MENU

Na tarde desta sexta-feira (21), o presidente dos Republicanos de Brumado Sidnei Coqueiro e a vice Isadora Pereira, se reuniram em Vitória da Conquista na agenda 10 com o presidente estadual do partido o deputado federal Márcio Marinho e os deputados estaduais Jurailton e José de Arimatéia com a participação de várias lideranças.
Na oportunidade foram discutidos assuntos relacionados a política regional e de Brumado, e a articulação dos candidatos para a eleições de 2022.


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar a CPI da pandemia e classificou como “vexame nacional”. Bolsonaro participou de sua live nas redes sociais, nesta quinta-feira (20).
“Você lê um jornal, uma revista você está mal informado. Prefiro não ler e ficar desinformado. É um circo essa CPI. São capitaneados pelo Renan Calheiros.É um vexame nacional. Querem falar de remédio. Eu tomei. Há poucos dias estava mal, antes de procurar médico, fiz exame e não tava. Aquela pessoa que diz que é contra mas não apresenta alternativa é um canalha”, comentou.
Bolsonaro pontuou que gostaria de “voltar a ser deputado” para opinar sobre a Comissão. “Ela [CPI] não vai investigar o desvio de recursos. Vi o vídeo de onde vários governadores. Comunista gordo, o Flávio Dino, só no Brasil comunista gordo. É o mais pobre ou o segundo estado mais pobre. É coisa do passado e do presente. É um vexame. Queriam que o Pazuello comprasse a vacina da Pfizer. Falei para comprar se a Anvisa aprovasse”, disse.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que será candidato à presidência da República em 2022. A informação foi trazida pela coluna Radar, da revista Veja, nesta quinta-feira (20).
A possibilidade já vinha sendo especulada desde o mês de março, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula e o petista recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível.
De acordo com a coluna, Lula assumiu que será candidato em uma entrevista a um site da França. “Serei candidato contra Bolsonaro”, disse o ex-presidente.

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, realizado entre os dias 12 e 15 de maio em 188 municípios da Bahia aponta que “dobradinhas” para a eleição nacional podem influenciar na decisão dos eleitores na disputa pelo governo da Bahia. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), foi testado ao lado do presidenciável Ciro Gomes (PDT), enquanto o ex-governador Jaques Wagner (PT) apareceu ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse cenário, o ex-gestor soteropolitano venceria a disputa pelo Palácio de Ondina.
Os pesquisadores questionaram: “Se as eleições para governador do estado da Bahia fossem hoje e os candidatos fossem somente ACM Neto com o apoio de Ciro Gomes, Jaques Wagner com o apoio de Lula e João Roma com apoio de Jair Bolsonaro, em quem o senhor votaria?”. As respostas apontam que a dupla ACM Neto/ Ciro obtém 38% das intenções de voto, enquanto Wagner/ Lula teria 33,6%. É uma diferença pequena, inclusive levando em consideração a margem de erro, de 2% para mais ou para menos.
Ministro da Cidadania e citado como potencial candidato de Bolsonaro na Bahia, Roma teria o apoio de 15,2% dos entrevistados quando associado ao presidente. Apenas 8,9% dos eleitores responderam que votariam nenhum, branco ou nulo e cerca de 4,3% não souberam ou não responderam.
Leia mais »

por Mauricio Leiro
O ex-ministro da Integração Nacional, durante o primeiro mandato do governo Luis Inácio Lula da Silva (PT), rebateu declarações do ex-presidente. Ciro havia dito em entrevista que iria “para cima” de Lula e que ele seria “o maior corruptor da história brasileira”.
“Lula, não é que você não queira brigar. É que para isso você usa bajuladores e seu gabinete do ódio. O que você não quer é debater o país, os projetos, as coisas que o PT fez no poder. Então você reduz a política a uma briga de amigos, a afetos. O povo brasileiro não merece isso”, rebateu Ciro em postagem.
Anteriormente, o petista afirmou que não faria o “jogo rasteiro” de seu antigo aliado. “Eu adoraria dizer que o Ciro é um amigo. Mas infelizmente ele não quer. Mas eu aprendi uma teoria com a minha mãe Dona Lindu: quando um não quer, dois não brigam. Não farei jogo rasteiro”, disse Lula.
“Mesmo porque, eu não gostaria de tratar você como amigo. Todo mundo sabe que você só considera amigo uma única pessoa no mundo: você próprio. Eu quero, sim, tratá-lo como oponente, em uma disputa política de alto nível, em torno de ideias, propostas, projetos e fatos”, acrescentou Ciro.
O ex-governador do Ceará também comentou que Lula seria “o responsável pela tragédia do desastrado Bolsonaro”. “Ou você assume que 70% dos eleitores de SP, RJ, MG, Sul, Norte e Centro Oeste que votaram no Bolsonaro são fascistas e gado como sua corte chama?”, questionou.
“Respeite a inteligência do povo brasileiro, Lula. Quais são suas novas ideias? Qual seu verdadeiro projeto de nação? Se existir, aceito confrontá-los civilizadamente com o meu. Debato em qualquer dia, hora, meio ou território. Vamos debater o Brasil, não afetos pessoais”, finalizou Ciro.

por Lula Bonfim
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, em transmissão online na noite desta terça-feira (18), três mudanças no secretariado estadual, anunciando a indicação dos novos titulares da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), da Secretaria da Agricultura (Seagri) e da Secretaria do Turismo (Setur).
Conforme anunciado pelo governador, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), assumirá a Serin no lugar de Jonival Lucas Júnior; o atual secretário de Meio-Ambiente, João Carlos Oliveira, foi deslocado para a Seagri; e o novo comandante da Setur trata-se de Maurício Bacelar (Podemos).
Ainda em negociação, o novo secretário do Meio-Ambiente, para substituir a João Carlos Oliveira, não foi anunciado por Rui.

Estiveram nesta terça-feira (18), com ACM Neto, Presidente Nacional do (DEMOCRATAS), para tratar do futuro da Bahia e de Brumado por meio do projeto “Pela Bahia: Caminhos Para o Futuro do Nosso Estado”. Em Brumado e na região sudoeste.
“Como presidente do (DEM) de Brumado participaremos ativamente deste projeto, dando total apoio ao pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto e incluiremos Brumado nesta agenda positiva. Disse Fabrício.
Na audiência, Fabrício esteve acompanhado da Tesoureira Municipal do DEM Abiara Meira Dias e do pré-candidato a Deputado Estadual Luciano Ribeiro. Saímos empolgados com tudo que discutimos, sobretudo sobre nossa terra amada. “O nosso objetivo é continuar lutando por uma Bahia e um Brumado melhores”.


por Lula Bonfim
A bancada do Democratas na Câmara dos Deputados pediu, nesta sexta-feira (14), a expulsão do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) dos quadros do partido. A solicitação ocorreu logo após o parlamentar carioca direcionar diversas ofensas ao presidente nacional da sigla, ACM Neto, ex-prefeito de Salvado.
O líder do partido na Câmara, deputado Efraim Filho (DEM-PB), se manifestou nas redes sociais na noite desta sexta, definindo os comentários de Maia como “infantis”. “Ofensas desnecessárias a ACM Neto refletem a tentativa de gerar constrangimento. Tem sido pior pra ele”, comentou o parlamentar.
Independentemente do pedido de expulsão, a saída de Maia do DEM é certa. O deputado pediu desfiliação do partido e pretende se juntar ao PSD, já vislumbrando as eleições de 2022.

O presidente Jair Bolsonaro demonstrou nesta sexta-feira (14) preocupação com a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputar a cadeira principal do Palácio do Planalto nas eleições do ano que vem. “A turma quer votar ainda neste filho do capeta. Se esse cara voltar, nunca mais vai sair”, afirmou Bolsonaro a apoiadores na entrada do Palácio do Alvorada, sem citar o nome do petista.
A fala do presidente sobre Lula aconteceu depois de Bolsonaro fazer um discurso contra os opositores da ditadura militar, que perseguiu opositores, instalou a censura nos meios de comunicação e cassou mandatos de parlamentares. Para reforçar o discurso contra a esquerda, o chefe do Poder Executivo centrou as críticas na luta armada contra o regime autoritário e citou o guerrilheiro Carlos Lamarca.
“Quando o Lamarca passou, eu estava na porta da escola onde ele, em um tiroteio, feriu seis, a força pública deteve. Uma mulher (foi ferida) com um tiro na coxa. No dia seguinte ele conseguiu capturar o coronel Roberto Mendes Júnior e matou a paulada, foi descoberto o corpo, que foi encontrado dois meses depois. Esse é o herói da esquerda, matou a coronhadas”, disse Bolsonaro.
“Vale a pena escutar, a canalhada da esquerda continua a mesma coisa. Eles tinham um tribunal de honra, só praticavam justiçamento por fuzilamento. Avocaram o tribunal de honra, a canalhada, e resolveram matar a coronhadas porque se fuzilassem um tenente de 23 anos de idade, despertaria por parte das forças de segurança a localização. Mataram a coronhadas um tenente de 23 anos de idade. Quem matou foi o Lamarca, herói da esquerda brasileira. A turma quer votar ainda neste filho do capeta. Se esse cara voltar, nunca mais vai sair, escreve aí, tá?”, finalizou o presidente se referindo ao ex-presidente Lula.
Antes dessa fala, uma das apoiadoras bolsonaristas havia feito uma criança falar para Bolsonaro: “prende o Lula, por favor”. Ao que o presidente reagiu rindo, mas sem fazer comentário.
As declarações ocorrem dois dias após uma pesquisa do instituto Datafolha mostrar que Lula lidera a disputa pelo Palácio do Planalto com 41% das intenções de voto, contra 23% de Bolsonaro. O ex-presidente da República voltou a ficar elegível depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) anular as condenações que lhe haviam sido impostas pela Operação Lava Jato. Fonte: Estadão Conteúdo

Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) discutiram nesta quarta-feira (12), durante sessão da CPI da Pandemia.
O filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou o relator da comissão de “vagabundo”, o que gerou um encerramento da primeira etapa da oitiva do ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten com ânimos exaltados.
“Imagina a situação. Um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros”, afirmou Flávio. “Vagabundo é você que roubou dinheiro do pessoal do seu gabinete”, rebateu Calheiros.
O senador Flávio Bolsonaro reagiu após a pressão de senadores por medidas contra Fabio Wajngarten, acusado de mentir à CPI da Pandemia. Renan Calheiros pediu a prisão do ex-secretário, medida que foi rejeitada pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).
A intervenção do filho do presidente aconteceu após o senador Humberto Costa (PT-PE) propor que a CPI enviasse ao Ministério Público a íntegra do depoimento do ex-secretário para uma investigação.
Em entrevista coletiva após a discussão, Flávio Bolsonaro afirmou que, caso a CPI envie o depoimento de Wajngarten, vai pedir que os demais depoimentos já dados à comissão também sejam submetidos à Procuradoria. Fonte: CNN Brasil