MENU

Mais de 900 lotes entre veículos conservados e sucatados serão leiloados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Eles estão disponíveis para visitação em 13 cidades baianas.
As datas para dar os lances online são os dias 7, 8 e 9 de janeiro. Os dias estão relacionados com os editais 24, 25 e 26/2024, respectivamente.
Os interessados podem visitar o espaço em diversos municípios como: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Itaberaba, Itabuna, Irecê, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Os endereços, datas e horários das visitações constam nos três editais que estão anexados na aba “leilões” do site do Detran-BA.
De acordo com o edital, as pessoas físicas e também jurídicas podem participar do certame, obedecendo os requisitos que constam nos editais. Para ofertar um lance, o primeiro passo é o cadastro nos portais dos leiloeiros: www.cravoleiloes.com.br (edital 24); www.kcleiloes.com.br (edital 25) e www.patiorochaleiloes.com.br (edital 26).
Os modelos dos veículos variam, mas entre os oferecidos está o Fiat Argo Drive 1.3, ano 2018, com valor inicial de R$6.000,00, custodiado em Salvador. O lote 0005 é um Citroen/C3 Aircross GLXM ano 2012 com lance inicial de R$4.000,00, está pronto para visitação e compra na capital. Já em Barreiras o Ford Ka SE 1.0 C, ano 2020 tem valor inicial de R$5.000,00. Outra opção é uma moto Yamaha YS150, ano 2014 com lance inicial de R$950,00, no município de Teixeira de Freitas.
Ainda conforme o edital, os lotes classificados como veículos conservados são entregues aos vencedores dos leilões livres e desembaraçados de qualquer débito ou ônus anterior. No entanto, precisam arcar com o licenciamento do veículo e com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), além das taxas para regularização e transferência de propriedade.

O eleitor que não compareceu ao segundo turno das eleições municipais de 2024 precisa justificar a ausência até esta terça-feira (07). Em 27 de outubro passado, os eleitores de 51 municípios do país, sendo 15 capitais, votaram nos candidatos que foram para o segundo turno.
A justificativa de ausência é necessária somente para quem tem a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, com idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.
O prazo de 60 dias desde o segundo turno também vale para quem estava no próprio domicílio eleitoral e não votou por algum motivo justo. Nesses casos, é necessário anexar a documentação que comprove o motivo da ausência à eleição para análise do juiz eleitoral responsável pela área daquele eleitor faltoso.
Leia mais »

Na manhã desta segunda-feira (06), o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), acompanhado do vice-prefeito Dr. Marlucinho Abreu (Avante), vereadores, secretários municipais, servidores públicos e populares, participou do ato de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal em frente à sede da prefeitura.

As bandeiras foram hasteadas pelo prefeito, bandeira do Brasil, o presidente da Câmara de Vereadores, Juvêncio Rubens Araújo, bandeira da Bahia e a secretária de Educação, Ana Cristina dos Santos Silva, Bandeira da Bahia, marcando simbolicamente o início de uma nova etapa administrativa na cidade.

Em sua fala, Abrantes anunciou que em sua gestão toda a rede de ensino municipal, irá adotar esta prática do dever cívico e cidadania em suas unidades escolares.

O cinema brasileiro vive um momento histórico. A atriz Fernanda Torres recebeu nesta segunda-feira (06), em Los Angeles, nos Estados Unidos, o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama.
A premiação, entregue pela primeira vez a uma brasileira, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui. Na produção, ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971.
Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.
Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil. Ela não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.
“Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento.
Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles. Este ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, o Globo de Ouro ficou com a produção francesa Emilia Pérez.

A Polícia Militar incinerou 65 mil pés de maconha encontrados na manhã deste domingo (5), no Município de Curaçá. A droga foi encontrada por agentes da 45ª CIPM.
Os policias realizavam a Operação Terra Limpa quando encontraram duas roças de maconha, uma com 15 mil pés e outra com 50 mil, nas proximidades da localidade de Missão Velha.
Os agentes ainda acharam uma sementeira na plantação. Todo o material foi erradicado e incinerado, e uma amostra foi encaminhada para as providências cabíveis pela Polícia Judiciária. Nenhum suspeito foi encontrado na área durante a ação.

O governo da Bahia lançou o edital de processo seletivo com 241 vagas para contratação temporária de técnicos de nível médio por meio Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para atuarem na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). As inscrições estarão disponíveis entre os dias 15 e 28 de janeiro. A informação é do portal g1 Bahia.
As vagas ofertadas serão distribuídas por área de atuação e localidade, sendo 201 vagas para Auxílio à Fiscalização e 40 vagas para Administração em Salvador e municípios do interior do estado, como Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista.
A remuneração inicial será de R$ 2.806,56 para as duas áreas de atuação, com carga horária de 40 horas semanais.
O percentual de 30% do total das vagas será reservado aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos/pardos). O concurso também prevê um percentual de 5% do número de vagas para candidatos com deficiência, de acordo com a legislação vigente.

O governo Lula lançará uma nova versão do CadÚnico em março com o objetivo de diminuir as fraudes no sistema de cadastramento de programas sociais. A implementação do sistema, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, terá início no próximo mês. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal Platôbr.
De acordo com a publicação, integrantes do MDS afirmaram à coluna que a implementação do sistema e o combate às fraudes serão prioridades da pasta. Além disso, os esforços também estarão voltados para a diminuição da insegurança alimentar no Brasil e na prevenção do uso de benefícios sociais para jogos de apostas online.
A principal diferença entre o CadÚnico atual e o que será lançado é a conexão com dados de outros órgãos e sistemas geridos pelo governo federal. O novo CadÚnico contará com pelo menos 20 bases de dados diferentes.
O cruzamento de dados permitirá, a partir do CPF, reconhecer se os dados são realmente da pessoa que está se inscrevendo. O sistema conseguirá verificar se o CPF está regularizado ou se a pessoa tem alguma pendência.
Também será possível identificar quando uma pessoa que recebe um benefício social conseguiu um emprego formal, por exemplo, deixando assim de ter os requisitos para continuar como beneficiária.

A Prefeitura de Brumado começou o ano 2025 com um grande desafio: reorganizar a administração pública em meio a uma crise declarada herdada do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos. Em decreto publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (03), o governo municipal, através do prefeito Fabrício Abrantes (Avante), decretou situação de calamidade financeira e administrativa, consequência direta da transição de governo e da falta de informações repassadas pela gestão anterior.
A declaração de calamidade pública é uma medida drástica, mas necessária para garantir que a Prefeitura tenha condições de reequilibrar as contas e assegurar a continuidade dos serviços essenciais à população, como saúde, educação e assistência social. O governo já autorizou ações emergenciais, incluindo a mobilização de recursos financeiros de diferentes fundos municipais, para enfrentar os problemas de imediato.
Além da crise fiscal, o início da nova gestão também trouxe a nomeação de novos integrantes para compor o time responsável por essa reestruturação. A prioridade agora é identificar as falhas administrativas e implementar soluções rápidas que minimizem os impactos para os moradores de Brumado. Com o decreto, a administração ganha maior flexibilidade para adotar medidas emergenciais.

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Rubens Araújo (PP), promulgou o Orçamento Público de 2025, nesta sexta-feira (03), conforme publicado no Diário Oficial do Legislativo. A medida foi necessária após o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (Sem Partido)encerrar o mandato sem sancionar ou vetar a Lei Orçamentária Anual (LOA), desrespeitando o prazo legal.
O orçamento aprovado estima uma receita total de R$ 400,5 milhões, sendo R$ 256 milhões destinados ao Orçamento Fiscal e R$ 144,5 milhões ao Orçamento da Seguridade Social. O ato assegura a continuidade dos serviços públicos, que estavam ameaçados devido à omissão do ex-gestor.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Weliton Lopes, classificou a atitude do ex-prefeito como “maldosa” e apontou que ela pode configurar improbidade administrativa.
A promulgação pela Câmara foi essencial para evitar prejuízos à população e garantir a execução das políticas públicas no município.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apelou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ao Judiciário para fazerem cessar os ataques aos indígenas Avá-Guarani da Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavirá, localizada entre Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná. Segundo denúncias do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), desde o dia 29 de dezembro de 2024, o local tem sido alvo de ações violentas que resultaram em um indígena baleado no braço, no dia 31, e outra indígena queimada no pescoço, no dia 30.
De acordo com o Cimi, os episódios de violência foram anunciados há mais de um mês por não indígenas descontentes com a retomada dos territórios tradicionais pelos indígenas. O manifesto “S.O.S Aldeia Yvy Okaju Corre Risco de Extermínio”, lançado pelos Avá-Guarani em 23 de novembro já denunciava as ameaças. “Recebemos um recado de que no dia 25 de dezembro de 2024 os brancos estão se organizando para fazerem um novo ataque contra a nossa comunidade”, destaca o documento.
No mesmo mês, diante da tensão na região, o MJSP autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, para atuação de forma permanente. No entanto, as instituições indigenistas consideram a atuação dos militares inoperante. “Os indígenas e instâncias de governo têm acionado a Força Nacional a cada novo ataque, mas até agora não se tem o retorno esperado. Os ataques continuam, a vida dos indígenas está sem proteção nenhuma”, disse o secretário executivo do Cimi, Luis Ventura.
Por meio de nota, a Apib informou ainda que, além do MJSP, acionou juridicamente a 6ª Câmara do Ministério Público Federal (MPF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Paraná, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, a Defensoria Regional de Direitos Humanos no Paraná e o Ministério Público do Paraná para que tomem as medidas necessárias para o fim dos ataques.
O comunicado destaca também que o conflito na região acontece há anos e remonta à época da construção da Hidrelétrica Itaipu Binacional, “que expulsou os Avá Guarani da região para a construção da hidrelétrica, e estão no processo de retomada de suas terras ancestrais, acabam sofrendo com a violência no território que é seu por direito originário e ancestral.”
No início do mês de dezembro de 2024, o governo federal criou uma Sala de Situação para Acompanhamento de Conflitos Fundiários Indígenas. Integrantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) estiveram no local para uma escuta qualificada das necessidades do povo Avá-Guarani. O objetivo da iniciativa seria buscar estratégias para enfrentar as dificuldades e garantir a continuidade das tradições e modos de vida indígena. Os ministérios dos Povos Indígenas e da Justiça e Segurança Pública foram questionados pela reportagem da Agência Brasil sobre o pedido da Apib, mas até o momento da publicação da reportagem não houve resposta.