Arquivos Notícias — Página 83 de 1355 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Notícias — Página 83 de 1355 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: Guilherme Bonfim denuncia superfaturamento em contratos emergenciais da prefeitura

12 fevereiro 2025 | 0:54

Foto: Reprodução

Na última semana, a Prefeitura Municipal de Brumado publicoucontratos emergenciais que somam o valor de R$ 20.072.562,44.. O advogado e ex-candidato a prefeito da cidade, Guilherme Bonfim (PT), fez graves denúncias de superfaturamento nos contratos. Bonfim disse que os contratos são exorbitantes e estão bem acima da média dos valores praticados pela prefeitura na gestão passada.

“Serve pra confirmar o que falamos lá atrás sobre que o decreto de calamidade administrativa era cortina de fumaça para corrupção. Tudo foi majorado de forma desproporcional”, alegou. O advogado citou que o serviço de coleta de lixo teve o valor dobrado e que o dono da empresa responsável foi o principal cabo eleitoral do prefeito Fabrício Abrantes (Avante) durante a campanha.

“É o lixo mais caro da Bahia hoje. Como se explica isso? Não tá cheirando bem”, opinou. Além disso, conforme pontuou, antes, o serviço de alimentação era prestado por uma empresa da cidade e, agora, por uma empresa de fora e com os preços superfaturados. “É um valor absurdo”, apontou. Para Guilherme, a atual gestão está “passando a mão no dinheiro público”.

“Não existe calamidade financeira nenhuma porque, na casa de todo mundo, quando a conta aperta e entramos no vermelho, a gente reduz e renegocia os preços para pagar menos. Brumado é a única cidade que teve um decreto de calamidade pública e está pagando a mais pelos mesmos serviços praticados anteriormente.

Tem coisa muito errada aí. O nome disso é passar a mão no dinheiro público”, disparou. O ex-candidato a prefeito adiantou que irá procurar o Ministério Público Federal (MPF) para denunciar os contratos superfaturados. Caso comprovadas as denúncias, o gestor pode responder por ato de improbidade administrativa.

‘Quando terminar meu mandato, vocês vão dizer: Lulinha, fica’, diz presidente

12 fevereiro 2025 | 0:30

Declaração foi dada nesta terça-feira (11), em Brasília, durante encontro com novos prefeitos. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, ao término de seu mandato, em 2026, os gestores municipais vão pedir sua permanência. A declaração do petista ocorreu nesta terça-feira (11), durante a abertura do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

“Estejam certos, não precisa ninguém falar, eu sou muito humilde, mas eu duvido que, na história desse país, teve um presidente que já cuidou desses prefeitos como eu já cuidei. Quando eu terminar o meu mandato, vocês vão dizer: ‘Lulinha, fica’, porque nós precisamos de um presidente que goste de nós”, declarou.

No evento, o presidente ainda ressaltou a importância da cooperação entre o governo federal e os municípios, destacando que o progresso de um depende do outro.

Leia mais »

Tags:

Ivana Bastos toma posse como presidente em exercício da ALBA

12 fevereiro 2025 | 0:20

Eleita 1ª vice-presidente, a pessedista assume o posto de Adolfo Menezes, afastado provisoriamente pelo STF. Foto: Vaner Casaes/Alba

Em razão do afatamento do presidente Adolfo Menezes, determinado em caráter liminar pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada Ivana Bastos (PSD), 1ª vice-presidente eleita no último dia 3 de fevereiro, tomou posse na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na noite desta terça-feira (11).

Em comunicado oficial, a deputada estadual, que é a primeira mulher a assumir a presidência da Albaa, prestou solidariedade a Adolfo Menezes e chamou a responsabilidade para o comando da Casa.

Nota oficial:

“Em razão da decisão judicial que determinou o afastamento do presidente Adolfo Menezes, assumo a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia com responsabilidade e compromisso. Quero ressaltar que esse afastamento está sub judice e, portanto, vamos aguardar com tranquilidade o rito processual.

Leia mais »

Tags:

Brumado: Secretaria de Educação abre 80 vagas para monitores escolares

11 fevereiro 2025 | 11:14

Foto: Divulgação/WhatsApp

A prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação anunciou na última sexta-feira (07/02), a autorização para a realização do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, destinado à contratação temporária de monitores escolares para atender alunos com necessidades especiais (PCDs) na rede municipal de ensino. Ao todo, serão ofertadas 80 vagas, com possibilidade de cadastro reserva.

A medida considera um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município de Brumado, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual, que permite a contratação temporária por meio de processos seletivos simplificados quando houver comprovação da necessidade temporária do serviço.

Além disso, a Procuradoria Geral do Município emitiu um parecer favorável à abertura do certame. Os candidatos selecionados atuarão no turno matutino, com cargas horárias diferenciadas: 20 vagas para jornada de 20 horas semanais; 30 vagas para jornada de 30 horas semanais; 30 vagas para jornada de 40 horas semanais. O edital com todas as informações sobre requisitos, inscrições, prazos e etapas do processo seletivo será divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Educação.

Ivana Bastos será a primeira mulher a assumir presidência da Alba

11 fevereiro 2025 | 0:33

Deputada estadual pela quarta vez, Ivana Bastos comandará o Legislativo baiano pela primeira vez. Foto: Sandra Travassos/ AL-BA

por Matheus Morais

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo afastamento imediato do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes, do cargo, a primeira vice-presidente, Ivana Bastos (PSD), assumirá o comando da Casa.

Deputada estadual pela quarta vez, Ivana Bastos comandará o Legislativo baiano pela primeira vez. Também será a primeira vez que a Casa será presidida por uma mulher.

Ela chegou à primeira vice-presidência da Alba após uma articulação do seu partido. Caso Adolfo fosse afastado (o que acabou acontecendo) a presidência da Casa permaneceria com o PSD, partido dirigido na Bahia pelo senador Otto Alencar.

Ivana Bastos foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), no biênio 2019-2020; segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e coordenadora do PSD Mulher na Bahia.

Luciano Hang critica Bolsonaro e diz que ex-presidente só pensa em si próprio e na família

11 fevereiro 2025 | 0:26

Um dos principais apoiadores públicos do ex-presidente, Véio da Havan tem se queixado em conversas reservadas. Foto: Reprodução/Facebook

O empresário Luciano Hang, um dos principais apoiadores públicos de Bolsonaro, afirmou que o ex-presidente só tem pensado em si próprio e em seus familiares, deixando aliados relevantes em segundo plano. A queixa em tom de desabafo vem sendo feita em conversas reservadas, segundo o colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.

Para o Véio da Havan, como também é conhecido, o exemplo disso seria a escolha de um dos filhos para disputar a Presidência — atualmente inelegível, Bolsonaro estuda lançar Eduardo ou Flávio em 2026.

Leia mais »

Professores da rede estadual receberão piso salarial de R$ 4,8 mil, anuncia Jerônimo

11 fevereiro 2025 | 0:20

“A Bahia cumpre o piso nacional de professores”, afirmou o governador. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou mais novidades da sua gestão e ao lado da secretária da Educação, Rowenna Brito, para anunciar o pagamento do piso nacional dos professores, no valor de R$ 4.877, 78.

“Estou anunciando aqui a adoção e o reconhecimento ao piso nacional dos professores. Então, professores, quero agradecer a APLB, e estamos aqui cumprindo. A Bahia cumpre o piso nacional de professores”, anunciou o gestor.

A secretária da Educação completou: “Estamos finalizando os últimos ajustes para protocolar o projeto na Assembleia. Ajustando com os sindicatos, os sindicatos vai fazer as assembleias e apresentar para os professores para a gente protocolar na Assembleia”. Ainda não há data definida.

Leia mais »

Tags:

PF destrói minas subterrâneas de garimpo ilegal no Amazonas

10 fevereiro 2025 | 6:03

Mais de 50 trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão. Foto: Polícia Federal

por Alexandre Santos

A Polícia Federal destruiu com explosivos quatro minas subterrâneas de garimpo ilegal. Na ação, os agentes também resgataram trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão e de perigo.

Batizada de Mineração Obscura 2, a operação ocorreu entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, em Maués (AM), e contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com a PF, a ação é um desdobramento da Operação Déjà Vu, realizada na região com registro de práticas semelhantes.

A investigação no interior do Amazonas teve início a partir de denúncias de exploração de mão-de-obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro. Este composto químico é tóxico e, em caso de exposição, pode causar a morte da pessoa contaminada. No local, ainda foi encontrado mercúrio. O metal é usado na mineração para separar o ouro do solo.

Leia mais »

Tags:

Barreiras: Funcionário é preso após ser flagrado furtando merenda escolar

10 fevereiro 2025 | 0:16

Servidor terceirizado repassaria itens subtraídos para um supermercado da cidade. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Um servidor terceirizado da Prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, foi preso em flagrante no sábado (08), sob suspeita de furtar itens que compõem a merenda escolar da rede municipal de ensino. O homem trabalhava como controlador de acesso ao depósito. O nome dele não foi divulgado.

O homem foi preso em flagrante durante uma conduta de vigilância, por meio de uma câmera de segurança. Segundo a prefeitura, o funcionário repassaria os produtos subtraídos para um mercado da cidade.

Responsável pelo servidor, a empresa Linkar informou ter registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil e se comprometeu a ressarcir à gestão estadual pelos prejuízos resultantes da conduta do servidor.

A Prefeitura de Barreiras afirma que vai instaurar um processo administrativo para apurar os fatos.

Datena se revolta e deixa o SBT após ser impedido de cobrir queda de avião

9 fevereiro 2025 | 0:19

O apresentador também teria se recusado a dividir o camarim com outra pessoa. Foto: Reprodução/Band TV

José Luiz Datena e o comandante Hamilton, foram chamados com urgência pelo SBT para cobrir a queda de um avião, ocorrida na manhã de hoje, na Avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo. Ambos estavam prontos para entrar no ar, mas algo inesperado aconteceu. As informações são do Portal Leo Dias.

Após a comunicação com a redação, a dupla foi informada de que a cobertura só começaria às 11h, pois Marcão do Povo, que apresentava o “Primeiro Impacto”, não queria deixar o estúdio.

A situação gerou um grande desconforto. Datena, que possui comorbidades e não queria esperar até o final da manhã, também recusou dividir o camarim com outra pessoa. Visivelmente frustrado e nervoso, ele decidiu sair dos estúdios da Anhanguera, prometendo retornar à tarde para seu programa – “se ainda o quiserem”.

O SBT, procurado pela reportagem do portal Leo Dias, explicou que o combinado era que Datena assumisse a apresentação às 11h, no lugar de Dani Brandi, que foi até o local do acidente. A emissora também destacou que Marcão do Povo não tinha conhecimento das decisões tomadas nos bastidores.

Tags: