MENU
Polo nacional de disseminação do policiamento comunitário, a Bahia recebeu nesta semana policiais japoneses que, por cerca de um mês, realizaram visitas às Bases Comunitárias de Segurança (BCS) do estado. Um encontro realizado na manhã desta sexta-feira (29), no Comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), no Quartel dos Aflitos, em Salvador, encerrou a etapa de troca de experiências na área de segurança pública entre os dois países. Resultado de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica), a vinda da comitiva japonesa foi realizada com o intuito dos japoneses acompanharem e avaliarem o método Koban, criado naquele país e executado pela PM-BA por meio das BCS. Na opinião do superintendente de prevenção à violência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), Admar Fontes, a presença da comitiva japonesa no estado amplia a responsabilidade e credencia a execução do programa Pacto pela Vida. “Eles ficaram dois dias na Base de Vitória da Conquista, dois dias na de Feira de Santana e duas semanas no Bairro da Paz. Eles fizeram muitos elogios. Isso nos deixa muito contentes e deixa a Polícia Militar em evidência”, afirma o superintendente.
A Polícia Militar apreendeu duas armas de fogo e explosivos que seriam usados em ataques a bancos no interior do estado. O material foi encontrado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, durante operação da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT), em Itinga, nesta quinta-feira (28). De acordo com o Correio, a ronda foi iniciada na localidade de Vida Nova, quando agentes da CIPT abordaram Lucas da Conceição Silva, de 20 anos, no bairro de Portão, após tentativa de fuga. Com o suspeito foram encontradas quatro dinamites de alta capacidade destrutiva e, segundo a polícia informou, seriam utilizadas para explodir caixas de bancos no interior. Também foram encontrados com Lucas duas espingardas calibre 12, munições para armamento, 500 “pinos” para acondicionamento de cocaína e quatro máscaras. O rapaz e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Portão.
Após pronunciamentos de alguns vereadores na tribuna da câmara de vereadores de Brumado nesta segunda-feira (25), contra a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Vários Agentes sentiram ofendidos com as críticas de um vereador, achando que o parlamentar estejam jogando a população contra eles, pondo em risco a integridade física e moral no exercício de suas funções. O vereador Weliton Lopes em sua fala disse: “essa indústria de multas tem que acabar e vamos fazer de tudo para que isso aconteça, pois a nossa população não pode mais ficar sofrendo essa desonra, com um órgão que só sabe multar, ao invés de educar. Querem mudar a cultura de nossa cidade da noite para o dia, mas não iremos permitir que isso continue”. Um dos agentes informou que entrou com uma representação por danos morais no Juizado de Pequenas Causas, nesta sexta-feira (29) contra o vereador Weliton Lopes, por sentir humilhado. Os outros vereadores que usaram a tribuna para criticar as ações dos agentes e o SMTT, estão sendo analisados pelos advogados dos agentes. Os servidores disseram que se sentiram ofendidos e descaracterizados no exercício da função, com a fala dos parlamentares, por isso tomaram essa atitude. O agente Jansen Ricardo disse que há quatro anos vem trabalhando na forma da lei, cumprindo a determinação da lei 9.503 que estabelece o código nacional de trânsito. “Somos pais de famílias que vem exercendo com dignidade nossa árdua função, debaixo de sol e de chuva”, disse. Ricardo falou ainda, que todo um trabalho de conscientização no trânsito é feito todos os dias aos condutores, mais mesmo assim, muitos desrespeitam de forma até agressiva a aplicação da lei de trânsito no município, e depois dos pronunciamentos dos vereadores a situação piorou muito. Alguns blogs também serão acionados pela justiça através dos agentes.
Câmeras de segurança em um posto de combustível de João Pessoa flagraram um assalto a uma loja de conveniências em que o assaltante cometeu o crime montado em um cavalo. Segundo o G1, o caso aconteceu na última terça-feira (26) e as imagens foram divulgadas nesta quinta (28). O homem entrou no estabelecimento com o animal, que esbarrou em prateleiras com mercadorias. O criminoso puxa dinheiro do bolso da camisa de um funcionário e ainda pede para a vítima entregar mais. Logo em seguida, ele e o cavalo se assustam e correm para fora da loja de conveniência. Nenhum suspeito foi encontrado pela polícia. Se a moda pega, estaremos voltando aos tempos do velho oeste.
A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próximo sábado, dia 30/04, das 07:30h às 13:30h, em parte do Centro de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av Cassemiro Pinheiro Azevedo, Rua Antonio C Magalhães, Rua Aureliano Carvalho, Rua Aymorés, Rua Dr Altamirando Leite, Rua Joaquim Leite Abrantes, Rua Joaquim Oliveira Nunes, Rua Martiniano Virgílio Meira, Rua Pedro Alcântara, Rua Rosinha, Rua São José, Rua Teodora da Silva Leite e Tav. dos Bandeirantes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
Em homenagem a semana da pátria, e o dia do índio, a Escola Nossa Senhora de Fátima realizou em seu auditório nos dias 26 e 27 uma palestra show, com o índio da Amazônia Amka Native. O multi-instrumentista Native que vem se apresentado em várias cidades do Brasil e do mundo, em faculdades, escolas, teatros e principalmente em praças públicas, onde o artista vende ao público sua produção musical. Transcendendo a fronteira do universo musical, Native viaja pelo mundo buscando na música o verdadeiro sentido da vida, através do seu jeito simples de sentir a natureza, criando um repertório eclético que vai do nativo indígena de sua etnia, passando por temas de filmes conhecidos como: ‘O Último Moicano’, ‘Titanic’ e outros. Em seus CDs e DVDs o artista, desfila tocando com maestria seus instrumentos de confecção primitiva, vários sucessos nacionais, internacionais sertanejos, gospel e músicas nativas de seu povo. E foi assim que Amka Native, através de sua música encantou os alunos e educadores da ENSF, nos dois dias de encantamento e beleza musical.
Com capacidade para 529 internos, as obras da unidade prisional do município de Brumado, no sudoeste do estado, estão 52% concluídas. O investimento do Governo do Estado na construção do presídio é de R$ 22 milhões e a previsão de finalização dos serviços é em julho desse ano. A unidade está sendo construída próxima à cimenteira Cimpor, na estrada Brumado-Maracás, KM 6,4. O presídio de Brumado é o único que ainda está em construção das 11 novas unidades prisionais que o Governo do Estado implantou na Bahia nos seguintes municípios: Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Brumado, Paulo Afonso e Juazeiro. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, o presídio de Brumado vai promover a ressocialização e oferecer aos internos uma capacitação profissional para que eles estejam aptos ao mercado de trabalho quando forem liberados. “No Brasil, é alta a reincidência de quem cumpre pena. De cada 100 presos, 75 retornam à prisão após serem soltos. Para diminuir essa estatística, é importante ofertar cursos de capacitação aos internos, assim eles terão condições de se desvincular do crime quando retornar ao convívio em sociedade”.
Um grupo de senadores entregou nesta quinta-feira (28) à presidente Dilma Rousseff uma carta na qual solicitam que ela aceite encerrar seu governo mais cedo e apoie uma proposta de emenda constitucional para realização de novas eleições já em outubro. A proposta é por novas eleições para mandato tampão de dois anos ou uma proposta de plebiscito sobre fim do governo, que viabilize novas eleições para driblar a impossibilidade constitucional. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro com os autores da PEC, solicitou que entregassem a carta, na qual apelam para um gesto de “grandez e coragem” da presidente. O documento foi entregue ao chefe de gabinete, Jaques Wagner, pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A carta tem assinaturas de senadores do PMDB, PSB, Rede, PDT, PSD, PCdoB e PT. O assunto já foi tema de conversas entre Dilma, Wagner e Lula. “A gravidade do momento porque passa a Nação brasileira só será superada com atos de grandeza e coragem de nossas lideranças e nossas instituições políticas”, diz o texto da carta, completando que a crise não se resolverá com o impeachment. “Apelamos em favor de uma saída altiva de apoio a uma saída da crise pelo voto popular”, pedem os senadores, invocando ainda que Dilma “se coloque a disposição do povo brasileiro”. O presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) é contra. “Sempre defendi eleições pelas vias constitucionais. A não ser que o TSE tome a decisão pela impugnação da chapa de Dilma e Temer, não há hoje caminho constitucional que leve a novas eleições antes de 2018”, disse.
Um projeto de lei que torna obrigatório o uso de farol baixo durante o dia em estradas foi aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (27). O projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, já tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados e segue agora para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Pelo projeto, o descumprimento da norma será considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação. “Trata-se da imposição de um procedimento bastante simples e de baixo custo que poderá aumentar a segurança nas estradas e assim contribuir para a redução da ocorrência de acidentes frontais nas rodovias e, consequentemente, salvar inúmeras vidas”, argumentou o relator José Medeiros (PSD-MT).
Na noite desta quarta-feira (27), a academia Power Gym inaugurou com um coquetel para os seus clientes e convidados, o seu Espaço Vida Saudável, com apresentação e degustação dos produtos Herbalife, onde os nutricionistas Wemerson Barbosa Ribeiro, Larissa Diniz e o consultor Paulo Argolo, estará acompanhando os atletas e clientes de segunda a sábado das 6h ás 10 e das 17 ás 22h. No novo ambiente que foi inaugurado haverá venda e degustação dos produtos da Herbalife. Para maior conforto e comodidade de seus clientes, a Power Gym irá disponibilizar um profissional qualificado na área, para avaliação dos amantes da vida saudável totalmente grátis. Venha logo fazer a sua avaliação corporal, massa muscular e gordura visceral. Qualidade de vida se conquista com determinação e saúde.