MENU

A Receita Federal vai priorizar este ano, no pagamento da restituição do imposto de renda, os contribuintes que optarem receber por meio do pix. O primerio lote será liberado em 31 de maio, conforme detalhes divulgados nesta segunda-feira (27) pelo órgão do Ministério da Fazenda.
Também receberão primeiro quem tem 80 anos ou mais e declararem até 10 de maio; portadores de deficiência ou doença grave com idade a partir de 60 anos, quem tem maior fonte de renda o magistério e quem realiza a declaração pré-preenchida.
Outra mudança aconteceu nos ganhos em operações na bolsa de valores. Antes, quem realizasse qualquer operação de compra e venda direta era obrigado a declarar. Agora, a exigência se mantém para quem tiver ganhos tributáveis superiores a R$ 40 mil.
Também precisarão entregar a declaração este ano quem teve, em 2022, rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, superiores a R$ 28.559,70; ganhos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, de R$ 40 mil ou mias; obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos à incidência do imposto. O prazo de envio, outra novidade, será de 15 de março a 31 de maio, não mais em março e abril. Fonte: CNN Brasil

Precisando vencer e torcendo por um triunfo do Bahia, o Vitória só empatou em 0 a 0 com o Barcelona de Ilhéus, no estádio Manoel Barradas, o Barradão, na tarde deste domingo (26), em partida válida pela última rodada do Campeonato Baiano.
Debaixo de vaias, o time do técnico Léo Condé chegou ao quinto jogo seguido sem vitória na temporada e ficou fora da semifinal do estadual pelo quinto ano consecutivo.

A pugilista baiana Bia Ferreira venceu a chinesa Wenlu Yang e conquistou a categoria 60kg, em Sófia, na Bulgária, por decisão unânime da arbitragem. Agora ela é tricampeã do Strandja Tournament. Essa foi a 74ª edição da competição, uma das mais tradicionais do boxe olímpico mundial. A informção é do Globo Esporte.
A pugilista, que atualmente se divide entre o boxe olímpico e o profissional, também foi ouro em 2019 e 2021.
Allém dela, Keno Marley bateu o equatoriano Júlio Castilio na final e faturou o ouro na categoria 92kg. A decisão dos árbitros foi unânime. Com o bronze de Abner Teixeira (+92kg), o Brasil conquistou três medalhas na Bulgária.

O vice-presidente Geraldo Alckmin garantiu que o governo federal vai apoiar o estado de São Paulo na construção de casas para as famílias atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo e outras que vivem em áreas de risco na região.
O governo estadual já conseguiu desapropriar um terreno de cerca de 10 mil metros quadrados em Barra do Sahy, na cidade de São Sebastião, que será destinado para a construção de moradias com o apoio da União.
O vice-presidente disse ainda que há um condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida praticamente pronto em Bertioga, cidade que também foi atingida pelas chuvas, e alguns dos 1,5 mil apartamentos podem ser direcionados aos desabrigados pela chuva.
Alckmin visitou neste sábado a cidade de São Sebastião, que foi a mais atingida pelas chuvas no final de semana passado e já conta 56 mortos em deslizamentos. Outra vítima fatal foi encontrada na cidade vizinha, Ubatuba. As cidades do litoral norte do estado também têm cerca de 4 mil desabrigados e desalojados.
O vice-presidente viajou junto com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, sobrevoou as áreas atingidas pelas chuvas e visitou o navio-aeródromo multipropósito que está sendo utilizado como hospital de campanha.
Depois, Alckmin e Anielle se reuniram com o prefeito da cidade, Felipe Augusto, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Após a reunião, Alckmin declarou que a ordem dada pelo presidente Lula é de compor parcerias não somente na área habitacional, mas também na área de saneamento e meio ambiente, para tentar prevenir desastres futuros.

O Itabuna goleou o Bahia por 4 a 0 na tarde deste domingo (26), em Camacã, e conseguiu sua vaga na semifinal do Campeonato Baiano de 2023. Os gols foram marcados por Hitalo, Alex Sandre, duas vezes, e Cesinha.
O time do sul baiano chegou aos 15 pontos e manteve o quarto lugar na tabela de classificação, garantindo a vaga entre os quatro primeiros colocados.
Já o Bahia, ficou com 21 pontos e terá a vantagem de decidir o confronto da semifinal do Baianão em casa.
A equipe do técnico Renato Paiva volta aos gramados pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira (1º) contra o Jacuipense, no jogo único da primeira fase, às 21h30, em Pituaçu.

Seis pessoas ainda estão desaparecidas após a tragédia provocada pelas chuvas na cidade de São Sebastião, no litoral norte paulista. Neste momento, o Corpo de Bombeiros segue com os trabalhos de busca por essas vítimas na Vila do Sahy, local onde houve deslizamento de terra e soterramento de casas e de pessoas.
Segundo o governo de São Paulo, 59 mortes foram confirmadas até o momento, sendo 58 em São Sebastião e uma criança em Ubatuba. Cinquenta e quatro corpos já foram identificados e liberados para sepultamento. São 19 homens, 17 mulheres e 18 crianças.
A prefeitura de São Sebastião informou que há 1.095 pessoas abrigadas atualmente em escolas, creches, igrejas e organizações não-governamentais (ONGs). Já o governo paulista informa que as chuvas deixaram 2.251 pessoas desalojadas e 1.815 desabrigadas em todo o litoral norte.
Leia mais »

Uma ação conjunta realizada pela Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Rodoviária Federal, na quarta-feira (22), identificou e resgatou cerca de 180 trabalhadores submetidos à condição análoga à escravidão, no Rio Grande do Sul.
Segundo a PF, os trabalhadores foram recrutados em outros estados, principalmente da Bahia, por uma empresa prestadora de serviços administrativos para vinícolas do município de Bento Gonçalves. O empreendimento em questão era contratado pela Salton, Garibaldi e Aurora para intermediar mão de obra durante safra da uva.
Em depoimento, um dos trabalhadores relatou que todos os funcionários eram mantidos em alojamento e estavam sem receber salários. Ele contou eram submetidos a agressões físicas e que contraiam empréstimos mediante cobrança de juros abusivos, sendo privados de liberdade por falta de pagamento. A fiscalização constatou as condições insalubres do alojamento, a exemplo de má conservação, além de problemas de higiene e limpeza. No local foram apreendidos uma arma de choque e um spray incapacitante.
O responsável pela empresa, Pedro Augusto de Oliveira Santana, de 45 anos, natural de Valente (BA), chegou a ser preso em flagrante, mas pagou fiança de R$ 40 mil e foi solto. Agora, o MTE busca o ressarcimento dos valores referentes aos salários e verbas rescisórias devidas aos trabalhadores.
As vinícolas envolvidas no escândalo informaram que não tinham conhecimento das irregularidades praticadas pela empresa prestadora de serviço.

A Receita Federal irá liberar o programa da declaração do Imposto de Renda 2023 no próximo dia 15 de março, prazo inicial para prestar contas ao fisco. Os contribuintes terão até 31 de maio para declarar o IR neste ano.
O programa é necessário para preencher e enviar o documento e costuma estar liberado, de uma única vez, para computador, tablet e celular. No caso dos contribuintes que vão declarar pelo computador, é preciso baixá-lo.
Para quem declara em outras plataformas, é necessário atualizar ou baixar novamente. Há ainda a opção de preencher a declaração online, por meio do e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal.
A partir deste ano, o prazo de envio do IR é maior, de dois meses e meio, para que desde o primeiro dia o contribuinte possa utilizar a declaração pré-preenchida do IR.
Leia mais »

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou neste sábado que a reabertura da antiga fábrica da Ford na Bahia está em negociação pelo governo federal. A expectativa é que a empresa chinesa BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, assuma o local. A Ford já confirmou que negocia a venda da fábrica para a marca.
A fábrica foi fechada em 11 de janeiro de 2021, na cidade de Camaçari (BA), onde eram produzidos Ka, Ecosport e outros modelos. A fábrica empregava 4.000 trabalhadores e funcionou durante 20 anos.
Após o desmonte da unidade, grande parte do maquinário foi transferido para General Pacheco, na Argentina, onde a Ford mantém outra planta. A estrutura mantida em Camaçari hoje é básica e exige a instalação de equipamentos para a fabricação de novos veículos.

Após Rita Lee voltar a ser hospitalizada nesta sexta-feira, com estado de saúde “extremamente delicado”, os familiares da artista agradeceram a preocupação dos fãs e pediram “respeito à privacidade”, em nota publicada nas redes sociais.
“A família agradece o carinho, certa do respeito à privacidade, como estabelecido desde o início”, diz o comunicado, no qual os parentes da cantora minimizam a hospitalização, atribuindo a necessidades corriqueiras de pacientes que tiveram câncer, como é o caso de Rita Lee.
“Como qualquer pessoa que passou ou que passa por tratamento oncológico, internações para exames e avaliações podem ser necessárias”, diz o comunicado.
Aos 75 anos e longe dos palcos, a cantora e compositora paulista foi diagnosticada com câncer no pulmão esquerdo em maio de 2021. Após passar por tratamento com imunoterapia e radioterapia, o câncer entrou em remissão em abril do ano passado.