MENU
As inscrições para os programas CNH da Gente e CNH na Escola, que oferecem acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda e estudantes da rede estadual na Bahia, encerram nesta segunda-feira (30). A seleção é feita exclusivamente pelo Portal de Serviços do Governo do Estado.
Os programas, que abriram inscrições no dia 16 de junho, são voltados para alunos do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual, além de cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os interessados devem ter mais de 18 anos, saber ler e escrever e residir na Bahia. Estudantes com menos de 18 anos poderão participar da formação teórica como preparação para obter a habilitação futuramente. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), serão ofertadas 12 mil vagas. A distribuição será a seguinte:
Leia mais »
Está disponível a consulta às bolsas ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2025. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão mais de 211 mil oportunidades em instituições privadas de ensino superior, sendo 118 mil bolsas integrais e 93 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade.
As inscrições estarão abertas de segunda-feira (30) até 4 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A busca por vagas pode ser feita por curso, instituição ou município diretamente na página do ProUni. Entre os cursos com maior número de bolsas, administração lidera com 13.774 oportunidades — 9.275 integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem direito (13.152), pedagogia (11.339) e educação física (8.939).
Para se candidatar, é necessário ter feito o Enem de 2023 ou 2024, alcançado pelo menos 450 pontos de média nas provas e nota acima de zero na redação. As bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277), enquanto as parciais atendem quem tem até 3 salários mínimos (R$ 4.554). O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho. A segunda chamada está prevista para 28 de julho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que redefine a distribuição das vagas reservadas por cotas raciais em concursos e seleções públicas no âmbito federal. O novo texto foi publicado na edição do Diário Oficial da União na noite de sexta-feira (27), regulamentando a lei sancionada no início de junho, que ampliou para 30% o percentual de reserva de vagas para candidatos de grupos raciais historicamente minorizados.
De acordo com o decreto, das vagas reservadas, 25% serão destinadas a pessoas pretas e pardas, 3% a indígenas e 2% a quilombolas. A nova regra passa a valer para concursos realizados por órgãos da administração pública federal direta, além de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.
A medida, no entanto, não interfere nas cotas destinadas a pessoas com deficiência, que seguem com a reserva de 5% das vagas, conforme previsto em legislação específica.
O Brasil registrou a menor taxa de fecundidade da sua história: 1,55 filho por mulher. O dado faz parte do Censo Demográfico de 2022, divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa está abaixo do nível de reposição populacional — estimado em 2,1 filhos por mulher — necessário para manter estável o tamanho da população ao longo das gerações.
Segundo o levantamento, a tendência de queda vem sendo observada desde os anos 1960, quando a média era de 6,28 filhos por mulher. O número caiu progressivamente nas décadas seguintes: 5,76 em 1970, 4,35 em 1980, 2,89 em 1991, 2,38 em 2000 e 1,90 em 2010.
De acordo com o IBGE, a redução está ligada a uma combinação de fatores sociais, econômicos e culturais, como o maior acesso a métodos contraceptivos, o aumento da escolarização entre as mulheres, a inserção no mercado de trabalho, mudanças na percepção sobre maternidade e a ampliação do planejamento familiar. Cada vez mais brasileiras optam por postergar ou mesmo não ter filhos.
Entre as regiões, o Nordeste, que em 1960 registrava a maior taxa do país (7,39 filhos por mulher), foi a única a apresentar alta na década seguinte, com 7,53 em 1970. A partir de então, o índice passou a cair de forma acelerada, alcançando 6,13 em 1980, 2,69 em 2000 e 1,60 em 2022, ficando inclusive abaixo do Centro-Oeste.
Uma operação da Polícia Militar prendeu uma mulher e apreendeu grande quantidade de drogas na manhã desta sexta-feira (27) em Vitória da Conquista (BA), no sudoeste baiano. A ação foi realizada por guarnições da 78ª Companhia Independente da PM (CIPM), subordinada ao Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-SO).
De acordo com a corporação, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto 07) patrulhavam o bairro Urbis 2 quando receberam denúncia de um morador da rua Deraldo Mendes, que relatou a suspeita de tráfico de drogas em uma residência da via.
Ao chegarem ao local indicado, os agentes foram recebidos por uma mulher que se identificou como Yasmin e afirmou morar na casa. Segundo os policiais, já no portão foi possível sentir forte odor de maconha. Durante buscas no imóvel, foram encontrados 355 tabletes de substância semelhante à maconha, 12 tabletes de crack, 4 de cocaína, além de uma balança digital, dois celulares e cadernos com anotações sobre a movimentação do tráfico. A mulher foi conduzida à delegacia, onde a ocorrência foi registrada e o material apreendido apresentado.

Aconteceu na última quarta-feira (25) às 18h, uma reunião entre a Associação dos Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade de Campo de Dentro e Adjacências (AMAFCCDA) e a empresa RHI Magnesita, e comunidade para discutir assuntos de interesse local. Na oportunidade a instituição apresentou uma pauta de reivindicações aos representantes da empresa.
01 – Colaboração na implantação de pavimentação asfáltica que interliga a portaria da RHI Magnesita a Ba 148. Pavimentação esta que já foi solicitada aos poderes públicos municipal e estadual.
02 – Melhoramento na estrada vicinal que interliga as vias RHI Magnesita a IBAR nordeste.
03 – Limpeza em nascentes no riacho próximo a comunidade.
04 – Espaço físico para construção da sede da associação comunitária de campo de Dentro pedra preta.
05 – Continuidade na limpeza da lagoa dos algodões, existente na comunidade de mesmo nome e estudo de viabilidade para execução de projeto para abastecimento da mesma.
05 – Manter a permissão que foi concedida aos moradores para o uso do transporte Pedra Preta – Brumado, que sempre atendeu muito bem a nossa comunidade.
Os representantes da RHI Magnesita solicitaram que todas as reivindicações apresentadas na reunião, fossem encaminhadas em forma de ofício para a empresa. Após o exposto, os representantes da RHI Magnesita informaram aos presentes que a maioria dos pedidos dependem do poder público municipal.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (27) a lei que permite o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito para custear a primeira habilitação de pessoas de baixa renda. A medida altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho para brasileiros inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
A nova legislação amplia a destinação das verbas das infrações de trânsito, que agora poderão ser usadas não apenas em ações de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito, mas também no custeio da chamada “CNH Social”. A ideia é financiar o processo completo de habilitação — que inclui aulas teóricas, práticas e exames — para quem não tem condições financeiras de arcar com os custos.
Relator do projeto no Senado, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), destacou que a mudança é uma resposta à desigualdade social. “A carteira de motorista pode ser a porta de entrada para um emprego. Essa é uma política pública que muda vidas”, afirmou em entrevista à Rádio Senado.
A nova lei também amplia a exigência de exames toxicológicos, que agora passa a incluir motoristas das categorias A e B, além dos já obrigatórios para condutores profissionais das categorias C, D e E. A expectativa é que a regulamentação do processo para acesso gratuito à CNH seja detalhada nos próximos meses, com a participação dos Detrans estaduais.
Servidores do Judiciário Federal na Bahia iniciam greve a partir da próxima segunda-feira (30), com paralisação prevista até o dia 4 de julho. A decisão foi aprovada em assembleia convocada pelo Sindjufe-BA no último dia 17, em resposta à ausência de uma proposta concreta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre reajuste salarial e reestruturação das carreiras da categoria.
A mobilização integra o movimento nacional articulado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), e cobra do STF uma negociação direta sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários. A paralisação ocorre em um momento estratégico: o Supremo precisa encaminhar ao Congresso Nacional sua proposta orçamentária para 2025 até o fim do mês.
Entre as reivindicações estão a reposição das perdas inflacionárias, reenquadramento dos auxiliares, fim do confisco previdenciário, pagamento do Adicional de Qualificação com base no CJ-1 e valorização de ativos, aposentados e pensionistas. Os atendimentos de caráter emergencial continuarão sendo prestados em regime de plantão.
Durante a greve, estão previstos atos nos prédios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), além de participação no cortejo do Dois de Julho. Na sexta-feira (4), uma nova assembleia será realizada, às 10h, para avaliar os rumos da mobilização e deliberar sobre a continuidade da greve.
O primeiro dia dos festejos de São Pedro 2025, em Brumado, foi marcado por uma série de imprevistos que frustraram parte do público presente na Praça Coronel Zeca Leite. Além da baixa adesão popular, o evento enfrentou atrasos na programação e problemas técnicos que comprometeram as apresentações. A primeira atração da noite, prevista para as 21h, começou com cerca de 30 minutos de atraso. O cantor Bell Lima, que subiria ao palco às 23h, iniciou seu show apenas às 23h30.
O maior atraso, no entanto, foi registrado na apresentação de Léo Magalhães, que demorou aproximadamente 40 minutos para iniciar seu show. Durante a apresentação de Léo Magalhães, um dos momentos mais aguardados da noite, o evento enfrentou um problema ainda mais grave: a queda de energia no palco.
O apagão ocorreu logo após o cantor convidar o prefeito Fabrício Abrantes para se pronunciar ao público. A falha foi atribuída a problemas nos geradores, o que voltou a se repetir durante o show de Fann Original, que precisou ser interrompido antes do encerramento. Diante das falhas e do clima de insatisfação da população, parte do público deixou o local antes do término das festividades da noite.
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean, com foco no desmonte de uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
A ação foi realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, com autorização do STF (Supremo Tribunal Federal). Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, todas na Bahia.
Segundo informações do site Metrópoles, desta vez a operação mira três prefeitos que, além de serem alvos de busca e apreensão, foram afastados dos cargos por decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do STF. A apuração aponta que os gestores têm ligação direta com o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que é investigado pela PF, embora não tenha sido alvo de mandado nesta fase.
Leia mais »