Arquivos Política — Página 118 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 118 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 26 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Ilhéus: Câmara reduz em 19% salário dos vereadores e servidores comissionados

13 fevereiro 2021 | 19:16

Foto: Divulgação

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhéus, no Litoral Sul do estado, decidiu reduzir os salários dos vereadores, servidores comissionados e diretores de gabinetes da Casa em 19%. A medida foi aprovada e passa a valer já no mês de fevereiro. As informações são do portal Políticos do Sul da Bahia. A medida representa uma economia anual de R$ 2.107.801,93.

A medida foi adotada com base em dois fatores. De acordo com a reportagem, o primeiro é que houve redução de 695 mil reais este ano no duodécimo para o Poder Legislativo em 2021 em comparação com o ano anterior. Além disso, a Câmara de Ilhéus passou de 19 para 21 vereadores, com mais dois gabinetes. Então a Casa passou a ter mais despesas com assessoria e diretorias vinculadas a estes gabinetes.

O presidente da Câmara, Jerbson Moraes, explicou que o aumento operacional provocou uma projeção acima do limite permitido pela Constituição Federal, que é de até 70 por cento da receita do duodécimo para aplicar em gastos com folha de pagamento. “Por isso decidimos cortar na própria carne”, justificou.

Os vencimentos dos vereadores passou de cerca de R$ 12 mil para R$ 10 mil aproximadamente, apurou o Políticos do Sul da Bahia. “É uma decisão inédita, histórica, que deve servir de exemplo para outras Câmaras que passam pela mesma situação em todo o Brasil”, comemorou o presidente Moraes.

O presidente também justificou a redução, considerando que este momento de pandemia está difícil para toda a população e a Câmara tem que ser exemplo para uma sociedade que terá que passar por um novo período de reconstrução.

Tags:

‘Estou sendo afetado por uma briga entre Neto e Rodrigo’, afirma João Roma

13 fevereiro 2021 | 7:38


Presidente nacional do DEM articulou para impedir nomeação do novo ministro da Cidadania. Foto: Divulgação

O novo ministro da cidadania, deputado federal João Roma (Republicanos-BA), afirmou que precisava “cumprir a missão do partido” de aceitar chefiar a pasta e que está sendo afetado por uma briga entre o presidente do DEM, ACM Neto, seu aliado e amigo, e o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
ACM Neto chegou a pedir que Roma não aceitasse o convite para o ministério com a intenção de se manter distante do governo Bolsonaro.

“Ele [ ACM Neto] está aborrecido com minha decisão. Estou sendo afetado por uma briga entre Neto e Rodrigo. Eu precisava cumprir a missão do meu partido”, disse Roma à coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.

“A missão é muito grande. É uma oportunidade de ajudar muita gente. A missão desse ministério é não deixar ninguém para trás e ajudar aqueles que precisam. E é a isso que vou me dedicar”, ressaltou Roma.

Após a nomeação de João Roma, ACM Neto, divulgou uma nota lamentando que o aliado tenha aceitado o convite do presidente Jair Bolsonaro. “Considero lamentável a aceitação, pelo deputado João Roma, do convite do Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Cidadania. A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida”, disse.

Tags:

Huck aguarda decisão de Moro para se candidatar à Presidência, diz site

13 fevereiro 2021 | 0:33

Segundo o UOL, apresentador estaria inclinado a aceitar o convite do Democratas.
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Antes de aceitar o convite do Democratas para concorrer à Presidência do Brasil, o apresentador Luciano Huck estaria aguardando a decisão do ex-ministro da Justiça Sergio Moro sobre a candidatura. Segundo o UOL, o global acredita que o ex-juiz tem força para largar na frente e com vantagem na disputa, assim como ele.

Apesar da possibilidade, o jornal O Estado de S. Paulo informou que o apresentador pode se candidatar pelo PSB. O diálogo com Huck já teria sido estimulado pelo prefeito de Recife, João Campos (PSB), e pela namorada dele, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP).

A alternativa estaria sendo observada pelo global após a crise interna pela qual passa o Democratas com a eleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados.

Tags:

Com a ida de João Roma para ministério, Tia Eron ganha vida política como deputada

12 fevereiro 2021 | 15:28

Foto: Divulgação

Demitida em maio de 2019 do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, onde auxiliava a ministra Damares Alves, Tia Eron pode voltar à vida parlamentar. Com a ida do deputado federal João Roma para o Ministério da Cidadania, no governo Bolsonaro, Eron como primeira suplente, deve assumir o mandato na Câmara dos Deputados.

Tia Eron está “sumida” das redes sociais desde fevereiro do ano passado, quando alertou para um golpe envolvendo o seu nome. Na eleição de 2018, quando não conseguiu se reeleger, foi engolida pela votação de João Roma – nome novo no partido – e pela tradição de Marcio Marinho no legenda.

Com relação cambaleante com Neto e os principais caciques do partido da Igreja Universal do Reino de Deus, Tia Eron viu sua carreira política descer ladeira abaixo, pouco tempo depois de ser decisiva na cassação do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB).

À época proferiu a frase que catapultou a sua fama, ao mesmo tempo que crucificou suas relações no PRB: “Não mandam nessa nega aqui”, disse a deputada, em alto tom, ao afirmar que não seria influenciada pelos conselhos de Celso Russomano (PRB-SP) e de Marcelo Crivela – que teriam orientado a deputada a votar a favor da cassação de Cunha.

Aracatu: Governador entrega sistema de abastecimento de água e anuncia nova unidade escolar

12 fevereiro 2021 | 15:19

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Na manhã desta sexta-feira (12), o governador Rui Costa vistoriou e descerrou a placa da obra, que beneficiou o povoado de Piabanha e contou com um investimento de R$ 5,9 milhões em recursos estaduais.

“Hoje foi um dia de entrega importante aqui no município. Além da inauguração do sistema de água, tivemos a oportunidade de anunciar uma nova escola estadual, com dez mil metros quadrados para atender a população, que contará com uma estrutura moderna e mais adequada”, afirmou o governador.

Realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), via Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a construção dotou o Sistema de Abastecimento de estruturas como duas elevatórias, estação de tratamento de água, adutora e reservatório.

Ao todo, 1.284 pessoas que residem em 401 domicílios do povoado de Piabanha passaram a contar com água tratada saindo das torneiras, após a execução da iniciativa.

Escola
A visita ao Colégio Estadual Cândido Silveira Santos também fez parte da agenda do governador. Rui verificou as instalações e, após reunião com professores e outros colaboradores, confirmou melhorias estruturais para a unidade, que pode até ser realocada para um novo espaço.

“A escola estadual aqui de Aracatu atende aos padrões, mas, com o passar dos anos ficou pequena para o que o governador Rui Costa quer desenvolver na Bahia: educação integral e profissional, além de área para práticas de esporte. Por isso, anunciou hoje uma nova unidade escolar para o município”, explicou o titular da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues.

Tags:

‘Sentimento de urgência para salvar vidas’, diz Rui sobre liberação da vacina Sputnik

11 fevereiro 2021 | 13:36

Governador afirmou que pressão judicial feita pela PGE contra a Anvisa no STF tem dado resultado, mas ainda não “resolveu tudo”. Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) disse nesta quinta-feira (11), em evento na cidade de São Gonçalo dos Campos, que a pressão feita pela ação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no Supremo Tribunal Federal (STF), para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acelere o processo de liberação da vacina russa, Sputnik-V, tem dado certo e espera a aprovação do imunizante o quanto antes.

“Nós estamos buscando acelerar a vacinação. Graças a Deus a ação e a pressão judicial que fizemos no STF já deu resultado e a Anvisa deu um passo atrás. Ainda não resolveu tudo, mas já demos um passo importante. Quero agradecer aos deputados federais e senadores que votaram a lei no Congresso dando o prazo máximo para a Anvisa se posicionar sobre as vacinas. É preciso ter um sentimento de urgência para salvar vidas, e é o que a Anvisa não tem demonstrado. Portanto, a gente espera, o mais rápido possível, ter outras vacinas autorizadas, a exemplo da vacina russa Sputnik-V”, disse.

Na oportunidade, Rui disse que a coordenação de vacinação do Brasil e de política de combate à pandemia deve ser feita pelo Ministério da Saúde, mas que isso não está acontecendo corretamente e criticou o presidente Jair Bolsonaro, que segundo ele, não respeita a política de vacinação.

“Quero reafirmar que a nossa posição desde o início da pandemia é de reafirmar que a coordenação de vacinação do Brasil e de política de combate à pandemia, deve ser feita pelo Ministério da Saúde. O Brasil está entre os países que, no mundo, historicamente, todos os presidentes da República que passaram, respeitaram a política de vacinação, independente do partido político.

Esse daí, não respeita nada. Mas todos respeitaram. O Brasil é um dos principais países do mundo em vacinação e erradicação de doenças. Nós temos capacidade de vacinar, lembrou o governador, que garantiu, ainda, que, assim que a vacina russa ou qualquer outra fora liberada pela Anvisa, o governo do Estado irá comprar para acelerar a vacinação do povo baiano.

“Eu quero garantir ao povo de São Gonçalo, assim que eu puder e tiver autorização de aplicar a vacina de Sputnik ou outra vacina, se o Ministério da Saúde não comprar, eu vou comprar para a gente acelerar a vacinação do povo baiano. Até lá, peço encarecidamente que continuem usando máscara, reduz muito a contaminação”, finalizou.

Tags:

Brumado: Rey de Domingão solicita faixa de pedestres em frente ao Centro Educacional Paulo Freire

9 fevereiro 2021 | 8:19

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Durante sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (08), o vereador Rey de Domingão indicou ao poder municipal a implantação de uma faixa de pedestres em frente a escola Paulo Freire, na Avenida Mestre Eufrásio.

Segundo a justificativa do parlamentar. “Várias escolas foram beneficiadas com as faixas de pedestres, foram escolas municipais e particulares que tiveram as faixas de pedestres feitas e espero que o prefeito possa contemplar mais essa, é uma avenida muito movimentada, sendo feita essa faixa de pedestre na frente dessa unidade escolar vai oferecer mais segurança para os alunos e pais”, disse Rey de Domingão.

O vereador também indicou ao município, que seja feita a recuperação asfáltica da Avenida Ana Lídia Viana Cardoso, que segundo o vereador a mais de quatro anos os vereadores vem solicitando essa recuperação, mas até agora o serviço não foi feito.

O vereador oposicionista fez duras críticas a forma de gestão do atual prefeito, que suspendeu a licitação de empresas que não compõe o grupo dos Dez, “mas na escola da Lagoa Funda e na Biblioteca da sede as obras continuam normalmente”. Disse o vereador.

Tags:

Paulo Afonso: Câmara suspende atividade após vereadores testarem positivo para a Covid-19

8 fevereiro 2021 | 16:31

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Paulo Afonso  suspendeu nesta segunda-feira (8),  o expediente interno e o atendimento ao público até a próxima quarta-feira (17). A medida foi tomada após  integrantes do Poder legislativo, dentre eles o presidente Pedro Macário (DEM), testarem positivo para a Covid-19. Também nesta segunda-feira, o local passou por desinfecção. 

Visando garantir o cumprimento dos atos administrativos e prazos previsto em Lei, a portaria sugere que as atividades da Controladoria, Contabilidade e Recursos Humanos, priorizem o atendimento remoto. 

Também não está permitida a entrada e permanência  de vereadores, funcionários e assessores nas dependências do prédio, salvo em situações cuja demanda do serviço exija  a presença física dos servidores vinculados tanto à controladoria, contabilidade e Recursos Humanos seguindo os protocolos de segurança sanitária. Apesar de o vereador Pedro Macário ter 81 anos, ele informou que está apresentado sintomas leves. 

Brumado: Parlamentares oficializam participação no Congresso Nacional de Vereadores em Brasília

8 fevereiro 2021 | 12:26

Foto: WhatsApp

Acontecerá O Congresso Nacional dos Vereadores na cidade de Brasília, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, e muitos parlamentares de Brumado já oficializaram a sua participação no evento. O presidente da casa legislativa de Brumado, Zé Carlos de Jonas, disse que considera importante o congresso, visto que se trata de um momento de aprendizado.

“Na medida do possível, acredito que iremos participar desse congresso. Vamos ver se dá pra todos irmos. Acho importante participar e trazer o certificado. Os novos vereadores estão muito interessados em ir. Vamos fazer o possível”, destacou. Em época de pandemia em estado agravante, me parece não ser uma boa ideia.

Neto não vai ser vice de Bolsonaro, nem de ninguém’, garante Bruno Reis

5 fevereiro 2021 | 10:10

No entanto, Bruno não descartou a possibilidade do ex-prefeito de Salvador de sair na corrida como candidato principal, seja no governo ou na presidência>Foto: Marcos Corrêa/PR

Bianca Andrade / Matheus Morais

O prefeito Bruno Reis (DEM), descartou a possibilidade de ACM Neto sair como vice-presidente de Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição de 2022.

Questionado durante coletiva na entrega da do novo prédio do Centro Municipal de Educação Infantil (Smei), Semente do Amanhã, nesta sexta-feira (05), o prefeito garantiu que a informação dada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de São Paulo é equivocada.

“Ontem a noite tivemos uma reunião de 20h à 22h20, tenho uma relação com ACM Neto de amizade, conversamos muito ontem a noite sobre tudo. Sobre gestão, sobre política e digo a vocês Neto não vai ser vice não é só de Bolsonaro não, é de ninguém”, afirmou.

No entanto, Bruno não descartou a possibilidade do ex-prefeito de Salvador de sair na corrida como candidato principal, seja no governo ou na presidência. “Se você me perguntar Neto pode ser candidato a governador, pode ser candidato a presidente, aí a pretensão é outra”.

Tags: