Arquivos Bahia — Página 56 de 114 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Bahia — Página 56 de 114 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Entrada de pessoas e veículos em Alagoinhas será controlada

2 maio 2020 | 19:28

Segundo a prefeitura, apenas moradores e trabalhadores poderão entrar na cidade diante comprovação. Foto: Divulgação

A prefeitura de Alagoinhas determinou que, a partir desta segunda-feira (4), apenas moradores e pessoas que trabalham na cidade poderão ter acesso ao município. A medida foi anunciada na última sexta-feira (1) e pretende ajuda no combate da disseminação do novo coronavírus.

Para ter acesso a cidade, a prefeitura determinou que os moradores e trabalhadores apresentem comprovante de residência ou documento que comprove vínculo trabalhista da pessoa com o município.

Serão instaladas barreiras de fiscalização nas duas entradas da cidade, para controlar a entrada de pessoas na cidade. A barreiras serão sanitárias e profissionais irão medir a temperatura das pessoas e fazer avaliação do histórico de saúde.

A cidade de Alagoinhas tem oito casos confirmados da doença, sendo que cinco desses casos já são considerados curados. Das três pessoas que ainda estão contaminadas, uma pessoa está internada em Salvador e as outras duas estão em isolamento domiciliar na cidade.

Tags:

Funcionamento do SAC: 14 dos 21 postos no interior da Bahia vão prestar serviços essenciais

2 maio 2020 | 0:23

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O regime especial do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai expandir para mais sete unidades no interior do estado da Bahia durante o período de pandemia. Os postos do SAC Alagoinhas, Conquista I, Eunápolis, Feira II , Irecê, Porto Seguro e Teixeira de Freitas passarão a fazer atendimentos, seguindo as restrições durante a crise do coronavírus, a partir da próxima segunda-feira (04).

Solicitação de RG, CPF, Carteira de Habilitação e entrada no Seguro-Desemprego, considerados serviços essenciais, serão os serviços disponíveis nos postos. Para que o atendimento seja realizado, é preciso agendar o horário de atendimento através do site do SAC Digital. 

Para solicitações de documentos feitos no posto Conquista II, a assessoria da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) esclarece que as entregas serão feitas na unidade Conquista I. Os SACs Feira II e Senhor do Bonfim estão com horário especial, funcionando de 7h às 15h30, o primeiro, e de 9h às 13h, o segundo. O restante das unidades funciona em horário normal. 

Com a retomada dos serviços nesses postos, 14 dos 21 SACs do interior do estado estarão realizando atendimento. Os postos de Jacobina, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Barreiras, Guanambi, Brumado e Santo Antônio de Jesus também estão funcionando. Em Salvador, as unidades do Comércio, Pernambués, Cajazeiras e Pau da Lima estão atendendo também seguindo o regime especial.

Tags:

Detran-BA registra emissão de mais de 11 mil documentos de veículos pelo SAC Digital

30 abril 2020 | 15:16


Em tempos de isolamento social, o Detran-BA oferece a facilidade de baixar o CRLV-e no celular. Foto: Divulgação

Desde que foi implantado, na última segunda-feira (27), o serviço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) para a emissão online do documento do veículo registrou 11.242 operações no site do SAC Digital, até quarta-feira (29).

Em tempos de isolamento social, o Detran-BA oferece a facilidade ao cidadão de baixar o CRLV-e no celular e fazer uma cópia do documento, de forma simples, rápida e gratuita. O serviço está disponível no site e aplicativo SAC Digital (Android e iOS).

O CRLV eletrônico é obrigatório e tem validade em todo o país. Ele pode ser compartilhado por até cinco pessoas. A obrigatoriedade do documento será desconsiderada, se o agente de trânsito puder consultar a situação do veículo pela internet.

Tags:

PRF informa: chuva provoca dano em pista e trecho da BR-324 tem interdição total

30 abril 2020 | 10:30


Via Bahia já iniciou os serviços de limpeza e recuperação do pavimento na altura do quilômetro 589, trecho de Candeias. Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia informou nesta quinta-feira (30) que parte da BR-324 foi interditada para viabilizar a realização de reparos de danos provocados pela chuva.

A via, na altura do quilômetro 589 (sentido Salvador x Feira de Santana), trecho do município de Candeias, teve interdição total e a concessionária Via Bahia já iniciou os serviços de limpeza e recuperação do pavimento.

Até que seja restabelecido o tráfego no local, a PRF solicita aos usuários evitar transitarem na BR 324 e, somente em caso de extrema necessidade, deverão procurar vias de acesso alternativas, a fim de evitar transtornos na viagem e congestionamento das vias.

Um desvio provisório foi direcionado para o viaduto de acesso a Candeias localizado no Km 593 da rodovia. O usuário deve seguir até o Km 574 em direção ao viaduto de São Sebastião do Passé, acessando novamente a BR 324.

Em caso de emergência, a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.

Tags:

Governo antecipa pagamento de aposentados e pensionistas

29 abril 2020 | 7:51

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O governo do estado decidiu antecipar em um dia o pagamento de aposentados e pensionistas. Os cerca de 130 mil beneficiários já poderão retirar o pagamento nesta quarta-feira (29).

A decisão é uma tentativa de impedir formação de filas e aglomerações nos postos e agências bancárias. Servidores ativos, por outro lado, receberão seus salários na quinta-feira (30).

Ao todo, 280 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas, compõem a folha de pagamento do estado. A quantidade implica gasto de R$ 1,6 bilhão com pessoal.

Mais oito municípios têm transporte suspenso; total chega a 97

29 abril 2020 | 7:40


De acordo com publicação no Diário Oficial desta quarta (29), o sistema foi retomado em Abaíra, Itapé e Serrinha, municípios com 14 dias ou mais sem novas infecções. Foto: Divulgação

Mais oito municípios baianos tiveram o transporte suspenso, conforme publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (29): Aracatu, Dário Meira, Itatim, Jaguarari, Mata de São João, Santa Bárbara, São Felipe e Seabra. A medida vale a partir de quinta (30).

A determinação do Estado envolve qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto também autorizou a retomada do transporte em Abaíra, Itapé e Serrinha, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

No total, a Bahia possui 97 cidades com transporte suspenso. O objetivo é conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no estado.

Leia mais »

Rui anuncia que não haverá festa junina nas cidades baianas

28 abril 2020 | 21:54

“Não há perspectiva de que em junho a situação esteja normalizada”, justifica; Rui também prorrogou suspensão de aulas. Foto: Paula Fróes/Gov-BA

O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante o Papo Correria, na noite desta terça-feira (28), que não haverá festa junina em nenhum município baiano. O gestor avalia que, sendo maio um pico potencial da pandemia do novo coronavírus, não há expectativa de que em junho a situação esteja normalizada. Hoje, 92 cidades têm o vírus ativo.

“Eu asseguro oficialmente que nenhuma cidade baiana vai festejar o São João. É um momento em que o vírus ainda vai estar circulando em alguns municípios e não podemos colocar os outros em risco, então, não haverá festa junina”, reforça Rui Costa, ao lado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Fábio e Rui avaliam que embora a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) corresponda ao total de 4%. há previsão de que o estado precise de ao menos mil leitos de UTI no momento do pico da doença.

“E nós não temos mil leitos de UTI ainda. Não temos, porque os respiradores não chegaram. O número de casos é crescente, e enquanto a curva de curados for menor que a curva de confirmados, a situação não estará sob controle”, salienta o gestor.

Conforme Rui, o Estado realizou a compra de respiradores de fornecedores diferentes, mas, ainda segundo ele, nenhuma das aquisições chegou à Bahia. “Alguns estavam marcados para hoje e não chegaram. Alguns, tem prisão para a  próxima semana. Vamos aguardar”.

Aos internautas, Rui atualizou quanto à situação do pedido para a atuação dos médicos formados no exterior. “A expectativa é grande, vamos aguardar, amanhã, temos uma reunião com o ministro [da Saúde] e aguardamos a resposta”. Segundo ele, há um “estoque grande” de pessoas esperando aprovação no exame Revalida – o que torna um médico apto a atuar no país.

Aulas e reajuste de servidores
O governador também afirmou que ainda não há uma data definida para o retorno das atividades escolares da rede pública estadual – que segue suspensa por mais 15 dias, a partir de 3 de maio. De acordo com o gestor, a situação vai ser reavaliada no dia 18 de maio. “Até lá, tudo continua como está. O ano letivo, infelizmente, nós teremos que reorganizar”.

Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Rui disse que espera que o Ministério da Educação (MEC) reorganize o calendário. “Não é possível que vão manter as datas como se nada estivesse acontecendo”.

Em resposta a uma internauta, Rui Costa esclareceu ainda que não há qualquer expectativa de reajuste nos salários dos servidores estaduais. “O cenário de arrecadação dos estados é catastrófico. Não há o que falar de reajuste, é desnecessário falar disso porque tem governador que já não sabe como vai pagar o salário de maio. Não há no horizonte a possibilidade de reajuste para qualquer seguimento de servidores”.

Tags:

Bahia: maior número de localidades quilombolas no país

26 abril 2020 | 8:59

Em 2019, havia 1.046 áreas quilombolas em território baiano. Foto: Divulgação

Desde o Censo Demográfico de 1991, a pergunta sobre cor ou raça traz a opção de resposta “indígena”. O próximo Censo, em 2021, investigará pela primeira vez o pertencimento étnico-racial da população quilombola domiciliada em áreas pré-cadastradas pelo IBGE, o que permitirá a produção de estatísticas oficiais sobre a população quilombola.

O IBGE realiza o mapeamento das localidades indígenas e quilombolas a partir de quatro pressupostos fundamentais: 1. adoção dos limites dos territórios oficialmente delimitados pelos órgãos responsáveis; 2. identificação de agrupamentos de domicílios ocupados por indígenas e quilombolas, considerando-se o princípio da auto identificação; 3. identificação de outras localidades que não atendam aos critérios anteriores, mas que sejam ocupados por indígenas ou quilombolas; 4. consulta aos representantes dos indígenas e quilombolas em todas as etapas do processo.

Com 81,1% de sua população preta ou parda e o maior percentual de pessoas que se declaram pretas no Brasil (22,9% ou 1 em cada 5 habitantes), a Bahia é o estado com o maior número de localidades quilombolas, segundo as informações da Base Territorial Censitária do IBGE. Em 2019, havia 1.046 áreas quilombolas em território baiano, 17,5% das 5.972 contabilizadas em todo o país.

Leia mais »

Tags:

Uso de máscaras de proteção pode se tornar obrigatório por lei em toda Bahia

23 abril 2020 | 17:24

Os líderes das bancadas de governo e oposição, Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (DEM), já se manifestaram favoravelmente à proposta, indicando que ela também deve ser aprovada por unanimidade. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (24), a partir das 9 horas, os parlamentares voltarão a se reunir em nova sessão remota para votar o projeto apresentado pelos deputados Fabrício Falcão (PC do B) e Ivana Bastos (PSD) que torna obrigatório o uso de máscaras em toda a Bahia, como mais uma forma de prevenir o contágio pelo Covid-19. Os líderes das bancadas de governo e oposição, Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (DEM), já se manifestaram favoravelmente à proposta, indicando que ela também deve ser aprovada por unanimidade. 

Nelson Leal defendeu também a aprovação do projeto que torna obrigatório uso de máscaras em todo Estado. Em alguns municípios, a exemplo de Salvador, essa obrigatoriedade já é lei. Ele apresentou dados que mostram a importância do uso da máscara para quem tem necessidade de sair de casa e deixar o isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Se você tiver usando máscara, mas uma pessoa com coronavírus não, você tem 70% de chance de se infectar. Se for o inverso, essa chance cai para 5%. Agora se os dois estiverem com máscara o risco de contágio é de apenas 1,5%”, afirmou ele.

A deputada Fabíola Mansur (PSB) sugeriu que em vez de multa, quem for flagrado nas ruas sem máscara preste trabalho comunitário de duas horas em serviços relacionados ao combate ao coronavírus ou doe cestas básicas.

Dessa forma, acredita ela, será acentuado o caráter de conscientização da medida. Outro ponto estudado pelos relatores do projeto, os deputados Paulo Câmara (PSDB) e Vitor Bonfim (PL), será o prazo dado aos municípios para se adequarem a medida – uma estimativa é que seja dado oito dias.
O entendimento entre os poderes, governo e municípios foi apontado pelos deputados como fundamental para que a Bahia esteja lidando bem com a pandemia. 

Tags:

Estado suspende transporte intermunicipal em mais 7 cidades

23 abril 2020 | 7:50


Decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (23). Foto: Reprodução

As cidades de Acajutiba, Candeias, Cravolândia, Ibicaraí, Paulo Afonso, Rio Real e Serra Preta terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (24).

A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23) e é válida até 3 de maio.

Com a decisão, a Bahia passa a ter de 83 municípios com a restrição no transporte intermunicipal. A determinação considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Barra, Barra do Choça, Campo Formoso, Ibotirama e Santa Maria da Vitória, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados.

As outras cidades com transporte suspenso são: Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Araci, Aurelino Leal, Barro Preto, Belmonte, Brumado, Buerarema, Camacã, Camaçari, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gongogi, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itatim, Ituberá, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mirante, Morpará, Mucugê, Paramirim, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Tags: