MENU
Começa amanhã, a partir das 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E, até as 20h de hoje, ainda dá tempo de fazer o simulado pela internet, no portal Hora do Enem. O teste está disponível para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. Para participar é preciso se inscrever no portal. O teste tem 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril. O simulado foi o mesmo aplicado no último final de semana, mas, devido a problemas no acesso, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o exame para este final de semana. Mais de 500 mil estudantes já fizeram o simulado. Medicina, Direito e Administração estão entre os cursos mais procurados entre aqueles que resolveram a prova. A partir do momento em que acessar a prova, o estudante terá quatro horas para resolver as questões.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que 13 praias de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, estão impróprias para banho neste final de semana. As praias que devem ser evitadas são São Tomé de Paripe, em frente à casa Vila Maria; Periperi, na saída de acesso à praia; Penha, em frente à barraca do Valença; Bogari, em frente ao Colégio da PM; Pedra Furada, atrás do Hospital Sagrada Família; Rio Vermelho, próximo à escada de acesso à praia; Amaralina, no fundo da Escola Cupertino de Lacerda e em frente à rua do Balneário; Pituba, em frente à escada de acesso à praia e atrás da praça; Armação, em frente ao Hotel Alah Mar; Boca do Rio, em frente ao posto salva-vidas; Corsário, em frente ao posto salva-vidas; Patamares, em frente ao posto salva-vidas; e Buraquinho, a cerca de 200 metros da foz do Rio Joanes. De acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas, em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água. Em período chuvoso, conforme o Inema, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas por meio das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Um homem de 27 anos foi preso nesta sexta-feira (6) após roubar uma gaiola com um pássaro silvestre apreendido que estava no compartimento de carga da viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso ocorreu no município de Uauá, na região baiana do Sertão do São Francisco, durante uma operação de fiscalização. Segundo a PRF, o suspeito pegou uma gaiola com um pássaro da espécie caboclinho enquanto um voluntário da equipe de Fauna apreendia outros animais silvestres em uma residência. Em seguida, fugiu em uma motocicleta. Após perseguição, a equipe alcançou o suspeito e capturou o animal. O homem foi encaminhado à delegacia e responderá por crime ambiental devido à posse de cinco animais silvestres em sua residência. O homem ainda foi multado no valor de R$ 7 mil pelo Ibama por não possuir autorização para criação dos animais.
Às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doridas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os veem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos;
– às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez – talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado;
– às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes;
– às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar;
– às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho;
– também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe…e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício… À todas as Mães, à todas sem exceção, o site Brumado Verdade deseja um feliz e abençoado Dia da Mães!
Duas pessoas morreram na madrugada deste sábado (7), no interior de São Paulo, após um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus. A caminho do município de Aparecida (SP), o ônibus bateu por volta das 5h na parte traseira do caminhão, na rodovia Dom Pedro. Com o impacto, a lateral direita do ônibus foi destruída. Entre os 53 passageiros que estavam no veículo, dois morreram na hora e outros três ficaram com ferimentos graves, segundo o G1. O restante teve ferimentos leves. Após resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros e pela concessionária que administra a via, as vítimas foram levadas a unidades de saúde próximas. O ônibus foi fretado pelos passageiros, que saíram de Andradas (MG), e seguiam em romaria em direção a Aparecida. Ainda não se sabe o que causou o acidente. Os motoristas do caminhão e do ônibus não se feriram.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em um dos inquéritos da Operação Lava Jato, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), seu marido, o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, que seria ligado ao casal. Eles são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por suposto recebimento de R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi ao Senado em 2010. De acordo com depoimento de delatores, o valor é oriundo de desvios de contratos da Petrobras. Segundo a Agência Brasil, a senadora e o ex-ministro foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Um novo delator, Antônio Carlos Pieruccini, afirmou que o dinheiro foi transportado, em espécie, de São Paulo para Curitiba, em quatro viagens e que teria sido entregue a Ernesto Kugler.
O ministro Jaques Wagner embarcou na madrugada desta sexta-feira (06) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) a caminho de Salvador. A informação é do blog Os Divergentes, que ainda garante que todos os pertences do chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff estavam na aeronave de médio porte requisitada pela Presidência da República. Ainda segundo a publicação, Wagner afirmou em conversa com seus colaboradores diretos que, a partir da próxima quarta-feira (11), com a admissibilidade do processo de impeachment no Senado, entregará o cargo e permanecerá em quarentena por 180 dias, período máximo para que o Senado Federal julgue o afastamento definitivo de Dilma. Durante o período, Jaques Wagner continua recebendo seu salário integral, como prevê a lei da quarentena.
Gloria Maria decidiu mudar o visual nesta semana. No Instagram, a jornalista e apresentadora apareceu com os cabelos presos em tranças e miçangas. “Penteado da semana”, escreveu ela. Mensagens como “lindíssima”, “deusa”, “adorei”, “amei. Você é demais!”, “arrasou”, “linda negra anjo” e “além de linda por fora e por dentro, é inteligentíssima!!!” e “tem gente que é elegante, só com o olhar e com a simplicidade” também foram comentários deixados pelos fãs.
Oito instituições da Bahia, entre prefeituras, câmaras e universidades, estão com as inscrições para processos seletivos abertas até o mês de maio. Os salários chegam a R$ 8.639,50, como no caso da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Prefeitura de Itabuna – O concurso público da Prefeitura de Itabuna para mais de 590 vagas teve sua data de inscrições prorrogada. Os interessados podem fazer seu cadastro para o processo seletivo até o dia 8 de maio pelo site da empresa responsável pelo certame.
As taxas de inscrição variam entre R$ 50 e R$ 100. Estão sendo oferecidas oportunidades para profissionais de todos os níveis escolares, os quais, se aprovados e contratados, poderão receber rendimentos de até R$ 3.035,43, para atuação em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
Câmara de Bom Jesus da Lapa – O concurso tem 15 vagas para todos os níveis de escolaridade, nos seguintes cargos: Auxiliar de Serviços Gerais (3); Vigilante (3); Agente Administrativo (2); Assistente Administrativo (1); Motorista (2); Técnico Legislativo (1); Telefonista (1); Contador (1) e Procurador (1).