Arquivos Política — Página 100 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 100 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Datafolha: Lula seria eleito no 1º turno com 48%; Bolsonaro teria 22% e Moro 9%

16 dezembro 2021 | 17:08

Foto: Reprodução / Redes sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente na disputa pela Presidência da República. Em pesquisa publicada pela Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (16), o petista segue com 48% das intenções de voto no primeiro turno. Com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, com o cenário da pesquisa Lula pode ser eleito no primeiro turno.

Com a máquina pública nas mãos, o presidente Jair Bolsonaro (PL), soma 22% das intenções de voto. Os candidatos que protagonizam a chamada terceira via, têm pouca diferença. O ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) figura com 9% das intenções de voto.

Já Ciro Gomes (PDT) tem 7%. Considerando a margem de erro, os dois estão em empate técnico. Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), soma 4% das intenções de voto. Deste modo, ele também figura em empate  técnico quando comparado com o pedetista.  Votos brancos e nulos somam, respectivamente, 8% e 2%. 

Conforme divulgou o Jornal O GLOBO, entre os dias 13 e 16 deste mês, o Datafolha ouviu 3.666 eleitores em 191 cidades. A pesquisa traz ainda outra simulação, em que foram listados os demais nomes até o momento colocados na disputa. Deste modo, Lula aparece com 47% dos votos, contra 21% de Bolsonaro. Já Moro e Ciro seguem com 9% e 7%, respectivamente, enquanto Doria oscila para 3%.

Ainda de acordo com o jornal, os nomes alternativos são os dos senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD), com 1% cada, além de Alessandro Vieira (Rede), o ex-ministro Aldo Rebelo (Sem partido) e o Felipe D’Ávila (Novo), que não pontuaram. Os percentuais de voto em branco e nulo seguem os mesmos do primeiro cenário.

Com um tweet, Ciro Gomes ataca Bolsonaro, Lula e Moro: ‘Não aceitarão debater com ninguém’

14 dezembro 2021 | 19:28

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disparou críticas diretas a pelo menos três dos pré-candidatos à presidência nas eleições do próximo ano nesta terça-feira (14). 

Em um só tweet, que rebatia uma afirmação do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), o pedetista chamou o magistrado de “despreparado” e acusou o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) de não aceitarem debater com seus opositores no próximo pleito.

“Moro, eu não tenho dúvida. Tenho certeza de que eles não aceitarão debater com ninguém. Nem mesmo com um despreparado, como você”, iniciou Ciro Gomes em sua publicação. 

“Mas você não gostaria de demonstrar sua ‘coragem’ e ‘preparo’ debatendo, agora, comigo?”, provocou num trecho logo em seguida.

Centrão trava aprovação do vale-gás enquanto governo não paga emendas parlamentares

13 dezembro 2021 | 17:48

Foto: Arquivo / Agência Brasil

O Centrão não deu quórum à sessão deliberativa de hoje da Câmara que votaria a criação do vale-gás, um projeto de lei que abre um crédito extraordinário de R$ 300 milhões no Orçamento para atender 5,5 milhões de famílias. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o motivo é o não pagamento de emendas parlamentares prometidas pelo governo.

Enquanto o governo não liberar o pagamento de emendas parlamentares prometidas, os deputados do Centrão pretendem travar a realização da sessão que analisará o texto do projeto do vale-gás. E, sem isso, a proposta não seguirá para a obrigatória análise do Senado.

Agora, o Centrão quer remarcar a sessão para a próxima sexta-feira (17), dando tempo ao governo de pagar as emendas parlamentares prometidas. Caso aprovado no Congresso Nacional, o vale-gás subsidiará, no mínimo, 50% do valor do botijão de 13 kg do gás de cozinha.

Tags:

Após encontro, Doria e Moro firmam ‘acordo de paz’ para eleições presidenciais

9 dezembro 2021 | 12:36

Pré-candidatos selaram compromisso em reunião ocorrida nesta quinta na casa da presidente do Podemos. Foto: Luis Bianco / Governo de São Paulo

Pré-candidatos à presidência, João Doria (PSDB-SP) e Sergio Moro (Podemos-PR) firmaram um compromisso de não agressão durante a corrida eleitoral de 2022.

De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o “acordo de paz” foi selado durante conversa ocorrida nesta quarta-feira (8), na casa da presidente do Podemos, Renata Abreu.

Ainda segundo a publicação, além de prometer não se atacar nas eleições, a dupla marcou um novo encontro para o fim de janeiro de 2022.

Pesquisa aponta Lula com 46% das intenções de voto para 2022; Bolsonaro figura com 23%

8 dezembro 2021 | 15:10

Foto: Divulgação

De acordo com uma pesquisa de intenções de voto divulgada nesta quarta-feira (08) pela Quaest/Genial, o ex-presidente Lula (PT), ficou na melhor colocação com 46% da intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 23% das intenções de voto.

O ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro (Podemos), aparece à frente de Ciro Gomes (PDT), com 10% das intenções de voto. O pedetista tem 5%. Já João Doria (PSDB) aparece com 2% e Rodrigo Pacheco (PSD), com 1%.

Conforme divulgou a CNN Brasil, em um outro cenário onde Doria e Pacheco não participam do pleito, o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro sobe um ponto, somando 11% das intenções de voto. Neste cenário, Lula e Bolsonaro também sobem um ponto, chegando a 47% e 24% respectivamente.

Em um cenário sem Moro e Doria, Lula atinge 48%, Bolsonaro vai  a 27%, Ciro Gomes chega a 8% e Rodrigo Pacheco alcança 2%. 

Ainda de acordo com o levantamento,  que ouviu 2.037 pessoas em entrevistas presenciais entre os dias 2 e 5 de dezembro, em um 2º turno, o petista vence em todos os cenários, e Bolsonaro perde para todos os principais concorrentes. Uma disputa com Bolsonaro teria o petista com 55% dos votos contra 31% do atual presidente. Em um eventual segundo turno com Moro, Lula soma 53% dos votos contra 29% do ex-ministro.

Tags:

Pesquisa: ACM Neto lidera intenções de voto para governador e venceria Wagner no 1º turno

8 dezembro 2021 | 7:08

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera as intenções de voto para governador da Bahia em todos os cenários pesquisados pelo instituto Séculus, em parceria com o Bahia Notícias. Ele tem mais que o dobro dos percentuais apresentados pelo senador Jaques Wagner (PT) e, de acordo com o levantamento, caso as eleições fossem hoje, venceria no primeiro turno.

No primeiro cenário, ACM Neto aparece com 49,16% das intenções de voto, contra 22,27% de Wagner. Bem atrás dos dois, aparecem João Roma (Republicanos), ministro da Cidadania, com 3,57%; o vice-governador João Leão (PP), com 2,86%; o senador Otto Alencar (PSD), com 2,52%; Dra. Raíssa Soares (sem partido), com 1,26%; e a yalorixá Bernadete Souza (PSOL), com 0,84%. Responderam “nenhum”, 12,48% dos entrevistados, enquanto 5,04% não sabem ou não opinaram.

Em um segundo cenário, o ex-prefeito de Salvador aumenta sua vantagem e chega a 53,7% das intenções de voto, contra 24,87% de Jaques Wagner, 4,66% de João Roma e 0,88% de Bernardete Souza. “Nenhum” pontuou 10,71%, enquanto 5,17% não souberam responder ou não opinaram.

No terceiro cenário, João Roma é substituído como candidato bolsonarista pela Dra. Raíssa Soares. ACM Neto mantém 53,7% das intenções de voto, assim como Wagner estaciona em 24,87% dos entrevistados. A médica, que atua na região de Porto Seguro, fica em 2,86%. Bernardete Soares, assim como os políticos de DEM e PT, também não altera sua pontuação: 0,88%. Responderam “nenhum”, 12,44% dos entrevistados, enquanto 5,25% não sabem ou não opinaram.

ACM Neto supera os percentuais de todos os seus adversários somados nos três cenários pesquisados. Por isso, é possível afirmar, com base nos números do levantamento BN/Séculus, que o ex-prefeito de Salvador venceria as eleições de 2022 no primeiro turno, caso o pleito ocorresse hoje.

A Séculus entrevistou 2.380 pessoas com 16 anos ou mais, em 87 municípios baianos, entre os dias 27 de novembro de 2021 e 1º de dezembro de 2021. A margem de erro da amostragem é de 3%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança registrado em 95%.

Tags:

Vereadora Verimar, em audiência com o secretário da SERIN, discute proposta para asfalto que liga Brumado ao Distrito de Terra Vermelha

6 dezembro 2021 | 12:01

Foto: Divulgação

A Presidente da Câmara de Brumado, a vereadora Verimar Dias da Silva (PT), “Verimar do Sindicato”, esteve na última terça feira, 30 de novembro, em uma audiência na Capital Baiana com o Secretário da SERIN, Luiz Carlos Caetano.

A reunião também contou com as presenças do Suplente Deputado Estadual, Rosival Leite e Evânio Oliveira, Presidente da Câmera Municipal de Malhada de Pedras. Na pauta, um dos assuntos foi o asfalto que liga o município de Brumado ao Distrito de Terra Vermelha. Esse trecho, é uma importante ligação entre Brumado, Malhada de Pedras e o município de Presidente Jânio Quadros, onde irá beneficiar o escoamento de produtos da agricultura, quanto melhorar o acesso da população em ambos os municípios.

Com uma extensão é de aproximadamente 70 km, a vereadora Verimar solicita do Governador a pavimentação de parte do trecho. Ainda dentro da pauta, outro assunto, foi sobre segurança pública, na qual o Secretário de Relações Institucionais prontamente atendeu, e agendou uma audiência com Ricardo Mandarino, Secretário de Segurança Pública da Bahia.

Verimar do Sindicato destacou a importância dessas reuniões para o desenvolvimento de Brumado, “Estamos buscando diuturnamente projetos de investimentos em todos as áreas para o nosso povo”, disse a vereadora.

Tags:

Eduardo Leite recebe a visita de Sergio Moro em Porto Alegre

4 dezembro 2021 | 16:36

Presidente do Podemos, Renata Abreu também esteve na reunião. Foto: Divulgação

O pré-candidato a presidência da República, Sergio Moro (Podemos) se reuniu, neste sábado (04), com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em Porto Alegre. Em suas redes sociais, o ex-ministro da Justiça afirmou que é “fundamental criar pontes para que possamos construir o país que merecemos”.

“Boa conversa, em Porto Alegre, com o governador Eduardo Leite e a Presidente do Podemos Renata Abreu. É fundamental criarmos pontes para que possamos construir o País que merecemos: longe do passado de corrupção e sem autoritarismo, inflação, pobreza e desemprego”, escreveu.

Ainda no Rio Grande do Sul, o ex-juiz participou de uma convenção estadual do Podemos.

Criação do União Brasil deve ser oficializada em fevereiro, diz Neto

2 dezembro 2021 | 20:50

Foto: Max Haack

De acordo com o secretário geral do União Brasil, ACM Neto, a expectativa da sigla é de que até fevereiro do próximo ano seja formalizada a criação do partido. Durante o lançamento da sua candidatura ao governo baiano  na manhã desta quinta-feira (relembre), Neto disse ainda que pendências precisam ser resolvidas em estados isolados, mas que o processo para a criação  já está no Tribunal Superior Eleitoral (TRE).

“Mais do que isso, temos um grupo de dirigentes do PSL e do Democrata, inclusive praticamente todos estão aqui hoje, e esses dirigentes estão debruçados sobre os desafios de resolver os estados”, disse.

Ainda de acordo com Neto, no próximo ano, o objetivo é focar na candidatura ao governo. “Mas  quero defender minhas tarefas e obrigações lá em Brasília. Continuarei como secretário de partido. E é claro que o fato de eu ser candidato pelo maior partido do país aumenta o peso da nossa candidatura. Reforça a condição de competitividade do projeto que vamos apresentar à Bahia no próximo ano. Isso facilita o diálogo com vários outros partidos para que a gente possa ter um cenário positivo”, comemorou. 

BN/ Paraná: ACM Neto lidera corrida na Bahia com 54,8%; Wagner tem 23,1%

2 dezembro 2021 | 8:16

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera com folga as intenções de voto para o governo da Bahia, mostram dados levantados pelo Intituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias, divulgados nesta quinta-feira (02).

O democrata, que lança candidatura ao governo baiano hoje, soma 54,8% das intenções de voto no estado. O senador Jaques Wagner, que já foi governador da Bahia por dois mandatos e é a aposta do PT para 2022, aparece em segundo lugar com 23,1%.

Apontado como terceira via, o ministro da Cidadania João Roma soma 3,9%. O nome seguinte é o da ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, que concentrou 2,6% das intenções de voto na Bahia. 

Os nomes com os menores percentuais são do vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) 0,9% e do ex-vereador Marcos Mendes (PSOL) 0,3%. Aqueles eleitores que não souberam ou não responderam equivalem a 5% e os que votariam branco, nulo ou não escolheria nenhum dos nomes 9,3%. 

ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes como opções aos eleitores, a maior parcela não sabe responder (63,6%). Entre os nomes citados, o de ACM Neto soma o maior percentual: 12,2%. 

O governador Rui Costa, que está no segundo mandato, foi citado por 10,6%. Já Jaques Wagner por 3,2%. João Roma teve 0,9%, Raissa Soares 0,4% e outros nomes 0,3%. O levantamento BN/ Paraná Pesquisas foi feito por intermédio de entrevistas pessoais por telefone, não robotizadas, em 200 municípios baianos. Foram ouvidos 2002 eleitores entre os dias 24 e 28 de novembro. 

Tags: