MENU
Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Luta que precisa, cada vez mais, ser fortalecida, uma vez que, nos últimos seis anos, conforme divulgado pela imprensa brasileira, houve aumento de cerca de 50% nos casos registrados no Brasil. E esse crescimento se dá principalmente entre a população mais jovem, de 15 a 24 anos, que não cresceu exposta aos estigmas que marcaram a síndrome da imunodeficiência, sobretudo nos anos 1980 e início dos anos 1990, e tem a equivocada sensação de que a Aids é uma doença controlada e de que não há risco de contrair o vírus. Só nessa faixa etária, apesar de, no resto do mundo, o número de soropositivos ter caído 32%, no país o crescimento foi superior a 50%. É por isso que este dia 1º de dezembro é tão importante: é uma data para alertar as populações quanto à necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus, que ataca o sistema imunológico. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, por exemplo, pediu aos líderes mundiais que se comprometam a acabar com a aids até 2030. Também na tarde de hoje, o ministro da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, apresenta novos dados do Boletim Epidemiológico HIV-Aids 201 e divulga a campanha publicitária que chama atenção para os 30 anos da luta contra a Aids no Brasil. Mas, para que essas ações tenham resultados positivos, o papel da educação também é essencial, ainda mais para a conscientização dos mais jovens. Por meio das secretarias da Saúde do Trabalhador e de Gênero e Etnia, a Contee, enquanto entidade representativa dos trabalhadores em educação do setor privado, também defende políticas públicas em ambas a vertentes: ações de prevenção, diagnóstico precoce e apoio aos trabalhadores, através da Secretaria da Saúde do Trabalhador, e também ações educativas, para que o esclarecimento seja o principal aliado no combate à disseminação do HIV e também na batalha contra a discriminação.
Nem parece que já estamos em 2015. Depois da apresentadora Maria Júlia Coutinho, e da atriz Taís Araújo sofrerem com racismo na internet, desta vez foi Cris Vianna que foi alvo dos racistas. A atriz recebeu comentários preconceituosos em uma foto publicada no Facebook neste domingo, 29, e encaminhou os prints com os nomes dos autores à justiça. Nesta segunda-feira, 30, ela falou sobre o episódio. “Não posso me calar. Se meu trabalho me permite alguma expressividade, usarei minha voz por muitos que sofrem esse tipo de ataque racista diariamente e voltam para casa calados, cansados de não serem ouvidos, para chorar sozinhos.”, escreveu.
Ela ainda disse ter orgulho da pele, do cabelo e da origem. “Sinto um encantamento profundo por essa mistura de cores que embeleza o nosso país e nos faz, brasileiros todos, sermos o que somos. A vergonha e a tristeza que sinto hoje são por essas pessoas pequenas, pobres de espírito e de coração vazio, que, em 2015, ainda insistem em reproduzir pensamentos há muito ultrapassados e desde sempre absurdos.”, disse. “São covardes com mentes limitadas, incapazes de enxergar e aceitar que somos todos, com as nossas diferenças e peculiaridades, dignos do mesmo respeito. A essa minoria cega e burra, minha pena”, postou Cris.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) Regional Sudoeste, tem o prazer de convidar a todos para participar do Conselho Regional da APLB no dia 08 de dezembro de 2015 das 8h às 18h, no Auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), situado à Rua Dr. Mário Meira, 79 –Centro – Brumado-Ba. Na oportunidade a classe estará se reunindo com todas as delegacias e núcleos desta regional para debater pautas, referente à categoria dos trabalhadores em educação do estado da Bahia.
A crise econômica que atinge o país também chegou aos cachês de cantores mais requisitados da música brasileira. O colunista Leo Dias, do Jornal O Dia, entrevistou alguns empresários e, segundo eles, a queda dos valores cobrados ficou em torno de 30%, em relação ao ano passado. O impacto também está relacionado com o gênero musical. As estrelas nacionais da axé music foram as mais afetadas. Nem Ivete Sangalo, que tem uma das imagens mais requisitadas do mercado, escapou. A contratação de seu show caiu 25%, de R$ 400 mil (2014) para R$ 300 mil (2015). Para Claudia Leitte foi ainda pior. O show da loira saiu de R$ 280 mil (2014) para R$ 150 mil (2015). Uma queda de 46% do valor. Os artistas do mundo sertanejo foram os que menos sofreram o impacto da crise. Luan Santana segue cobrando o mesmo valor: R$ 300 mil. Já a dupla Jorge & Mateus resolveram reduzir o valor em 20%, porém o cachê ainda continua entre os mais altos. Eles reduziram de 500 mil (2014) para 400 mil (2015). O forrozeiro Wesley Safadão, por sua vez, chegou a aumentar o valor do cachê. Em 2014, ele cobrava R$ 350 mil. Este ano, quem quiser contratar o cantor terá que desembolsar R$ 500 mil.
Confira a lista dos cachês de alguns cantores:
Ivete Sangalo: 400 mil (2014) – 300 mil (2015)
Claudia Leitte: 280 mil (2014) – 150 mil (2015)
Thiaguinho: 150 mil (2014) – 80 mil (2015)
Anitta: 100 mil (2014) – 70 mil (2015)
Ludmilla: 80 mil (2014) – 50 mil (2015)
Jorge & Mateus: 500 mil (2014) – 400 mil (2015)
Wesley Safadão: 350 mil (2014) – 500 mil (2015)
Luan Santana: 300 mil (2014) – 300 mil (2015)
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) abriu nesta segunda-feira (30) inscrição de processo seletivo para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os salários variam de R$ 1.569,17 a R$ 2.729.76, e as jornadas são de 35h, e 40h semanais. O concurso oferecerá vagas de nível médio e superior e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de dezembro, no site do Ipac. Ao todo, estão sendo oferecidas 13 vagas de nível médio, quatro de técnico administrativo e nove de operacional; e duas de nível superior, uma para jornalista e outra para museólogo. Os candidatos serão selecionados por análise curricular e entrevista. O período de contratação será de um ano, prorrogável uma vez por igual período, a critério da administração do instituto.
O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB da Bahia suspendeu preventivamente, nesta segunda-feira (30), o advogado Marconi de Souza Reis, por 90 dias. O causídico agrediu verbalmente a advogada Louise Lima Andrade, que atuava como conciliadora, por causa da roupa que ela vestia, durante uma audiência de conciliação no Juizado Cível de Lauro de Freitas, no último dia 27 de outubro. “É inadmissível que, ainda nos dias atuais, a mulher sofra censura moral e agressão verbal, de cunho discriminatório de gênero, em razão da suas roupas ou aparência “, defendeu a Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB da Bahia através de nota de repúdio.
Apesar do Brasil se gabar do voto eletrônico, em 2016 – eleições municipais – o eleitorado irá experimentar o voto manual. Isto porque, de acordo com o Estadão, o pleito não terá a presença da urna eletrônica. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30) e tem como objetivo reduzir custos. O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico” diz o artigo 2º da Portaria Conjunta nº 3, de 27 de novembro de 2015. O texto é assinado pelos presidentes dos Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) e seus respectivos conselhos. A portaria informa ainda que ficam indisponíveis para empenho e movimentação financeira um total de R$ 1,7 bilhão para STF (R$ 53,2 milhões), STJ (R$ 73,3 milhões), Justiça Federal (R$ 555 milhões), Justiça Militar da União (R$ 14,9 milhões), Justiça Eleitoral (R$ 428,9 milhões), Justiça do Trabalho (R$ 423 milhões), Justiça do DF (R$ 63 milhões) e Conselho Nacional de Justiça (R$ 131 milhões). As urnas eletrônicas foram utilizadas pela primeira vez em 1996. Mas, somente nas eleições do ano 2000, todo o eleitorado votou eletronicamente.
A presidente Dilma Rousseff aprovou, no dia 9 de novembro, a lei Nº 13.185, que estabelece o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) no Brasil. O novo código está previsto para entrar em vigor no dia 9 de fevereiro, 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União. A lei obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying, caracterizado como “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, ocorrido sem motivação evidente, praticado por um indivíduo ou um grupo, contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimida-la e agredi-la”. Algumas instituições, no entanto, já adotam medidas para combater o problema. No Colégio Módulo, por exemplo, anualmente acontece a Semana Especial de Atenção ao Bullying. Durante o evento, a equipe pedagógica do colégio promove debates, seminários e atividades sobre o tema com o objetivo de garantir a socialização de alunos e professores, e a consolidação da autoestima dos estudantes que sofreram bullying.De acordo com a coordenadora do Departamento Cultural da instituição, Silvana Sarno, 55, o assunto faz parte do cotidiano pedagógico da escola, que utiliza o modelo de intervenção humanista.
A expectativa para a Noite da Sofrência está cada vez maior, onde os milhares de fãs de Tyrone, Júlio Nascimento e Sinho Ferreira não veem a hora de chegar o grande dia dessa festa que promete abalar as estruturas dos corações apaixonados. Nesse clima de euforia, a produção do evento vem comunicar que neste final de semana irá acontecer a virada de preços, então corra logo e garanta o seu ingresso até às 12 horas desse domingo (29) nos postos de venda: Bar do Rei, Boutique Sandes, B2 Distribuidora, Padaria Pérola, Cabana Natural, lembrando que a meia-entrada você adquiri na Shopping Bike. Noite da Sofrência, um festa inesquecível que será comandada pela paixão.
Das 24 barragens de rejeitos de minérios em funcionamento na Bahia, quatro têm classificação idêntica à Barragem do Fundão, que rompeu no dia 5 de novembro, em Mariana (MG), e matou 13 pessoas, deixando outras dez ainda desaparecidas. Na Bahia, as barragens que causam preocupação, duas ficam em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, e as outras duas ficam em Santaluz, na região sisaleira. Elas estão classificadas em Dano Potencial Associado (DPA), condição considerada alta pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Por não ter alertas sonoros, assim como a de Mariana, a Barragem 02, administrada pela Yamana Gold, em Jacobina, é a que mais preocupa. Mesmo no DPA, elas não aparecem entre as 16 mais inseguras do país, segundo relatório divulgado em abril pelo próprio DNPM. Apenas uma está em plena atividade. As outras não são usadas, apesar de armazenarem material de rejeitos. A Barragem 01, em Jacobina, inclusive, preencheu toda a capacidade de armazenamento em 2008. Já as de Santaluz estão inativas, informou a Fazenda Brasileiro S/A, subsidiária da Yamana, que administra as barragens.