Brumado Verdade — Página 140 de 2464 — O mundo gira e revela a verdadeBrumado Verdade » O mundo gira e revela a verdade Brumado Verdade — Página 140 de 2464 — O mundo gira e revela a verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
DESTAQUES
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Governo assina contrato para implantar e ampliar sistemas de esgotamento sanitário no interior

3 julho 2025 | 12:10

O Governo do Estado firmou um contrato de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), nesta quinta-feira (3), que garante a ampliação e implantação de sistemas de esgotamento sanitário em Amargosa, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim. O investimento total é de aproximadamente R$ 437 milhões — dos quais R$ 349,4 milhões serão financiados pelo BNB.

O ato de assinatura aconteceu no Parque da Bolandeira, sede da Embasa, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, e do diretor financeiro e de crédito do BNB, Wanger Rocha, além de prefeitos e autoridades dos municípios beneficiados.

“Três municípios importantes que não contam praticamente com nenhum esgotamento sanitário. E com isso estamos tratando de um investimento estruturante, que vai transformar a realidade de milhares de famílias, gerar emprego, bem-estar das pessoas e levar água de qualidade para a população”, disse o chefe do Executivo baiano.

Com início previsto ainda em 2025, as obras fazem parte de uma iniciativa voltada para a melhoria das condições sanitárias e de saúde pública nas regiões contempladas, contribuindo também para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. A iniciativa será executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com o objetivo de ampliar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, beneficiando mais de 130 mil pessoas.

As obras estão alinhadas com as metas do novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços até 2033. Elas serão executadas após o cumprimento das condicionantes legais e ambientais, com cronograma de licitação e ordem de serviço previsto para ser concluído ainda em 2025.

Festival de Música da Educadora FM tem inscrições prorrogadas

3 julho 2025 | 10:23

A inscrição para a categoria profissional da maior premiação da música independente da Bahia teve seu prazo estendido. Agora, os músicos e bandas que desejam concorrer no 23° Festival de Música da Rádio Educadora FM têm até o dia 14 de julho para participar. Já a categoria estudantil segue com o mesmo prazo de inscrições, abertas até o dia 1° de agosto. Os interessados deverão se inscrever através do site https://festivaleducadora.ba.gov.br.

Na categoria profissional as regras se mantêm as mesmas, podendo se inscrever músicos, musicistas, intérpretes, autores, autoras, compositores, compositoras, instrumentistas, arranjadores, arranjadoras e participantes de grupos/ bandas que sejam naturais da Bahia ou moradores do Estado há pelo menos dois anos. Cada participante poderá inscrever uma (1) música.

Já na categoria estudantil, poderão concorrer como intérpretes principais da obra os estudantes matriculados nas escolas públicas que integram o Sistema de Educação do Estado da Bahia, gerido pela Secretaria de Educação (SEC), com inscrição feita pela Diretoria de cada instituição escolar. Cada escola estadual poderá inscrever 1 (uma) única composição que vai representar a unidade.

Leia mais »

Atacante português Diogo Jota e o irmão André Silva morrem em acidente de carro na Espanha

3 julho 2025 | 7:43

O atacante Diogo Jota, 28, do Liverpool e da seleção portuguesa, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em um acidente de carro na região de Zamora, a cerca de 250 km de Madri, na Espanha. A informação foi confirmada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No veículo também estava seu irmão, André Silva, 26, jogador do Penafiel, clube da segunda divisão de Portugal, que também não resistiu.

Natural do Porto, Jota foi revelado pelo Paços de Ferreira. Passou pelo Atlético de Madrid entre 2016 e 2018, jogou no Wolverhampton até 2020 e, desde então, defendia o Liverpool, onde conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.

Pela seleção portuguesa, somou 50 convocações e 14 gols. Participou das conquistas da Liga das Nações em 2019 e 2025, além de ter disputado as Eurocopas de 2021 e 2025. Jota se casou recentemente, no dia 22 de junho, com Rute Cardoso, com quem teve três filhos.

Em nota oficial, a FPF afirmou que “o futebol português está completamente devastado com a morte de Diogo Jota e de seu irmão André Silva” e ressaltou que Jota era “mais do que um jogador fantástico, uma pessoa extraordinária e respeitada”.

A federação solicitou à Uefa um minuto de silêncio antes da partida entre Portugal e Espanha pela Eurocopa feminina, marcada para esta quinta-feira. “Perdemos dois campeões. As mortes de Diogo e André representam perdas irreparáveis para o futebol português”, diz o comunicado.

Tags:

Cerimônia cívico-militar no 2º Distrito Naval exalta resgate histórico do 2 de Julho

2 julho 2025 | 19:42

Como parte das celebrações da Independência do Brasil na Bahia, o prefeito Bruno Reis participou da cerimônia cívico-militar, realizada pelo Comando do 2º Distrito Naval, na tarde desta quarta-feira (2), no Comércio. O evento marca o resgate histórico das batalhas pela independência, que também contou com a participação da força naval.

Conduzido pelo comandante do 2º Distrito Naval , vice-almirante Gustavo Calero Garriga Pires, o ato foi acompanhado por diversas autoridades e contou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador no Forte São Marcelo.

Em seguida, foram realizados a execução dos hinos do Brasil e ao 2 de Julho e o toque de ombro, que são tiros de fuzis sobre a Baía de Todos-os-Santos, em memória de todos os combatentes que perderam as próprias vidas nas batalhas marítimas.

“A Marinha realiza esta cerimônia em homenagem a esta data tão importante da nossa história pela consolidação efetiva da nossa independência. O 2 de Julho é muito mais do que a Independência do Brasil na Bahia, é uma data que nos inspira, que nos motiva e encoraja a enfrentar os nossos desafios e que faz com que nela possamos ter a força necessária para realizar os nossos sonhos. É com a Independência do Brasil na Bahia que o baiano vive de forma independente, de forma soberana para ser um povo, que sem sombra de dúvidas, é diferenciado em todo o nosso país”, destacou Bruno Reis.

Leia mais »

Bolsonaro é diagnosticado com inflamação no esôfago e terá tratamento intensificado

2 julho 2025 | 17:41

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com uma inflamação no esôfago após realizar uma endoscopia, informou nesta quarta-feira (2) o Hospital DF Star, em Brasília. Segundo o boletim médico, o exame apontou um quadro de “intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada”.

Diante do resultado, a equipe médica informou que o tratamento com medicamentos será intensificado. O ex-presidente também deverá manter uma dieta controlada, repouso e limitar o uso da voz. O diagnóstico ocorre após Bolsonaro apresentar sintomas persistentes como soluços e vômitos desde o fim de junho, além de um possível quadro de pneumonia viral identificado no dia 21.

Leia mais »

Lula propõe transformar 2 de Julho em feriado nacional

2 julho 2025 | 0:25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou nesta terça-feira (1º) ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe tornar o dia 2 de Julho um feriado nacional, em homenagem à consolidação da Independência do Brasil, celebrada na Bahia.

A proposta foi apresentada por Lula em vídeo divulgado nas redes sociais, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirmou o presidente.

Leia mais »

Tags:

Brumado: Acusado de matar mecânico em Pedra Preta é preso em Janaúba

1 julho 2025 | 19:52

Após ação integrada entre a  SOINT 24? BPM PMBA e PRF acerca de um indivíduo, identificado como Anderson Karany, com Mandado de Prisão em aberto, que estava foragido pelo acusado da morte de  Cláudio Tavares Souza, conhecido como “Tatai da Oficina”, 53 anos, em maio de 2024, a SI do 51ºBPM realizou monitoramento visualizando o indivíduo transitando em um Jeep Compass pela região central de Janaúba. 

Após repassar na rede rádio, equipe de POP da 235ªCIA juntamente com demais viaturas do turno realizou a abordagem  próximo a Praça do Cristo, início da Av Manoel Ataide. Anderson está preso e deve ser recambiado para Brumado, onde as devidas providências serão tomadas pela justiça.

Tags:

Prefeitura de Brumado apresenta projetos para novo campo e praça de convivência no bairro Idalina

1 julho 2025 | 17:08

A Prefeitura Municipal de Brumado realiza, nesta terça-feira (1º), um encontro com moradores do bairro Idalina Azevedo Lobo para apresentar dois novos projetos voltados ao fortalecimento da infraestrutura local: a construção de um novo campo de futebol e a implantação de uma praça de convivência. A reunião será realizada às 19h, ao lado do campo da Escola Municipal em Tempo Integral Idalina Azevedo Lobo.

A proposta visa ampliar os espaços de lazer e esporte para crianças, jovens e famílias da comunidade, estimulando a prática esportiva, o convívio social e a valorização do bairro. O novo campo do Idalina deve oferecer melhores condições para atividades esportivas, enquanto a praça de convivência será um espaço de encontro, recreação e integração comunitária.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em investir em infraestrutura que contribua para o bem-estar da população e o fortalecimento de laços comunitários. 

Tags:

Eliminado nas oitavas, Flamengo receberá R$ 150 milhões em premiação da Copa do Mundo de Clubes

30 junho 2025 | 9:50

O Flamengo foi eliminado da Copa do Mundo de Clubes da Fifa ao ser derrotado pelo Bayern de Munique por 4 a 2, neste domingo (29), me Miami, pelas oitavas de final. No entanto, o Mengo se despede da competição com o bolso cheio ao receber pouco mais de R$ 150 milhões em premiações.

Pela participação no Mundial, o Mengo recebeu R$ 83,7 milhões, sendo que uma parte desse valor foi pago no início de junho, antes da bola rolar na competição. Na fase de grupos, a Fifa pagou R$ 11 milhões por vitória e R$ 5,5 milhões por empate. O time brasileiro bateu o Chelsea e o Espérance e ficou na igualdade com o Los Angeles FC, embolsando mais R$ 27,5 milhões. Pela classificação para as oitavas, recebeu mais R$ 41,3 milhões, totalizando R$ 152,6 milhões. Caso vencesse o Bayern e avançasse para as quartas de final, a equipe garantiria mais R$ 71 milhões.

Eliminado na Copa do Mundo, o Flamengo deverá desembarcar no Brasil na manhã desta terça-feira (1º). Agora, o Mengo retoma o foco para as disputas do Campeonato Brasileiro, onde é o líder da tabela com 24 pontos; da Libertadores, em que pega o Inter nas oitavas de final, e Copa do Brasil, para medir forças com o Atlético-MG também pelas oitavas. O primeiro compromisso da retomada está marcado para o próximo dia 16, uma quarta, às 21h30, diante do Santos, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada da liga nacional.

Tags:

Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

30 junho 2025 | 9:00

A Receita Federal vai pagar nesta segunda-feira (30) o segundo dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda deste ano. Ao todo, 6.545.322 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. É o segundo maior lote da história em número de pessoas.

O lote contempla restituições residuais de anos anteriores. Segundo o Fisco, todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Os primeiros a receberem o pagamento, depositado na conta ou na chave Pix do tipo CPF serão 4.764.634 de contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix, depois serão 1.044.585 pessoas de 60 a 79 anos, depois 496.650 cuja maior fonte de renda seja o magistério, 148.090 contribuintes acima de 80 anos, por fim, 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano. Neste lote, não haverá pagamento a contribuintes sem prioridade. A consulta foi liberada no último dia 23 na página da Receita Federal na internet.

Tags: