Brumado Verdade — Página 123 de 2466 — O mundo gira e revela a verdadeBrumado Verdade » O mundo gira e revela a verdade Brumado Verdade — Página 123 de 2466 — O mundo gira e revela a verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sábado, 27 de Junho de 2026
Publicidade:
DESTAQUES
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Michelle afirma não temer STF após ação de Lindbergh Farias

23 agosto 2025 | 0:59

O líder do PT na Câmara dos Deputados pediu a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: PL Mulher/Assessoria

por Luana Neiva

Após o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, pedir ao Supremo Tribunal Federal a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou não temer uma investigação no STF.

Em nota, a assessoria de Michelle declarou que ela “nada deve e, portanto, não teme e não está preocupada com qualquer tipo de investigação, em especial em relação à origem e destinação dos valores movimentados em sua conta, pois eles têm origem totalmente lícita, provêm de suas atividades profissionais e empresariais e compõem o patrimônio da sua família, composta por seu marido e suas filhas”.

Ainda segundo a nota, a representação seria “mais uma manobra do governo lulopetista e de seus aliados do ‘sistema’ para criar uma cortina de fumaça e desviar a atenção do povo”.

“Eles temem o retorno de Bolsonaro à Presidência, pois, assim como o retorno de Trump, isso representará o fim do sistema corrupto, defendido com unhas, dentes e ilegalidades pela esquerda. É por isso que praticam todos esses atos insanos de perseguição e tentativa de eliminação do bolsonarismo”, finaliza o comunicado.

Leia mais »

SSP entrega novo pelotão da PM no interior da Bahia

22 agosto 2025 | 15:06

Espaço que abrigará equipes da 4ª CIA da unidade, conta com salas mais amplas, modernas e confortáveis. Foto: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP

Os cidadãos de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, e policiais militares do 99ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Amargosa) passam a contar com um novo Pelotão da unidade, após entrega na manhã desta sexta-feira (22). Sede da unidade foi entregue pelo subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira e pelo coronel Lucas Miguez Palma, comandante do Policiamento Regional do Recôncavo (CPR-R).

Espaço que abrigará equipes da 4ª CIA da unidade, conta com salas mais amplas, modernas e confortáveis. Unidade faz parte do Programa de Modernização das Estruturas Físicas da Segurança Pública e está situada no Loteamento Nova Areia, Bairro do Córrego.

Responsável por reforçar o policiamento ostensivo e preventivo no município e região, a nova unidade teve o investimento de R$ 1,1 milhão e possui área de convivência, seção operacional, central de rádio e sala de equipamentos, vestiários e espaços com ferramentas tecnológicas mais modernas para garantir um atendimento rápido.

“Cada nova unidade que entregamos é um passo para que o cidadão sinta a segurança mais presente na sua rotina e o servidor possa atuar com mais conforto, refletindo na melhoria do serviço.Ubaíra ganha não apenas uma estrutura física, mas um espaço de acolhimento, proteção e cuidado com a comunidade”, destacou o subsecretário. Em mais de dois anos e meio, 204 estruturas novas foram entregues para as quatro Forças da Segurança Pública em toda a Bahia.

Tags:

Eleições 2026: ACM Neto tem pequena vantagem sobre Jerônimo, diz Quaest

22 agosto 2025 | 8:47

baianos da Genial/Quaest ouviu 1.200 eleitores baianos entre os dias 13 e 17 de agosto. Foto: Reprodução/Redes sociais

Nesta sexta-feira (22) a pesquisa Quaest divulgou a intenção de votos dos baianos para as eleições estaduais de 2026. ACM Neto (União) tem 41% da intenção de votos, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem 34%.

A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Quando considerada, um ponto separa os candidatos de empate. O levantamento também mostra que59% dos eleitores aprovam a gestão de jerônimo, 33% desaprovam e 8% não sabem ou não responderam.

“A pesquisa não me entristece nem me envaidece”, afirmou o governador em entrevista a rádios da região do Sisal na manhã desta sexta (22).

Leia mais »

Tags:

Uesb abre inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2026

22 agosto 2025 | 6:46

Ao todo, 998 vagas estão abertas, conforme o Edital 260/2025. Foto: Divulgação/UESB

Até 23 de outubro, estão abertas as inscrições do Vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) 2026. Com 47 opções de cursos disponíveis em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, o processo seletivo será aplicado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Ao todo, 998 vagas estão abertas, conforme o Edital 260/2025, para entrada no primeiro e no segundo período letivo de 2026.

Os interessados devem preencher todo o formulário de inscrição, disponível aqui. Ao finalizar, é necessário emitir o boleto de pagamento da taxa, no valor de R$ 110,00. O pagamento deve ser feito até o primeiro dia útil subsequente ao encerramento das inscrições. Todo o passo a passo está disponível no item 6.3 do Edital.

No ato de inscrição, o candidato deverá optar pela modalidade de concorrência desejada. Metade das vagas são para “Ampla Concorrência” e a outra metade para “Reserva de Vagas”, modalidade voltada para alunos que cursaram do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública municipal, estadual ou federal.

Do total de vagas reservadas para os estudantes de escola pública, 70% são destinadas a candidatos que se autodeclarem negros (pretos e pardos) e 30% para os demais. Os candidatos aprovados nas vagas para negros deverão passar pela Comissão de Heteroidentificação no ato de matrícula, com o objetivo de validar sua autodeclaração de identidade étnico-racial e garantir a integridade da Política de Ações Afirmativas.

Leia mais »

Tags:

URFB abre concurso para professor com salários que chegam a R$ 13 mil

22 agosto 2025 | 0:33

Oportunidades são para todos os campi da instituição. Foto: Reprodução/Site UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai abrir um novo concurso público para preencher 72 vagas para o cargo de professor do Magistério Superior. Os salários atingem R$ 13.288,85, de acordo com o edital publicado nesta quinta-feira (21).

As oportunidades são para todos os campi da instituição, localizados nos municípios de Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira/São Félix e Cruz das Almas.

As inscrições, que começam no próximo dia 1º de setembro e encerram-se em 16 do mesmo mês, devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site dedicado da instituição. Os interessados precisam desembolsar o valor de R$ 280 referente a taxa de inscrição.

Do total de vagas ofertadas, 45% serão destinadas a ações afirmativas. Além disso, serão reservadas quatro vagas para candidatos com deficiência, 25 vagas para negros, duas a indígenas e uma para candidatos quilombolas.

Tags:

Governistas veem “cereja no bolo” da trama golpista

22 agosto 2025 | 0:22

Governistas veem “cereja no bolo” da trama golpista. Foto: Divulgação

O novo indiciamento pela Polícia Federal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é interpretado pela base governista como um elemento significativo que fortalece a narrativa sobre a suposta trama golpista. O relatório, por si só, já é considerado um fator complicador para a situação do ex-mandatário. A apuração é de Clarissa Oliveira para o Bastidores CNN.

A base aliada mantém uma postura cautelosa e evita manifestações públicas sobre o assunto, considerando que o próprio indiciamento já representa um desgaste significativo para Bolsonaro. O momento é visto como especialmente delicado, considerando o julgamento da trama do golpe previsto para setembro.

O cenário atual revela um componente político expressivo, com a divulgação das trocas de mensagens mencionadas no relatório da PF contribuindo para uma percepção de fragilização da imagem de Bolsonaro. A situação é observada com atenção especial pela base governista, que avalia os desdobramentos políticos do caso.

Outro ponto de atenção para os governistas é o possível fortalecimento do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no campo da direita. Há uma avaliação de que ele poderia representar um adversário mais desafiador em futuras disputas eleitorais, em comparação com membros da família Bolsonaro.

O momento político atual demanda cautela na avaliação dos governistas, que optam por não intensificar as críticas publicamente. A estratégia adotada é de observar os desdobramentos do caso, mantendo um posicionamento discreto diante dos acontecimentos.

Tags:

Governo entrega 400 Unidades Odontológicas Móveis para reforço no atendimento

21 agosto 2025 | 14:17

O investimento é de R$ 152 milhões via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou, nesta quinta-feira (21), 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs). O equipamento permite levar atendimento de saúde bucal a populações que têm dificuldade de acesso a esse serviço, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas. O investimento é de R$ 152 milhões via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo matéria da Agência Brasi, a entrega é ação estratégica do Brasil Sorridente, o programa de assistência odontológica do governo, criado em 2004, no primeiro mandato de Lula na Presidência. Lula defende que saúde bucal também deve ser prioridade para o Estado.

“É muito fácil você ser governante para fazer uma ponte. Agora é muito difícil você ser governante para fazer aquilo que o povo tem necessidade prática, rápida e muito necessária. E a questão odontológica é uma delas”, disse o presidente em evento em Sorocaba (SP).

“Tem muita gente que não sabe que isso [saúde bucal] é necessidade. Tem muita gente que não se dá conta, que não faz falta, até acha bonito: ‘Nossa, que moça bonita sem dente’. Não é possível, não é bonito, não é moral, não é decente. Não para pessoa, mas para o Estado que deixa a pessoa ser daquele jeito”, afirmou.

Lula ressaltou ainda que as ambulâncias do Brasil Sorridente atendem os locais mais distantes, mas também as periferias das cidades. “A gente pensa que a miséria está longe, mas, às vezes, ela está vizinha da gente e a gente não enxerga. Não é todo mundo que mora na cidade que tem dinheiro para pagar um dentista”, disse.

Leia mais »

Câmara pode votar urgência de projeto que isenta do IR quem ganha até R$ 5 mil

21 agosto 2025 | 0:45

A urgência da medida está prevista na pauta de votações do plenário e é tratada como pauta prioritária pelo governo Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados pode analisar nesta quarta-feira (20) a possibilidade de acelerar a tramitação do projeto de lei que prevê a isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil. A urgência da medida está prevista na pauta de votações do plenário e é tratada como pauta prioritária pelo governo Federal, já que foi uma das promessas de campanha do presidente Lula em 2022.

Segundo matéria do InfoMoney, deputados da base petista defendem a celeridade na tramitação, sob o argumento de que a aprovação pode representar um estímulo imediato à economia, já que o aumento da renda disponível tende a impulsionar o consumo interno. A expectativa é de que a urgência seja votada no plenário ainda nesta quarta, o que abriria caminho para a análise detalhada do texto na sequência. O mérito, contudo, deve ficar para semana que vem.

Outros temas, no entanto, ainda disputam a atenção dos parlamentares, como o projeto de lei que proíbe desconto automático de beneficiário, a pauta sobre a “adultização” de menores de idade e a votação do fim do foro privilegiado e da ampliação de prerrogativas parlamentares, amplamente defendida pela oposição.

Além disso, a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vai apurar o esquema de fraudes que afetou aposentados e pensionistas da instituição também deve ser destaque nesta quarta.

Tags:

Cartão de crédito de Moraes é bloqueado após sanções da Lei Magnitsky

21 agosto 2025 | 0:37

Um cartão de bandeira americana do ministro foi substituído Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve um cartão de crédito de bandeira americana bloqueado por ao menos um banco brasileiro desde a imposição de sanções financeiras pelos Estados Unidos, relacionadas à Lei Magnitsky.

Em substituição, a instituição ofereceu a Moraes um cartão da bandeira brasileira Elo, permitindo que ele realize pagamentos no país sem restrições impostas pela gestão de Donald Trump.As informações foram confirmadas pela Folha de São Paulo.

O bloqueio do cartão de bandeira americana é a medida de maior impacto conhecida até o momento contra Moraes desde que seu nome foi incluído na lista de alvos da Lei Magnitsky. A norma prevê sanções financeiras, como congelamento de bens e restrições a negócios com cidadãos e empresas americanas, para estrangeiros acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

Leia mais »

Tags:

O episódio chamou atenção porque o modelo da aeronave, um Boeing 757, costuma ser utilizado em operações do governo dos EUA

21 agosto 2025 | 0:34

Aterrissagem de avião secreto dos EUA é esclarecida pela PF Foto: Divulgação

A Polícia Federal informou que o avião dos Estados Unidos que pousou em Porto Alegre na tarde de terça-feira era uma aeronave da Força Aérea Estadunidense em missão oficial para conduzir diplomatas até o Consulado do país na capital gaúcha. A informação foi confirmada por fontes da corporação à CNN.

O episódio chamou atenção porque o modelo da aeronave, um Boeing 757, costuma ser utilizado em operações do governo dos EUA. O Ministério da Defesa reforçou que o pouso ocorreu dentro da normalidade e que o avião possuía plano de voo registrado.

Segundo dados do site FlightRadar, o jato partiu do Aeroporto Fernando Luis Ribas Dominicci, em Porto Rico, e voou até o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, sem rota detalhada no sistema. O pouso foi registrado às 17h12 por câmeras do terminal, de acordo com o portal especializado Aeroin.

A chegada chamou atenção em sites de monitoramento aéreo e gerou curiosidade nas redes sociais, principalmente pela natureza da operação e pelo fato de o avião estar vinculado ao governo dos Estados Unidos. A passagem pela capital gaúcha, no entanto, foi breve. Ainda de acordo com o FlightRadar, o Boeing 757 decolou novamente por volta das 20h e seguiu para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde pousou na mesma noite.