MENU

O Ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, em seu último dia como gestor na prefeitura de Brumado, decretou na terça-feira (31/12), a autorização de serviço com a Viação Catarino, que fará o transporte coletivo urbano em Brumado.
O contrato será de 1 ano e prevê a operação de oito rotas que atendem diversas localidades da cidade, entre bairros e distritos. Oito rotas atenderão diferentes localidades do município, sendo elas: Rota 01: Brumado – Vila Presidente Vargas, passando pelo Espinheiro. Rota 02: Brumado – Pedra Preta, passando por Ariri e Lagoa Funda. Rota 03: Brumado – São Félix, com atendimento aos bairros Urbis 2 e Malhada Branca. Rota 04: Brumado – Urbis 1. Rota 05: Olhos D’Água – Centro. Rota 06: Baraúnas – Centro. Rota 07: Brisa – Mercado Municipal. Rota 08: Brumado – Vila de Itaquaraí. As passagens terão valores fixados em R$ 4,00 para as rotas urbanas e R$ 7,00 para a linha que liga Brumado à Vila de Itaquaraí.

Caciques do Partido Liberal (PL) avaliam que Gusttavo Lima só teria chances de disputar à Presidência da República em 2026 caso recebesse o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A análise sobre o tema foi feita após o cantor revelar o desejo de concorrer ao Palácio do Planalto em entrevista.
Integrantes do PL enxergam que, para conseguir unir a direita em torno do seu nome na disputa, Gusttavo Lima teria que conseguir o apoio público de Bolsonaro para ganhar força contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, a legenda não vê o nome de Gusttavo Lima como um potencial candidato à Presidência. De acordo com a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, Jair Bolsonaro teria sido pego de “surpresa” com o posicionamento da voz de “Batalha”.
Segundo o portal, o cantor teria dito ao próprio ex-presidente que planejava se candidatar ao Senado pelo estado de Goiás. Além do PL, Gusttavo Lima estaria em negociações com o Progressistas e o União Brasil.

Durante a solenidade de posse na Câmara Municipal de Brumado, o vereador Maguinho, vindo da base do governo de Eduardo foi severamente vaiado no ato de sua posse pelo grupo de apoio do prefeito Fabrício ao discursar em defesa de seu grupo político e ao agradecer o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos pelo apoio.
O vereador, visivelmente desconcertado, dirigiu-se à sua mãe, presente no evento, pedindo desculpas por ela ter presenciado a chuva de vaias. “Eu sabia que isso poderia acontecer, mas sua presença aqui me dá força para seguir em frente”, declarou.
Maguinho também agradeceu ao presidente da Câmara pela intervenção para garantir a ordem e destacou que continuará defendendo os interesses do povo, mesmo na oposição. “Serei uma oposição séria, sempre em prol do desenvolvimento de Brumado. Estou aqui para trabalhar pelo povo que confiou em mim”, afirmou.
Fato inédito na câmara de vereadores de Brumado, é bom lembrar que o plenário estava completamente lotado, parecia o mesmo de 20 anos atrás quando o ex-prefeito Eduardo tomou posse e chegou ovacionado nos braços do povo e saiu com o rabo entre as pernas pela porta dos fundos. O tempo passa e as pessoas mudam, transformando o curso da história, eternizando novas emoções.


Conhecido por ter jogado pela janela uma sacola co dinheiro vivo no dia em que foi preso pela Polícia Federal, o vereador de Campo Formoso Francisco Nascimento (União Brasil) afirmou não ter “nada a falar” sobre a investigação de seu suposto envolvimento em um esquema que teria desviado R$ 1,4 bilhão de emendas parlamentares. De acordo com a Operação Overclean, ele é suspeito de receber propina para favorecer empresários em contratos com a prefeitura da cidade, dentre eles José Marcos de Moura, o ‘Rei do lixo’, apontado com um dos líderes da organização criminosa.
A declaração de Nascimento foi dada à Rádio 88 FM, em sua primeira entrevista após deixar a prisão. Questionado acerca da ação da PF, disse que deixaria a cargo de sua defesa. “Aí teria que fazer contato com os advogados, porque eu não tenho nada a falar. Eles têm tudo catalogado. Eu nunca li nada, nunca vi nada. Então eu tenho que falar com os advogados para a gente poder esclarecer melhor, deixar a Justiça esclarecer melhor e, lá na frente, a gente provar que tudo não passou de um mero engano”, disse Nascimento, que tomou posse na Câmara Municipal de Campo Formoso na quarta-feira (1ª).
Leia mais »

Os gestores estaduais e municipais têm até esta sexta-feira (03) para regularizar e assinar o Termo de Repactuação para a retomada de obras na Saúde. A medida, que visa a conclusão de projetos interrompidos ou paralisados, está disponível para gestores por meio de dois sistemas: o Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) e o InvestSUS.
O Ministério da Saúde alertou que, embora muitas obras estejam aptas para serem retomadas, diversas ainda permanecem paralisadas devido a pendências por parte dos entes federados.
A iniciativa, regulamentada pela Portaria GM/MS nº 5.426/2024, assinada pela ministra Nísia Trindade, conta com um investimento superior a R$ 353 milhões. De acordo com a ministra, o objetivo da medida é garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos federais, ao mesmo tempo que assegura a conclusão de obras essenciais para a saúde pública no Brasil.
Leia mais »

As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos. O valor é uma estimativa de pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e QuestionPro. O levantamento mostra que essas compras impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar e que um a cada três compradores pretende parcelar para poder dar conta das despesas para o ano letivo de 2025.
Ao todo, foram realizadas 1.461 entrevistas com homens e mulheres com mais de 18 anos em todo o país. Os questionários foram aplicados entre 2 e 4 de dezembro.
O estudo mostra que a maioria dos pais e responsáveis de estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada disseram que comprará materiais escolares para o ano letivo de 2025: 90% daqueles com filhos em escolas públicas e 96% daqueles com filhos em estabelecimentos privados.
Leia mais »

Nesta quarta-feira (1º) de janeiro feriado nacional, Fabrício Abrantes (Avante) e o vice-prefeito Dr. Marlucinho Abreu (Avante) foram empossados em seus cargos de prefeito e vice durante a sessão solene de posse dos eleitos nas eleições municipais de 2024.
Com o plenário totalmente lotado, a cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores de Brumado e marcou o início do mandato 2025-2028. Fabrício Abrantes foi eleito prefeito de Brumado com expressivos 21.567 votos, consolidando sua liderança política no município, a população brumadense acredita muito na sua administração.
“É com muita honra e responsabilidade que assumo este compromisso com o povo de Brumado disse Fabrício. Nosso objetivo será trabalhar incansavelmente para transformar nossa cidade, ampliando oportunidades e melhorando a qualidade de vida da população brumadenses”, afirmou o prefeito Fabrício.

Em meio ao imbróglio do bloqueio das emendas parlamentares, o Partido Novo pediu, na terça-feira (31), que o ministro do STF Flávio Dino acabe com um “jeitinho” que o governo Lula teria encontrado para acalmar os ânimos de deputados e senadores. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Na peça, o Novo pede que Dino conceda uma medida cautelar suspendendo os pagamentos do programa do Ministério da Saúde “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade”.
O motivo, segundo a sigla, é que os recursos do programa estariam sendo usados pelo governo como compensação pelo não pagamento das emendas parlamentares, suspensas por decisão do próprio Flávio Dino.
“A destinação dessas verbas teria sido realizada de forma discricionária e sem critérios técnicos, em aparente violação às decisões deste Supremo Tribunal Federal sobre a necessidade de transparência e accountability no uso de recursos públicos, visando compensar perdas parlamentares decorrentes da suspensão das ’emendas de relator’ (RP9) e ’emendas de comissões’ (RP8)”, diz o partido no pedido da medida cautelar.
No pedido, assinado pelos advogados da legenda, o Novo afirma que o uso dos recursos do programa, de pagamento obrigatório, evidencia um “ardil” do governo federal para a formação de uma base parlamentar.
“O uso da RP1, para atender a pedidos de parlamentares, evidencia um ardil fabricado pelo governo federal, a fim de manter sob seu controle uma eventual base parlamentar para a aprovação de projetos de lei e propostas de emenda à Constituição de interesse do governo de ocasião”, afirma o Novo.

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. Promulgada em 2019, a reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano. A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.
Aposentadoria por tempo de contribuição
A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2024 para 2025. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 92 pontos (mulheres) e 102 pontos (homens).
Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.
Leia mais »