Arquivos Notícias — Página 84 de 1355 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Notícias — Página 84 de 1355 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

‘Ainda Estou Aqui’ vence prêmio Goya de Melhor Filme íbero-americano

9 fevereiro 2025 | 0:07

Este é o principal troféu da indústria cinematográfica da Espanha. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, conquistou o prêmio Goya de Melhor Filme Íbero-Americano, no sábado (08), durante a cerimônia de premiação do cinema espanhol. Este é o principal troféu da indústria cinematográfica da Espanha.

O filme competia com outros quatro títulos, “Agárrame fuerte” (Uruguai), “El jockey” (Argentina), “No lugar da outra” (Chile) e “Memórias de um corpo que arde”(Costa Rica), levou a melhor, sendo reconhecido por sua narrativa intensa e reflexiva sobre a ditadura militar no Brasil.

“Ainda Estou Aqui” conta a história real de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, uma advogada e ativista que passou 40 anos em busca da verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. Rubens, ex-deputado federal, foi morto durante o período da ditadura militar brasileira.

A atuação de Fernanda Torres no papel principal foi amplamente elogiada, e, em janeiro, a atriz recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. O filme também está concorrendo a três categorias no Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres. A cerimônia de premiação do Oscar ocorrerá no dia 2 de março.

Tags:

Concurso do MPU estão com as inscrições abertas até 27 de fevereiro

9 fevereiro 2025 | 0:01

São 172 vagas para os cargos de técnico e analista. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

As inscrições para o concurso público do Ministério Público da União (MPU) estão abertas até o dia 27 de fevereiro, às 16h no horário de Brasília. Serão 172 vagas para os cargos de técnico e analista, com remuneração inicial de R$ 8.529,65 e R$ 13.994,78, respectivamente.

Do total de vagas, 10% serão reservadas para candidatos indígenas, quilombolas, ciganos e de povos/comunidades tradicionais. E para os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) serão reservadas 20% das vagas do processo seletivo.

Os interessados devem fazer a inscrição no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo concurso. A taxa de inscrição para o cargo de analista é de R$ 120 e de técnico é de R$ 95, cuja Guia de Recolhimento da União (GRU) será gerada após o envio do requerimento de inscrição e deve ser paga em qualquer banco ou por meio eletrônico até 28 de fevereiro.

Somente podem pedir a isenção do pagamento, os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e os doadores de medula óssea, com a apresentação do cartão de doador voluntário de medula óssea (Redome).

As provas objetiva e discursiva para todos os cargos de analista e técnico serão realizadas em 4 de maio. Os candidatos às vagas de analista farão as provas de 8h às 12h30. Enquanto para os demais cargos, serão aplicadas de 15h às 19h30.

Tags:

Maracás: Acidente entre moto e picape mata duas pessoas e deixa 7 feridas no sudoeste da Bahia

8 fevereiro 2025 | 15:39

Batida aconteceu na noite desta sexta-feira (07). Foto: Marcos Frahm

Duas pessoas morreram e outras sete ficaram feridas num acidente entre uma moto e uma picape na noite desta sexta-feira (07). A batida aconteceu na BA-250, no trecho próximo a Maracás, no sudoeste do estado.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a picape colidiu frontalmente com a moto, esta vinha na contramão, por volta das 20h, no trecho de acesso à cidade. Os mortos foram identificados como Roque Gomes dos Santos, de 41 anos, e Rosilda Souza de Oliveira, de 49 anos. Ambos moravam em Maracás.

O homem conduzia a motocicleta e morreu no local. Segundo apuração da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região, a mulher estava na picape, chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal Álvaro Bezerra, em Maracás, mas não resistiu aos ferimentos.

As demais vítimas, que estavam dentro do veículo, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um dos feridos está internado em estado grave no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié. As outras seis pessoas sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital de Maracás.

Tags:

Brumado: Pregões eletrônicos para a alimentação e do transporte escolar são suspensos

8 fevereiro 2025 | 0:30

Foto: WhatsApp

A Prefeitura Municipal de Brumado impugnou os pregões eletrônicos para a alimentação e transporte dos alunos da rede municipal em 2025. As licitações seriam realizadas nesta sexta-feira (07). O pedido de impugnação ocorreu por meio de quatro empresas participantes. A empresa Alocar Construções & Transportes Ltda, apresentou impugnação referente ao percentual de frota própria conforme o item 18.14.2 e relatou sobre a idade mínima de frota, a exigência da apresentação da documentação de comprovação dos veículos deve ser feita no ato da assinatura do contrato.

Já a empresa Dias Silva Transportes e Construções Ltda, apresentou impugnação sobre a idade mínima dos veículos, e também relatou sobre a exigência comprovação de 70% da frota.  Observa-se que no edital consta no Termo de Referência nas especificações mínimas para os veículos no inciso Vlll- veículos com no máximo 7 (sete) anos de uso, porém na minuta no edital na cláusula sétima, consta que os veículos devem ser de no máximo 15 (quinze) anos de uso.

Leia mais »

SAC leva nova Carteira de Identidade Nacional a escolas estaduais do interior

7 fevereiro 2025 | 0:23

Atendimento aos alunos é gratuito e acontece de 10 a 14 de fevereiro, de 8h às 17h. Fotos: Memo Soul-Ascom/SEC

A equipe do SAC Itinerante continua a caminhada para levar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a escolas estaduais da Bahia. A próxima parada é simultânea em três colégios da rede pública: Pedro Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, e a chegada ao interior do Estado, nas escolas Professora Ana Angélica Vergne de Morais, em Feira de Santana; e Padre Luís Soares Palmeira, em Vitória da Conquista.

A ação é realizada pela equipe do SAC Itinerante e Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC).

Em todos os colégios, o atendimento aos alunos é gratuito e acontece de 10 a 14 de fevereiro, de 8h às 17h. Durante a passagem pelos colégios São Daniel Comboni, em Sussuarana; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas, todos na capital, foram realizados mais de 1,8 mil atendimentos.

Leia mais »

Tags:

Lula discute avanço do programa ‘Gás para Todos’ para reduzir custo do botijão

7 fevereiro 2025 | 0:13

Governo quer acelerar aprovação no Congresso para lançar o programa ainda no primeiro semestre. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quinta-feira (06) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar da implementação do programa Gás para Todos, que busca ampliar o acesso da população de baixa renda ao gás de cozinha. A informação foi divulgada pela coluna de Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.

Dentro do PT, há o entendimento de que o alto preço do gás de cozinha tem impacto direto na popularidade do governo, o que reforça a urgência da iniciativa. Anunciado em agosto, o Gás para Todos ainda precisa ser aprovado pelo Congresso. Lula e Silveira pretendem acelerar sua tramitação para que o programa seja lançado no primeiro semestre.

A proposta prevê uma nova modalidade no Auxílio Gás, garantindo um desconto de pelo menos 50% no valor do botijão. Antes de ser votado, o projeto precisa passar pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Minas e Energia; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Tags:

INSS: pagamento de crédito consignado passará para 96 meses, anuncia ministro

7 fevereiro 2025 | 0:06

A partir de agora, o prazo para o pagamento será ampliado de 84 para 96 meses, o que representa uma extensão de sete para oito anos. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O governo vai aumentar o tempo de quitação de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação foi divulgada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta quarta-feira (05).

Segundo ele, a partir de agora, o prazo para o pagamento será ampliado de 84 para 96 meses, o que representa uma extensão de sete para oito anos.

Com a ampliação, o objetivo é aliviar a pressão sobre o orçamento dos aposentados e pensionistas, permitindo que as parcelas sejam mais acessíveis e que a dívida possa ser quitada de forma mais tranquila ao longo do tempo.

“Estamos acompanhando esse prazo e, com isso, esperamos aliviar um pouco o peso da prestação. Chegamos à decisão no começo deste ano pela quantidade de empréstimos consignados que existe, mais de 16 milhões, e pelo aperto que as pessoas passam”, declarou Lupi.

O ministro afirmou ainda que a medida também beneficia as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Estes poderão contar com o mesmo prazo de pagamento do consignado oferecido aos servidores públicos.

Tags:

Brumado: Falta dàgua na rua Amâncio Leite, bairro do Tanque

6 fevereiro 2025 | 6:30

Foto: Divulgação

Desde o ano passado vem faltando água na rua Amâncio Leite, as vezes fica vários dias sem cair uma gota dágua nos reservatórios das residências, causando privações e transtornos aos contribuintes que tem de comprar o precioso líquido nas distribuidoras para beber e fazer comida, tendo que gastar as vezes o que não tem.

Os moradores já não aguenta mais esse descaso da Embasa, já não tem mais a quem recorrer para que o problema seja solucionado. Muitas famílias tem em casa crianças e idosos que ficam dias sem tomar banho, pois não tem como contratar um carro pipa para encher os seus reservatórios, o estranho é que a conta sempre chega e se não pagar eles mandar cortar a água do consumidor.

Tags:

ViaBahia deixará de administrar BRs e BAs a partir de 31 de março

6 fevereiro 2025 | 0:11

A ViaBahia permanece com a operação das rodovias até as 23h59. Foto: Reprodução/ ViaBahia

Em decisão publicada nesta quarta-feira (05), o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a rescisão amigável entre a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e a ViaBahia pela administração das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528.

A concessionária afirmou que a decisão será formalizada em um termo aditivo para que a ViaBahia ainda permaneça na operação das rodovias até as 23h59 do dia 31 de março deste ano.

“Durante esse período, a ViaBahia continuará responsável pela operação, manutenção e conservação das rodovias, incluindo a administração das praças de pedágio, assegurando condições seguras e funcionais de mobilidade. A empresa reafirma seu compromisso com os usuários e garante a prestação do serviço adequado até o momento do encerramento”, informou a ViaBahia por meio de nota.

Tags:

Governo do Estado entrega obras em Caculé e Licínio de Almeida

6 fevereiro 2025 | 0:02

Jerônimo Rodrigues assinou nesta quarta-feira (5) implantação de Sistema Integrado de Abastecimento. Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) nos municípios de Caculé e Licínio de Almeida representa um passo significativo rumo à melhoria da qualidade de vida da população local. A ordem de serviço para implantação do equipamento foi assinada nesta quarta-feira (5), pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante encontro, em Salvador, com os prefeitos Pedrão, de Caculé, e Chiquinho, de Licínio de Almeida.

O projeto é uma resposta a um dos maiores desafios enfrentados pelas comunidades rurais das duas cidades, que é o acesso à água potável de forma contínua e sustentável.

“Nós vamos sair com a água do município de Licínio de Almeida, abastecendo ao longo do trajeto comunidades rurais, chegando até Várzea Grande, em Caculé. É uma obra de um ano, mas a tranquilidade nossa de que com a chegada da tubulação, as comunidades já vão tendo acesso. Eu espero que no dia 17 a comunidade comece a celebrar já a chegada de água tratada com boa frequência, já que tem vazão suficiente para abastecer durante todo o ano”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Leia mais »