MENU

A cópia da taça Jules Rimet entregue pela FIFA ao rei do futebol foi o objeto vendido mais valioso. Foto: Divulgação
Mais de dois mil objetos do Rei Pelé foram leiloados em Londres em três dias de evento na casa Julien’s. Ao todo, foram arrecadados cinco milhões de dólares, cerca de R$ 17 milhões, valor superior ao previsto pelos responsável pelas vendas. “Arrecadamos mais de 5 milhões de dólares. Foi um leilão impecável, foram vendidos 100% dos lotes”, disse à AFP Darren Julien, proprietário da casa de leilões. A cópia da taça Jules Rimet entregue pela FIFA a Pelé foi o objeto vendido mais valioso. Ela foi arrematada por 570 mil dólares pela casa de relógios suíça Hublot. O segundo objeto mais valioso foi a medalha que Pelé conquistou na Copa do Mundo no México, em 1970, que foi vendida por 500 mil dólares. A medalha da Suécia, em 1958, foi vendida por 290 mil e a do Chile, em 1962, por 204. Outros objetos como o par de chuteiras que usou no filme “Escapada para a Vitória”, onde dividiu cena com Michael Caine, Sylvester Stallone e o jogador Bobby Moore e a bola que marcou seu milésimo gol em 1969, também foram arrematadas por cifras milionárias. Parte do valor arrecado será destinado para o hospital pediátrico Pequeno Príncipe, em Curitiba. “Conversei muito com a minha família, meus amigos, se trata de ‘fazer algo de bom pelos pobres'”, disse o ex-jogador à agência de notícias AFP.

A pequena Emersyn Faith tem hoje pouco mais de um ano. “Minha filha é perfeita”, diz ela no texto. Foto: Divulgação
A americana Courtney Baker escreveu uma carta para o médico que a incentivou a fazer um aborto e interromper a gestão da filha com síndrome de Down. A pequena Emersyn Faith tem hoje pouco mais de um ano. “Minha filha é perfeita”, diz ela no texto. A menina foi diagnosticada com Down durante um pré-natal. Assim que os pais receberam a notícia, o médico aconselhou Courtney a abortar. “Ele disse que a nossa qualidade de vida e a dela seriam horríveis”, escreveu a mãe no Facebook. Ainda com essa lembrança na memória, Courtney resolveu escrever uma carta ao médico, 15 meses após o nascimento da filha. A página Parker Myles, que destaca conteúdos ligados a pessoas com Down, compartilhou o texto, que foi compartilhado milhares de vezes.

Grávida teve atendimento negado por nove vezes em dois hospitais antes de perder a criança. Foto: Divulgação
Um bebê morreu depois que cair no chão durante o parto, na manhã desta quinta-feira (9), em Feira de Santana. A mãe da criança, a dona de casa Patrícia dos Santos Silva, 29 anos, deu a luz enquanto estava de pé, no Posto de Saúde da Família do Limoeiro. Segundo o pai da criança, o eletricista Silvio Sena, 42, o bebê bateu com a cabeça no chão. Ele contou que há dois meses estava buscando internação para a esposa, depois que Patrícia foi diagnosticada com excesso de líquido amniótico e a gravidez passou a ser considerada de risco. Patrícia estava grávida de oito meses e esse seria o quarto filho do casal.
A estudante de jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Hikary Cristina Bueno Alves, de 18 anos, escapou do acidente que matou 18 universitários em São Paulo, após se atrasar e perder o transporte que passava às 17h30, perto de sua casa, no município de São Sebastião. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, vários amigos da jovem morreram no trágico acidente. “Foi uma coisa inexplicável, porque não costumo faltar. Eu conhecia todo mundo, falava com eles, a gente brincava”, afirmou. Ela soube do fato pela madrugada, quando amigos começaram a enviar mensagens pelo WhatsApp e Facebook. “Perguntaram se eu estava viva e fiquei completamente desesperada. Pensei nos meus amigos. Não consigo acreditar que isso aconteceu com as pessoas maravilhosas com quem eu falava todos os dias”, relatou emocionada.
Há menos de quatro meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Associação dos Ex-alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEX) divulgou nesta quinta-fei ra, 9, que está com inscrições abertas para vagas residuais do pré-vestibular social Zeferina. Segundo informações da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no primeiro mês, a mensalidade fica no valor de R$150. Nos meses seguintes o valor muda para R$130. As aulas serão na unidade do Cabula e os estudantes terão um corpo docente preparado para as provas de vestibulares e do Enem. As vagas são limitadas. O Zeferina tem a meta de atender estudantes carentes que possuem a vontade de ingressar nas universidades públicas do estado. O destaque do curso é o Programa Energia Zeferina, que é um aulão-show interdisciplinar. Cerca de 12 aulões aconteceram entre 2010 e 2015, e tem auxiliado os pré-vestibulandos na hora de realizar os exames.
O governador Rui Costa esteve em Ibiassucê, Sertão Produtivo, nesta quinta-feira (9) para entregar realizações na assistência à saúde, segurança pública e urbanização no município. Durante sua passagem pela cidade, o governador inaugurou uma unidade básica de saúde no bairro Alto Cruzeiro, que também atenderá as localidades de Alto do Taque, Lagoa da Baixa, Fazenda Tanquinho e Centro. Na mesma ocasião, também foram entregues cinco viaturas, uma para a Polícia Civil de Ibiassucê, e outras quatro para companhias da Polícia Militar de Cordeiros, Maetinga, Livramento de Nossa Senhora e Brumado. Os veículos integram um investimento na ordem de R$ 648 mil, e fazem parte de um total de 187 viaturas que serão distribuídas entre os 38 municípios da região. O governador ainda entregou as obras de revitalização da Praça São Sebastião, cartão postal da cidade, e uma quadra poliesportiva no bairro de Pedrinhas. As construções representam investimentos no valor de R$ 400 mil e 200 mil, respectivamente.
O pastor licenciado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, dirigirá o voto da deputada federal Tia Eron (PRB-BA) no Conselho de Ética. Aliados consideram a possibilidade por causa da trajetória da parlamentar, que chega a se confundir com a da Igreja Universal. “A atuação dela sempre foi vinculada à Igreja Universal. O voto não é dela, é do Marcos Pereira. O que ele mandar, ela vai fazer. Por ela, não votaria a favor de Cunha, mas a informação é que o Marcos Pereira entrou nisso”, disse uma liderança baiana ao Globo. Tia Eron se elegeu vereadora em Salvador em 2000, pelo PFL, após anos de trabalho social na igreja em bairros pobres da capital baiana. A deputada foi reeleita três vezes, a última delas pelo PRB. Atualmente, Tia Eron cursa Direito na Faculdade Batista Brasileira.
Ao menos 16 pessoas morreram em um acidente envolvendo um ônibus que transportava estudantes universitários em São Paulo, na rodovia Mogi-Bertioga, na madrugada desta quinta-feira (09). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o motorista está entre os mortos. A 16ª vítima fatal chegou a ser levada ao pronto-socorro de Bertioga, na Baixada Santista, onde morreu. Outras 22 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região, sendo quatro em estado grave. O ônibus voltava da cidade de Mogi das Cruzes, sentido São Sebastião, no litoral norte do estado, quando o motorista perdeu o controle do veículo em um trecho de curva. O ônibus tombou e se deslocou após o impacto até uma vala, onde bateu em uma grande pedra. O coletivo ficou totalmente destruído, com peças automotivas e objetos dos estudantes espalhados pela pista. “É uma praça de guerra, ainda não dá para falar o que provocou o acidente”, disse o delegado assistente de Bertioga, Fábio Perry. O veículo pertence à empresa União do Litoral e integra uma frota dos seis ônibus disponibilizados pela prefeitura de São Sebastião disponibiliza diariamente para levar e trazer moradores da cidade que estudam em universidades de Mogi das Cruzes. Ao menos 17 equipes do Corpo de Bombeiros e 57 homens trabalharam durante toda a madrugada. Durante o trabalho de resgate, o tráfego foi bloqueado nos dois sentidos no trecho do acidente.
Por conta das baixas vazões dos rios que abastecem o oeste baiano, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) vai suspender a partir de julho a produção em mais da metade da área irrigada por pivôs (sistema de irrigação). Devido a isso, produtos como o feijão deixarão de ser produzidos na região. Em torno de 1 milhão de sacas vão deixar de ser produzidas, o que pode ocasionar em mais aumento do valor do produto, vendido em alguns lugares por mais de R$ 10. Segundo a entidade, dos 120 mil hectares irrigados, em torno de 72 mil ha ficarão com os equipamentos desligados até outubro, quando é esperado o período chuvoso nos rios e aquíferos da região. A medida serve para adequar a água disponível por conta da estiagem. “É importante ressaltar que é uma iniciativa da categoria, e não uma decisão imposta por autoridades”, diz o diretor de Águas da Aiba, José Cizino Lopes. Conforme o presidente da Aiba, Júlio Busato, a interrupção vai impactar na economia com desemprego e falta de abastecimento. Outros produtos não podem ser interrompidos por ser culturas perenes, como o café, ou mais sensíveis à falta d’água, como a produção de sementes.
Para comemorar os seus 139 anos de emancipação política, a administração municipal estará realizando diversas inaugurações em todo município. Entre essas importantes obras que serão entregues à população estão à iluminação das Praças: Principal da Igreja Matriz, do Cemitério, inauguração do Esgotamento Sanitário com fossa séptica no distrito de Ubiraçaba e a tão esperada Praça Dr. Pompílio Leite – a famosa Praça do Jurema. Sendo essa fruto de reivindicação da população que há muito tempo vem cobrando dos gestores anteriores uma providência na recuperação da saudosa Praça. A inauguração da Praça do Jurema irá acontecer na sexta-feira (10) às 20h e representa um marco importante na história da cidade, época que Brumado era iluminada por geradores e a energia era desligada às 22h. Com a entrega da Praça, a população terá mais uma opção de lazer.