MENU

Oito policlínicas regionais de saúde estão em construção no estado. Todas com entregas previstas para este ano, a implantação delas têm um investimento superior a R$ 170 milhões entre obras e equipamentos. O objetivo, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os equipamentos têm o objetivo de ampliar e descentralizar a assistência à saúde da população.
Nesse sentido, segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “as policlínicas regionais cumprem o papel simultâneo de reduzir o vazio assistencial de média complexidade, ampliar o diagnóstico das doenças crônicas e degenerativas, tornando-os mais precoces, além de melhorar a resolutividade da saúde pública”, afirma o secretário, ao pontuar ainda a geração de emprego e renda.
“São mais de 100 empregos com carteira assinada em cada uma das policlínicas entregues pelo governador Rui Costa. Estamos consolidando um modelo vitorioso, que atualmente é referência de sucesso para todo o Brasil”, ressalta.
As novas estruturas serão referência para cerca de 2 milhões de baianos e isso sem contar as duas policlínicas de Salvador, que estão sendo erguidas nos bairros de Narandiba e Escada. No interior, as policlínicas em Brumado, Serrinha, Ribeira do Pombal, Itaberaba, São Francisco do Conde e Eunápolis contemplam 82 municípios. Nestas unidades de saúde a população poderá contar com diversas especialidades médicas, a exemplo de cardiologia, neurologia, mastologia, dentre outras.
Dezesseis Policlínicas Regionais de Saúde já foram entregues na Bahia. As unidades oferecem atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Simões Filho e Barreiras.

Um ônibus que fazia uma viagem clandestina para nove cidades do interior da Bahia registrou, pelo menos, 10 passageiros contaminados com a Covid-19. O veículo teria saído da rodoviária de Socorro, na capital de São Paulo, com 32 passageiros.
Entre os infectados, nove tinham destino a cidade de Nova Soure, no nordeste baiano. O município tinha 15 casos confirmados da doença, mas com a chegada dessas pessoas, a cidade agora possui 25 casos confirmados.
Dos 32 passageiros que viajaram, 14 desembarcaram em Nova Soure, e as outras 18 pessoas desembarcaram em mais oito cidades da Bahia: um homem em Santo Estevão, um homem em Feira de Santana, um homem em Alagoinhas, um homem em Sátiro Dias, quatro mulheres e três homens em Inhambupe, duas mulheres em Cipó, uma mulher e um homem em Crisópolis, e três homens em Olindina.
De acordo com a empresa Moacir Tur, as prefeituras sabiam que esse ônibus estava a caminho das respectivas cidades. “Os passageiros estão em isolamento com o apoio da prefeitura e da empresa”, afirmou uma funcionária ao jornal Correio*. Contudo, a empresa não está cadastrada na lista da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que autoriza a realização transporte regular de passageiros em viagens interestaduais.

O número de cidades baianas como transporte suspenso subiu para 309. Os municípios Angical, Aracatu, Barra da Estiva, Botuporã, Central, Guajeru, Iuiu, Laje, Malhada, Mortugaba, Muquém de São Francisco, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Piatã, Quijingue, São Miguel das Matas, Serra do Ramalho e Ubaíra ficarão sem o serviço a partir de quarta-feira (10).
A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (9), que também autoriza a retomada do transporte em Anagé, Brotas de Macaúbas, Itapebi, Jaborandi, Jiquiriçá, Jussara, Lajedão, Maraú, Matina, Mirante, Nova Soure, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Rio do Pires, Souto Soares, Tanque Novo, Utinga e Varzedo, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
Leia mais »

A Prefeitura de Camaçari oficializou, neste sábado (30), a instituição do toque de recolher no município. O decreto foi publicado no Diário Oficial deste sábado. A restrição vale a partir deste sábado (30) e inclui serviços essenciais, com exceção de atividades do setor de saúde, como farmácias e hospitais.
A medida impede que pessoas e veículos circulem na cidade entre os horários de 20 e 5 horas da manhã, de segunda a sexta-feira e de 16 às 5 horas aos finais de semana. O decreto vale até o dia 8 de junho.
Segundo a prefeitura, a decisão do decreto do toque de recolher acontece por causa do crescimento dos casos nesta semana, mesmo com os feriados antecipados. De acordo com Elinado Araújo (DEM), os números atualmente constatados apontam para a exigência da adoção de medidas pontuais com maior grau de restrição.
Camaçari registrou no último domingo (24) 150 confirmações, número que chegou a 226 nesta sexta-feira (29). O aumento foi de 50% neste período.
Leia mais »

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam, na tarde desta quinta-feira (28), dois veículos fazendo transporte interestadual clandestino de passageiros em Vitória da Conquista. O serviço está suspenso em razão de um decreto estadual.
No momento, os fiscais estavam no Posto da PRF de Vitória da Conquista, na BR 116, Km 836. Um dos veículos vinha de São Paulo com destino ao município baiano de Gandu e o outro ia para o Rio de Janeiro. Os dois juntos transportavam 52 passageiros.

A partir de sexta-feira (29), o transporte intermunicipal será suspenso nas cidades de Baianópolis, Caraíbas, Conde, Coração de Maria, Coronel João Sá, Crisópolis, Fátima, Macarani, Miguel Calmon, Palmeiras, Piatã, Pintadas, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Rio do Antônio, Salinas das Margaridas, Santa Inês, Santa Teresinha, São Domingos, Terra Nova e Tucano.
A medida, que pretende conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28). A restrição inclui a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
O decreto também autoriza a retomada do transporte em Irecê, Licínio de Almeida, Ouriçangas, Ruy Barbosa, Santa Luzia e Santanópolis, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
Leia mais »

Os postos SAC, que foram abertos em regime especial durante a pandemia, vão suspender o atendimento na capital e no interior. A medida visa o cumprimento de leis estaduais e municipais publicadas neste sábado (23), que determinam a antecipação de feriados em toda a Bahia e estabelecem a suspensão de serviços não essenciais.
Na capital e no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, os postos permanecerão fechados de segunda (25) a sexta-feira (29). No interior, estarão fechados na segunda (25) e terça-feira (26) os postos de Barreiras, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Conquista I, Eunápolis, Irecê, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Já o posto Feira II estará com o funcionamento suspenso de segunda (25) a sexta-feira (29).

Treze comunidades carentes da capital baiana foram beneficiadas com cestas básicas distribuídas pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, neste mês de maio.
Ao todo 2,5 mil kits foram entregues após um mapeamento realizado para identificar moradores em situação de vulnerabilidade e pobreza, que não estão cadastradas para receber auxílio de programas sociais.
Entre as comunidades beneficiadas estão a Voluntários da Pátria (Lobato), Buraco da Gia (Acupe de Brotas), Terra Prometida (Canabrava), Pantanal (Pirajá), Baixa do Cajueira (Escada), Cidade de Papel (Bairro da Paz) e Vila Leal (Campinas de Pirajá).
“No final de abril, fizemos doações de mais de 22 mil cestas básicas através de uma operação conjunta com as Forças Armadas. Naquela ocasião, o público beneficiado era pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e que não possuíam filhos matriculados na nossa rede municipal de ensino. Porém, percebemos que havia muita gente que não estava no CadÚnico e por isso fizemos levantamento das áreas vulneráveis e carentes, a fim de atender a todos que precisam”, relatou o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão.

O transporte intermunicipal será suspenso em mais 17 cidades baianas a partir de sábado (23), devido ao novo coronavírus (Covid-19), conforme publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (22).
São elas Aporá, Apuarema, Barra do Rocha, Canavieiras, Governador Mangabeira, Igrapiúna, Itanagra, Itapebi, Itororó, Jacaraci, Mairi, Mirante, Olindina, Sátiro Dias, Saubara, Tabocas do Brejo Velho e Ubaíra.
Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
No mesmo decreto, o governo estadual autorizou a retomada do transporte América Dourada, Boa Vista do Tupim, Itaguaçu da Bahia e Nilo Peçanha, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos da Covid-19.
Leia mais »

Mais onze cidades baianas terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (21) como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), conforme publicação no Diário Oficial desta quarta (20).
O governo da Bahia decidiu incluir na lista as cidades de América Dourada, Barro Preto, Caetité, Cocos, Condeúba, Itaguaçu da Bahia, Itiúba, Miguel Calmon, Paratinga, Riachão do Jacuípe e Saúde.
Nestas regiões, ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
O decreto também autoriza a retomada do transporte em Presidente Jânio Quadros, São Felipe e Serrolândia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos da doença.
Leia mais »