MENU

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apontou 16 praias impróprias para banho, de 40 avaliadas, neste fim de semana, em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana. De acordo com o Inema, a praia é considerada inadequada para banhistas quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresenta resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. Vale lembrar que no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. Confira as praias e trechos que devem ser evitados.
– Paripe (em frente à casa Vila Maria)
– Tubarão (em frente ao conjunto habitacional)
– Periperi (na saída de acesso à praia após travessia da via férrea)
– Penha (situada em frente à barraca do Valença)
– Bogari (em frente ao Colégio da PM e próximo ao caís)
– Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família)
– Boa Viagem (Ao lado do forte Monte Serrat)
– Roma (próximo a descida de acesso à praia)
– Canta Galo (atrás das antigas instalações da FIB)
– Marina Contorno (entre a Marina e o Restaurante do Amado da Av. Contorno)
– Rio Vermelho (em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão e próximo a escada de acesso à praia)
– Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa)
– Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas)
– Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas)
– Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares)
– Buraquinho (200 m da foz do rio Joanes)
Por Antônio Torres

Foto: Divulgação
“Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição” (art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988). É uma ação positiva das entidades sociais e ou políticas orientarem os seus membros, abordando esse tema de interesse de todos, dizem que o voto não tem consciência, mas consequências, dai a importância dessas entidades se posicionarem contra a corrupção, contra a desonestidade, contra a incompetência administrativa, contra, enfim, a venda ou troca de votos, para satisfazer o interesse dos que assim agem. Não há, portanto que se arriscar, o candidato deve ser ficha limpa, o voto tem consequências, que podem inviabilizar as relações povo/governo, pelas mazelas dos que não são comprometidos com a população e veem somente os interesses pessoais e de amigos do poder. Esses devem ser analisados e punidos pela população com o voto consciente, não deve haver dúvidas quanto a esse procedimento pelos eleitores. Há portanto de esclarecer-se a verdade e conscientizar as pessoas desse posicionamento, através da mobilização popular pela dignidade, pela honra e pela moral do que é correto. Leia mais »

Foto: WWhatsApp
Aconteceu neste sábado (23), por volta das 23h o tombamento de um caminhão carregado com manga e maracujá, próximo a Igreja Matriz, (centro) em Brumado. Segundo o condutor do caminhão, ele saiu de Dom Basílio, cidade vizinha, com destino a Brasília e trafegava sentido Caetité, ao fazer a curva nas imediações da praça, quando a carga do veículo foi toda para a lateral esquerda após a curva, ocasionando o tombamento do caminhão. Segundo consta é o segundo acidente no mesmo lugar, após a reconstrução da praça. O motorista não se feriu.

Foto: Reprodução
O suspeito de estuprar ao menos 15 mulheres no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, passou quatro anos foragido da polícia. Segundo a delegada Decimária Cardoso, que investiga o caso, as buscas foram dificultadas porque, além de atuar encapuzado, o homem mudava de aparência e não tinha residência fixa. Cardoso informou que o acusado já confessou alguns dos estupros, mas alegou que não se recorda de todos os crimes. Ele tinha passagens na delegacia por roubo e foi preso graças a perícias realizadas nos locais dos ataques e a relatos das vítimas. Ao G1, Décimária explicou que algumas mulheres atacadas estiveram na delegacia e disseram que, embora o suspeito usasse o rosto coberto, tinha semelhanças com o autor do crime. O homem está custodiado no Presídio de Vitória da Conquista.

Segundo vizinhos, que não quiseram se identificar, o casal morava há cerca de seis anos no local e que costumava brigar por ciúmes. Foto: Facebook
Um policial militar da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro matou a mulher e, em seguida, se matou na manhã deste sábado (23). O crime aconteceu dentro do imóvel onde o casal morava, na comunidade Vila do Céu, por volta das 9h10. De acordo com vizinhos, minutos antes do crime, Ingrid da Silva Martins estava conversando com a amiga, proprietária de um salão de beleza que fica ao lado da sua casa. O sargento Vicente Gouveia Ferreira, que havia voltado da padaria, entrou na residência e, em seguida, chamou a mulher. Logo depois, vizinhos ouviram mais de cinco tiros. Ainda segundo os vizinhos, que não quiseram se identificar, o casal morava há cerca de seis anos no local e que costumava brigar por ciúmes. “De vez em quando, discutiam por ciúmes. Ela era muito bonita”, disse um dos moradores ao jornal Extra. Segundo a Polícia Civil, a filha de 3 anos do casal foi atingida por estilhaços na perna. Ela foi socorrida por bombeiros e passa bem. O Departamento de Polícia Técnica realizou a perícia no local.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O policiamento da região do Rio Vermelho e Ondina, bairros que compreendem parte da orla de Salvador, agora está sob o comando da major Milanezi, que assumiu a 12ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, nesta sexta-feira (22). Ela foi conduzida ao posto em solenidade realizada no Hotel Mercure, e substitui o major André Ricardo, que comandou a companhia por mais de quatro anos e assumirá agora, como subcomandante, o Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO). A beleza e a sensibilidade da mulher, evidenciadas durante a cerimônia, prontamente dão lugar à consciência da importância da missão assumida. “Os turistas e as olimpíadas estão chegando; na nossa área temos grandes hotéis, mas estamos preparados. Também estamos no berço do policiamento comunitário, que é algo que a gente precisa fortalecer em parceria com as comunidades”, disse a major. Ela afirma ainda ser natural o frio na barriga ao assumir a nova responsabilidade. “Cheguei ao posto de major, que pede comando. O primeiro passo é dar continuidade ao trabalho do major André, e vou implementando novas ações com o passar do tempo”, revelou.

Fonte: Jornal A Tarde. Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade
A Magnesita Refratários fechou acordo para vender, por US$ 55 milhões, seu negócio de talco para a IMI Fabi Talc Company, produtora do setor com minas e fábricas ao redor do mundo, com sede em Postalesio, Itália. Segundo a empresa brasileira, o negócio de talco, localizado no município de Brumado, na região sudoeste da Bahia, tem produção anual de aproximadamente 40 mil toneladas, cerca de 130 funcionários e obteve receita de US$ 14 milhões em 2015. A conclusão da transação está sujeita a aprovações regulatórias, além de outras condições habituais, e é esperada para o quarto trimestre de 2016 ou primeiro trimestre de 2017. “Estamos satisfeitos com a celebração deste acordo por agregar valor para nossos acionistas e fortalecer substancialmente nossa estrutura de capital. A IMI Fabi é um dos principais líderes globais no setor de talco com minas e fábricas ao redor do mundo e certamente continuará desenvolvendo o negócio e atendendo os nossos clientes de talco com produtos de alta qualidade”, afirmou, em nota, Octávio Lopes, membro do conselho de administração da Magnesita e CEO da Magnesita International. O talco é um mineral utilizado em diferentes aplicações: plásticos, cosmético e farmacêutico, cerâmicas, papel e celulose, tintas, alimentos e agronegócio. A Magnesita é a mais importante produtora brasileira e detém as maiores reservas deste mineral no Brasil. As atividades da Magnesita tiveram início em 1940, logo após o descobrimento dos depósitos de magnesita em Brumado. Hoje, a empresa opera 27 unidades industriais e de mineração no Brasil, Estado Unidos, Alemanha, China, França, Argentina, Bélgica e Taiwan, com capacidade de produção de refratários superior a 1,4 milhão de toneladas/ano. Em 2015 seus produtos foram vendidos para mais de 100 países com receita de US$ 1 bilhão.

Reprodução
Paróquia Bom Jesus, Equipe Pastoral e o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), por ocasião da celebração do Jubileu extraordinário da Misericórdia convida toda a população brumadense para a Novena em Louvor ao Padroeiro de Brumado, o ‘Bom Jesus’. A programação irá acontecer de 28 de julho a 06 de agosto, com os seguintes temas: Abrir-se à Misericórdia de Deus; A tua ternura, Senhor, vem me abraçar; Compaixão e Misericórdia para com os sofredores; Eucaristia, fonte de Misericórdia; O Sacramento do Matrimônio: a Família Cristã à luz do amor infinito do pai; A vida familiar como contexto educativo; e Da Esterilidade à Fecundidade: a misericórdia de Deus na família.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade
A População brumadense e comerciantes foram pegos de surpresas no começo da noite desta sexta-feira (22), com uma queda de energia que atingiu praticamente toda cidade. Com a falta de energia, semáforos, serviços de telefonia e Internet ficaram inoperantes por quase duas horas, prejudicando principalmente o comercio em geral, já que os comerciantes ficaram impossibilitados de fazer uso dos equipamentos eletrônicos. Muitos fecharam as portas mais cedo com medo de assaltos aos seus estabelecimentos devido à escuridão e a falta de segurança, pela falta de luz. O sistema de energia só foi restabelecido depois das 18h. A Coelba não se pronunciou ainda sobre o real motivo da interrupção no fornecimento de energia no município.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade