MENU

O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse não descartar a possibilidade de se candidatar à Presidência da República em 2022. A declaração foi feita em uma entrevista à Record News, nesta quarta-feira (1º). Apesar do tom hipotético, Temer chegou a dizer que, se o povo brasileiro considerar que ‘ele é a solução’, não irá titubear.
Conforme divulgou a Carta Capital, o político disse que integraria a terceira via. “Confesso que não está no meu horizonte. Entretanto, devo dizer, apenas por hipótese, se em um dado momento houver uma conjunção nacional, com vários setores, quase um Brasil inteiro dizendo que ‘ele é a solução porque já teve experiência, etc’, aí posso examinar”, respondeu.
O ex-presidente chegou a reforçar que ‘em política nunca se descarta nada’. O MDB lançou oficialmente o nome da senadora Simone Tebet como pré-candidata ao cargo em 2022.

ACM Neto fechou 2020 com um cenário inteiramente sorridente. Ele venceu em Salvador com Bruno Reis (DEM); em Feira de Santana com Colbert Martins (MDB); e em Vitória da Conquista com Herzém Gusmão (MDB). Agora, briga para fechar 2021 na dianteira, marcando para quinta próxima a festa de lançamento de sua pré-candidatura a governador da Bahia.
Todas as pesquisas até agora realizadas –a última delas ontem, da RealTime Big Data/Record – dão ele na liderança, a mais recente com 43% das intenções de voto, contra 30% de Jaques Wagner, e 9% de João Roma. Posto está que ele é candidato competitivo. Faltam os ajustes, especialmente os federais, que influenciam cá.
Federalização
É um desafio e tanto. Neto já tem como adversário clássico o PT, com Jaques Wagner puxado por Lula e Rui Costa, e vê no seu terreiro o barco entrar água com João Roma, hoje ministro, ex-amigo e agora virtual adversário. Mais: a filiação de Bolsonaro ao PL vai significar mais perdas de aliados.
O partido, que rompeu com Rui Costa para segui-lo, segue o líder. De quebra tem o PDT, que também rompeu com Rui para apoiar ACM Neto na expectativa de ver o retorno para Ciro Gomes agora. Está difícil..
Seja como for, é nesse cenário que Neto vai encarar as turbulências de 2022. Aliados dele dizem que ele já está acostumado a caminhar só. Assim venceu em 2012 e se reelegeu em 2016. E com certeza ano que vem sairá maior do que ficou em 2018.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua vantagem sobre o atual mandatário da República, Jair Bolsonaro (PL), no novo levantamento do instituto de pesquisas Atlas Político divulgado nesta terça-feira (30), sobre a corrida presidencial. Nas simulações para o segundo turno, o petista venceria todos os seus adversários.
De acordo com a pesquisa, Lula subiu de 40,6% em setembro para 42,8% em novembro, enquanto Bolsonaro caiu de 34,5% para 31,5% no mesmo intervalo de tempo. A novidade do levantamento é a presença do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro (Podemos), que aparece com 13,7% das intenções de voto.
Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) também apresentaram pequenas quedas no levantamento e pontuaram 6,1% e 1,7%, respectivamente. Em hipóteses de segundo turno pesquisadas pelo Atlas Político, Lula venceria Bolsonaro por 50,5% a 36%; Moro por 46,4% a 29,2%; Ciro por 42,3% a 21,3%; e Doria por 47,2% a 15,4%.
O Atlas Político entrevistou 4.401 eleitores através da internet entre os dias 27 e 29 de novembro. A margem de erro do levantamento é de 1%, para mais ou para menos.

O ex-ministro Sergio Moro ligou para o governador de São Paulo, João Doria, na noite deste sábado (27), após o resultado das prévias do PSDB. Na conversa, ambos combinaram de se encontrar para discutir os cenários para as eleições de 2022.
Com a vitória do paulista na disputa interna do partido tucano e a filiação do magistrado no Podemos, Doria e Moro são declaradamente os dois pré-candidatos da “terceira via” ao pleito do próximo ano.
“Gosto do Sergio Moro. E somos amigos. Importante estarmos juntos nesta Frente Democrática Liberal Social pelo Brasil”, disse Doria à CNN Brasil. O encontro deve acontecer após o retorno de Doria de uma viagem que fará aos Estados Unidos.

O vice na chapa do ex-juiz Sergio Moro ao Planalto tende a ser do União Brasil, partido que unirá o PSL e o DEM e será o maior da Câmara dos Deputados. Auxiliares de Moro avaliam que o ex-ministro precisa de um vice com experiência na política. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
Na terça-feira (23), o presidente do PSL e futuro presidente do União Brasil, Luciano Bivar, informou à cúpula da nova sigla que deseja concorrer ao Planalto. Correligionários viram o movimento de Bivar como uma tentativa de se cacifar, na verdade, para ser vice de algum nome da terceira via, principalmente de Sergio Moro.

Candidato virtual ao governo do estado na próxima eleição, ACM Neto (DEM-União Brasil) anunciou que pretende criar núcleos de atendimento em cidades do interior do estado caso vença o pleito. Segundo o ex-prefeito de Salvador, a ideia é iniciar o planejamento com sedes nas cidades do Oeste e do Extremo Sul do estado.
“A ideia será desenvolvida ao longo dos próximos meses, e será apresentada até o início do ano que vem de forma completa. Teremos, em algumas regiões, um braço avançado do governo. Uma presença orgânica e institucional do governo na região”, explicou durante coletiva de imprensa realizada na Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia nesta quinta-feira (25), em Barreiras.
De acordo com ACM Neto, o conceito será criado para levar, através dos núcleos, serviços prestados pelo governo, descentralizando decisões, agilizando processos, e atendendo de maneira mais eficiente todas as demandas dos moradores de cada região.
Leia mais »

“Não acredito que o ex-presidente, mesmo se tivesse em liberdade, tivesse ganhado aquelas eleições”, disse o ex-juiz. Foto: Divulgação
O pré-candidato à presidência da República, Sergio Moro (Podemos) voltou a criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista concedida à CNN Brasil, nesta terça-feira (23).
Após afirmar que o petista flerta com o autoritarismo por ter minimizado a ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, o ex-ministro da Justiça destacou que os resultados da operação Lava Jato foram respaldados pelo Judiciário.
“O ex-presidente insistiu na sua candidatura quando estava inelegível, no fundo ele foi poupado de uma derrota. Mas a grande recessão de 2014 e 2016 estava na memória. As sementes dessa recessão foram plantadas pelo governo Lula; eu não acredito que o ex-presidente, mesmo se tivesse em liberdade, tivesse ganhado aquelas eleições. Tanto que usou um candidato que usava máscara com a sua cara e perdeu”, disse o ex-juiz.
Moro deu a declaração em entrevista ao jornalista William Waack, âncora do Jornal da CNN.

Reposto a Nota Pública que emitimos em junho/2021, manifestando nossa total indignação com o Projeto de Lei nº 041/2021, que altera o Código de Obras e Urbanismo de Brumado.
Com a rejeição do Projeto na Câmara de Vereadores, na sessão de 22/11/2021, temos a sensação do dever cumprido e a certeza de que devemos continuar firmes na defesa dos interesses da população brumadense.
Os Vereadores são representantes e defensores do povo e não do Prefeito, por isso Vereadores Rey de Domingão, Beto Bonelly, Amarildo Bonfim, João Vasconcelos, Vanderlei Boca, Harley Lopes, Rubens Araújo e a Presidente do Legislativo Vereadora Verimar do Sindicato agradecemos pelas posições de cada um de vocês, que honraram os votos dos brumadenses, não permitindo que o Prefeito de forma concentradora crie mais contratempos para os brumadenses.

Na sessão legislativa desta segunda-feira (22), vários correligionários compareceram ao parlamento com faixas e cartazes em apoio à presidente do Legislativo, vereadora Verimar Meira (PT), que teve um pedido de cassação do seu mandato protocolado na Câmara Municipal.
Em entrevista com a imprensa, a vereadora disse que se sente feliz e fortalecida diante das manifestações de apoio da população. “Vieram dar apoio não à vereadora Verimar, mas à dignidade e à representação da voz do povo aqui nessa casa.
Estou muito feliz, de cabeça erguida sigo em frente, em nenhum momento me deixei abalar porque o que manda é a minha consciência e a minha consciência diz que estou fazendo o melhor para Brumado”, declarou.
A presidente respondeu que está tranquila diante das denúncias de irregularidades apresentadas por um funcionário do Legislativo, indicação do vice-presidente Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), conhecido como “César Bar”. “Fizemos todos os esclarecimentos e tenho certeza que isso vai ser provado diante da comunidade. Não tenho medo!”, disse.

Um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 16 e 19 de novembro apontou que o pré-candidato à presidência da República, Sergio Moro (Podemos) ultrapassou Ciro Gomes (PDT) nas intenções de voto para as eleições de 2022. O ex-ministro da Justiça agora aparece como o maior rival de Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido).
Segundo a pesquisa divulgada pela revista Veja, o ex-juiz surge com percentuais que variam em torno de 11%, enquanto o pedetista tem cerca de 6% das intenções de voto.
No principal cenário, Lula lidera com 34,9% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (29,2%), Moro (10,7%) e Ciro (6,1%). Na sequência, aparecem o tucano João Doria (3,1%) e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, do DEM (1,2%).
Nas duas simulações de segundo turno, Lula venceria tanto Bolsonaro (42,5% a 35,6%) quanto Moro (40,7% a 29,8%). A pesquisa ouviu 2.020 eleitores em 164 municípios de todos os estados e no Distrito Federal por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.