MENU
A Copa do Mundo de 2026 tem sede definida. Nesta quarta-feira (13), no 68º Congresso da Fifa, em Moscou, capital da Rússia, as associações de futebol votaram e a maioria escolheu a candidatura tripla dos Estados Unidos, Canadá e México, que superaram o Marrocos por 134 a 65. De acordo com os países, a primeira Copa com 48 seleções terá 16 sedes e 23 estádios, todos já em funcionamento e que precisarão apenas de pequenas reformas ou modernizações. A média de lugares disponíveis é de 68 mil por arena. A promessa é de gerar uma receita de US$ 14 bilhões (R$ 52 bilhões) e US$ 11 bilhões (R$ 41 bilhões) de lucro para a Fifa. “Muito obrigado por essa incrível honra. Será um incrível privilégio sediar essa grande competição em 2026”, festejou Carlos Cordeiro, presidente da US Soccer, no discurso de agradecimento. Essa será a terceira vez que o México recebe a Copa, e a segunda vez dos americanos, que foram sede em 1994. Já o Canadá terá a sua primeira oportunidade.
Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido. Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Em Coimbra ele foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

O colegiado entendeu que há restrição para o foro privilegiado de ministros do Executivo em relação a supostos crimes cometidos antes ou sem relação com o cargo. Foto: Divulgação
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (12), por 4 votos a 1, enviar à primeira instância da Justiça do Mato Grosso um inquérito contra o atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Com isso, o colegiado entendeu que há restrição para o foro privilegiado de ministros do Executivo em relação a supostos crimes cometidos antes ou sem relação com o cargo. Maggi foi denunciado no início do mês passado, pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, por corrupção. Ele foi acusado de participar de esquema de compra de vaga no Tribunal de Contas do Mato Grosso em 2009, quando era governador do estado. Ele hoje está licenciado do mandato de senador para exercer o cargo de ministro. Ao baixar o caso de instância, a Primeira Turma aplicou o entendimento estabelecido pelo STF em 3 de maio em relação a deputados e senadores. Naquela data, o plenário decidiu que só devem permanecer na Corte os processos contra parlamentares que tratem de supostos crimes cometidos durante e em função do cargo.
A advogada Mônica Bahia Odebrecht entrou com um recurso junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para não ser testemunha de defesa do seu irmão, Marcelo Odebrecht. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, o pedido de dispensa encaminhado na última sexta-feira (08) ao juiz Sérgio Moro inclui também o marido de Mônica e ex-diretor jurídico da Braskem, o advogado Mauricio de Carvalho Ferro, além da diretora da Odebrecht Participações e Engenharia, Marta Pacheco Kramer. A recusa tem como base uma lei federal que dá ao advogado o direito de se recusar a depor como testemunha em processos que atua ou já atuou, ou sobre fatos relacionados aos seus clientes. O pedido de Mônica contrariou Odebrecht, que, enviou um documento a Moro nesta terça (12) afirmando que a “as razões invocadas não desobrigam as pessoas referidas de comparecerem na audiência”. “A inquirição de referidas testemunhas terá como objeto o contato e relação com os fatos que tiveram na condição de executivos da empresa leniente Odebrecht S.A., e não em eventual exercício da advocacia”.
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, pode estar prestes a colocar o seu cargo à disposição nesta terça-feira (12). De acordo com a Agência Brasil, Sérgio Sá cancelou um compromisso que teria no Rio de Janeiro, e mais cedo, divulgou uma nota oficial classificando como “equívoco” a decisão do governo, efetivada via medida provisória (MP), que transfere recursos da Cultura para o recém-criado Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Sobre a MP assinada pelo presidente Michel Temer nesta segunda-feira (11), o ministro afirmou que essa ação “põe em risco esta política e penaliza injustamente o setor cultural”. Ele ainda falou que irá lutar contra a proposta do governo no Congresso e que essa medida reduz de forma drástica a participação do Fundo Nacional de Cultura na receita das loterias federais. Sérgio Sá reconheceu a importância do investimento em segurança pública no “momento crítico que o país vive”, mas frisou que o combate à violência não deve se dar “em detrimento da cultura”.
O Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) está reunido, em Curitiba, para definir os próximos passos do movimento de greve, agora por tempo indeterminado. Assim como os empregados da Eletrobras, a categoria também se viu obrigada a suspender uma greve de 72 horas no final de maio por força da Justiça, depois que Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou a greve abusiva e determinou multa diária de R$ 1 milhão em caso de continuidade. Em reunião na manhã desta terça-feira (12) a FUP alertou que a greve deste ano, já aprovada em assembleias, pretende reproduzir a paralisação de 1995, a maior greve da categoria, que durou cerca de um mês e trouxe problemas ao abastecimento de combustíveis do País, além de demissões e outras punições aos grevistas. Na reunião desta terça, dirigentes da FUP ressaltaram que a greve visa interromper o que eles classificam como “desmonte da Petrobras”, que tem um plano de US$ 21 bilhões de desinvestimentos. Entre os ativos anunciados à venda estão quatro refinarias da estatal, cujos trabalhadores poderão ser demitidos, segundo a FUP. Entre outras palavras de ordem, os petroleiros afirmaram na reunião que se houver greve de fato, param o Brasil, como ocorreu recentemente na greve dos caminhoneiros.
O Vaticano esclareceu nesta terça-feira (12) que o terço entregue ao ex-presidente Lula, preso há dois meses em Curitiba (PR), não foi um presente pessoal do Papa Francisco. Como tantos outros, é um terço abençoado e distribuído em inúmeras ocasiões. “A visita era pessoal e não em nome do Papa”, disse o Vaticano no Twitter. Nas redes sociais do ex-presidente, a equipe de Lula divulgou que o terço teria sido um presente pessoal do Papa Francisco, o que resultou na publicação do Vaticano desmentindo o caso.
O mês de junho chegou e, com ele, cresce a expectativa para a melhor festa junina do sudoeste baiano: Forró do Sítio Novo 2018. É isso mesmo, faltam apenas 04 dias para o evento que, mais uma vez, ficará marcado na história da região. O Forró do Sítio Novo acontecerá no dia 16 de junho e será marcado pela alegria, gente animada e bonita e momentos inesquecíveis. Chama a galera e venha para melhor festa da região. O Forró do Sítio Novo é All Inclusive. Garanta já o seu ingresso, não fique de fora dessa que será a melhor festa de todos os tempos. A alegria está garantida com: Solange Almeida, Luan Estilizado, Edigar Mão Branca, Donas do Bar e Fann Estourado. Mais uma festa com a qualidade Beto Bonelly e Só legal Produções. Garanta logo o seu ingresso em Tiazinha distribuidora, Boutique Monarca, Padaria Kipão, Villas Lounge, Bar do Rei, Loja PG Store na Power Gym, Boutique Sandes, Padaria e Mercadinho Pão de Mel no Bairro São Félix, Subway e MM Armazém. Em Aracatu você encontra na Farmácia Santo Antônio.
A AABB deseja um excelente Dia dos Namorados! Que todos possam, nesse dia, reacender o amor, homenagear aquela pessoa querida ou simplesmente curtir o que o outro tem de melhor, afinal, o importante é ser feliz…