MENU
A celebração de Corpus Christi em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, tem destaque no calendário do turismo religioso católico, envolvendo fé, cultura e mais de 300 anos de tradição. A festa teve início, na quarta-feira (18), com a Noite das Lanternas, sendo o ponto alto, na quinta (19), com o tradicional cortejo por ruas do Centro Histórico da cidade.
No trajeto até a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, calçadas das casas decoradas com plantas, toalhas de renda nas janelas e tapetes coloridos pelo caminho, feitos de flores, cascas de arroz e serragem.
As festividades tiveram o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria e Turismo (Setur-BA), pela valorização das manifestações religiosas, que fomentam atividades turísticas na região. “O Corpus Christi, por si só, já é uma celebração de grande força. Este ano, com a proximidade do São João, o movimento na rede hoteleira de Rio de Contas foi ainda mais intenso. As reservas começaram em novembro do ano passado, e a procura para o próximo ano já está altíssima”, ressaltou o hoteleiro João Pierote.
Leia mais »
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, nesta quarta-feira (18), o edital de abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação de 1.906 professores da Educação Básica, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O documento n° 13/2025 prevê oportunidades em todas as modalidades, incluindo, pela primeira vez, vagas exclusivas para a Educação do Campo.
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, entre os dias 30 de junho e 20 de julho de 2025, no site www.inscricao.uneb.br/educbasica2025. O edital exige licenciatura plena na área de atuação e está disponível no Portal da Educação (ba.gov.br/educacao), com todos os requisitos e orientações para o processo.
“Nós publicamos no Diário Oficial desta quarta (18) um processo seletivo para professores em regime especial. Convocamos professores do último concurso, zeramos o cadastro reserva de efetivos, mas a gente ainda precisa de mais profissionais da Educação”, destacou a secretária, reforçando os investimentos realizados na área, incluindo a contratação de novos profissionais.
Leia mais »
O ator Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, faleceu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, em São Paulo. Conhecido por protagonizar novelas de grande sucesso entre as décadas de 1960 e 1990, Cuoco eternizou personagens como Carlão, de Pecado Capital, e Herculano Quintanilha, de O Astro. A informação da morte foi confirmada pela família ao jornal Folha de S.Paulo.
Cuoco estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, e seu estado de saúde vinha se agravando nos últimos meses, com complicações típicas da idade. Segundo familiares, ele tratava uma infecção decorrente de um ferimento. A causa exata da morte, porém, não foi divulgada.
Luta contra a depressão
No decorrer da pandemia de Covid-19, Cuoco enfrentou um período de isolamento que agravou um quadro de depressão. Em 2021, em entrevista ao programa Conversa com Bial, revelou que os filhos Tatiana, Rodrigo e Diogo foram fundamentais para sua recuperação emocional.
O ator também chegou a manifestar vontade de voltar às telinhas, mesmo após anos afastado de papéis fixos. “Acho que ainda tenho o vigor para isso”, declarou, na ocasião, quando tinha 87 anos. Francisco Cuoco deixa três filhos e uma carreira com dezenas de personagens marcantes que atravessaram gerações de telespectadores.
A praça da Igreja Matriz de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estava cheia na manhã desta quinta-feira (19) para acompanhar uma missa ao ar livre, presidida pelo bispo Vicente, em continuidade às celebrações do Corpus Christi na cidade. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assistiu ao ato acompanhado pelos secretários de Turismo, Maurício Bacelar; e de Relações Institucionais, Adolpho Loyola; reforçando o compromisso com a valorização das manifestações populares e religiosas da Bahia.
Na quarta-feira (18), o governador participou da Noite das Lanternas, uma procissão com as luzes da cidade apagadas e as lamparinas acesas.
“Uma cena muito bonita. Agora pela manhã, outra celebração já de Corpus Christi. E eu sempre agradeço muito a oportunidade que a gente tem com as frentes, seja religiosa, seja econômica, para que a gente possa vivenciar uma riqueza de manifestação como essa”, declarou.
Leia mais »
A Polícia Federal indiciou o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no inquérito que apura o uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitoramento clandestino de autoridades durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ramagem era o diretor-geral da Abin à época dos fatos investigados.
O inquérito foi concluído e encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) com a lista de seis indiciados, incluindo integrantes da atual cúpula da agência, como o atual diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa. A PF aponta que policiais e delegados cedidos à Abin, além de servidores do órgão, teriam atuado em organização criminosa para promover ações ilegais de espionagem.
Entre os episódios investigados está o monitoramento de autoridades paraguaias envolvidas nas negociações do contrato de energia da usina de Itaipu, operada em parceria por Brasil e Paraguai.
Alexandre Ramagem ainda não comentou o novo desdobramento, mas já negou anteriormente a existência de um esquema ilegal na agência. Carlos Bolsonaro, por sua vez, afirmou nas redes sociais que o indiciamento tem “motivação política” e estaria relacionado à disputa eleitoral de 2026. A Abin declarou que não comentará os indiciamentos. Em abril, o diretor Luiz Fernando Corrêa afirmou, em nota, que o órgão permanece à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos.
O Brasil voltou a ser considerado livre da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP), após cumprir todos os protocolos sanitários estabelecidos por organismos internacionais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que comunicou oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
A medida foi possível após o país completar 28 dias sem novos registros da doença em granjas comerciais, prazo exigido como parte do chamado “vazio sanitário”. O único foco confirmado da gripe aviária no setor comercial em 2024 ocorreu em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, com notificação oficial feita em 16 de maio.
A desinfecção do local foi concluída em 22 de maio, dando início ao período de monitoramento, que terminou sem o surgimento de novos casos. “Com a notificação, o país se autodeclara livre da influenza aviária de alta patogenicidade”, afirmou o Mapa.
A recuperação do status sanitário é fundamental para preservar a imagem do Brasil como um dos principais exportadores mundiais de carne de frango e para garantir o acesso a mercados internacionais, que impõem rigorosas exigências sanitárias.
Associação de moradores e agricultores familiares da comunidade de campo de Dentro e adjacências com CNPJ 18.110.216/0001-75 tem em mãos um abaixo assinado com aproximadamente 90 assinaturas de moradores da comunidade solicitando uma reunião com a RHI MAGNESITA.
Segundo o presidente da instituição, Já faz 3 meses que a entidade vem aguardando uma posição da empresa, mas uma funcionária vem dificultando essa aproximação com a comunidade, e a empresa vem recusando a se reunir com a associação, esta legalmente constituída e apta para defender os direitos da comunidade.
O presidente da Associação, Zenildo de Lima Correia disse em entrevista ao Site Brumado Verdade que caso esta reunião não aconteça o mais breve possível, irá atender a vontade dos moradores, e irá bloquear a principal via de acesso à empresa, por tempo indeterminado até que a comunidade seja ouvida através da associação de moradores e agricultores familiares da comunidade de campo de Dentro e adjacências. A maioria dos moradores não aprova a construção dos quebra-molas em área isolada, podendo facilitar a ação de bandidos contra os moradores.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados definiu o relator do processo que pode resultar na cassação do mandato da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) foi designado para a função pelo presidente da CCJ, o baiano Paulo Azi (União Brasil).
O processo tramita após Zambelli ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conluio com o hacker Walter Delgatti Neto.
A parlamentar está foragida e foi localizada na Itália na última segunda-feira (16). O governo brasileiro já iniciou os procedimentos para solicitar sua prisão e posterior extradição. Caso o parecer da CCJ seja favorável à cassação, a decisão final caberá ao plenário da Câmara.
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (16), um pedido para anular o acordo de delação premiada firmado pelo tenente-coronel Mauro Cid.
Bolsonaro e Cid são réus na Corte no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
O pedido dos advogados do ex-presidente tem como base reportagens publicadas pela revista Veja. Segundo as matérias, Mauro Cid teria utilizado perfis na rede social Instagram para vazar informações protegidas por sigilo, além de fazer críticas ao trabalho de investigadores envolvidos no caso.
Acusações e medidas determinadas pelo STF
Além de alegar violação de sigilo, a defesa de Bolsonaro afirma que Cid teria mentido durante o interrogatório no processo. Para os advogados, essas condutas configuram descumprimento dos termos da colaboração premiada e justificam a anulação dos depoimentos e das provas prestadas pelo militar.
Na última sexta-feira (13), o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, determinou que a empresa Meta preserve todos os conteúdos relacionados a dois perfis no Instagram apontados como supostamente usados por Cid.
Leia mais »

A queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem gerado preocupação entre aliados no governo federal, mas o petista segue resistindo a mudanças sugeridas por sua equipe de comunicação. Segundo apuração da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Lula tem ignorado orientações de Sidônio Palmeira, secretário de Comunicação Social, o que tem dificultado o trabalho de reposicionamento da imagem presidencial.
Embora a relação entre Lula e Sidônio seja considerada boa nos bastidores, fontes próximas afirmam que o presidente é avesso a qualquer tentativa de controle sobre sua agenda de comunicação. Uma das frases mais ouvidas por interlocutores do governo é que “Lula não gosta que ninguém mande nele”.
De acordo com aliados, a resistência de Lula se dá principalmente quando as sugestões envolvem maior exposição nas redes sociais. A estratégia de Sidônio inclui intensificar a presença digital do presidente, adaptando conteúdos ao público das plataformas.
Leia mais »