Arquivos Política — Página 65 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 65 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 22 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

CNT/MDA: Pesquisa indica empate técnico entre Lula e Bolsonaro

29 outubro 2022 | 11:04

Foto: Diulgação

Uma pesquisa divulgada neste sábado (29) pelo Instituto MDA, a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 51,1% das intenções de votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48,9%. A margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos. Com isso, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, a um dia do 2º Turno das eleições.

A pesquisa demonstra que Lula caiu 2,4 pontos percentuais desde o último levantamento do instituto, divulgado em 17 de outubro, enquanto Bolsonaro cresceu 2,4 pontos, nas intenções para votos válidos. As variações ocorreram fora da margem de erro. A pesquisa foi realizada de 26 a 28 de outubro de forma presencial com 2002 pessoas, a um custo de R$ 168 mil. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-01820/2022.

Nos votos totais, quando são considerados os brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro cresceu três pontos, e Lula oscilou para baixo. Ambos empatam tecnicamente neste cenário: o ex-presidente tem 46,9% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica com 44,9%. Outros 5,6% indicaram voto branco, nulo ou que não iriam comparecer às urnas, e 2,6% ainda se mostram indecisos.

O Instituto MDA também fez apuração de votos espontâneos — quando os entrevistados não são questionados diretamente com a menção ao nome dos concorrentes. Também há empate neste caso. Lula tem 45,5% das intenções, enquanto Bolsonaro obtém apoio de 44,1% dos entrevistados. Outros 5,8% apontam voto branco, nulo ou dizem que não irão votar, e 4,6% se disseram indecisos.
 

Tags:

Neto realiza evento e destaca confiança na vitória: ‘Vai prevalecer o sentimento de mudança’

28 outubro 2022 | 21:05

Foto: Divulgação

Apoiadores foram às ruas do Centro de Salvador para participar de um evento do candidato a governador ACM Neto (União Brasil). O ato contou com um trio elétrico que saiu do Campo Grande até a praça Castro Alves. 

A dois dias da eleição que definirá o segundo turno na Bahia, Neto realizou o seu maior evento na capital baiana, contando inclusive com os que ocorreram no primeiro turno. Prova da mobilização crescente em Salvador, onde o agora candidato do União Brasil governou por oito anos, avaliado em todos como o melhor prefeito do Brasil.

“Neste segundo turno a gente começou atrás, mas está construindo uma virada histórica que, se Deus quiser, vai ser confirmada com a vitória no próximo domingo. Chego à reta final com o sentimento de dever cumprido e com o coração muito confiante. Fizemos uma campanha que mexeu com a Bahia. Acho que no domingo vai prevalecer o sentimento e o desejo de mudança do povo baiano.”, disse ACM Neto em entrevista no local.

“É a pipoca do 44” e “de virada é mais gostoso”, dizia o locutor do evento, de cima do trio, evidenciando o clima de virada na disputa. “Meu governador”, gritou o povo que seguia o trio, e “vai Neto”, cantou a galera no mesmo ritmo de um dos jingles, em pagode, que mais viralizaram na campanha.

Por falar em virada e em pagode, a caminhada foi o primeiro evento ao som do “Samba da Virada”, jingle gravado por Oh Polêmico para a reta final do segundo turno. Deu certo: a música foi hit e o povo sambou pela Avenida Sete. O jingle gravado por A Dama do Pagode também estreou nesta sexta, e igualmente embalou a multidão.

ACM Neto começou o evento em cima de um carro pequeno, mas na altura da Praça Piedade desceu e completou o percurso no meio do povo. Deputados federais e estaduais, além de vereadores e lideranças, que acompanharam a caminhada, também seguiram entre os apoiadores. Como, por exemplo, Cacá Leão (PP), que foi candidato a Senador na chapa.

O percurso saiu do Campo Grande às 10h, em frente ao Teatro Castro Alves, e seguiu pela Avenida Sete. O percurso estava previsto para terminar na Praça Castro Alves, mas de tanta animação se estendeu até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho. E, mesmo depois que Neto seguiu para a próxima agenda, a festa com o trio continuou por lá.

Ainda nesta sexta-feira, ACM Neto cumpre mais duas agendas na Região Metropolitana de Salvador. Às 13h, realiza caminhada em Lauro de Freitas. E às 17h, faz caminhada seguida de comício em Mata de São João.

Brumado: União Brasil promove caminhada apostando na virada de ACM Neto

28 outubro 2022 | 17:21

Foto: Divulgação WhatsApp

Na manhã desta sexta-feira (28), uma manifestação em favor do candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB), foi realizada na cidade de Brumado. O evento foi promovido pelo empresário e presidente do União Brasil no município, Fabrício Abrantes.

A caminhada saiu da feira com destino o centro da cidade acompanhada de uma grande multidão. Fabrício disse acreditar na eleição do candidato nesse segundo turno. “Tenho certeza que no dia 30 iremos junto com a população de Brumado dar essa grande vitória para nosso futuro governador ACM Neto”, destacou.

No primeiro turno, Neto obteve mais de 18 mil votos em Brumado. Neste segundo turno, Abrantes espera que os números aumentem. “Temos trabalhado muito para manter e aumentar essa votação. Vamos lutar até o fim e vencer essa eleição”, afirmou, bastante otimista.

‘Ele vai entrar na história’, diz Neto sobre a falta de Jerônimo nos debates do 2º turno

27 outubro 2022 | 21:49

Foto: Reprodução / Redes Sociais

por Lula Bonfim / Leonardo Costa

O candidato ao Governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, ao chegar à sede da TV Bahia, onde seria realizado o último debate da corrida pelo segundo turno, na noite desta quinta-feira (27), criticou opositor, Jerônimo Rodrigues (PT), dizendo que ele entra para a história do Estado ao ser o primeiro candidato a faltar todos os debates segunda etapa do pleito.

“Hoje, seria o quarto debate, mas infelizmente não tivemos nenhum pela ausência do candidato Jerônimo Rodrigues. Ele vai entrar na história como o único candidato nesta eleição que está no segundo turno que não foi a nenhum debate. Entretanto, nós vamos ter oportunidade hoje de falar um pouco mais das nossas ideias e das nossas propostas para o futuro do nosso estado. Eu espero que o eleitor analise as minhas palavras e julgue a ausência do candidato Jerônimo”, disse Neto.

Neto ainda pontuou que no primeiro turno chegou a chamar Jerônimo para o confronto direto, só que o mesmo fugiu.“Eu só faltei a um debate, que foi o da Bandeirantes. Estava inclusive aqui no último debate do primeiro turno. É bom lembrar que no primeiro turno eu havia o desafiado para que nós tivéssemos um tête-à-tête para confrontar as nossas ideias olhando olho no olho e ele não topou. Eu acho que o eleitor vai julgar isso no próximo domingo. Isso tem um peso muito importante, porque não há nada que justifique a ausência completa dele em todos os debates”, lembrou o candidato.

Tags:

Bolsonaro oscila de 45% para 44% e vê Lula aumentar vantagem no 2º turno, diz Datafolha

27 outubro 2022 | 17:49

Fotos: Ricardo Stuckert e Clauber Cleber Caetano/PR

O Datafolha publicou, na tarde desta quinta-feira (27), seu novo levantamento sobre o segundo turno das eleições presidenciais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve o percentual obtido na última semana, segurando a liderança da disputa.

Com 49% das intenções de voto, Lula segue liderando a corrida presidencial, enquanto o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), viu seu percentual oscilar negativamente, de 45% para 44%.

Brancos e nulos somam 5% das intenções de voto, enquanto 2% ainda se dizem indecisos quanto ao voto no próximo domingo (30). Desconsiderando brancos, nulos e indecisos, Lula aparece com 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro.

O Datafolha entrevistou presencialmente 4.580 eleitores em 252 municípios brasileiros, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-04208/2022.

Tags:

ACM Neto reúne apoiadores em Juazeiro: ‘Vamos ganhar essa eleição no domingo’

26 outubro 2022 | 16:40

Foto: Divulgação

Debaixo de chuva, o candidato a governado ACM Neto (União) realizou uma caminhada em Juazeiro, na noite desta terça-feira (25). Foram mais de 3 km percorridos a pé, no meio de uma multidão, que estava ansiosa por essa visita desde o fim do primeiro turno, reforçando assim a confiança da vitória no próximo domingo (30).

Em discurso, Neto afirmou que a “pegada”, restando apenas cinco dias para a eleição, tem que ser exatamente essa: sem tempo ruim, faça chuva ou faça sol, ir às ruas e demonstrar que o povo baiano confia em um futuro melhor para a Bahia a partir do dia 1° de janeiro de 2023, com a eleição do 44 para governador.

“Quero agradecer a Juazeiro pelos votos que recebi no primeiro turno e pela confiança que foi depositada em mim. Mas quero dizer também que de virada é muito mais gostoso”, falou bem-humorado. “Está chegando a hora de decidir o futuro da Bahia e vamos lutar até o fim, com alegria no rosto e muita disposição, como vi em vocês, e vamos vencer essa eleição no domingo, Juazeiro”, completou.

Leia mais »

Bolsonaro pede votos para Neto em Guanambi: ‘Onde está o PT, estamos do outro lado’

25 outubro 2022 | 17:05

Foto: Reprodução

Cumprindo agenda na Bahia, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pediu votos para o candidato ao governo do estado ACM Neto (União) em Guanambi nesta terça-feira, durante comício realizado no município. Em discurso para apoiadores, Bolsonaro reforçou a posição de oposição ao PT, partido de Luiz Inácio Lula da Silva e de Jerônimo Rodrigues que, respectivamente, estão no segundo turno da eleição federal e estadual.

“Dizer a vocês que aqui na Bahia nós temos posição. O nosso lado é o lado oposto do PT, onde está o PT nós estamos do outro lado. Por isso peço aos meus amigos da Bahia, nas eleições do dia 30, votem em ACM Neto para governador e também em Jair Bolsonaro para presidente”, afirmou o candidato à reeleição durante discurso de despedida.

O evento em Guanambi contou com a presença de João Roma (PL) que rivalizou com ACM Neto durante a disputa pelo Palácio de Ondina, mas que declarou apoio ao ex-prefeito de Salvador no segundo turno. Também estiveram presentes os deputados Arthur Maia (União) e Cláudio Cajado (PP), além da ex-candidata ao Senado, Raíssa Soares (PL).

Tags:

Lula promete ser ‘presidente de um mandato só’ caso seja eleito no domingo

25 outubro 2022 | 15:41

Foto: Reprodução / Flickr Lula Oficial

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que não irá tentar um segundo mandato, caso seja eleito nas eleições presidenciais deste ano. Lula disputa o segundo turno, contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com eleições marcadas para o próximo dia 30.

“Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, comentou o ex-presidente nas redes sociais.

Lula foi presidente do Brasil por dois mandatos, totalizando oito anos, entre os anos de 2003 até 2011. Após sua saída da presidência, o ex-presidente conseguiu eleger a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que ficou de 2011 até 2016, após sofrer um processo de impeachment.

Tags:

‘A gente já começou a virada’, diz ACM Neto sobre 2° turno

24 outubro 2022 | 0:36

Candidato a governador disse ainda que está “muito animado com o que tenho visto nos eventos em toda a Bahia”. Foto: Divulgação

Durante carreata no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), o candidato ACM Neto (União Brasil), apareceu bastante animado e confiante no segundo turno, que acontece no dia 30 de outubro. Na oportunidade, o postulante ao Governo da Bahia ainda afirmou que tem sentido o desejo por mudança tomando conta dos eleitores.

“A gente já começou a virada, estou muito animado com o que tenho visto nos eventos em toda a Bahia. Todo dia estamos fazendo três, quatro cidades de regiões diferentes da Bahia, que estão nos mostrando a nossa confiança na vitória. E é com essa confiança que nós vamos até o dia 30”, disse.

Em entrevista na cidade, no sábado (22), Neto aproveitou para alfinetar o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT). “Se eu tiver a oportunidade de ser eleito, Camaçari vai ter um governador parceiro e amigo, que vai estar ao lado do povo desta cidade. Se eu fosse governador, jamais aceitaria o que Rui Costa aceitou, de ver, por exemplo, o fechamento da Ford sem reagir, sem fazer nada para manter a fábrica aberta e assim preservar os empregos da RMS e de todo o estado da Bahia”, disse.

A carreata durou cerca de quatro horas e meia e reuniu milhares de pessoas, dentre elas estiveram presentes, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (UB), os prefeitos Pitágoras (PP), de Candeias, Alberto Castro (PSDB), de Dias D’Ávila, Antônio Calmon (PP), de São Francisco do Conde, e Duda Leite (PSDB), de Pojuca. Além deles, deputados federais e estaduais que foram eleitos ou que ficaram como suplentes.

Neto também aproveitou a ocasião para agradecer o resultado que teve em Camaçari no primeiro turno, quando recebeu mais da metade dos votos. “Tenho certeza que nossa vantagem agora no segundo turno vai ser ainda maior. Eu tenho uma gratidão muito grande ao povo de Camaçari, que me ajudou a ser eleito três vezes deputado federal, e pela história que tive, representando essa cidade”, finalizou.

Tags:

Crimes eleitorais: denúncias poderão ser realizadas no telefone 191 a partir deste sábado (22)

22 outubro 2022 | 0:24


Número é utilizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foto: Divulgação

A partir deste sábado (22), denúncias de crimes eleitorais poderão ser realizadas através do telefone 191, utilizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O anúncio foi feito pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

De acordo com o ministério, o PRF continuará atendendo ocorrências nas rodovias, entretanto, a equipe da instituição será reforçada já pensando na possibilidade de um maior fluxo de ligações por conta das chamadas relacionadas a abusos eleitorais

Ligando para o número, os cidadãos poderão denunciar casos de boca de urna, compra de votos, transporte ilegal de eleitores e porte irregular de arma. Além disso, a população também poderá realizar alertas sobre quedas de energia, alagamentos e demais incidentes que tenham a possibilidade de atrapalhar o 2° turno das eleições.

Tags: