Arquivos Bahia — Página 41 de 114 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Bahia — Página 41 de 114 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 24 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Toque de recolher na Bahia prorrogado até 25 de maio

17 maio 2021 | 7:27


Em 227 municípios, o toque de recolher vale das 20h às 5h; em outras cidades a medida vale das 21h às 5h. Foto: Divulgação

A validade do toque de recolher na Bahia, das 21h às 5h, foi prorrogada até o dia 25 de maio. A decisão do governo estadual foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) de domingo (16), como forma de prevenir o avanço da Covid-19.

Em 227 municípios (ver lista abaixo), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h.

A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 21 maio até as 5h de 24 de maio.

Para a comercialziação de bebida alcoólica aos fins de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, por cinco dias consecutivos. Por isso, em Salvador, segue permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o fim de semana.

Transporte

A circulação dos meios de transporte metropolitanos continua suspensa no período das 22h30 às 5h, até 25 de maio. Também segue proibida a circulação dos ferry boats das 22h30 às 5h, ficando vedado o funcionamento nos dias 22 e 23 de maio.

A circulação das lanchinhas deve ser suspensa também das 22h30 às 5h, até 25 de maio, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 22 e 23 de maio.

Leia mais »

Tags:

Rui Costa diz que acha ‘viável’ a realização do Carnaval de Salvador em 2022

11 maio 2021 | 19:59

Foto: Divulgação

por Mauricio Leiro

Se depender do governador Rui Costa (PT) e do avanço na vacinação contra a Covid-19, o carnaval de 2022 está garantido. Rui comentou que acha “viável” a realização do evento durante o “Papo Correria”, realizado nesta terça-feira (11).

“Temos todas condições de vacinar toda a população brasileira até o final do ano. É ‘barbeiragem’ e incompetência, se até o final do ano não tivermos feito. Mas não só o carnaval, mas o verão. A volta do turismo a partir de janeiro”, disse.

Tags:

Toque de recolher prorrogado na Bahia até 17 de maio

10 maio 2021 | 7:35

A realização de shows e festas, independentemente do número de participantes, também continua proibida até 17 de maio. Segundo o governo, esta medida vale para toda a Bahia sem exceção, nem mesmo para Salvador: Foto Divulgação

O governo da Bahia decidiu prorrogar o toque de recolher das 21h às 5h, em toda a Bahia, até o dia 17 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada neste domingo (9) na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o governo, em 227 municípios, o toque de recolher vale das 20h às 5h. 

Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador está em vigor das 22h às 5h.

Fica proibida, em toda a Bahia, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 14 maio até as 5h de 17 de maio.

Para a venda de bebida alcoólica aos finais de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI por cinco dias consecutivos. Por isso, em Salvador, segue permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o final de semana.

A realização de shows e festas, independentemente do número de participantes, também continua proibida até 17 de maio. Segundo o governo, esta medida vale para toda a Bahia sem exceção, nem mesmo para Salvador. Veja a baixo: Municípios com toque de recolher das 20h às 5h:

Leia mais »

Tags:

Com estiagem, Candiba, Barro Alto e Riachão do Jacuípe entram em emergência

7 maio 2021 | 8:56

Foto: Divulgação

por Ailma Teixeira / Francis Juliano

Os municípios de Candiba, no Sudoeste; Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe; e Barro Alto, no Centro Norte, tiveram nesta sexta-feira (7) decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. A medida visa minimizar prejuízos causados pela estiagem.

Em Candiba, o decreto vale por 180 dias, contados a partir do dia 7 de abril, quando o edito foi publicado pela prefeitura. Nas outras duas cidades, a norma vale por 90 dias. A partir de 5 de abril em Riachão do Jacuípe, e com início em 15 de abril em Barro Alto.

Para justificar o decreto, a prefeitura de Candiba afirmou que vive uma “situação anormal provocada pela estiagem” na zona rural do município. Não foram encontradas as justificativas em Riachão do Jacuípe e em Barro Alto.  

Conforme a Defesa Civil do Estado [Sudec], a estiagem é menos severa que a seca. Enquanto na primeira, o município passe um período sem chuvas [de abril a julho, por exemplo], na seca, a cidade passa dois [como de abril a julho e de novembro a fevereiro] sem precipitações.

Correntina: Quadrilha explode agências do Banco do Brasil, Caixa e Bradesco

7 maio 2021 | 0:09

Foto: Divulgação

Três agências bancárias de Correntina, no Extremo Oeste baiano, foram explodidas na madrugada desta sexta-feira (7). Homens armados chegaram ao  município a bordo de veículos e efetuaram vários disparos para o alto. O fato ocorreu por volta das 2h30. Ao G1, a Polícia Militar da cidade informou que as explosões ocorreram ao mesmo tempo e atingiram as unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.

Moradores relataram pânico. Após as explosões, a quadrilha fugiu e não há informações sobre valores roubados. Ainda conforme a polícia, apesar do pânico não houve feridos. Até o momento também não se sabe o número exato dos assaltantes e dos carros usados na ação.

Após os ataques, policiais militares fizeram bloqueio das principais saídas do município. Com o ataque às três agências, a cidade fica apenas com a unidade do Banco do Nordeste e casas lotéricas para acesso dos moradores. Para quem precisar de atendimento em agências dos bancos atingidos, terá de ir até Santa Maria da Vitória, cidade mais próxima que fica a cerca de 50 quilômetros.

Tags:

Bahia: Prorrogado toque de recolher até 10 de maio

2 maio 2021 | 20:01

A medida tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus.
Crédito: Fernando Vivas/GOVBA

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia, até o dia 10 de maio. A medida, que tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus, foi publicada neste domingo (02), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE).

Em 227 municípios (ver lista abaixo), o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h.

A realização de shows e festas, independentemente do número de participantes, também continua proibida até 10 de maio. No período das 18h de 7 de maio até as 5h de 10 de maio, a venda de bebida alcoólica fica vedada em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery).

As atividades letivas nas unidades de ensino públicas e particulares poderão ocorrer, na modalidade semipresencial e conforme disposições editadas pela Secretaria da Educação, somente nas regiões de saúde cuja taxa de ocupação de leitos de UTI de Covid-19 vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos. Até o momento, nenhuma região de saúde da Bahia atingiu essa taxa de ocupação por cinco dias consecutivos.

Leia mais »

Tags:

Trecho duplicado da BR-101 inaugurado na Bahia tem apenas 9 km

30 abril 2021 | 9:45

Na quarta-feira (28), a equipe do Folha do Estado foi acompanhar as obras recém-inauguradas entre os municípios, porém foi constatado que apenas nove quilômetros desse trecho havia sido duplicado com pavimentação em cimento e aberto ao trânsito. Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Na última segunda-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) veio à Bahia para inaugurar 22 quilômetros de pista na BR-101, no trecho entre Feira de Santana e Teodoro Sampaio. Na quarta-feira (28), a equipe do Folha do Estado foi acompanhar as obras recém-inauguradas entre os municípios, porém foi constatado que apenas nove quilômetros desse trecho havia sido duplicado com pavimentação em cimento e aberto ao trânsito. É possível que tenha sido incluído outros trechos para completar o anunciado em obras, desde o ano passado, nas imediações da cidade de Esplanada-Bahia.

As obras iniciam a 300m após o viaduto da BR-324. A extensão da duplicação vai do km 164 até o km 158, o que compreende nove quilômetros. Na via duplicada, que ocorre apenas de um lado da pista de mão dupla, não é possível visualizar sinalização vertical ou horizontal para motoristas e pedestres, além de não ter acostamento ou canteiro.

Depois da duplicação, há 18 quilômetros de obras em andamento, o percurso do km 158 até 128, ainda está em obras exclusivamente de movimentação de material (remoção e terraplanagem). Porém, depois do município de Teodoro Sampaio, não há qualquer vestígio de obras. Esse trecho diz respeito ao km 128 até viaduto de Alagoinhas. É possível notar que não há nenhum tipo de obra, e a estrada de mão única completamente esburacada.

O percurso a ser revitalizado na BR-101 que compreende do viaduto da BR-324 até o viaduto do município de Alagoinhas, uma distância de 56 quilômetros.

Leia mais »

Tags:

Governo decretada situação de emergência em quatro cidades

30 abril 2021 | 8:01

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa publicou na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (30), decretos de estado de emergência em quatro municípios baianos. Todos valem pelo período de 180 dias. Em Bom Jesus da Serra, Lagoa Real e Marcionílio Souza, a medida foi motiva pela estiagem que já afeta as atividades econômicas das referidas cidades.

Já em Bom Jesus da Lapa a razão é justamente a oposta. O Governo decidiu pelo decreto por conta das intensas chuvas que castigam o município.

Tags:

Toque de recolher é estendido até 12 de maio em 24 cidades do Oeste baiano

28 abril 2021 | 8:01

Luís Eduardo Magalhães / Foto: Augusto Isense / Correio

por Francis Juliano

Vinte e quatro municípios do Oeste e Extremo Oeste baiano vão seguir em toque de recolher das 20h às 5h. A medida – tomada em decreto do Estado desta terça-feira (27) – vai até o dia 12 de maio. Número de casos confirmados da Covid-19, assim como de óbitos e de taxa de internações por conta da doença foram determinantes para o prolongamento do decreto na região. Durante o toque de recolher nessas 24 cidades, os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades meia hora antes do definido.

O objetivo é fazer com que os trabalhadores possam chegar até as casas deles dentro do horário estabelecido. No caso de bares e restaurantes, esses podem funcionar até as 19h, sendo que o serviço pode continuar até a zero hora na forma de entrega em domicílio. Ficam fora das restrições os serviços de transporte, limpeza e manutenção urbana, farmácias e transporte privado de passageiros.

Ainda segundo o decreto, no final de semana será proibida a venda de bebidas alcóolicas. O decreto vale nos municípios de:  Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama e Ipupiara.

Além de Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Tags:

Prazos de renovação da CNH continuam suspensos

26 abril 2021 | 16:55

Portaria do Contran prorrogou os prazos, por tempo indeterminado, Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) esclarece que ainda está em vigor, na Bahia, a portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prorrogou os prazos de validade da carteira de habilitação (CNH), por tempo indeterminado, em função dos impactos da pandemia da Covid-19. Os condutores com carteira vencida desde 1 de fevereiro de 2020 não estão obrigados a renovar o documento.

“O condutor que está coberto pela portaria do Contran não precisa se preocupar em renovar a CNH nem ter receio de punição. No momento, temos uma demanda importante pela procura do serviço por motoristas que exercem atividade remunerada, de quem as empresas têm exigido a renovação da carteira”, ressaltou a coordenadora da unidades descentralizadas do Detran-BA, Carla Santiago.

Os motoristas profissionais podem atualizar a CNH agendando o procedimento por meio do portal ou aplicativo SAC Digital, onde constam os documentos necessários e o valor da taxa. O atendimento acontece nas unidades do Detran-BA ( Ciretrans, Retrans e Postos Avançados) e postos da Rede SAC. 

Tags: