Arquivos Política — Página 119 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 119 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 26 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Rui diz com novas doses da vacina prioridade será vacinar trabalhadores da educação

2 fevereiro 2021 | 21:14

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) disse que com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19, a prioridade será a vacinação dos professores e dos trabalhadores da educação. Rui participou do “Papo Correria” desta terça-feira (2), juntamente com o secretário de saúde Fábio Vilas-Boas.

“Pessoas que trabalham nas escolas, até pessoas mais idosas. Tem merendeiras e cozinheiras. Essas pessoas tem que ter prioridade e para que a gente possa dar mais segurança no retorno das aulas”, disse Rui. 

Como projeto para melhorar o nível do ensino, o governador pretende enviar uma para a assembleia legislativa da Bahia um projeto para instituição de monitores nas escolas. Segundo Rui, o projeto já acontece nas escolas.

“Criamos um programa de monitor. Jovens ajudavam a dar aulas nas escolas que estudavam. Vou mandar para AL-BA, para colocar dois monitores por turma. São 52 mil monitores no estado. Eles vão ajudar os colegas a ajudar o desempenho escolar. São alunos que tiraram acima de 8 em matemática e português. Vamos elevar esse número. Mantivemos durante a pandemia o pagamento e vamos ampliar”, comentou. 

Tags:

Câmara de vereadores de Brumado realizou seção solene nesta segunda-feira (01)

2 fevereiro 2021 | 7:24

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Aconteceu nesta segunda-feira (01) a seção solene de retorno dos trabalhos do legislativo brumadense. Em ofício o prefeito municipal justificou a sua ausência devido estar em viagem à capital baiana. A seção teve início com meia hora de atraso, já que estava marcado para ter início as 18:30hs.

Após a abertura dos trabalhos, o presidente da casa abriu espaço para que os vereadores fizessem o uso da palavra. Enquanto alguns se omitiram em falar por falta de condições emocionas, outros quebraram o protocolo e falaram até demais, como a vereadora Verimar do PT, que usou o seu tempo de 10 minutos para tecer elogios ao seu partido político bastante desgastado e sem credibilidade, devido à ação do tempo e malversação do erário pelos seus tradicionais fundadores e filiados nestes anos de existência do partido no Brasil. O eleitor não acredita mais em ideologia partidária, vota acreditando nas propostas dos candidatos, depois vem a decepção.

O vereador Boca eleito pelo PDT começou a sua fala cobrando do executivo municipal, uma reforma urgente do mercado municipal, que se encontra abandonado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos nestes 12 anos de governo, uma falta de respeito e consideração ao povo brumadense, uma vergonha para os munícipes. Na condição de vereador para qual foi eleito, o edil disse que vai lutar sempre pela população que o elegeu. “fui criado praticamente naquele ambiente”. Disse o vereador que é agente de saúde licenciado do município. Ao término da seção foram servidos salgadinhos e refrigerantes aos presentes.

Maia diz a aliados que pretende autorizar abertura de impeachment de Bolsonaro

1 fevereiro 2021 | 7:32

Vendo apoiadores trocarem Baleia por Lira, presidente da Câmara quer liberar 59 pedidos de afastamento do presidente da República.
Foto: Marcos Corrêa/PR

Informado na noite de domingo (31) pelo presidente do DEM, ACM Neto, de que a maioria dos deputados da sigla irão deixar de apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) para votar em Arthur Lira (PP-AL) na eleição da Câmara, o então presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM) disse a aliados que vai autorizar 59 pedidos de afastamento contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo três pessoas próximas ao deputado, Maia afirmou que tem em mãos um parecer jurídico favorável ao processo e que pode ser usado pelo parlamentar para embasar uma eventual decisão nesse sentido. Lira é o candidato de Bolsonaro, enquanto Maia aposta em Rossi para substituí-lo.

A declaração de Maia teria sido dada também na noite de domingo, na casa dele, quando recebeu o comunicado de ACM Neto. Maia se reunia com líderes e dirigentes de partidos de oposição, como o PT, o PCdoB e o PSB, além do próprio MDB.

A decisão da Executiva do DEM de desembarcar do bloco de apoio Baleia Rossi (MDB-SP) deve ser seguida pelo PSDB e pelo Solidariedade.

A eleição que vai escolher a nova cúpula da Câmara e do Senado está marcada para esta segunda-feira (1º), portanto, último dia de Maia no cargo.

Integrantes da oposição que estavam na reunião apoiaram o presidente da Câmara e chegaram a dizer que ele deveria aceitar até mais de um pedido contra Bolsonaro. Com informações da Folha e do Estadão.

Tags:

Cancelados por almoço com Bolsonaro, Naiara Azevedo e Sorocaba se defendem

29 janeiro 2021 | 15:41

Segundo os representantes da sertaneja, ela foi convidada para discutir com o Governo Federal uma solução para o setor de entretenimento. Foto; Divulgação

A cantora Naiara Azevedo entrou na lista de artistas cancelados por demonstrar publicamente apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Após a repercussão da aparição da artista em uma reunião com o militar, a assessoria da sertaneja tentou se explicar nas redes sociais sobre o que se tratava o encontro.

Segundo os representantes de Naiara, a cantora foi convidada junto de outros artistas para participar da reunião e discutir com o Governo Federal uma solução para o setor de entretenimento, afetado pela pandemia do coronavírus.

“Esse foi o único propósito da ida da cantora Naiara Azevedo à Brasília, em defesa da classe artística e de todos que fazem arte e cultura em nosso país. Naiara Azevedo deseja que a vacina chegue logo à todas as famílias brasileiras, para que a vida volte ao normal e que os eventos possam voltar a acontecer, trazendo esperança e alegria para todo o nosso povo”, diz um trecho da nota.

Já o cantor Sorocaba, da dupla com Fernando, publicou um vídeo de 3 minutos se explicando pela situação. Na legenda o artista pedia para que os internautas entendessem a história antes de cancelar.

Leia mais »

Tags:

Brumado: Câmara proíbe uso de veículos oficiais em finais de semana, recesso parlamentar e feriados

29 janeiro 2021 | 7:14

Foto: Brumado Verdade/Brumado Bahia

A Portaria nº 85, publicada no Diário Oficial do Legislativo, dispõe sobre a regulamentação do uso dos veículos oficiais pertencentes à frota da Câmara Municipal de Brumado. Segundo o documento assinado pelo presidente da Casa, vereador o Zé Carlos de Jonas, os veículos não serão utilizado nos finais de semana, recesso parlamentar e feriados, exceto para exercício de atividades meramente administrativas ou em situações devidamente justificadas, após aprovação da presidência.

Além disso, os veículos deverão ser utilizados exclusivamente para desempenho de atividades parlamentares e administrativas relacionadas às atribuições legislativas, não podendo, sob nenhuma hipótese, ser utilizados para fins pessoais, nem, tampouco, para transporte de enfermos.

Para utilização dos carros oficiais, os interessados deverão preencher as fichas de requisição e o termo de responsabilidade, disponibilizadas na secretaria do legislativo, respeitando-se uma antecedência mínima de 24 horas, e sujeitando-se à autorização de uso que observará, dentre outros, a disponibilidade do veículo, do motorista e a ordem de preferência.

Ao preencher a ficha de requisição, o interessado deverá anotar o motivo e local de uso do veículo, o seu destino, a data e horário previstos para saída e regresso.

Tags:

Líderes de segmentos religiosos protocolam pedido de impeachment de Bolsonaro

26 janeiro 2021 | 19:51

Para religiosos, Bolsonaro deixou de fazer o que estava entre suas obrigações e suas atitudes se enquadram na Lei de Responsabilidade. Foto: Alan Santos /PR

Líderes religiosos protocolaram nesta terça-feira (26) um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O motivo é a forma que o chefe do Executivo tem conduzido o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações do G1, o documento apresentado na Câmara dos Deputados é assinado por 380 pessoas. Entre elas estão bispos, pastores, padres e frades, e religiosos cristãos ligados às igrejas católica, anglicana, luterana, presbiteriana, batista e metodista. Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo, no Maranhão e presidente da CNBB (Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) também assina o pedido.

“Bolsonaro atuou contra recomendações de autoridades sanitárias, desrespeitou regras de obrigatoriedade de uso de máscaras, promoveu e estimulou aglomerações, colocou em dúvida a eficácia e promoveu obstáculos à aquisição de vacinas, fez campanha pelo uso de medicamentos e tratamentos não corroborados pela comunidade científica, o que resultou, entre outras consequências, na pressão do Ministério da Saúde para uso dos medicamentos sem eficácia comprovada em Manaus, ao mesmo tempo em que se esgotava o estoque de oxigênio na cidade”, diz um trecho do pedido de 74 páginas.

Leia mais »

Tags:

Carreatas fazem protesto por impeachment de Bolsonaro; Salvador teve manifestação

24 janeiro 2021 | 9:31

Foto: Divulgação

Carreatas organizadas em várias cidades do Brasil saíram às ruas no último sábado (23), pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Salvador contou com uma manifestação. Os atos foram convocados em protesto pelo agravamento da crise do coronavírus e dificuldade do governo federal de agilizar uma ampla campanha de vacinação no país.

No início da tarde, cidades como Belém, São Paulo, Campinas (SP), Rio de Janeiro, Recife e Brasília já tinham carros nas ruas. O formato de carreatas foi escolhido para reduzir o risco de contágio da covid-19 durante os atos.

Na capital federal, a mobilização no Eixo Monumental e na Esplanada dos Ministérios teve buzinaço e cartazes pedindo a saída do presidente. De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 500 veículos participaram do protesto. O Batalhão de Trânsito da PM fez o acompanhamento do ato e nenhuma ocorrência havia sido registrada. 

Em Belém, manifestantes também pediram a volta do auxílio emergencial, encerrado em dezembro por decisão do governo federal. Segundo a Agência Estado, 500 carros participaram do ato na capital paraense.

No Rio, depois de se concentrar por cerca de uma hora no monumento Zumbi dos Palmares, a carreata com cerca de cem veículos saiu por volta do meio-dia ocupando uma faixa da avenida Presidente Vargas, uma das principais via do centro.

Bandeiras, buzinas e gritos de “Fora Bolsonaro” eram ouvidos ao longo do caminho. Entre os participantes, estavam a viúva de Marielle Franco, a vereadora Mônica Benício (PSOL), e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), de acordo com o Uol.

Ontem, pelo menos 18 capitais haviam confirmado a realização do protesto, entre elas, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Florianópolis, João Pessoa, Palmas, Campo Grande, Rio Branco, Maceió e Teresina. Grupos e políticos de direita e esquerda convocaram a população para participar das manifestações. Em São Paulo, os partidos que participaram das carreatas são Rede, PDT, PT, PV, PSOL, PCdoB, PSB, Cidadania e PCB.

Movimentos sociais como o Frente Povo Sem Medo, a Frente Brasil Popular, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Central de Movimentos Populares (CMP), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), entre outros, também participaram.

Huck escolhe vice e já definiu data para deixar Globo, diz revista

23 janeiro 2021 | 0:02

Conforme publicação, apresentador deve se filiar ao Democratas, partido do ex-prefeito ACM Neto. Foto: Divulgação / TV Globo

O apresentador Luciano Huck já teria escolhido um nome para sair como candidato a vice-presidência ao lado dele na eleição presidencial de 2022 e teria também definido a data para deixar a TV Globo. De acordo com a revista Contigo!, Huck deve anunciar saída da emissora em maio deste ano e em seguida se filiará ao Democratas, partido do ex-prefeito ACM Neto.

Conforme a publicação, o apresentador teria chamado o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para disputar a eleição ao lado dele. Em agosto do ano passado em entrevista à IstoÉ, ele não descartou concorrer ao pleito.

“Mesmo se eu não for candidato à Presidência, vou participar do debate e apresentar um projeto de país [ao lado dos grupos políticos e atores sociais], em que as pessoas voltem a sonhar”, afirmou. A Rede Globo também já se pronunciou e afirmou, em nota divulgada em setembro de 2019, que caso Huck deixasse a emissora para concorrer à eleição não poderia voltar caso não vencesse a disputa.

“Diante das especulações de que seria candidato, a Globo o procurou para saber se de fato ele concorreria à Presidência e enfatizar que, se assim fosse, teria de se submeter às regras da emissora, segundo as quais a vida político-partidária é incompatível com a permanência nos quadros da Globo, mesmo depois do processo eleitoral.

Tais regras estão em vigor e são válidas para todos os talentos da emissora. E visam a resguardar a postura de completa isenção da Globo. Na conversa, como a emissora esperava, Luciano Huck foi franco, correto e aderente às regras mencionadas”, disse a emissora ao UOL.

Tags:

Brumado: Presidente da Câmara chama vereadores para fazer farra com o primeiro salário depositado

22 janeiro 2021 | 0:04

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, José Carlos de Jonas, se envolveu em uma polêmica na cidade, após um áudio seu ter sido vazado nas redes sociais. Nele, o presidente convida os vereadores para comemorar o primeiro salário com uma “farra” no feriado. “Colegas vereadores, queria comunicar a vocês que o dinheiro já está em conta. Pode gastar o dinheiro e fazer suas farras, primeiro pagamento é pra fazer farra”, disse o edil.

Em seguida, ele ainda solicita dos colegas, que seja convidado caso fossem fazer “farra”. “Me convidem, quero estar junto com vocês fazendo esta farra aí. Mas com o dinheiro de vocês, que o meu (…) já tá comprometido”, ironizou o presidente. E olha que nem começaram ainda os trabalhos do Legislativo, e já foram beneficiado com um salário de R$ 8.000,00, fora os quatros assessores parlamentares que cada um tem direito, é isso aí. a farra já começou. Não se esqueçam que agora são quinze vereadores. Ouçam o Áudio Abaixo.

Tags:

Aliados acreditam que Bolsonaro será responsabilizado caso falte vacina

20 janeiro 2021 | 15:28

Interlocutores acreditam que conflitos entre o governo e a China podem ser atrelados ao atraso na entrega de insumos.
Foto: Carolina Antunes/PR

Caso falte vacina contra o novo coronavírus no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro pode ser responsabilizado pela população, conforme acreditam aliados do mandatário. De acordo com o jornalista Valdo Cruz, em blog no G1, os conflitos entre o atual governo e a China, responsável por enviar os insumos para produção dos imunizantes no Instituto Butantan e na Fiocruz, podem atrasar ainda mais os envios.

“Toda a política diplomática atrelada a Donald Trump, com ataques constantes à China, está cobrando seu preço agora. Se faltar vacina no Brasil por causa disso, levantamentos já mostram que a população vai responsabilizar o presidente da República por isso”, afirmou uma pessoa ligada ao presidente, em conversa com o blog.

Nesta quarta-feira (20), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que o embaixador da China, Yang Wanming, descartou obstáculo político para atrasar o envio do insumo farmacêutico ativo (IFA).

Tags: