MENU

Uma das maiores companhias aéreas do Brasil, a Azul iniciou as vendas de passagens para três municípios baianos, a partir de 15 de dezembro, sendo eles: Feira de Santana, Paulo Afonso e Lençóis. As cidades das regiões do Portal do Sertão e de Itaparica terão conexão com Recife, capital de Pernambuco, e de lá tem a possibilidade de mais 43 destinos nacionais. O município da Chapada Diamantina terá voos diretos para Confins, em Minas Gerais, e de lá se tem a possibilidade de viagem para outros 44 municípios
“É gratificante oferecer nossa experiência Azul para nossos Clientes para o interior baiano, um local tão rico em biodiversidade, natureza e cultura. Com a inclusão desses três destinos, passaremos a servir 10 cidades na Bahia, incentivando no turismo local e ajudando no desenvolvimento do Estado”, disse o diretor de Relações Institucionais da Azul, Fábio Campos.
Os voos partirão de Feira de Santana às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos às 14h50, com previsão de chegada em Recife às 16h45. No sentido contrário, os voos sairão da capital pernambucana às 12h15, pousando no Aeroporto Governador João Durval Carneiro às 14h10.
Em Lençóis os voos serão realizados terças, quintas e sábados às 16h00, com previsão de chegada em Confins às 18h25. No sentido inverso, os voos sairão da cidade mineira às 12h55, pousando no Aeroporto Horácio de Mattos às 15h20.
Já no município de Paulo Afonso, as operações serão às terças, quintas e domingos às 14h55, com previsão de chegada em Recife às 16h20. No sentido contrário, os voos sairão da capital pernambucana às 12h50, pousando na cidade baiana às 14h15. Todos os voos serão operados pelas aeronaves ATR, com capacidade para 70 clientes.
“Estamos ansiosos e animados com as reaberturas na Bahia, especialmente em Feira de Santana, onde seguimos trabalhando com as autoridades para que o aeroporto tenha em breve procedimentos por instrumentos que permitirão a operação de jatos e voos noturnos diretos para o Sudeste. Esses ajustes ajudarão na integração do destino com nosso principal hub, em Campinas” ressalta Fábio.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, informou nesta segunda-feira (12) que vai realizar novo concurso público para 226 vagas de ensinos médio e superior. O anúncio foi realizado no Palácio Thomé de Souza e transmitido pelas redes sociais.
De acordo com o gestor municipal, as vagas serão para os cargos de analista de gestão pública com ênfase em Contabilidade, assistente social, médico, enfermeiro, odontólogo clínico, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal. Os vencimentos variam de R$3.158,87 a R$12.481,41 e o edital do concurso está previsto para ser divulgado ainda este ano.
Reis lembrou que os aprovados no último concurso já foram convocados e esse concurso vai atender à necessidade da administração municipal por novos profissionais. “Este é um esforço que a Prefeitura está realizando para ampliar o quadro funcional e, assim, prestar um serviço cada vez melhor à população. Acredito que nenhum prefeito, em segundo ano de mandato, tem convocado mais profissionais do que em Salvador”, declarou.
Durante ato, Bruno reis ainda assinou autorização para convocar mais 82 auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem aprovados no processo seletivo simplificado. Os profissionais serão incorporados de imediato no quadro da rede de atenção básica. Também foram nomeados mais sete profissionais e convocados mais três na área de analista de gestão pública, aprovados no concurso público de 2019.
Na mesma oportunidade, o prefeito assinou um termo de cooperação com o Vetor Brasil, que vai possibilitar a capacitação de alta performance para gestores municipais. Também estiveram presentes na ocasião os titulares das secretarias de Gestão (Semge), Thiago Dantas; da Saúde, Decio Martins; e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro.

A prefeita Sheila Lemos participou, hoje (29), da primeira assembleia geral do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg) desde que o município de Vitória da Conquista começou a fazer parte da entidade, em fevereiro deste ano. A reunião foi no Centro de Convenções do Multiplace Conquista Sul, com a presença da maioria absoluta dos 18 municípios que compõem o consórcio, com a ausência apenas do prefeito de Condeúba, Silvan Baleeiro.
A assembleia elegeu a nova diretoria do Civalerg. Convidada a participar da chapa, a prefeita de Vitória da Conquista explicou que não teria condição de se dedicar ao cargo diretivo, por causa de tempo, pois já exerce a função de vice-presidente para a região Nordeste da Federação Nacional de Prefeitos (FNP). Mas, Sheila Lemos aceitou a 2ª secretaria como forma de contribuir com o consórcio.
Além dela, compõem a nova diretoria o prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos, reconduzido ao cargo de presidente; Maurílio Lemos, prefeito de Cândido Sales, à vice-presidente; Braulina Lima, prefeita de Aracatu, ao cargo de 1ª secretária; José Henrique Silva, prefeito de Belo Campo, 1º tesoureiro; e Herbert Gonçalves, prefeito de Ribeirão do Largo, 2º tesoureiro.
Sheila comentou a relevância da entidade para o desenvolvimento da região. “Esse é um consórcio muito importante para a infraestrutura dos municípios, principalmente porque somos municípios com vastas áreas de zona rural. Além disso, temos atuado em outras áreas, como o esporte, por exemplo, para o qual já temos um projeto para as seleções municipais”, afirmou. Assembleia contou com representantes de 18 municípios consorciados

No Oeste da Bahia, região reconhecida como maior produtora de grãos do Estado e uma das maiores do país, a resposta do candidato à Presidência da República pelo PT, Luís Inácio Lula da Silva, na entrevista concedida ao Jornal Nacional, da TV Globo, na quinta-feira (25), sobre o agronegócio teve repercussão negativa.
Para os produtores rurais, Lula acertou quando reconheceu que o agronegócio apoia em peso Jair Bolsonaro, mas foi injusto e ingrato ao considerar o setor “fascista e direitista”. O produtor rural e candidato a deputado federal, Zeca Alípio, indignado, usou as redes sociais para enviar um recado para o petista.
“O agricultor alimenta o mundo e merecemos respeito. Durante a pandemia, muita gente parou, mas o Agro não parou, sabe por quê? Porque você não poderia morrer de fome. Lula, respeita quem põe comida na sua casa”, enfatizou Zeca sendo seguido por representantes do setor.

Diante de uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que não atende às reivindicações da categoria, os bancários ameaçam deflagrar greve na próxima semana na Bahia.
Em assembleia realizada nesta terça-feira (23), o Comando Nacional dos Bancários voltou a recusar a proposta da Fenaban de reajuste do vale alimentação e vale refeição pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), estimado em 8,88% pelo Banco Central. A classe reivindica um índice que cubra a inflação dos alimentos, cuja estimativa é de 15,37% na data base, 1º de setembro.
“Estamos na 14ª rodada de negociação com a Fenaban. O setor mais lucrativo da economia não aceita sequer repor a inflação. Um desrespeito!”, declarou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos (PC do B).
“Os bancários não aceitarão perda de direitos e vamos lutar até o fim para garantir a manutenção da nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, afirmou o sindicalista, segundo o qual, a classe reivindica emprego, mas também saúde, segurança e melhores condições de trabalho.
“Estamos adoecendo nas agências com tanta sobrecarga de trabalho e metas abusivas. Os bancos continuam lucrando bilhões, mesmo diante de uma crise econômica e social que atinge nosso povo”, criticou Vasconcelos.
Uma nova rodada de negociações está prevista para a tarde desta quarta-feira (24), quando a Fenaban deve apresentar uma proposta de participação nos lucros.

Um incêndio atinge uma área extensa de vegetação em Barreiras, no Extremo Oeste baiano, há mais de 24 horas. O caso ocorre desde a tarde da última segunda-feira (15) na localidade de Prainha, na região serrana da cidade. Até a manhã desta quarta-feira (17), não há informações sobre as causas do fogo.
Segundo o G1, o fogo atingiu também uma região próxima à comunidade Angélica Aires. Há relatos de que a fumaça alcançou a área residencial da cidade, mas não houve registro de pessoas com problemas respiratórios. O fogo também já ameaça propriedades rurais.
Devido ao risco, proprietários seguem em alerta para, entre outras medidas, retirar os animais das fazendas. Agentes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria do Meio Ambiente de Barreiras também atuam para tentar controlar o fogo. Em Barreiras, há cerca de dois meses não chove e o tempo está seco. Com o vento, as chamas se propagam mais rápido.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) abriu as inscrições para um concurso público com 930 vagas para níveis médio, técnico e superior. As inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 30 de agosto e devem ser feitas através do site.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 23 de outubro nos municípios de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Paulo Afonso. Caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município, também existe a possibilidade da prova ser aplicadas em cidades vizinhas.
O concurso prevê que as 930 vagas serão distribuídas em 167 cidades do estado. O preço da inscrição varia de acordo com o nível de formação do candidato.

A Bahia se tornou um dos oito estados brasileiros a superar a marca de 500 MW de potência instalada em Geração Distribuída (GD) nesta terça-feira (26). Isso porque os sistemas de geração própria de energia estão presentes em 417 (100%) dos municípios baianos, sendo Salvador a cidade com maior volume de potência instalada (39,9 MW). Os outros estados são Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No dia 6 de julho de 2021, a Bahia tinha chegado à marca de 250 MW, e segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída, em pouco mais de um ano, dobrou sua capacidade de geração própria de energia. Os primeiros 250 MW baianos levaram mais de nove anos para serem concretizados.
“Há uma justificada corrida pelo sol, especialmente em energia solar. Essa tendência deve continuar nesse segundo semestre, em decorrência das mudanças na cobrança da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) para os pedidos de acesso protocolados a partir do ano que vem”, aponta Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).
Ainda conforme o órgão, os proprietários de sistemas de geração distribuída que ingressarem na rede a partir de 6 de janeiro de 2023 passarão a pagar um porcentual da TUSD, de acordo com o Marco Legal da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022).
A energia solar é a mais utilizada pelos prossumidores baianos (produtores e consumidores de energia), com 486 MW (99,5%), seguida por mini e micro termelétricas (UTE), com 0,5%. “Nos próximos anos, ampliar a diversificação das fontes empregadas em geração distribuída será um dos desafios do setor. Precisamos aproveitar melhor as possibilidades em biomassa e resíduos sólidos urbanos”, disse Chrispim.
Na Bahia, a classe de consumo residencial é a predominante, respondendo por 253,8 MW; logo atrás vem as conexões de estabelecimentos comerciais, com 182 MW. Destaque também para as áreas rural e industrial, com 39,6 MW e 12 MW, respectivamente.

O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), em homenagem ao Dia do Motorista, comemorado nesta segunda (25) e ao Dia do Motociclista (27), promove mutirões de exames práticos e elevação diária de vagas, durante todo o mês de julho. Os mutirões foram programados para acontecer aos sábados, em Salvador. Ao todo, foram ofertados 320 horários extras.
Além disso, desde a última quinta-feira (21), as provas práticas tiveram um aumento diário de 80 exames para atender candidatos às categorias A e B. A oferta diária de provas práticas foi elevada para 80 novas marcações de segunda a sexta-feira.
Neste mês especial, o Departamento organizou atividades diversificadas para lembrar a importância de conscientização no trânsito, como blitz educativa e palestras. Já o funcionamento da Banca de Exames aos sábados representa oportunidade para os interessados em retirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), através da agilização do processo prático.
No próximo sábado (30) e também no dia 6 de agosto o Detran vai realizar novos mutirões. O fato curioso é que houve um aumento considerável no número de candidatos faltosos neste novo cronograma.
O Departamento alerta que as autoescolas mantenham os alunos informados sobre o calendário de marcação para evitar que as oportunidades sejam desperdiçadas, reduzindo o tempo de espera para a retirada do documento.
Para aproveitar as vagas, os alunos devem seguir as orientações referentes à documentação exigida, prazos e comprovação do esquema de vacinação atualizado contra a Covid-19.

O ex-prefeito de Itabuna, cidade do sul da Bahia, Fernando Gomes, morreu na tarde deste domingo (24), aos 83 anos, em Salvador. A informação foi confirmada por um dos filhos do político ao G1.
O político estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde o dia 14 de julho, após ter uma crise hepática causada por medicamentos usados para amenizar dores na lombar. De acordo com informações, nas últimas horas o ex-prefeito teve que passar por amputação em uma perna.
Segundo parentes de Fernando, ele passou por uma desintoxicação e neste domingo, em nota, a família informou que houve a necessidade de intervenção cirúrgica para conter o avanço de uma bactéria.
Fernando ficou conhecido nacionalmente após dizer, em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, que abriria o comércio “morra quem morrer”. Ele deixa viúva e seis filhos. Ainda não há informações sobre o velório.