Arquivos Política — Página 85 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 85 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 24 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Moro mira Senado e se vê como líder da oposição em eventual governo Lula

9 julho 2022 | 9:46

O ex-juiz deve anunciar na próxima semana a decisão de qual cargo irá disputar. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo divulgada neste sábado (9), haver uma “tentação” para concorrer ao Senado pelo Paraná e que, se eleito, tem o plano de se tornar líder da oposição em eventual governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Espero que isso não aconteça, mas, no caso de uma vitória do ex-presidente Lula, é natural que eu me coloque na oposição para liderar uma resistência necessária a políticas públicas indesejáveis em relação ao país e também ser uma voz no Congresso em favor da integridade e do combate à corrupção”, afirmou.

Após as tentativas fracassadas de se viabilizar como pré-candidato ao Palácio do Planalto e de transferência de domicílio eleitoral para São Paulo, Moro deve anunciar na próxima semana a decisão de qual cargo irá disputar. Apesar de dizer que as possibilidades ainda estão em análise, aliados do ex-juiz dizem que ele deve mirar no Senado.

Tags:

‘Estão condenando o futuro dos nossos jovens’, diz ACM Neto sobre PT

8 julho 2022 | 19:34

Foto: Divulgação

O pré-candidato a governador pelo União Brasil , ACM Neto, criticou a gestão do PT em relação a educação pública estadual e  citou que a política estaria “condenando” os jovens da Bahia. O pronunciamento foi realizado em Mairi, na tarde desta sexta-feira (08).

“Eles estão condenando o futuro dos nossos jovens. Esse é o resultado de 16 anos de exercício contínuo no poder. E é por isso que o povo baiano diz que está na hora de mudar. Agora é hora da gente ter um governador firme e corajoso, que chame para si a responsabilidade, que enfrente a violência e mostre que lugar de bandido é na cadeia”, disse Neto.

O ex-prefeito de Salvador também fez criticas a segurança pública do Estado, citando que a Bahia é “campeã nacional de homicídios”. Além disso, Neto comentou sobre outras políticas públicas do PT.

“Quatro mandatos consecutivos da atual gestão, o que eles deixam? Um estado que ocupa o primeiro lugar no número de desempregados, que convive com a situação lamentável da saúde pública onde o povo do interior tem que esperar na fila da regulação e, muitas vezes, acaba morrendo sem atendimento”, enfatizou.

Na última terça-feira (04), o instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento que aponta a vitória de ACM Neto ainda no primeiro turno das eleições de 2022. Com 58% das intenções de votos no cenário estimulado.

Tags:

Lula vai à Justiça contra decreto de Bolsonaro que obriga postos a exibir preço

8 julho 2022 | 19:23

Foto: Reprodução / Flickr Lula Oficial

por Fábio Zanini | Folhapress

A pré-campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá entrar com ação na Justiça contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que obriga postos a exibir como era o preço dos combustíveis antes da aprovação da lei que impôs teto do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em 17%. 

Além de ser vista como eleitoreira, a medida tem vícios formais, segundo a área jurídica da pré-campanha petista. “O decreto impõe uma obrigação ao setor privado que não tem lastro na legislação”, diz o advogado Cristiano Zanin, que representa a pré-campanha. Os aliados de Lula ainda avaliam se a ação poderá ser apresentada no Supremo Tribunal Federal ou no Tribunal Superior Eleitoral. 

A redução do preço dos combustíveis é uma das principais apostas de Bolsonaro para tentar melhorar seus índices de popularidade e chegar ao segundo turno contra o petista. Ao forçar os postos a colocar lado a lado os preços antigo e atual, o presidente busca ressaltar junto à população os efeitos práticos da redução do imposto.

Tags:

Bolsonaro cita Geddel e diz que ex-ministro tem dado ‘total apoio a Lula’

7 julho 2022 | 21:32

Foto: Reprodução / Youtube

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre a aparição política do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) e o atrelou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Geddel realizou um discurso durante evento do MDB.

“Geddel reaparece. É aquele dos R$ 51 milhões e exalta Lula. O Geddel voltando para política e hipotecando total apoio ao seu amigo Lula”, disse Bolsonaro durante transmissão, nas redes sociais, nesta quinta-feira (07).

Na oportunidade, Geddel foi contundente contra o ex-prefeito e prefeito de Salvador, ACM Neto e Bruno Reis, respectivamente. “Aos nossos adversários, que eventualmente queiram fazer esse debate à luz do dia, na clareza da planície, vamos falar do adversário nosso tido como mais forte, o ex-prefeito e seu menino o prefeito. Não reconheço na Bahia, no Brasil, ninguém com autoridade política ou moral para apontar o dedo para o calvário que tenho enfrentado, e com coragem”, disse o político baiano.

Tags:

Fabrício Abrantes leva lideranças de Aracatu para fechar aliança com ACM Neto

5 julho 2022 | 11:26

Foto: Divulgação

O ex-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (UB), levou lideranças da cidade de Aracatu, para firmar apoio com o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB). O encontro foi realizado nesta segunda-feira (04) no escritório político de Neto em Salvador. “Agradeço aos amigos pela confiança e vamos continuar firmando parcerias visando o fortalecimento da nossa região junto as outras esferas de governo”, disse Abrantes.

Fabrício pediu união para o fortalecimento da região sudoeste da Bahia. “Unidos, parceiros e com visão de futuro, seremos mais fortes e traremos obras e benefícios para fazermos dos nossos municípios lugares melhores para vivermos”, disse. Para ele, é preciso pensar grande para Brumado voltar a ser referência e polo regional.

Jaques Wagner justifica doação de R$ 90 mil para o PT

4 julho 2022 | 17:11

Em média, parlamentares petistas repassam por mês R$ 3,5 mil de seus salários para os cofres do partido. Foto: Alessandro Dantas/ PT no Senado

O senador Jaques Wagner doou R$ 90 mil para a conta do PT, no fim do mês de março. O valor equivale a quatro meses do salário líquido pago pelo Senado. Atualmente, o vencimento bruto de um senador é de R$ 33,7 mil. As informações são da coluna de Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles.

De acordo com a publicação, o PT cobra há mais de uma década uma contribuição mensal de seus parlamentares para ajudar na manutenção do partido, uma espécie de dízimo partidário. Todo mês, deputados e senadores são obrigados a repassar de 2% a 20% do salário que recebem no exercício do mandato para a conta bancária do diretório nacional, conforme prevê o estatuto da legenda.

Wagner é um dos principais articuladores da campanha do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto, tanto na arena política quanto nas conversas com o empresariado.

A publicação diz ainda que em média, os parlamentares petistas repassam por mês R$ 3,5 mil de seus salários para os cofres do partido, o que, no ano, corresponde a menos da metade do pagamento feito à vista por Jaques Wagner. Nas eleições de 2018, o senador declarou possuir mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras ou ações na Bolsa de Valores. A assesoria de Wagner afirmou que o senador quitou as parcelas em atraso com o partido.

Em busca da reeleição, Bolsonaro dobra gasto de publicidade com a Globo

4 julho 2022 | 14:45

Foto: Alan Santos / PR

Alvo de diversas críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Governo Federal gastou quase o dobro em publicidade na Globo  de janeiro a junho deste ano, se comparado ao mesmo período de 2021. 

De acordo com o Uol, de 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a emissora recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, no mesmo período, observa-se aumento de 43% (R$ 11,4 milhões). Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.

O levantamento feito pelo UOL mostra ainda uma mudança no perfil de investimento feito pela pasta. Na TV, o Palácio do Planalto deu prioridade às campanhas institucionais, isto é, que mostram os feitos da gestão e ajudam a inflar a popularidade do presidente. Em 2021, a Secom havia comprado espaço na Globo para 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e apenas dez para materiais institucionais. Já de 1º de janeiro a 21 de junho deste ano, são 72 campanhas institucionais na maior emissora do país (86% a mais) e apenas duas, “utilidade pública” (96% a menos).

2022 será o único ano do mandato de Bolsonaro que a Globo vai ultrapassar as concorrentes SBT e Record em valor recebido por publicidade federal. Neste ano, durante o período analisado, enquanto a emissora carioca recebeu R$ 11,4 mi, a Record ganhou R$ 9,8 mi e o SBT R$ 8,4 mi.

Ciro Gomes janta com ACM Neto e Félix Mendonça Junior em Salvador

3 julho 2022 | 14:56

Foro: Reprodução

por Leonardo Costa

Depois de marcar presença nos festejos em homenagem à Independência do Brasil na Bahia, neste 2 de julho, o pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) jantou com ACM Neto, pré-candidato ao Palácio de Ondina, pelo partido União Brasil, e com o deputado federal Félix Mendonça Junior (PDT), no apartamento do parlamentar, em Salvador, ontem à noite (2).

Em seu perfil no Instagram, o presidenciável disse: “Conversa franca e amistosa, entre amigos, sobre os destinos da Bahia e do Brasil. Todos nós ainda envolvidos pela fabulosa energia popular do 2 de Julho”.

Ciro ainda aproveitou a vinda ao estado da Bahia para dançar forró em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em um evento da vereadora Débora Régis (PDT).

Restrições para agentes públicos começam a valer

3 julho 2022 | 9:51

Medidas estão previstas na Lei das Eleições. Foto: Abdias Pinheiro/Ascom – TSE

Restrições para servidores públicos e pré-candidatos às eleições de outubro passaram a valer a partir deste sábado (2), três meses antes do primeiro turno. As medidas estão previstas na Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, e objetivam manter o equilíbrio entre os candidatos.

Políticos estão proibidos de autorizar a veiculação de publicidade estatal sobre os atos de governo, realização de obras, campanhas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, exceto no caso de grave e urgente necessidade pública. Nesse caso, a veiculação deverá ser autorizada pela Justiça Eleitoral.

Eles também não podem fazer pronunciamento oficial em cadeia de rádio de televisão, salvo em casos de questões urgentes e relevantes, cuja autorização também dependerá de autorização da Justiça Eleitoral.

A participação em inaugurações de obras públicas também está vedada, além da contratação de shows artísticos com dinheiro público. Durante o período eleitoral, funcionários públicos não podem ser contratados, demitidos ou transferidos até a posse dos eleitos.

No entanto, estão liberadas a exoneração e a nomeação de cargos em comissão e funções de confiança, além das nomeações de aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2022. Em julho, o calendário eleitoral também prevê outras datas importantes para o pleito.

A partir do dia 20, candidatos, partidos políticos, coligações e federações terão direito à solicitação de direito de resposta por afirmações consideradas caluniosas, difamatórias ou sabidamente inverídicas que forem publicadas por veículos de comunicação social.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno  para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Eleitores de Lula e de Bolsonaro votam em ACM Neto, diz João Leão

2 julho 2022 | 9:34

“Quem vota em Lula e quem vota em Bolsonaro, juntando os dois, é quem vota em ACM Neto”, opinou o vice-governador. Foto: Jorge Jesus/bahia.ba

por Matheus Morais / Mattheus Miranda

O vice-governador do estado da Bahia e pré-candidato a deputado federal, João Leão (PP), desconversou sobre a importância da presença de Lula (PT) no Dois de Julho para o grupo governista.

Para o pepista, ex-aliado do PT na Bahia, a participação do ex-presidente não impulsiona tanto a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), uma vez que, segundo ele, os eleitores de Lula também votam em ACM Neto (PL) para o governo do Estado.

“Quando você soma a pesquisa hoje, dá pra analisar que quem vota em Lula e quem vota em Bolsonaro, juntando os dois, é quem vota em ACM Neto. Tá bom pra gente. Vamos deixar o povo escolher”.

Tags: