MENU

O governador Rui Costa (PT) decidiu estender por mais 15 dias a suspensão das aulas nas escolas públicas e a proibição do transporte intermunicipal em 171 cidades em que há avanço de casos do novo coronavírus.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (18), durante uma transmissão nas redes sociais do governador. A prorrogação será publicada em decreto na edição do Diário Oficial do Estado desta terça (17). As medidas restritivas para conter o avanço da pandemia foram adotadas desde o dia 18 de março.
“É necessário que possamos aguardar mais 15 dias pra fazer qualquer movimento ou qualquer análise mais mais consistente de retorno progressivo das atividades”, disse Rui Costa ao comunicar a extensão da quarentena. Segundo o governador, atualmente 90% dos casos de Covid-19 na Bahia estão concentrados em 11 municípios, dentre os quais a capital baiana.
“Nós estamos acompanhando a situação no estado da Bahia. Nós temos quase 90% dos casos concentrados em 11 municípios do estado. Assim como estamos acompanhando também a média dos últimos cinco dias de cada cidade, de cada região, para que as medidas sejam seletivas e direcionadas àquelas cidades que estão tendo crescimento acima da média estadual ou num ritmo muito acelerado”, afirmou.
Leia mais »

por Júnior Moreira Bordalo
Em nova atualização divulgada pela Sesab, a Bahia chegou a 8314 casos confirmados do novo coronavírus neste sábado (16), com 286 óbitos. Além disso, a região tem 2151 pessoas recuperadas. Sendo assim, ficam 5877 casos ativos.
Na Bahia, o primeiro caso foi confirmado em seis de março, nove dias após a confirmação do primeiro caso do Brasil, que ocorreu em 26 de fevereiro.
A partir de então, já foram confirmados laboratorialmente 7.426 (15,24%) casos e pelo critério clínico-epidemiológico 505 (1,04%), totalizando 8.314 (17,06%) casos, dentre o total de 48.738 notificados, com descarte de 10.864 (22,29%) casos por critério laboratorial. Permanecem em investigação epidemiológica 29.560 (60,65%) casos.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), foram avaliados pelos soteropolitanos em relação aos seus desempenhos gerais no segundo mandato. A informação em pesquisa divulgada neste sábado (16), promovida pelo DataPoder 360, em parceria com o jornal A Tarde e a Associação Comercial da Bahia.
Na capital, a avaliação positiva de Neto é de 79%; 15% considera regular sua gestão, enquanto 1% classifica como ruim ou péssima.
Rui, por sua vez, tem aprovação de 63% dos entrevistados na cidade. Há 28% que considera regular e 5% ruim/péssimo. No estado, a avaliação positiva do governador diminui para 59%, enquanto regular sobe para 34% e ruim ou péssima para 10%.

A partir de domingo (17), o transporte coletivo estará suspenso em Abaré, Banzaê, Bom Jesus da Lapa, Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição do Almeida, Cristópolis, Iaçu, Ibitiara, Igrapiúna, Ipecaetá, Mirangaba, Nova Ibiá, Piatã, Ponto Novo, Presidente Jânio Quadros, Saúde e Sento Sé.
Não serão permitidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16).
Leia mais »

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta quinta-feira (14), estado de calamidade pública em mais 11 municípios baianos, em decorrência da pandemia da Covid-19. Nenhum dos decretos legislativos em questão sofreu emendas.
Os municípios com estado de calamidade pública aprovados nesta sessão foram Capela do Alto Alegre, Carinhanha, Conceição da Feira, Cotegipe, Firmino Alves, Itabela, Morpará, Riachão das Neves, São Miguel das Matas, Saubara e Várzea Nova.
Com essas aprovações, 396 dos 417 municípios baianos já tiveram estado de calamidade pública aprovados pela AL-BA desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O governo da Bahia decidiu suspender o transporte intermunicipal em mais 13 cidades baianas: Cairu, Catu, Encruzilhada, Entre Rios, Itamaraju, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Ouriçangas, Prado, Quixabeira, Rodelas, Santaluz e Senhor do Bonfim.
A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (13) e começa a valer a partir de quinta (14). Também ficou estabelecida a retomada do transporte em Aracatu e Seabra, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
Leia mais »

Mais 19 cidades baianas ficarão com o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (13), segundo publicação no Diário Oficial publicado nesta terça (12). O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na população baiana.
São elas Amargosa, Anguera, Barrocas, Cachoeira, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Dom Basílio, Irará, Irecê, Itapicuru, Itapitanga, Luís Eduardo Magalhães, Manoel Vitorino, Potiraguá, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Santo Estevão, São Félix e Umburanas.
Sendo assim, ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Amélia Rodrigues, Barro Preto, Catu, Ibotirama, Itamari, Mucugê, Santaluz e São José da Vitória, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
Leia mais »

por Francis Juliano
A prefeitura de Paulo Afonso, na divisa com Sergipe e Alagoas, resolveu radicalizar no controle do novo coronavírus. É que um decreto do prefeito Luiz de Deus determinou uma multa de R$ 1 mil para quem não usar máscaras nos limites do município.
Em Paulo Afonso, o uso da proteção facial deve ocorrer nas vias públicas, em transportes coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços em geral. Luiz de Deus é um dos seis infectados pelo novo coronavírus na cidade. Quando testou positivo, chegou a fazer um pronunciamento.
A obrigatoriedade e a multa em caso de desobediência – dispostos no diário do município da última terça-feira (5) – valem enquanto durar o estado de emergência no município decretado em razão da pandemia, publicado em 16 de março passado.
De acordo com o último boletim da vigilância epidemiológica local, Paulo Afonso tem 8 casos de covid-19 em um total de 134 notificações. Há 24 registros suspeitos, 134 descartados, 5 em aguardo do resultado e 362 pessoas são monitoradas.

por Francis Juliano
Vão ficar sem transportes coletivo intermunicipal a partir desta quinta-feira (7) as cidades de Barra do Choça, no sudoeste; Conceição do Coité, na região sisaleira; Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e São Sebastião do Passé, no Recôncavo. A medida, publicada nesta quarta-feira (6), visa conter a disseminação do novo coronavírus no estado. O total de cidades sem transporte chegou a 114.
Entende-se como transporte coletivo intermunicipal os casos de: veículo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
No mesmo decreto, o governador Rui Costa liberou o transporte nos municípios de Coração de Maria, no Portal do Sertão; Cravolândia, no Vale do Jiquiriçá, e Mirante, no sudoeste. A justificativa é que nesses quatro municípios não houve registro de casos confirmados da covid-19 há pelo menos 14 dias, tempo considerado para recuperação de pacientes infectados pelo vírus.

Mais 21 cidades baianas terão transporte suspenso a partir de quarta-feira (6) e outras sete terão o sistema retomado, conforme publicação do Governo da Bahia no Diário Oficial desta terça-feira (5). As medidas visam combater o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
O transporte será suspenso em Abaíra, Governador Mangabeira, Ibirapitanga, Ituberá, Jussari, Jussiape, Nazaré, Nordestina, Nova Soure, Pau Brasil, Pilão Arcado, Pojuca, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, Saubara, Serra do Ramalho, Serrinha e Várzea Nova.
A restrição considera a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
Retomarão o transporte Capim Grosso, Floresta Azul, Gongogi, Irecê, Itabela, Itapebi e Rio do Pires, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos da Covid-19.
Leia mais »