MENU
O afastamento da presidente Dilma Rousseff pelo processo de impeachment que tramita no Senado também a distanciou do ex-governador da Bahia e ex-ministro de seu governo, Jaques Wagner. De acordo com a coluna Painel, fontes próximas ao petista relataram que ele vai a Brasília, mas faz questão de comparecer ao Palácio da Alvorada, nova residência de Dilma desde o afastamento, para visitar a petista. Wagner voltou a morar em Salvador desde que a petista deixou o governo temporariamente.
Fazendo um jogo burocrático, sem criatividade no toque de bola, o Brasil tropeçou em sua estreia na Copa América Centenário. Na madrugada de sábado (04) para domingo (05), a Seleção empatou por 0 x 0 contra o Equador, pelo grupo B do torneio. O resultado poderia ter sido pior. Num lance polêmico, o bandeirinha anulou um gol equatoriano, numa falha grosseira do goleiro Alisson.

Apresentadora já esteve no hospital Sírio-Libanês por conta de problemas de saúde após colocar silicone no queixo. (Foto: Reprodução/Instagram)
A apresentadora Zilu Godoi foi internada novamente, com uma infecção no queixo. Segundo informações do site ‘Pure People’, os filhos Wanessa, Camilla e Igor Camargo não deram apoio à mãe para realizar os procedimentos estéticos. A assessoria de imprensa dela contou que esta cirurgia não está relacionada com estética. “Zilu Godoi por meio de sua assessoria, vem através desta nota, esclarecer que passou por uma delicada cirurgia nesta sexta feira (03/06) para retirada de uma grave infecção na região mandibular, que nada tem a ver com procedimentos estéticos, como vem sendo noticiado em alguns veículos de comunicação! Pedimos o respeito, as orações, a sensatez e a colaboração da mídia nesse momento delicado. Zilu Godoi Camargo passa bem, encontra-se sedada, sem previsão de alta e em total recuperação! Desde já, agradecemos as manifestações de carinho e demonstrações de afeto, na certeza que em breve Zilu estará restabelecida.”, explicou. Os fãs da ex-mulher de Zezé de Camargo desejaram melhoras para ela. “Fica bem, Zilu”, comentou um. “Deus está com você. Fica Boa logo”, escreveu outro. “Fica tranquila. Daqui a pouco você estará em casa”, desejou outra seguidora.
O jovem bengalês Abul Bajandar, conhecido como “homem-árvore”, se prepara para uma nova etapa de vida. Após passar por cinco cirurgias delicadas para tratar a epidermodisplasia verruciforme, uma doença rara que cobriu suas mãos e pés com mais de 4 Kg de verrugas, ele poderá abraçar sua filha pela primeira vez.

“A Suíça está em uma situação única. Não temos pobreza nem desemprego”, disse porta-voz. Foto: Divulgação
Já imaginou receber todos os meses cerca de R$ 9.000 (2.500 francos) do governo sem ter que fazer absolutamente nada? Sem trabalhar ou se esforçar, apenas receber o dinheiro? Essa é a proposta que foi levada a um plebiscito público na Suíça neste sábado (04). Os eleitores do país europeu, que tem pouco mais de 8 milhões de habitantes, vão decidir se desejam mudar o sistema social implementando uma renda mínima universal para todos os cidadãos, independentemente da riqueza de cada um. O valor substituiria outros subsídios e seria distribuído para todos os cidadãos e residentes no país. Para as crianças, o valor seria de R$ 2.270 (625 francos). “A Suíça está em uma situação única. Não temos pobreza, não temos desemprego e é realmente por isso que possuímos aqui a oportunidade de debater o revolucionário conceito de renda universal”, avalia o porta-voz do movimento pela renda mínima, Che Wagner, em entrevista à BBC Brasil. Segundo informações da BBC Brasil, a Suíça passaria a ser a primeira sociedade a desfrutar da prosperidade gerada pelo “dividendo digital”, afirmam apoiadores do projeto.
Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes. Na ecologia, o meio ambiente é o panorama animado ou inanimado onde se desenvolve a vida de um organismo. No meio ambiente existem vários fatores externos que têm uma influência no organismo. A ecologia tem como objeto de estudo as relações entre os organismos e o ambiente envolvente. Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo. Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais. No Brasil existe a PNMA, que é a Política Nacional do Meio Ambiente.
Os ministérios públicos federal (MPF) e do estado do Ceará (MP-CE) investigam um esquema de fraudes na concessão de empréstimos do Banco do Nordeste que provocaram prejuízo de até R$ 1,5 trilhão. Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (4), o procurador da República Oscar Costa Filho detalhou que o crime contava com a participação de cerca de dez pessoas, incluindo funcionários do banco e pelo menos 11 empresas. A fraude acontecia através da manipulação da nota de risco das empresas e da cobrança de propina para a liberação do dinheiro, equivalente a 2,5% do valor concedido. As dívidas não eram quitadas e geravam prejuízo para o banco. “Essas práticas criminosas se davam mediante desobediência sistemática dos normativos internos do banco, no que diz respeito à exigência de garantias confiáveis para fazer com que os empréstimos tivessem uma determinada segurança. São empréstimos que acabaram não sendo pagos”, explica o procurador, acrescentando que os créditos não eram cobrados “porque eles não foram concedidos para serem pagos”.
A presidente afastada Dilma Rousseff teria conversado pessoalmente com Marcelo Odebrecht para discutir o pagamento de R$ 12 milhões em propina para sua campanha de reeleição. As informações foram publicadas em reportagem da revista Istoé desta sexta-feira (3) com base na delação premiada do empreiteiro. A matéria indica que eles se encontraram entre o primeiro e o segundo turno das eleições. Odebrecht perguntou se ele deveria mesmo “efetuar o pagamento exigido pelo Edinho [Silva, marqueteiro da campanha]”. Segundo a Istoé, Dilma respondeu: “É para pagar”. O valor foi cobrado do empreiteiro por Edinho Silva, que foi ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência na gestão de Dilma. Inicialmente ele se recusou a fazer o repasse e decidiu procurar a presidente para conversar. Os R$ 12 milhões seriam divididos entre o marqueteiro baiano João Santana e o PMDB. Esta conversa é a primeira que indica envolvimento direto da presidente afastada no pagamento de caixa dois para campanha.
O ex-presidente da Transpetro e ex-senador Sérgio Machado disse que pagou mais de R$ 70 milhões desviados da subsidiária da Petrobrás para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP). Segundo o jornal O Globo, os informações foram passadas em depoimentos após o acordo de delação premiada ser fechado. O maior pagamento foi feito para Renan, que recebeu R$ 30 milhões. O presidente do Senado foi o responsável por indicar Machado para o cargo na Transpetro em 2003. Jucá e Sarney receberam cerca de R$ 20 milhões cada.