MENU
Foi realizada mais uma plenária nesta sexta-feira (10), do Grupo Gestor do Conselho do Desenvolvimento do território do Sertão Produtivo (CODESP) no auditório do CETEP em Caetité. Na oportunidade foram discutidos vários temas de fundamental importância, como a criação da Câmara Temática de Meio Ambiente. Nildo Freitas (CTC), Gilberto Lima Dias (CMDRS), Evilásio Nascimento (Lira Ceciliana), estiveram presentes representando o município de Brumado. Cidades como Guanambi,Caetité, Ituaçú, Caculé, Ibiaçusse, Tanque Novo, também enviaram seus representantes de direito. No dia 1º de Julho, outra plenária já está marcada para acontecer no Auditório do SEMAC, às 9h na Rua Dr. Mário Meira, 79 – Centro – no município de Brumado –Ba. No dia 15 de julho, está prevista a eleição da nova diretoria executiva do CODESP, no auditório do CETEP, em Caetité. Pessoas da comunidade podem participar das discussões destas plenárias, só não tem direito a voto.
Por Nildo Freitas
Foi realizada neste sábado (11), em sua sede que fica situada na Rua Dr. Mário Meira, no Arquivo Histórico, uma reunião solene da instituição com a presença de convidados, familiares, amigos e autoridades. Na solenidade de posse da nova diretoria da entidade, foi apresentada a nova composição da mesa diretora para o triênio 2016/2018: José Ribeiro Neves (Diretor Presidente), Zenildo de Freitas (Diretor Vice-Presidente), Rui Lobo (Diretor 1º Secretário), Diná Gomes Fernandes (Diretora 2ª Secretária), Maria José Ramalho de Meirelles (Diretora de Cultura e Eventos), Mayrion Álvares da Silva (Tesoureiro), Filomena Azevedo (Diretora de Biblioteca), Geraldo Leite Azevedo (Diretor de Ciências e Pesquisas), Paulo Esdras (Diretor de Patrimônio), Antônio Novais Torres (Diretor de Publicação), Marinês Pereira de Almeida (Diretora Artística e Filmoteca), e Evilásio Nascimento dos Santos (Diretor do Conselho Fiscal). Na oportunidade foram homenageados Aguiberto Lima Dias, (Prefeito Municipal), Miguel Lima Dias, (Secretário de Cultura) e Acácia Gondim Ribeiro, (Secretária de educação), pelos relevantes serviços prestados a comunidade e o apoio cultural a instituição. Após a solenidade de posse, foi servido um coquetel aos convidados, regado de pura poesia e música ao vivo, com os artistas Jorge e Sílvia Mello. Confira as fotos do evento:“Cerimonial de Posse da Nova Diretoria da ALAB“.
O prefeito Aguiberto Lima Dias vem através deste, neste momento em que o nosso município completa mais um ano de emancipação política parabenizar todos os seus munícipes, pela passagem desta data especial. Ao comemorarmos estes 139 anos de história da nossa cidade é momento também de comemorar as conquistas, o progresso e o desenvolvimento. Brumado se sente orgulhosa por ter tantos filhos ilustres, que fizeram e fazem desta Cidade cada vez maior e próspera. Nesta data sinto-me orgulhoso em conduzir os destinos de nossa terra e também poder dar a minha simples e humilde colaboração como gestor à esta cidade que eu amo. Portanto quero deixar a esta maravilhosa e bela cidade os meus parabéns pelos seus 139 anos de emancipação política. Parabéns e obrigado por me permitir fazer parte desta historia.
Por Antônio Torres
Brumado, com sua importância sociopolítica, uma economia robustecida pelas indústrias mineradoras e outras de ramos diversificados, comércio varejista bastante desenvolvido, situação geográfica estratégica, bem-servida de meios de transportes e comunicações, permitindo acesso fácil aos diversos pontos do país, energia elétrica abundante, água de qualidade, rede hoteleira, clínicas, hospitais de saúde privada e pública, rede de educandários nos diversos níveis, faculdades, ainda que incipientes, meios de empregos e oportunidades de crescimento pessoal e empresarial, detém o status de uma das melhores cidades do sudoeste baiano. Por tudo isso, Brumado ainda é uma ótima opção para se viver bem. Apesar da 34ª Cia Independente e da Polícia Civil estarem desenvolvendo serviços de prevenção ostensivo em nosso município, ultimamente a criminalidade violenta, assaltos a mão armada e roubos em Brumado, se reveste de crueldade, tirando o sossego de muita gente, na cidade e na zona rural.
BRUMADO: 139 ANOS “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias…” (Mt 9, 35) Nesta ocasião em que o município de Brumado celebra seus 139 anos de emancipação política, a comunidade católica presente aqui rende louvores ao Senhor Deus pelas inúmeras bênçãos que tem derramado nesta terra, como também se une em oração pedindo para que a semente do Evangelho plantada aqui lá nos albores da sua história, quando a localidade ainda se chamava Bom Jesus dos Meiras, possa frutificar sempre mais. É o que mais desejamos: que Brumado possa ser, de fato, uma cidade aberta (cf. Ap 21), capaz da acolher, de incluir e de dar condições de vida digna a todos que aqui estão. Que suas autoridades, por meio do seu serviço público, permitam educação, saúde, emprego, lazer e tudo aquilo que são direitos de todo e qualquer cidadão. Em especial, que os mais pobres e desvalidos não sejam ocultos ou ocultados dos olhos e preocupações de todos. Que os munícipes, da cidade e do campo, possam sentir-se filhos e co-responsáveis pelo presente e futuro desta terra. Nós, católicos e católicas, sentimos felizes por nos fazer presentes na história do município desde a sua origem. E também por, de vários modos e em tantos momentos, termos colaborado com o desenvolvimento da sua gente. Queremos continuar colaborando, através de toda e qualquer iniciativa que vise o bem comum e a promoção da vida, da família, e dos direitos humanos. Que o Bom Jesus, a quem esta terra foi entregue aos cuidados desde o início, continue percorrendo nossas ruas, estradas, nossas casas, nossos locais de trabalho, nosso dia-a-dia, trazendo a Boa-nova da paz e justiça a todos! Que permitamos ser Ele acolhido no nosso coração e nas nossas vidas…!
Paróquia Bom Jesus – Brumado-BA
Diocese de Caetité-BA.
A estudante de Medicina Maiara Aparecida Oliveira Freire teve sua matrícula na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no campus de Vitória da Conquista. A medida foi tomada após ser comprovado que a estudante falsificou documentos para a seleção por meio de cotas destinadas a descendentes de quilombolas, de acordo com informações. O Termo de Julgamento e a Portaria 0977/16 com a decisão foram publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10).
Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (09) validar normas do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) questionadas pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen). A lei entrou em vigor em janeiro deste ano e proíbe escolas particulares de recusar matrículas e cobrar valores adicionais nas mensalidades de pessoas com deficiência. De acordo com o relator da ação, ministro Edson Fachin, as instituições de ensino não podem escolher os alunos que serão matriculados e nem segregar alunos com deficiência. O voto do relator foi acompanhado pelos demais ministros. “A Lei 13.146 parece justamente assumir esse compromisso ético de acolhimento, quando exige que não só apenas as escolas públicas, mas também as particulares, deverão pautar sua atuação educacional a partir de todas as facetas e potencialidades que o direito fundamental à educação possui”, argumentou o ministro.
Uma canadense de 20 anos morreu após dar um beijo no namorado, que tinha comido um sanduíche com pasta de amendoim, em Montreal. A jovem, Myryam Ducré-Lemay, era alérgica a amendoim e ainda não tinha contado isso ao namorado. O incidente aconteceu na casa do rapaz, após o casal ir a uma festa. Ele fez um lanche rápido antes de dormir e, ao voltar para o quarto, deu um beijo de boa-noite na namorada. Myriam teve uma reação alérgica na mesma hora, e entrou em choque anafilático. O casal chamou uma ambulância, que chegou em oito minutos e socorreu a jovem para o hospital. Mas Myryam, que não tinha levado para a casa do namorado a sua injeção de adrenalina (utilizada como remédio de emergência em casos como esse) não resistiu. O caso aconteceu em outubro de 2012, mas só foi divulgado pela família da vítima nesta última quarta-feira (8). É que a mãe da jovem, a canadense Micheline Ducré, decidiu se tornar mais ativa em um campanha para alertar a todos sobre os graves riscos das alergias alimentares. “Tudo estava indo bem na vida dela. Ela me disse que estava apaixonada. Era a primeira vez que eu via a minha filha com brilho nos olhos”, comentou Micheline em entrevista ao Journal de Quebec.