltou ainda que pretende continuar expandindo sua comunicação com prefeitos, incluindo aqueles que fazem oposição ao seu governo. “Quando um prefeito apresenta uma proposta de querer caminhar conjunto, eu agradeço e acolho. Então, eu quero [continuar me reunindo. Quero e quero outros”, declarou em uma ocasião.
Leia mais »
Nesta sexta-feira (22), a Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF), celebrou o dia do Folclore (22), junto ao seus alunos do ensino fundamental, I, II e Médio o dia nacional do Folclore com atividades em alusão ao grande dia. Para tanto, recebeu os alunos da APAE para participarem da programação, além do professor Abenilson Pina, (Palhaço Zebrinha) que fez uma bela apresentação.
Gostaríamos de compartilhar que realizamos com grande sucesso, a apresentação do “Projeto Pé da Alegria” no Auditório da ENSF, com a participação especial do palhaço Zebrinha. A atividade encantou nossos alunos e proporcionou um momento de muita alegria, riso e interação. O espetáculo reforçou valores importantes como o respeito, a solidariedade e a convivência harmoniosa, além de contribuir para o desenvolvimento emocional e social dos alunos.