MENU

As chances de a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, vencer o ex-presidente Donald Trump nas eleições de novembro cresceram bastante. As apostas em bolsas ilustram a confiança dos americanos na candidata.
Harris lidera as apostas com cinco pontos de vantagem em relação a Trump (51% vs. 46%), na plataforma PolyMarket. Essa é a primeira vez que um candidato democrata abre vantagem considerável desde o início do levantamento, em março.
Antes disso, o nível mais próximo de competição alcançado foi um cenário dividido entre o atual presidente Joe Biden (45%) e Trump (44%), no final de abril. Na Polymarket, as apostas são feitas usando criptomoedas, mercado do qual Trump tenta se aproximar desde o início de sua campanha, com aceno principalmente para investidores de bitcoins.
Nela, o republicano chegou a liderar as apostas com probabilidade de vitória de 72% em 16 de julho, contra apenas 23% de uma vitória Biden-Harris, na esteira do atentado em comício na Pensilvânia e do desempenho fraco do atual presidente em debate.
Contudo, a probabilidade de uma vitória de Harris tem disparado nas últimas semanas de modo generalizado, desde a desistência do atual presidente Joe Biden à reeleição. Na plataforma PredictIt, outra bolsa de apostas do mercado, a democrata já lidera contra Trump desde 31 de julho e ampliou vantagem na última semana.

A partir da próxima sexta-feira (16) estão liberadas as propagandas para as eleições municipais de outubro, no que deve ser o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de inteligência artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real. As propagandas vão até o dia 30 de setembro.
Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral.
Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA deve ser alertado ao ouvinte antes da propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem uma marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer o alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA.
Leia mais »

Entre comemorações, conquistas inesperadas e decepções, o Brasil encerra sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024 com um total de 20 medalhas: 3 de ouro, 7 de prata e 10 de bronze.
Esses números ficam abaixo das últimas edições em termos de medalhas de ouro. Nas Olimpíadas de Tóquio e Rio de Janeiro, o Brasil alcançou seu recorde, conquistando 7 ouros em cada edição.
Anteriormente, o recorde era de Atenas 2004, quando a delegação brasileira garantiu 5 medalhas de ouro. Em outras edições, os números foram mais modestos, com no máximo 3 ouros.
Leia mais »

O Brasil foi derrotado por 1 a 0 pelos Estados Unidos na tarde deste sábado (10) no estádio Parc des Princes, garantindo a medalha de prata no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris. O gol decisivo foi marcado por Swanson no segundo tempo, conquistando a quinta medalha de ouro para os EUA na história da competição. Para as brasileiras, este é o terceiro vice-campeonato, repetindo os feitos de 2004 e 2008.
Os Estados Unidos, rivais históricos e algozes nas finais de 2004 e 2008, foram novamente os adversários na decisão. O jogo, realizado no Parque dos Príncipes, terminou com a vitória dos norte-americanos.
Após uma fase de grupos complicada, na qual a seleção venceu por um placar apertado a Nigéria e sofreu derrotas contra Japão e Espanha, a equipe superou duas favoritas de forma convincente. Nas quartas de final, conquistou sua primeira vitória histórica sobre a França, anfitriã do torneio, e nas semifinais vingou a derrota na fase de grupos ao golear a atual campeã mundial, a Espanha, por 4 a 2.

Na manhã de hoje, Fabrício Abrantes se destacou como o primeiro candidato a registrar oficialmente sua candidatura à Prefeitura de Brumado. O documento já foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), marcando o início de uma jornada comprometida com a transformação do município.
A chapa composta por Fabrício Abrantes como candidato a prefeito e Dr. Marlucinho Abreu como vice-prefeito foi homologada no último domingo, 3 de agosto, durante a convenção partidária realizada na Câmara de Vereadores de Brumado. A coligação, intitulada “A Mudança que Brumado Quer”, foi a primeira a formalizar sua candidatura e reúne um conjunto de partidos alinhados em prol de um projeto de desenvolvimento e progresso para a cidade.
A coligação “A Mudança que Brumado Quer” reflete a união de forças em torno de um propósito comum: oferecer soluções reais para os desafios de Brumado. A aliança partidária reafirma o compromisso de Fabrício e Dr. Marlucinho com a população, garantindo que cada proposta seja voltada para o fortalecimento da infraestrutura, educação, saúde, e a geração de emprego.
Leia mais »

Na final desta sexta-feira (9), as brasileiras derrotaram as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1 no vôlei de praia feminino, com parciais de 26/24, 12/21 e 15/10.
Duda e Ana Patrícia chegaram à decisão sem perder nenhuma partida e com apenas um set perdido, que ocorreu na semifinal contra a dupla australiana Mariafe e Clancy.
Desde a fase de grupos até as quartas de final, a dupla brasileira venceu todos os jogos por 2 a 0. Nas quartas, superaram Tina e Anastasija, da Letônia, e nas oitavas, venceram as japonesas Akiko e Ishii.
Durante a fase de grupos, as brasileiras venceram as italianas Gottardi e Menegatti, as espanholas Liliana e Paula, e as egípcias Marwa e Elghobashy.

por Alexandre Santos
O baiano Isaquias Queiroz disse ter sentido uma sensação de “alívio” e tirado um “peso das costas” ao conquistar nesta sexta-feira (09) amedalha de prata na final de canoagem de C1 1000m nos Jogos Olímpicos de Paris.
“É uma sensação de alívio, felicidade, muita felicidade. Todos vocês sabem que 2023 não foi um ano fácil para mim. Foi um ano muito especial para mim, foi o ano que eu percebi o que não é ser campeão mundial, não ser um super atleta, ser um ser humano com problemas mentais, pessoais, físicos, e tive a oportunidade de sentir essa sensação e tive a oportunidade de remontar, de poder chegar aqui, ser campeão olímpico para mim. O Lauro teve de se virar nos 30 para poder fazer eu andar.
Cheguei na seleção em abril e tive que correr muito para chegar em forma até aqui. Não é fácil ficar fora do pódio, o Jacky merecia”, disse ele à TV Globo.
Leia mais »

A região em que estava o avião da Voepass Linhas Aéreas que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo (SP) tinha alerta para a formação de gelo severo, exatamente no nível em que a aeronave estava no momento em que perdeu contato com o radar. De acordo com informações do Flightradar24, a aeronave estava a 17 mil pés pouco antes do acidente.
Informações da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica mostram avisos sobre o fenômeno a partir das 8h30 até ao menos as 20h20 desta sexta para as altitudes entre 12 mil e 21 mil pés.
Maurício Franklin Pontes, gestor de crise da C5I Crises Consulting e investigador de acidentes aeronáuticos, afirma que o alerta não pode ser considerado um fator contribuinte para o acidente de forma prematura. Ela diz que as aeronaves comerciais têm sistemas de degelo nos motores e nas asas.
“Por si, esse reporte não deve ser considerado prematuramente uma evidência. Ainda que possa haver alguma contribuição meteorológica, existem alternativas mecânicas e operacionais para mitigação de condições adversas”, afirmou ele.
Nas primeiras horas após o acidente, especialistas em aviação ouvidos pela Folha levantaram duas hipóteses principais para o caso com base nos primeiros detalhes, ressaltando que é cedo para determinar as causas.

Após conceder acesso remoto do próprio celular a uma quadrilha especializada em aplicar golpes, uma idosa de 71 anos teve um prejuízo de mais de R$ 207 mil. O caso aconteceu no Distrito Federal. A identidade dos suspeitos não foi revelada.
A mulher foi contatada por telefone por criminosos que se passaram por funcionários da Central de Segurança do seu banco. Utilizando técnicas fraudulentas, os golpistas induziram a idosa a fornecer acesso remoto ao seu celular, permitindo a realização de diversas transações bancárias. A idosa não conseguiu o estorno dos valores pelo banco, uma vez que concedeu acesso.
De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e realizados sete bloqueios de contas bancárias em Goiânia e cidades vizinhas. A investigação conseguiu identificar os líderes responsáveis pelo golpe, bem como terceiros que emprestaram suas contas bancárias para receber os valores desviados.
A polícia não descarta a possibilidade de identificação de outros golpes praticados pelo mesmo grupo. Os criminosos irão responder pelos crimes de associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro com penas que somam mais de 15 anos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou ofícios para as empresas Google e Apple na terça-feira (06) e solicitou que elas aumentem a segurança dos usuários que acessam aplicativos de e-mail pelo celular. Uma das indicações é a inclusão de senhas adicionais e biometria (como impressão digital e Face ID). A pasta quer reforçar os processos de cooperação com as big techs.
“Um dos focos prioritários do Ministério é a proteção do cidadão que tem no telefone móvel uma extensão de sua vida particular, financeira e social. Hoje, a primeira ação de um assaltante após o roubo é tentar encaminhar ao e-mail da vítima um link de recuperação das senhas dos aplicativos bancários. Aí há uma lacuna de proteção, já que o e-mail não pede senha adicional ou biometria, como os aplicativos financeiros”, explica Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do ministério.
Leia mais »