MENU

m grupo formado por deputados do PSOL e ativistas de direitos humanos e da causa LGBTI+, deu entrada em uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na última sexta-feira (30), em razão da declaração feita pelo militar no Maranhão que foi considerada de caráter homofóbico.
O presidente afirmou, logo após tomar o guaraná Jesus, bebida tradicional do estado, que estava virando “boiola” por ela ser cor de rosa. “Agora virei boiola, igual maranhense, é isso? [risos] O guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná vira maranhense [risos]. Guaraná cor-de-rosa no Maranhão, que boiolagem isso aqui.”
Na representação, o grupo pede ao procurador Carlos Alberto Vilhena, do Ministério Público Federal, que investigue o caso e tome as providências por suposto crime de responsabilidade, considerando que a fala fere os limites da liberdade de expressão.
“Em termos de extensão do dano, lembre-se que o Representado é o Presidente da República, tendo assim utilizado seu cargo e sua voz para propagar verdadeiro discurso inferiorizante (racista), neste caso, contra os homossexuais e contra o povo do estado do Maranhão”, argumentaram os parlamentares e ativistas.
O grupo não foi o único a se pronuncia contra a fala de Bolsonaro. O governador Flávio Dino (PCdoB), também se pronunciou contra o presidente chamando o militar de mal educado. Após a repercussão negativa da “brincadeira”, o presidente pediu desculpas pela situação em uma transmissão ao vivo.
“Pessoal, fiz uma brincadeira. Se alguém se ofendeu, me desculpa aí, tá certo, do Guaraná Jesus, tendo em vista a cor dele, cor-de-rosa, tá certo? […] Estou com a camisa do Sampaio Corrêa, em homenagem ao estado do Maranhão, onde fui tratado de forma muito carinhosa, estou muito feliz, estou emocionado, mando um abraço a todos os maranhenses”, declarou.

Candidato do PT pontua 41,7% em levantamento do Instituto E-Leva, contra 30,34% do prefeito Herzem Gusmão (MDB). Foto: Divulgação
Pesquisa do Instituto E-Leva, aponta o candidato Zé Raimundo (PT) na liderança da disputa pela prefeitura de Vitória da Conquista (BA), com 41,7% das intenções de voto na modalidade estimulada – quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos ao entrevistado.
Candidato à reeleição, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) é o segundo colocado na amostragem, com 30,34% da preferência do eleitorado. Em sequência estão o vereador David Salomão (PRTB), com 4%; Maris Stella (Rede), com 1,96%; Romilson Filho (PP), com 1,14%; Professor Ferdinand (PSOL), com 0,65%; e Cabo Herling (PSL), com 0,49% das intenções de voto.
Do total de entrevistados, 13,87% se declararam indecisos, e 5,71% disseram que votarão branco ou vão anular seu voto. A pesquisa foi aplicada a 600 eleitores, entre os dias 24 e 27 últimos, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-04287/2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 4% para mais ou para menos.
Espontânea
Zé Raimundo lidera a pesquisa também na modalidade espontânea – quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. O ex-prefeito do PT pontuou 35,2%, contra 26,9% do prefeito Herzem Gusmão.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a causar polêmica após fazer uma piada preconceituosa, nesta quinta-feira (29), em São Luís. Essa é a primeira viagem de Bolsonaro ao Maranhão.
Enquanto bebia o Guaraná Jesus, refrigerante típico do Maranhão e que possui embalagem cor-de-rosa, o presidente disse que “virou boiola”.
“Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso?”, disse o presidente entre risos. “Guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná aqui vira maranhense”, emendou.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Bolsonaro aparece nas imagens descumprindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscara e o distanciamento social, ao lado de seus apoiadores, a maioria também sem máscara, no meio de uma enorme aglomeração.

A 20 dias do primeiro turno da sucessão municipal, termina nesta segunda-feira (26) o prazo para a substituição de candidatos a prefeito, vice ou vereador. A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) permite a troca após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado ou em casos de posutlante considerado inelegível, morte ou mesmo desistência.
A substituição deve ser feita em até dez dias após o fato que gerou sua necessidade. Não é permitida a substituição de candidatos que respeitarem os limites mínimo e máximo das candidaturas de cada gênero previstos no artigo 17 da Resolução 23.609.
De acordo com a Resolução Tribunal Superior Eleitoral no 23.609/2019, se o candidato pertencer a uma coligação, a substituição deverá ser feita por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos políticos coligados.

Na noite do último sábado (25), o candidato a Prefeito de Brumado, Fabrício, inaugurou o seu Comitê Central ao lado seu vice prefeito Dr. Aurino. O espaço que fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite, n°236, funcionará todos os dias das 9h às 21h. A inauguração contou com a presença do deputado Luciano Ribeiro, além de apoiadores e amigos do candidato.
Durante o seu discurso, Fabrício agradeceu a população por todo apoio e confiança que tem recebido e reforçou seu compromisso em devolver a Brumado a alegria e cuidado que tanto a cidade precisa e merece. “Eu convido todos vocês para abraçar essa campanha que não é de Fabrício mas sim do povo de Brumado.
Eu resolvi sair da minha vida comercial para realizar o sonho de governar o município que eu nasci, cresci e me desenvolvi para devolver a Brumado tudo que essa cidade perdeu em todos esses anos com a atual gestão. A vida de vocês precisa mudar de verdade, da porta para dentro e não da porta para fora. Nós vamos mudar essa realidade. Vamos governar para o povo e com o povo do nosso lado”, afirmou.
Leia mais »

Por Luciano Nascimento
Quem já utilizou aplicativos de encontro sabe que pode ser difícil selecionar e achar a pessoa certa em meio a tantas opções. Filtrar as características de aparência e personalidade pode ser complicado. Na política, essa escolha é ainda mais desafiadora: alinhar ideias e projetos em meio a tantas promessas e discursos não seria possível sem a ajuda da tecnologia.
A plataforma #TemMeuVoto surgiu em 2018, quando contribuiu para que eleitores optassem por deputados estaduais, federais e senadores de acordo com assuntos prioritários, ideias, propostas de campanha e afinidade ideológica. Similar aos aplicativos de relacionamentos, mas voltada para as eleições.
“A plataforma é uma tecnologia para auxiliar na busca de seu candidato ideal, por afinidade de ideias”, afirmou o coordenador do projeto, André Szajman. “Para os políticos, é uma grande oportunidade de se aproximarem de seus eleitores, e demonstrarem que mereceram o seu voto. Essa atitude ativa de ambos os lados é fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira”, acrescentou.
Leia mais »

O candidato a Vereador no município de Brumado, Articulador Cultural e defensor dos animais, candidato ao pleito pelo Partido (Podemos – 19), teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. O candidato está apto para concorrer a disputa eleitoral em Brumado.
O deferimento significa que o candidato está regular, com todos os dados e documentações exigidos por lei, atendendo assim, aos requisitos necessários para disputar uma vaga no Legislativo brumadense nas eleições de 2020.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desafiou os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), respectivamente, para ir às ruas como ele foi durante as manifestações contra o Congresso realizadas no domingo (15).
Depois de ser duramente criticado, o chefe do Palácio do Planalto também condenou o interesse do Congresso em controlar os cerca de R$ 15 bilhões do Orçamento 2020, além de chamar de “histeria” e “extremismos” as medidas de precaução adotadas para combater a transmissão do coronavírus, que no Brasil já infectou mais de 200 pessoas.
“Eu gostaria que eles saíssem às ruas como eu. A resposta é esta. Nós, políticos, temos responsabilidade e devemos ser quase que escravos da vontade popular. Saiam às ruas, esses dois parlamentares. Respeito os dois, não tenho nenhum problema com eles. Estão fazendo as suas críticas, estou tranquilo no tocante a isso. Espero que eles não queiram partir para algo belicoso depois destas minhas palavras aqui”, disse Bolsonaro, em entrevista à CNN Brasil na noite de domingo.
Leia mais »

O presidente da câmara dos deputados Rodrigo Maia (DEM) comentou que com diálogo, as vacinas aprovadas pelos órgãos de analise brasileiros devem ter a distribuição autorizada. Nesta sexta-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e que será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
“Espero que o ‘entrevero’ desta semana construa uma solução para as próximas semanas. Tenho certeza nos testes do Butantan, sei que não foi criado [o instituto] ontem e tem admiração dos brasileiros. Que consigamos com diálogo com o presidente [Jair Bolsonaro], com o ministro da saúde, que já existe, com o congresso nacional, que consigamos autorizar não só essa, mas todas as vacinas que forem aprovadas” pontuou Maia.

O candidato a Vereador no município de Brumado Gláudson Dias, candidato ao pleito pelo Partido (PSB – 40), teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. O vereador está apto para concorrer a disputa eleitoral na forma da lei.
O deferimento significa que o candidato está regular, com todos os dados e documentações corretas, atendendo assim, aos requisitos exigidos para disputar uma vaga no Legislativo brumadense nas eleições de 2020.