MENU

por Matheus Tupina
O ex-ministro da Justiça e senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro (União Brasil) fez uma aparição na propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) exibida nesta sexta-feira (21) citando a corrupção nos governos petistas, em mais um passo de reaproximação ao candidato à reeleição.
O ex-juiz, que saiu do governo em 2020 acusando o atual mandatário de interferir na Polícia Federal se aliou novamente ao presidente durante a campanha eleitoral.
“Eu quero poder chegar na minha casa, e olhar nos olhos do meu filho, e dizer para ele que roubar é errado. Nós não podemos permitir que o PT, com todos esses escândalos de corrupção, retorne ao poder”, diz o senador eleito na propaganda de Bolsonaro.
“Por isso, pense muito bem em quem você vai votar, que tipo de lição, que tipo de país você quer deixar para os seus filhos”, conclui. Quando ainda tentava ser candidato a presidente, no início de 2022, Moro chamou Bolsonaro de “covarde” e disse que o presidente atrapalhou o combate à corrupção.
Leia mais »

O candidato a governador ACM Neto (União) afirmou na quinta-feira (20) que, se for eleito, vai zerar o ICMS cobrado sobre o diesel utilizado no transporte público de toda a Bahia para baixar o preço das passagens. Em comício realizado em Paripe, no Subúrbio de Salvador, ele lembrou da festa da vitória realizada naquele bairro, nas eleições de 2012, quando foi eleito prefeito da capital também no segundo turno.
Neto destacou que a isenção do ICMS do transporte público é um pleito antigo dos prefeitos baianos, inclusive de Bruno Reis (UB), gestor da capital, mas que o governador do estado se recusa a discutir. Lembrou ainda que, em meio à escalada do preço do diesel nos últimos anos, Rui Costa (PT) se negou a receber o prefeito de Salvador. “Mas, não tem nada, não. Se eu for eleito no dia 30, logo em janeiro de 2023, vou zerar o ICMS para ajudar a baixar a tarifa não só aqui, na capital, como em todas as cidades do nosso estado”, disse.
O ex-prefeito lembrou que faltam apenas 10 dias para a eleição, e escolheu o Subúrbio para realizar um grande comício em Salvador porque foi ali que ele enfrentou a maior quantidade de ataques dos seus adversários, justamente do PT, nas eleições de 2012. “Naquela dura campanha, contaram muitas mentiras, me atacaram, espalharam todo tipo de inverdades por Salvador. Aqui no Subúrbio, eles se achavam donos do território. Tentaram nos intimidar para que não tivéssemos sequer coragem de vir aqui conversar com os moradores”, disse.
Leia mais »

Em Barra e Barreiras, na região Oeste, nesta quarta-feira (19), o candidato a governador da Bahia pelo união Brasil, ACM Neto, afirmou que as cidades foram esquecidas pelos governos do PT. O ex-prefeito de Salvador ainda reforçou seu compromisso de implantar na região um dos primeiro Governos Regionais (GRs), caso seja eleito governador.
“Os nossos adversários tiveram 16 anos e o resultado do trabalho deles é a Bahia em primeiro lugar em número de homicídios, em número de desempregados, em número de pessoas vivendo em condição de pobreza, na dificuldade de acesso ao sistema de saúde e o último lugar em educação de qualidade. Não falta nada para piorar”, apontou.
“Essa região se queixa pela ausência do Governo do Estado. Essa região reclama por mais atenção, por mais cuidado e por mais investimentos. E hoje estou aqui, reafirmando um compromisso que assumi no primeiro turno. A partir de 1º de janeiro, tomando posse como governador, eu assino um decreto para instituir um Governo Regional no Oeste. O governador vai estar aqui presente não apenas na véspera de eleição. Eu estarei aqui durante os quatro anos do meu mandato, trabalhando ao lado de vocês”, salientou o candidato.
Na ocasião, o postulante ao Palácio de Ondina fez criticas ao candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, e questionou o fato dos seus adversários continuarem divulgando fake news sobre o processo eleitoral.
Leia mais »

A campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Siva (PT) à Presidência da República decidiu que ele não participará do debate na TV Record, no próximo domingo (23). A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (19).
Sendo assim, a emissora reformulará o formato do debate para uma sabatina com o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que já havia confirmado presença.
Após participar do encontro na Band, no último domingo (16), o ex-presidente rejeitou a ida ao debate do SBT, que vai acontecer nesta sexta-feira (21). Com a decisão, o formato foi alterado pela emissora, comandada por Silvio Santos, e transformou-se em uma sabatina com Bolsonaro.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) desembarca na capital baiana, nesta sexta-feira (21). Ela vai realizar uma caminhada no bairro de Itinga, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde fará o Comício de Mulheres.
Junto com a ex-mandatária, estarão Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao Governo do Estado, e o senador Jaques Wagner. Antes, Dilma vai conversar com a imprensa baiana na plataforma da Estação de Metrô Aeroporto.

Ex-campeão mundial de boxe, o baiano Acelino Popó Freitas se juntou, nesta quinta-feira (20), a outros lutadores de MMA para divulgar um vídeo de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O lutador já havia manifestado, nas redes sociais, sua posição política.
Também aparecem no vídeo Royce Gracie, Romero Jacaré e Fábio Gurgel, Maurício Shogun, Fabrício Werdum, Thiago Marreta, Wanderlei Silva, José Aldo e Cris Cyborg.
“Quem luta de verdade vota 22”, é o mantra repetido por todos os atletas no vídeo. BN Esportes Veja:

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) disse nesta quarta-feira (19) que o seu adversário, Jerônimo Rodrigues (PT), tenta vender para os eleitores uma realidade da Bahia que não existe, especialmente na educação, onde, segundo Neto, “ele é responsável direto pelo fracasso na área”. Em entrevista à rádio Caraíbas de Irecê, Neto disse que, para tirar o estado dos piores índices do Brasil, pretende redesenhar o sistema de ensino, tendo o professor como centro.
“Quando é perguntado por que a educação da Bahia está em penúltimo lugar do país, Jerônimo Rodrigues procura culpados e desculpas. Ele tenta vender para os baianos uma realidade que não existe. Já visitei mais de 300 municípios, conversando com professores e alunos da rede estadual. E o que mais ouço são professores se sentindo desvalorizados e jovens dizendo que não aprenderam e que não estão preparados para disputar uma vaga na universidade ou uma vaga no mercado de trabalho”, disse Neto.
Neto lembrou que, por falta de uma política pública do governo nos últimos 16 anos, a Bahia tem hoje a segunda pior nota do país na Prova Brasil, que mede o aprendizado dos alunos, apesar do tremendo esforço feito pelos profissionais da educação.
Leia mais »

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro no segundo turno da disputa presidencial, de acordo com o novo levantamento do instituto Datafolha, publicado na noite desta quarta-feira (19).
Lula aparece com 49% das intenções de novo, mantendo o percentual da pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro oscilou positivamente de 44% para 45%. Brancos e nulos somam 4% da preferência, enquanto 1% se diz indeciso diante do cenário.
Considerando apenas os votos válidos, quando se exclui os indecisos, nulos e brancos, Lula aparece com 52% da preferência dos brasileiros, contra 48% de Bolsonaro.
O Datafolha entrevistou 2.912 pessoas em 181 municípios brasileiros, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07340/2022.

Em pronunciamento realizado na sessão plenária desta terça-feira (18), o deputado José Rocha (vice-líder União) declarou seu apoio ao candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, e a Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno.
Durante sua fala, Rocha destacou a atuação de Neto como ex-deputado federal e ex-prefeito de Salvador e afirmou que ele está preparado para assumir o governo do estado. “Ele tem projeto para fortalecer os municípios baianos e diminuir a questão do desemprego, socorrendo os que estão na linha de pobreza e que precisam de um governador que tenha sensibilidade para ajudá-los”, disse.
Em seguida, o deputado também falou sobre estar engajado na campanha para reeleição do candidato à presidência Jair Bolsonaro. Segundo José Rocha, o presidente fez grandes investimentos na infraestrutura do país e da Bahia. “Bolsonaro possui os requisitos para alavancar a economia do país”, declarou o deputado.
O deputado foi eleito em 2018 na base do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Em 2019, ele já assumiu o posto de vice-líder do Governo Bolsonaro no Congresso Nacional, tendo papel importante na articulação política dos projetos do Palácio do Planalto.

por Leonardo Costa
O Debate na Band Bahia do segundo turno na corrida pelo governo do Estado, na noite desta segunda-feira (17), virou entrevista de 30 minutos. Isso porque, ACM Neto (União) compareceu e Jerônimo Rodrigues (PT) preferiu não ir à sede da emissora, assim como fez na semana passada no Debate da TV Aratu/SBT. O ex-prefeito de Salvador criticou o petista e disse que os eleitores estão comparando ele ao seu adversário.
“Me permita aqui lamentar a ausência do candidato Jerônimo Rodrigues. A verdade é que ele não está comparecendo a nenhum dos debates nesse segundo turno. Eu, inclusive, ontem estava assistindo, ao vivo, o debate entre os dois candidatos do segundo turno da disputa pela Presidência da República, Lula e Bolsonaro. Parabenizo a TV bandeirantes pela iniciativa, sendo mais uma vez pioneira”, disse Neto nos primeiros minutos da entrevista.
“Poderíamos hoje, aqui, nesse momento, estar eu e Jerônimo, frente a frente, olho no olho. E vocês que estão nos assistindo poderiam ter oportunidade de comparar a história, a trajetória, o currículo, as ideias, o preparo de cada um de nós dois. Infelizmente, o candidato Jerônimo falta a mais um debate nesse segundo turno, que está sendo disputado por mim e por ele. E quem perde com isso hoje é o telespectador, mas no dia 30 quem vai perder com isso é Jerônimo”, completou o postulante ao Palácio de Ondina.