MENU
A lista dos candidatos aprovados no concurso da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (11). O documento, que traz a nota e as classificações dos aprovados, também está no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do certame, por meio do endereço eletrônico www.ibfc.org.br. O concurso público da Embasa deve preencher 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. As vagas são destinadas a 64 municípios, contemplando unidades da empresa em Salvador, região metropolitana e interior. Os salários admissionais variam de R$ 1.122,84 a R$ 6.793,31. A validade do certame é de 6 (seis) meses, contados a partir da data da homologação do resultado final. O prazo, no entanto, pode ser prorrogado a critério da Embasa.
“Quando ouço meus colegas prefeitos falarem que não têm dinheiro para isso, que não têm dinheiro para aquilo, eu falo: vocês estão fazendo alguma coisa errada. Porque lá em (Bom Jesus da) Lapa tem dinheiro pra tudo. Basta ter responsabilidade, não roubar e não deixar roubar. Se você não rouba e não deixa roubar, tem dinheiro pra tudo”. A afirmação foi feita pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, em vídeo que já circula nas redes sociais, durante reunião com um grupo de vaqueiros da cidade. O gestor da cidade situada no oeste do Estado ainda afirmou que em seu município, com a crise o país atravessa, tem dinheiro em caixa. “No meio de uma crise dessa, a Lapa ainda tem R$ 10 milhões guardado em uma poupança, o que é muito raro. Quem governa tem que ter essa noção, de que governa dinheiro público. Veja o vídeo da gestão do prefeito.
Um cavalo foi ‘preso’ pela Policia Militar na cidade de Nossa Senhora Aparecida (SE), após dar um coice em um veículo durante a realização de uma cavalgada no início na noite deste domingo (12). A informação foi confirmada pelo comandante do policiamento no município. Segundo o engenheiro civil e proprietário do animal, Wiliam Francisco dos Santos, ele estava com o cavalo quando outras pessoas pediram para passear com o animal. “Como sou conhecido de muitas pessoas, não vi problema em emprestar. Um rapaz saiu para dar uma volta e o cavalo se assustou e deu um coice, que atingiu o veículo de uma mulher da cidade de Ribeirópolis. Em seguida, um policial pegou o cavalo e o levou para a delegacia”. Wiliam diz que se ofereceu para levar o animal, mas o policial se recusou e informou que ele só seria liberado nesta segunda-feira (13). “Quando eu cheguei na delegacia o cavalo estava em uma cela, como se fosse um marginal. Ele estava sem comida, sem água e em um espaço onde não podia ser mexer. A noite eu levei comida, mas hoje de manhã não me deixaram alimentá-lo”, desabafou.
Afastado do mandato por ordem do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), será interrogado em uma ação na qual é réu por crime de improbidade administrativa. O processo corre no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e não tem a ver com a Operação Fraternos, na qual é investigado por supostamente liderar uma quadrilha que teria desviado mais de R$ 200 milhões em recursos federais. O interrogatório foi marcado para o dia 29 de novembro, às 15:30, pela 1ª Vara Crime da Comarca de Eunápolis. De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), Robério e o outro réu no processo, o empresário Jairo Almeida Oliveira, cometeram crimes de utilização indevida de bens, rendas ou serviços públicos e também irregularidades ao contratar serviços por dispensa de licitação, sem respeitar as regras previstas para inexigibilidade. A ação corre no TJ desde 2009.
Para facilitar o acesso da população às quatro policlínicas que serão inauguradas nos meses de novembro e dezembro, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) vai disponibilizar micro-ônibus exclusivos e gratuitos para transporte de pacientes. Os veículos vão pelos municípios que integram os consórcios de saúde de cada região, com diferentes rotas. A primeira policlínica será inaugurada neste sábado (17), em Teixeira de Freitas, para atendimento dos moradores do Extremo Sul baiano, onde haverá seis roteiros dos veículos até a unidade de saúde: Itamaraju até Teixeira de Freitas; Prado e Alcobaça; Nova Viçosa (sede) e Mucuri; Caravelas e Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa; Vereda Lajedão e Ibirapuã; e Itanhém e Medeiros Neto. As demais policlínicas vão atender aos consórcios de municípios das regiões de Guanambi, que será inaugurada no próximo dia 24, Irecê e Jequié, com entrega marcada para os dias 21 e 22 de dezembro, respectivamente.
A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) abre, desta segunda-feira (13) até o dia 24 de novembro, as inscrições da seleção pública para a contratação de serviços artísticos voltados para os projetos Carnaval do Pelô e Carnaval Pipoca 2018. Dentre as modalidades abertas estão Projeto 3 Artistas; Microtrio ou Nanotrio; Show Musical em Palco; Baile Infantil; Banda de Sopro e Percussão; Bandinha de Percussão; Bandinha de Corda e Percussão; Bandão e Performances. Para participar, os interessados – pessoas físicas ou jurídicas – devem enviar o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados no regulamento para a sede da Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT – Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro, CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia), por meio de Sedex ou presencialmente, de 9h às 12h e 14h às 17h.
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (13) a Operação Contrafeito, para desarticular uma organização criminosa que fraudava a Previdência Social. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Salvador, na Bahia. De acordo com as investigações, o grupo utilizava documentos falsos para dar entrada em processos de requerimento de benefícios previdenciários desde 2012. Eram utilizados relatórios e exames médicos falsos com o auxílio de servidores do INSS, também envolvidos nas fraudes. Até o momento, foi contabilizado prejuízo de R$ 500 mil. A operação conta com apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato contra a Previdência, com penas de 1 a 5 anos de reclusão e multa.
Na última sexta-feira (10) fez o uso da tribuna livre da casa legislativa a nova gerente da agência do Bando do Nordeste em Brumado, Denise Carolline Bezerra de Oliveira Sá. Na oportunidade, Carolline falou sobre a necessidade de aprovar o projeto que autoriza o prefeito municipal a liquidar e renegociar dívidas dos pequenos produtores rurais com o banco. A gerente disse que a maioria dos pequenos produtores do município é adimplente, porém uma minoria, pouco mais de 300 produtores, está inadimplente com o banco e com sérios riscos de terem seus benefícios de crédito cortados, o que poderia afetar diretamente a linha de produção rural e a renda da agricultura familiar dos endividados. Mesmo com todo apelo realizado por meio da mídia local, o Banco do Nordeste não conseguiu chegar até os ruralistas para buscar um acerto entre as partes. Dessa forma, com o curto período de tempo para o vencimento do prazo das renegociações, o Executivo providenciou e enviou à Câmara Municipal o projeto de lei nº 041/2017, que firma o termo de liquidação e renegociação de dívidas com os agricultores.
Com uma manifestação em Correntina, nesse sábado (11), milhares de habitantes de municípios do Oeste da Bahia se reuniram em defesa da Bacia do Rio Corrente, que é composto por 15 rios, seis riachos e cinco córregos. O ato sucedeu a invasão e destruição de equipamentos nas fazendas da empresa agrícola Igarashi, que aconteceu no último dia 2. Na ocasião, cerca de 500 pessoas ocuparam duas fazendas, atearam fogo em um galpão e também em equipamentos, provocando um prejuízo estimado em milhões. Os invasores apontam que o projeto de irrigação da empresa tem secado o rio. O crime está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Segundo informações do Correio, os organizadores do ato disseram que o objetivo era também dar visibilidade aos problemas socioambientais enfrentados na região.