Arquivos Notícias — Página 1206 de 1356 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Notícias — Página 1206 de 1356 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sábado, 27 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Desvio de verbas da Educação é alvo de operação da PF no Sul da Bahia

5 julho 2016 | 8:06

Prefeito, primeira-dama, secretária de Educação e procurador do município são suspeitos de desviar R$ 4,2 milhões do Fundeb. Foto: Divulgação

Prefeito, primeira-dama, secretária de Educação e procurador do município são suspeitos de desviar R$ 4,2 milhões do Fundeb. Foto: Divulgação

O desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) por parte de servidores da prefeitura de Itamari, no Sul da Bahia, está sendo alvo da segunda fase da Operação Nota Zero, da Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (5). Agentes da PF deflagraram a operação na cidade de Vitória da Conquista, a 228 km de Itamari, e instauraram o Inquérito Policial que vai apurar os crimes. De acordo com a Polícia Federal, o Ministério da Educação repassou R$ 4.217.603,07 em 2013 para o município em recursos do Fundeb, dinheiro que deveria custear as atividades da rede escolar municipal. “Contudo, verificou-se que não houve o cumprimento dos dias letivos mínimos estabelecidos pelo Ministério da Educação e documentos foram forjados para comprovar, falsamente, a execução de toda a carga horária”, diz a PF, em nota. Suspeitos de participação no esquema, o prefeito da cidade, Valter Andrade Junior, a primeira-dama, a secretária de Educação e o Procurador do município foram afastados das funções públicas e proibidos de acessar repartições públicas e municipais de Itamari.

Leia mais »

Tags:

Bahia: Ufba divulga lista de 2ª chamada do Sisu

5 julho 2016 | 7:38

Universidade ainda vai divulgar datas e locais de matrícula. Foto: Divulgação

Universidade ainda vai divulgar datas e locais de matrícula. Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou, no início da tarde desta segunda-feira, 4, a lista de candidatos classificados em 2ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também a lista de candidatos para compor o cadastro reserva. A relação de convocados e do cadastro reserva podem se consultadas no site da Ufba. Ainda de acordo com a instituição, os clasificados devem aguardar a divulgação da data, local e dos documentos necessários para a matrícula, em Edital de Matrícula que será divulgado na página de ingresso da Ufba.

Irmão do ex-goleiro Bruno acusa mais 2 pela morte de Eliza Samudio

5 julho 2016 | 0:26

Irmão do goleiro Bruno está preso sob acusação de estupro. Foto: Divulgação

Irmão do goleiro Bruno está preso sob acusação de estupro. Foto: Divulgação

Preso no Piauí sob acusação de estupro, o irmão do ex-goleiro Bruno, Rodrigo Fernandes, afirmou à Polícia Civil daquele Estado ter presenciado a morte e ocultação do cadáver de Eliza Samudio. Mãe de um filho de Bruno, a mulher desapareceu em 2010. Bruno foi condenado a 17 anos e meio de prisão pelos crimes, e o corpo de Eliza nunca foi encontrado. Além do goleiro, que está detido no presídio de Contagem (MG), outras sete pessoas foram presas pelos crimes contra Eliza. O irmão do goleiro está preso desde setembro de 2015 no presídio do município de Altos (PI), acusado de estupro. Ele já havia sido detido outras vezes por acusações semelhantes e já respondeu ou ainda responde a seis acusações de estupro. Em depoimento à Polícia Civil do Piauí, o irmão de Bruno afirmou que o corpo de Eliza foi ocultado em uma cidade de Minas, mas que só dará mais detalhes se for incluído em um programa de proteção de testemunhas. Ele também acusa mais duas pessoas de participar da morte de Eliza. O nome desses acusados ainda não foi divulgado.

Leia mais »

Tags:

Brumado: O tradicional São Pedro dos Olhos D’Água foi sucesso de público nos 3 dias de festa

4 julho 2016 | 20:50

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

A Praça Donatila Meira ficou pequena para a grande multidão que curtiu a edição 2016 do São Pedro do bairro dos Olhos D’Água. O evento superou todas as expectativas administração, consolidando de vez a grandiosidade da festa de São Pedro na cidade. Uma mega estrutura foi montada este ano para a realização dos 3 dias de festa, dando prioridade para os artistas da casa.  A cada ano que passa a prefeitura em parceria com associação de bairro vem empenhando na organização e na segurança da grande festa do São Pedro no bairro dos Olhos D` Água. O trabalho da Polícia Militar foi muito importante para garantir a tranquilidade e segurança aos moradores e visitantes, que vieram curtir a festa. E pela primeira vez, teve a participação do Conselho Tutelar em ação, fiscalizando a venda de bebidas alcoólicas a menores no circuito durante os 3 dias de festa. Pela grandeza do evento, Brumado entra de vez na rota do melhor São Pedro da região. Vejam as fotos do evento: São Pedro do Bairro dos Olhos D’Água“.

Tags:

Vitória da Conquista: Jovem médico cai de apartamento e morre na manhã desta segunda-feira (04)

4 julho 2016 | 15:56

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Clima é de muita comoção entre familiares e amigos com a morte do jovem médico, Henoch Vasconcelos Guimarães Filho, de apenas 32 anos, na manhã desta segunda-feira (04), em Vitória da Conquista. Segundo informações de testemunhas, o médico teria caído do seu apartamento do 7º andar, em um prédio de luxo na zona nobre no apartamento onde morava. A Polícia Civil já iniciou as investigações no sentido de determinar a causa da morte, já que no apartamento do mesmo foi encontrada a rede de proteção rasgada. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. O jovem médico trabalhava na cidade de Macarani na região de Itapetinga.

Juiz nega dano moral a aluno que teve celular tomado em sala de aula

4 julho 2016 | 14:03

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O juiz Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª Vara Cível e Criminal de Tobias Barreto, no interior do Sergipe, julgou improcedente um pedido de indenização que um aluno pleiteava contra o professor que tomou seu celular em sala de aula. De acordo com os autos, o educador tomou o celular do aluno, pois este estava ouvindo música com os fones de ouvido durante a aula. O estudante foi representado por sua mãe, que pleiteou reparação por danos morais diante do “sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional”. Na negativa, o juiz afirmou que “o professor é o indivíduo vocacionado a tirar outro indivíduo das trevas da ignorância, da escuridão, para as luzes do conhecimento, dignificando-o como pessoa que pensa e existe”. O magistrado se solidarizou com o professor e disse que “ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma”. Eliezer Siqueira ainda considerou que o aluno descumpriu uma norma do Conselho Municipal de Educação, que impede a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor. Ainda considerou que não houve abalo moral, já que o estudante não utiliza o celular para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade edificante. E declarou: “Julgar procedente esta demanda, é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os realitys shows, a ostentação, o ‘bullying intelectivo’, o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira”. Por fim, o juiz ainda faz uma homenagem ao professor. “No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro “HERÓI NACIONAL”, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu ‘múnus’ com altivez de caráter e senso sacerdotal: “o Professor.”

Tags:

Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Lava Jato

4 julho 2016 | 7:11

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (4) a 31ª fase da Operação da Lava Jato, batizada de ‘Abismo’. Policiais estão nas ruas desde a madrugada para cumprir mandados em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Foram expedidos 35 mandados judiciais, dos quais quatro são de prisão temporária, um de preventiva, 23 de busca e apreensão e sete de condução coercitiva. O ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, já preso pela Operação Custo Brasil, é um dos alvos do mando de prisão preventiva e outro de busca e apreensão.

Sudesb abre processo seletivo com 17 vagas para profissionais de níveis médio e superior

4 julho 2016 | 6:30

Foto: Divulgação

As inscrições acontecem no período de 11 a 15 de julho, no Estádio governador Roberto Santos/Pituaçu. Foto: Divulgação

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) está com processo seletivo aberto para preencher 17 vagas em cargos de níveis médio e superior. As inscrições acontecem no período de 11 a 15 de julho, no Estádio Governador Roberto Santos/ Pituaçu, localizado na Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador. As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Técnico de Nível Superior em Educação Física (3) e Direito (1) e Técnico de Nível Médio (13), que exigem disponibilidade para atuação em 40 horas semanais com salários de R$ 1.569,17 e R$ 2.729,78. A seleção vai ocorrer com Análise Curricular, cuja classificação será válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período.

Tags:

Professora é encontrada morta dentro de casa, em Riachão de Jacuípe

4 julho 2016 | 0:15

Foto: Reprodução / Facebook Ienata Rios

Foto: Reprodução / Facebook Ienata Rios

A professora de inglês Ienata Rios foi encontrada morta dentro de casa, em Riachão de Jacuípe, na tarde deste domingo (3). O crime aconteceu por volta das 13h30, no loteamento São José, que fica na área conhecida, como “Troca Tapa”, segundo informações do Correio*. O corpo da vítima foi encontrado nu com vestígios de facadas. “Há suspeita de que ela tenha sido violentada antes de ser morta, mas só uma perícia que poderá confirmar se houve violência sexual”, informou o delegado Sérgio Vasconcelos, titular da Delegacia de Polícia Civil da região, ao jornal. O local do crime foi isolado pela Polícia Militar para a realização da perícia. A causa do crime ainda não descoberta, mas moradores da região acreditam que o autor seja alguém próximo da vítima. “OI mais impressionante é que o portão da casa dela estava aberto, nada foi roubado, não tem marcas de arrombamento. Parece que quem matou era íntimo dela, porque esteve dentro da casa enquanto ela estava de toalha”, afirmou a jornalista Alana Adriele ao jornal. Ienata deixa um filho.