Arquivos Bahia — Página 52 de 114 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Bahia — Página 52 de 114 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Governo federal entrega recuperação de 84 km na BR-030 entre Brumado e Guanambi

14 agosto 2020 | 7:03

Foto: Divulgação/DNIT

O governo federal entrega, nesta sexta-feira (14), 84 quilômetros de pista recuperada na BR-030, no sudoeste baiano. As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram os serviços de manutenção no trecho localizado entre o km 229 e o km 368, entre os municípios de Guanambi e Brumado.

Neste mesmo trecho, outros 55 quilômetros foram recuperados em 2019, totalizando 139 quilômetros de pista em boas condições de trafegabilidade. A rodovia é de extrema importância para o turismo e o escoamento da produção regional.

“Mais uma entrega importante, não só para a Bahia, como também para todo o país. Essa é uma rodovia extremamente relevante para a logística do transporte de cargas da região Oeste, além de dar acesso a importantes rotas turísticas do estado, o que vai ajudar a promover ainda mais o desenvolvimento da região”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. 

A BR-030 é uma rodovia brasileira que se inicia na capital federal e passa pelos estados de Goiás, Minas Gerais e se estende até o município baiano de Maraú, a porta de entrada para as praias do Baixo Sul e uma rota importante para o turismo regional. Com as melhorias realizadas na rodovia, foi possível garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança para os motoristas. 

As equipes do DNIT atuaram com os serviços de tapa buraco, aplicação de microrrevestimento asfáltico, limpeza de dispositivos de drenagem e sinalização da rodovia para proporcionar maior conforto e segurança aos usuários. A manutenção da BR-030 atende a uma demanda dos moradores da região. O DNIT investiu R$ 7 milhões na segunda etapa dos serviços de manutenção da rodovia federal. 

Desde 2019, as equipes da Autarquia trabalham no trecho baiano da BR-030. Na primeira etapa dos serviços, o DNIT atuou em 55 quilômetros. Ao todo, foram 139 quilômetros recuperados na rodovia federal.

Tags:

Estado é vice-líder na geração de energia eólica e Nordeste bate recorde de produção

11 agosto 2020 | 17:25

De acordo com ONS, energia produzida é quase suficiente para atender a demanda da região. Foto: Divulgação

A Bahia é vice-líder na geração de energia eólica do Brasil, resultado que ajudou a região do Nordeste a bater novo recorde de produção no mês de agosto. De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia produzida em terras nordestinas seria suficiente para atender 93,8% da demanda da região.

Com essas taxas de produção de energia eólica, o Nordeste é quase autossuficiente. A produção também foi ajudada pelos fortes ventos baianos devido o inverno. Nos primeiros meses deste ano, a Bahia gerou 31% de energia eólica do país e assumiu a liderança do segmento de energias renováveis, ultrapassando o Rio Grande do Norte.

Desde então, segundo a ONS, a Bahia e o Rio Grande do Norte disputam a liderança. No boletim semanal da ONS, de 1 a 7 de agosto, a geração de energia eólica no Rio Grande do Norte superou a Bahia. No entanto, na produção mensal a Bahia segue liderando o ranking.

Atualmente, a Bahia possui 170 parques eólicos em operação e mais de 1.300 aerogeradores instalados em todo o estado.

Tags:

ACM Neto bate o martelo e autoriza funcionamento de bares, restaurantes e salões de beleza

8 agosto 2020 | 13:19

Decreto será publicado no Diário Oficial de Salvador neste fim de semana e começa a valer a partir de segunda-feira (10). Foto: Divulgação

Agora é oficial. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), bateu o martelo neste sábado (08) e decretou que o início da fase 2 da retomada econômica da cidade, autorizando o funcionamento de bares, restaurantes, salões de beleza e similares a partir de segunda-feira (10).

“Estamos iniciando a fase dois com folga em todos os critérios estabelecidos conjuntamente entre Prefeitura e governo do Estado. A taxa de ocupação de leitos de UTI (para pacientes com a Covid-19) registrou ontem 59%, bem abaixo do máximo de 70% exigidos. Além disso, completamos ontem seis dias com a taxa abaixo dos 70%, quando seriam necessários apenas cinco, e nem estamos contando hoje e nem amanhã”, disse, em coletiva virtual à imprensa.

Conforme edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) que será publicada neste final de semana, poderão reabrir, além dos já listados, academias de ginástica e similares, barbearias, centros culturais, bibliotecas, museus, galerias de arte e lanchonetes.

Segundo o prefeito,  para atender ao novo momento de retomada, a frota de ônibus circulando na cidade será reforçada a partir de segunda. Estarão nas ruas 80% do total de ônibus, o que corresponde a 1.770 veículos, uma ampliação de 10% em relação à fase um da reabertura econômica.

ACM Neto anunciou ainda a ampliação da fase um da reabertura, que teve início no dia 24 de julho e que contemplou shoppings, centros comerciais, lojas de rua acima de 200 metros quadrados, templos religiosos e eventos em sistema drive-in. Nessa segunda etapa da fase um, as praças de alimentação dos shoppings poderão reabrir, também a partir de segunda (10), com 50% da ocupação (antes, estavam autorizadas a funcionar apenas no modelo delivery ou retirada no balcão). Foi ampliada ainda para quatro funcionários a cada 100m² a realização de obras em imóveis habitados.

Leia mais »

Transporte é suspenso em mais duas cidades baianas; total é de 391

29 julho 2020 | 8:01

Medida pretende conter avanço do novo coronavírus na população da Bahia. Foto: Divulgação

O transporte intermunicipal será suspenso nas cidades de Ibitiara e Jussiape a partir de quinta-feira (30). A medida pretende conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado desta quarta (29).

Ficam suspensas nesses municípios, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Leia mais »

Tags:

Eunápolis: decreto proíbe vendas de bebidas alcoólicas e mantém toque de recolher

27 julho 2020 | 8:06

Padarias, lojas de conveniência, sorveterias, lanchonetes e cafeterias, poderão agora funcionar. Foto: Divulgação

A prefeitura da cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, decretou a proibição do consumo, comercialização e exposição de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência, padarias, lanchonetes, restaurantes e afins por causa da pandemia do coronavírus.

O decreto foi assinado na última sexta-feira (24) pelo prefeito Robério Oliveira. Ele mantém a reabertura gradativa das atividades econômicas em Eunápolis até o dia 17 de agosto, adotando novas medidas para o controle e combate ao coronavírus.

Também fica mantido o toque de recolher das 20h30 às 5h, a multa pelo não uso de máscara e a proibição de estacionamento nas vias determinadas no decreto anterior. Aos domingos, das 6h às 13h, fica permitido o funcionamento da Feira do Juca Rosa, açougues, peixarias, além dos mini-mercados, mercearias e materiais de construção.

As padarias, lojas de conveniência, sorveterias, lanchonetes e cafeterias, poderão agora funcionar adotando as mesmas regras que os restaurantes, com lotação máxima de 30% da capacidade, redução do número de mesas, adoção de medidas constantes de higiene, entre outras regras restritivas.

Tags:

Bahia tem mais de 155 mil contribuintes com direito a restituição do IR no 3º lote

24 julho 2020 | 17:10

Consultas podem ser feitas na página da Receita na internet; pagamento está programado para o dia 31 de julho. Foto: Divulgação

A Receita Federal da Bahia divulgou que 155.751 contribuintes do estado vão receber a Restituição do Imposto de Renda no 3º lote. A consulta de quem vai ter o crédito liberado foi disponibilizada pela Receita Federal do Brasil nesta sexta-feira (24).

As consultas podem ser feitas na página da Receita na internet; pelo telefone 146 ou no aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Na Bahia, serão creditados no 3º lote um valor total de R$ 247.074.724,04. A maior parte é relativa ao exercício 2020: 153.050 contribuintes, num valor total de R$ 240.165.873,30. O crédito estará disponível no dia 31 de julho.

Segundo a Receita Federal do Estado, em relação aos lotes residuais, serão creditados os seguintes valores para o estado da Bahia:

Lote da declaração 2019: 1.575 contribuintes, totalizando R$ 4.925.044,07;
Lote da declaração 2018: 439 contribuintes, totalizando R$ 687.481,36;
Lote da declaração 2017: 274 contribuintes, totalizando R$ 525.171,60;
Lote da declaração 2016: 211 contribuintes, totalizando R$ 573.183,82;
Lote da declaração 2015: 112 contribuintes, totalizando R$ 108.465,29;
Lote da declaração 2014: 37 contribuintes, totalizando R$ 34.102,47;
Lote da declaração 2013: 27 contribuintes, totalizando R$ 32.918,89;
Lote da declaração 2012: 17 contribuintes, totalizando R$ 15.291,27;
Lote da declaração 2011: 5 contribuintes, totalizando R$ 2.872,88;
Lote da declaração 2010: 3 contribuintes, totalizando R$ 4.053,88;
Lote da declaração 2009: 1 contribuinte, totalizando R$ 265,21.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Estado prorroga toque de recolher na RMS e em outras 3 cidades

19 julho 2020 | 7:56

Foto: Divulgação

por Mari Leal

O governador Rui Costa prorrogou para até o dia 26 de julho as medidas restritivas de circulação noturna em 11 Municípios da Região metropolitana de Salvador (RSM), além de Ibirataia, Conde e Terra Nova. Nestes municípios, fica suspensa a circulação noturna entre 18h e 5h. 

Em conformidade com decretos municipais, a medida também restringe o funcionamento do comércio e de serviços nestas 14 cidades. Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia; o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde; as obras em hospitais; e a construção de unidades de saúde.

As cidades da RMS alcançadas pela medida são Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Lauro de Freitas, Itaparica, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João e Pojuca. A renovação foi publicada no Diário Oficial deste domingo (19). 

Tags:

Governador determina toque de recolher e restrição em comércio de Brumado e mais 15 cidades

14 julho 2020 | 8:45

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Mais 15 municípios baianos terão toque de recolher e restrição no comércio a partir desta terça-feira (14). A medida determinada pelo governador Rui Costa tem como objetivo controlar o crescimento da Covid-19 no estado. Entram na lista agora Aurelino Leal, no Litoral Sul; Capela do Alto Alegre, Capim Grosso e Serra Preta, na Bacia do Jacuípe; Muritiba, no Recôncavo; Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru; Cafarnaum e Presidente Dutra, no Centro Norte; Feira de Santana, no Portal do Sertão; Itanhém, Medeiros Neto, no Extremo Sul; Piraí do Norte, no Baixo Sul; Belmonte, na Costa do Descobrimento; Brumado, no Sudoeste; e Ribeira do Pombal, Nordeste baiano.

Pelo decreto, apenas serviços essenciais devem funcionar e pelo período das 5h às 17. Já o toque de recolher deve valer das 18h às 5h. Com a inclusão das 15, o número de cidades com restrições sobe para 77. Ainda segundo o decreto, a circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência. Para fiscalizar o cumprimento das medidas, o estado convocou a Polícia Militar que deve atuar em conjunto com as guardas municipais.

Cidades do Sul e Sudoeste baiano têm transporte suspenso a partir desta quarta (15)

14 julho 2020 | 7:57

Foto: Divulgação

Os municípios de Arataca, no Litoral Sul; e Contendas do Sincorá, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, entram na lista de transporte intermunicipal suspenso. Com as duas, já são 373 municípios com o serviço suspenso devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo decreto desta terça-feira (14), a medida começa a valer a partir desta quarta-feira (15). Transporte intermunicipal é qualquer veículo coletivo público ou privado, rodoviário ou hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Enquanto o serviço é suspenso em Arataca e Contendas do Sicorá, o governador autorizou a volta do transporte intermunicipal em 14 cidades. São elas: Abaíra, Baianópolis, Baixa Grande, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Boninal, Coribe, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibipitanga, Jacaraci, Nova Redenção, Rodelas e Tabocas do Brejo Velho.

A justificativa é que não houve registros de casos confirmados de Covid-19 nos últimos 14 dias. O tempo é considerado na recuperação bem como na não transmissão do coronavírus. No boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgado nesta segunda-feira (13), a Bahia já tem 106.981 infectados e 2.535 mortes em decorrência do novo coronavírus.

Tags:

Bahia registra 3002 novos casos confirmados e 53 mortes pelo novo coronavírus

11 julho 2020 | 17:03

Foto: Divulgação

De acordo com atualização do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), realizada na tarde deste sábado (11), o estado tem 3002 novos casos confirmados e 53 mortes pelo novo coronavírus.

Com os novos números, a Bahia soma agora 2.436 mortes e 104.188 casos confirmados de infecção pela Covid-19. Nesde sábado (11), a taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos é de 79%, enquanto a UTI pediátrica tem 50% de sua capacidade. 

Salvador segue liderando a lista de casos confirmados, com 42.688 pessoas infectadas. O segundo município do ranking é Feira de Santana (4.917), seguido de Itabuna (3.468), Lauro de Freiras (3.376) e Camaçari (2.299).

Até então, 197 cidades baianas apresentaram mortes em decorrência da Covid-19. O maior número de óbitos registrado é em Salvador (1.415), seguido de Itabuna (77), Ilhéus (65), Feira de Santana (61), Lauro de Freitas (51), Jequié (40), Simões Filho (38), Camaçari (34), Juazeiro (33) e Teixeira de Freitas (27).

Tags: