MENU

Morreu, nesta segunda-feira (08), a cantora e compositora carioca Angela Ro Ro, aos 75 anos. Ela foi internada em junho no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, com uma infecção pulmonar grave. Desde então, vinha tendo uma série de complicações. Segundo o advogado Carlos Eduardo Lyrio, recentemente ela teve uma nova infecção e, nesta manhã, não resistiu.
Ângela Maria Diniz Gonçalves nasceu em 1949. Com uma voz única e um estilo que unia blues, samba-canção, bolero e rock, ela se destacou como uma das artistas mais originais da música popular brasileira.
Pianista desde a infância, só estreou profissionalmente tardiamente, recusou convites para gravar ainda jovem e só aos 26 anos subiu a um palco pela primeira vez (Festival de Rock de Saquarema, RJ, em 1976). Em 1979 lançou seu álbum de estreia Angela Ro Ro pela PolyGram. Desse trabalho saíram sucessos como Tola foi você e, sobretudo, Amor, Meu Grande Amor (parceria com Ana Terra). Nas décadas seguintes ela manteve carreira ativa, gravando LPs de estúdio e ao vivo, e realizando shows em casas e teatros do Brasil e do exterior.
Leia mais »

A Seleção Brasileira encerrou nesta segunda-feira (8), a preparação para o jogo contra a Bolívia. O último compromisso pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, acontece nesta terça-feira (9), em El Alto.
O técnico Carlo Ancelotti aproveitou a derradeira atividade para treinar a provável escalação. O time Canarinho poderá ter oito mudanças em relação a equipe que venceu o Chile por 3 a 0, na última quinta (4). Apenas o goleiro Alisson, o lateral-direito Wesley e o meia Bruno Guimarães deverão seguir entre os 11. O selecionado deve entrar em campo com: Alisson; Wesley, Fabrício Bruno, Alex e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Samuel Lino e Richarlison.
Bolívia e Brasil se enfrentam a partir das 20h30 no horário de Brasília. O jogo é válido pela 18ª rodada das eliminatórias. A cidade onde acontece a partida fica a 4.150 metros de altitude do nível do mar.
Classificada para o próximo Mundial com duas rodadas de antecedência, a Seleção é a segunda colocada na tabela com 28 pontos, dez a menos do que a líder Argentina. Na briga pela única vaga na repescagem, o selecionado boliviano é o oitavo com 17, um a menos do que a Venezuela, que é a sétima.

por Raquel Franco
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sanciona na tarde desta segunda-feira (08) a lei que concede reajuste para servidores públicos estaduais e cria novos cargos. Ele também irá assinar a lei para criação de novos comandos regionais e cargos da Polícia Militar.
As áreas abrangidas pela nova lei são aquelas de fiscalização e regulação, gestão pública e obras públicas, além da carreira de especialistas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e do quadro do magistério público das universidades estaduais.
A cerimônia está agendada para 15h no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O pacote de projetos foi enviado pelo governo à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e aprovado pelos parlamentares na última terça-feira (02). As carreiras públicas passarão por mudanças, como reajuste de salários, gratificações e novos cargos.
A Casa aprovou 14 proposições, das quais sete tratavam de reajustes de servidores públicos do Poder Executivo para os exercícios deste ano e de 2026, além de outros benefícios.

Os descontos associativos irregulares em aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) eram sabidos desde 2019. A declaração foi dada pela diretora de Auditoria de Previdência da Controladoria-Geral da União (CGU), Eliane Viegas Mota, nesta quinta-feira (4), durante depoimento na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito).
A CGU tomou conhecimento das fraudes a partir de uma denúncia feita pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). O órgão alertou sobre o aumento de reclamações de beneficiários. A partida daí, a CGU recomendou que o INSS suspendesse acordos de cooperação técnica com as quatro entidades envolvidas, mas, à época, nada foi feito.
O deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), relator do processo, questionou se a CGU só tomou conhecimento das irregularidades naquele ano. “Eu não tenho acesso, não tenho conhecimento, a nenhum registro anterior”, respondeu Eliane.
Leia mais »

por Neison Cerqueira
Usuários do banco digital Nubank enfrentaram instabilidades no aplicativo no final da manhã e início de tarde desta sexta-feira (5). As dificuldades de verificar saldo e realizar transações, como pagamentos e transferências, foram reportadas por clientes correntistas por meio da rede social X, antigo Twitter.
O aplicativo apresentou instabilidade por volta das 12h, impedindo o acesso e a conclusão de transações. A falha operacional ocorreu justamente no quinto dia útil do mês, quando há aumento no volume de operações financeiras no banco digital. O nome da instituição chegou a ficar entre os assuntos mais comentados de hoje na plataforma. “Eu transferi meu pagamento INTEIRO pra minha conta da Nubank, agora a Nubank tá FORA KKKKkk”, disse um internauta.
“Não tem nada mais humilhante do que você ir comprar algo chegar pra pagar e a P*** DA NUBANK CAIR NÃO DEIXANDO FAZER PIX”, criticou outro. “@nubank todo dia 05 é essa merda !!!! aumente esses servidores”, comentou mais um. Através de nota, o Nubank informou que já está ciente da instabilidade e que trabalha para restabelecer os serviços “o quanto antes”.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro atacou neste domingo (7) o STF (Supremo Tribunal Federal) e, sem citar nomes, chamou ministros da corte de perversos, tiranos e injustos.
Às vésperas do julgamento do marido pela trama golpista, ela enviou áudio para divulgação em manifestações bolsonaristas em Brasília e no Rio de Janeiro.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro atacou neste domingo (7) o STF (Supremo Tribunal Federal) e, sem citar nomes, chamou ministros da corte de perversos, tiranos e injustos.
Às vésperas do julgamento do marido pela trama golpista, ela enviou áudio para divulgação em manifestações bolsonaristas em Brasília e no Rio de Janeiro. Michelle disse ainda que o país vive uma ditadura que inclui perseguição política.
“Ministros, vocês prometeram cumprir as leis e defenderem a nossa constituição. Ela está sendo rasgada diariamente, injustiças são cometidas por alguns poucos do vosso meio que se dizem juízes, mas agem como tiranos.”
A ex-primeira-dama classificou ainda o julgamento da trama golpista como “uma grande peça teatral com o enredo de perseguição e ilegalidades”.

O papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis, conhecido como o primeiro santo da geração millennial, em cerimônia realizada no Vaticano neste domingo (7). Foi a primeira cerimônia de canonização conduzida pelo pontífice, eleito em maio deste ano, e reuniu mais de 80 mil pessoas na Praça de São Pedro, segundo estimativas do Vaticano.
Com a canonização, Carlo Acutis passa a ser chamado de santo, título que, para a Igreja Católica, reconhece alguém que viveu de forma exemplar e está no céu. “Todos vocês, todos nós juntos, somos chamados a ser santos”, afirmou o pontífice. Leão XIV ainda destacou que o evento é “um convite para todos, especialmente para os jovens, a não desperdiçar a vida e transformá-la em obras-primas”.
Na mesma cerimônia, o papa canonizou Pier Giorgio Frassati, jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920. O pontífice afirmou que Acutis e Frassati são exemplos de santidade e serviço ao próximo. “Carlo gostava de dizer que o céu sempre nos esperou e que amar o amanhã é dar o melhor de nós hoje”, completou.
Leia mais »

por João Lucas Dantas / Lula Bonfim
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a Justiça irá decidir o destino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por tentativa de golpe de Estado, durante sua passagem pelo desfile de 7 de Setembro, na Praça do Campo Grande, em Salvador, neste domingo.
“A minha palavra é sempre: quem erra, a Justiça julga. Quem erra, ou quem acha que não errou, tem direito à sua ampla defesa. Eu espero apenas que a Justiça seja feita com aqueles que tentaram, ousaram, desmanchar, reduzir ou até atrapalhar um processo democrático nacional”, destacou o chefe do Executivo estadual.
O gestor aproveitou a data para reforçar o compromisso com a democracia do país e disse que “é necessário respeitar o resultado das urnas”. “Quem quiser questionar, que o faça no âmbito da Justiça. Portanto, já saiu do âmbito da política”, esclareceu.
“No âmbito jurídico, espero que o Supremo, a corte máxima do nosso país, continue agindo de acordo com os procedimentos éticos e dê o veredito conforme a corte encontrar os motivos”, concluiu Jerônimo.

O ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, foi preso na última quarta-feira (3) pela Polícia Federal, suspeito de participar de um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 140 milhões ao longo de cinco anos.
A apuração indica que o grupo utilizava grandes somas em espécie, realizava a troca de reais por dólares e operava por meio de empresas fictícias para mascarar a procedência ilegal dos recursos.
Conforme estimativas do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e da Polícia Federal, o ex-deputado e seus envolvidos movimentaram valores expressivos no período entre 2021 e 2024.
O ex-parlamentar passou por audiência de custódia na tarde de quinta-feira (4), e teve a prisão preventiva confirmada. Ele é acusado ainda de manter vínculos com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Leia mais »

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um inquérito civil para apurar possíveis falhas da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) na fiscalização da Viação Novo Horizonte. A investigação foi instaurada pela 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor de Salvador e publicada em portaria na sexta-feira (5).
A ação tem como base uma representação apresentada em fevereiro de 2024 à Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista. No documento, a empresa é acusada de acumular denúncias de atrasos constantes, excesso de velocidade, problemas de manutenção e higiene, ausência de cintos de segurança e acidentes envolvendo passageiros.
Segundo o MP, a concessionária já foi alvo de 36 autos de infração aplicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também descumpre normas de segurança atestadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).
Leia mais »