MENU

O Prefeito de Brumado apresentou Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores de Brumado, denominado AVANTE BRUMADO que isenta empresas do ramo de transporte no pagamento de 50% do IPVA e no pagamento das taxas de emissão do CRV, vistoria veicular e relacração de placas que agora passam a ser custeadas pela Prefeitura de Brumado.
Ao tomar conhecimento do projeto, o Presidente do DEMOCRATAS, Fabrício Abrantes, em conjunto com o Vereador Rey de Domingão, sugeriu a extensão dos direitos aos deficientes e aos autistas para que a Prefeitura pague as suas taxas veiculares, que se somará a isenção de IPVA que já possuem.
De acordo com a Emenda, o benefício para as pessoas com deficiência e para os autistas atingirá somente (01) um veículo, podendo ser adquirido em Brumado ou outro município e emplacado em nome próprio ou do seu responsável. “Esta emenda ficará para a história de Brumado como o início do efetivo apoio às pessoas com deficiência e aos autistas do nosso município! O nosso desejo é que esta Emenda seja apenas o começo de mais conquistas para esta importante camada da nossa sociedade!”. Afirmou Fabrício.
De acordo do Rey de Domingão, o Projeto e a Emenda que foram aprovados por unanimidade na sessão legislativa de 12/07/2021 “expande os benefícios que seriam concedidos apenas às empresas para as pessoas que têm o direito de serem incluídas na sociedade por meio de efetivas políticas públicas como a que apresentamos por meio da Emenda. As alterações aprovadas garantem, diretamente, o direito das pessoas com deficiência assegurados pela Lei Brasileira de Inclusão”.
A Emenda de autoria do Vereador Rey de Domingão, foi subscrita pelos Vereadores Rubens Araújo, João Vitor Vasconcelos, Lia Teixeira, César Bar, Renato Santos, Amarildo Bonfim, Beto Bonelly, Harley Lopes, Verimar do Sindicato e Wanderley Boca.
Fabrício e Rey de Domingão agradeceram aos subscritores e a todos os Vereadores e Vereadoras pelo voto favorável e aprovação, por unanimidade, da expansão do benefício para as pessoas com deficiência e autistas. O Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito Eduardo Vasconcelos.

Apontado como um dos principais nomes para a disputa ao governo da Bahia em 2022, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou nesta segunda-feira (12) que deve oficializar uma pré-candidatura ainda em 2021.
“Eu ainda não anunciei oficialmente uma pré-candidatura, tudo acontece no momento certo. Em respeito a pandemia, a preocupação hoje é com a superação da Covid e passar essa fase difícil. Mas eu pretendo ainda em 2021 oficializar uma pré-candidatura, nunca escondi meu sonho de ser governador da Bahia”, disse Neto.
“Meu objetivo caso dê certo, eu vou lutar para que a Bahia tenha o melhor governo do país”, finalizou o presidente do Democratas

O ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro deve anunciar até novembro se aceita o convite do Podemos para disputar a Presidência da República em 2022. Apesar disso, em diálogo com personagens da cúpula partidária, o ex-juiz federal não tem falado em candidatura.
“Ele ficou de pensar, não disse nem sim nem não”, comentou o senador Álvaro Dias (Podemos-PR). Há pouca chance de a empreitada vingar. O ex-juiz quer influenciar no processo eleitoral, mas fora da urna, segundo o Estado de São Paulo.

O índice de brasileiros que não confia em nada que é dito pelo presidente Jair Bolsonaro é o maior desde que o Datafolha começou a aferir esse índice, em agosto de 2019: 55%.
É o que aponta pesquisa nacional feita pelo instituto em 7 e 8 de julho, na qual foram ouvidas presencialmente 2.074 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A série tem 11 levantamentos até aqui. Desde o anterior, de maio passado, a desconfiança subiu de 50% para os atuais 55%. Confiam em tudo o que Bolsonaro diz 15%, ante 14% no levantamento passado. Já a avaliação de que o presidente é crível às vezes caiu de 34% para 28%.
Os dados conversam com o mau estado da popularidade presidencial aferida pelo instituto, constatada nesta rodada. Bolsonaro está com a pior avaliação de sua gestão e teria hoje baixa possibilidade de reeleição, segundo a fotografia captada pelo Datafolha. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito neste momento.
O governo vive uma grave crise política, inserida na tragédia sanitária dos mais de 500 mil mortos pela Covid-19 e sombras de problemas econômicos sérios, como inflação, aperto fiscal e até racionamento de energia elétrica.
Leia mais »

Em pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado (10) 54% dos entrevistados disseram ser a favor da abertura de processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Já 42% dos consultados revelaram ser contrários. Iniciada em abril de 2020, a sondagem apresentou pela primeira vez uma maioria a favor deste tipo de processo.
Na última rodada, entre 11 e 12 de maio, os pró-impedimento eram maioria, mas representavam uma fatia menor de 50% (49%, ante 46% de posicionamentos em contrário). Foram ouvidas 2074 pessoas maiores de 16 anos (faixa apta a votar), entre os dias 7 e 8 deste mês.
A abertura do impeachment é mais defendida entre mulheres (59%), jovens (61%) e mais pobres (60%). Regionalmente, o Nordeste se destaca entre os favoráveis ao processo (64%). O percentual sobe entre os que se declaram pretos (65%) e homossexuais ou bissexuais (77%).
O apoio a Bolsonaro é maior entre os mais velhos (49%), evangélicos (56%), quem ganha entre cinco e 10 salários mínimos (62%), mais ricos (59%) e empresários (68%). O apoio ao presidente lidera nas regiões Norte (52%) e Centro-Oeste (46%). Há um empate no sudeste (49%). Fonte: Folha de S. Paulo

Com a corrupção no centro dos debates, o tema foi o segundo mais citado nas redes sociais durante o mês de junho. A aparição foi de 12,38% dos comentários, segundo o índice IP Brasil, da .MAP, agência de análise de mídia e de dados.
Segundo a Coluna do Estadão, a rejeição toma conta de todos os públicos, com 98% dos comentários negativos. Além disso, outros temas se desdobram a partir disso, como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia (16,48%), as suspeitas de irregularidades no contrato da Covaxin (15,13%), a acusação de rachadinha contra o presidente Jair Bolsonaro (11,50%) e a possibilidade de abertura de uma nova CPI específica sobre isso (10,62%).

Presidente dos Republicanos de Brumado Sidnei Coqueiro, esteve nesta semana em Salvador com o deputado federal Márcio Marinho, presidente estadual da legenda, acompanhado do suplente de deputado estadual “Carcará”, para oficializar a sua filiação ao partido.

Carcará foi o candidato a deputado estadual mais bem votado em Brumado, superando o candidato do prefeito Márcio Moreira (PSB). No ato de filiação, o presidente do partido, o deputado federal Márcio Marinho, aprovou a sua ficha e creditou total apoio na sua pré-candidatura como deputado estadual pelo partido Republicanos nas próximas eleições.


O governador do estado, Rui Costa (PT-BA), confirmou que a nova parcela do vale-alimentação, no valor de R$ 55, será paga aos estudantes da rede estadual no dia 15 de julho. A informação foi passada na noite desta terça-feira, 6, durante mais uma transmissão do Papo Correria.
Com o novo crédito, totalizam-se R$ 316 milhões já investidos pelo Estado, com recursos próprios, no programa. Também foi confirmado que o terceiro crédito do Programa Bolsa Presença será efetivado no próximo sábado, 10. Com o benefício, cada família recebe, mensalmente, um crédito de R$ 150, totalizando mais de R$ 200 milhões em investimentos.
“Somando os dois benefícios, são mais de R$ 500 milhões investidos pela Bahia, com recursos próprios, para colocar comida na mesa das pessoas. Isso significa apoio a quem mais precisa. Estamos indo no limite das possibilidades financeiras do Estado para dar esse apoio para a educação de nossos estudantes. Além desses dois, temos o programa Mais Estudo, que concede bolsas de R$ 100 para 52 mil estudantes, que dão monitoria em Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica aos colegas. Vamos continuar fazendo cada vez mais”, afirmou o governador.
O vale-alimentação é usado exclusivamente na compra de alimentos, como feijão, arroz, marcarão, ovos, carne e leite, sendo de livre escolha do estudante. As mercadorias podem ser compradas através do cartão Alelo em mais de 20 mil estabelecimentos credenciados nos 417 municípios baianos, além de distritos e povoados.
Em caso de dúvida sobre o vale-alimentação, o estudante deve entrar em contato com a escola onde está matriculado ou pelos canais da Ouvidoria (0800 284 0011 e ouvidoria@educacao.ba.gov).
Leia mais »

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assumiu ser homossexual. O posicionamento foi feito em entrevista ao programa Conversa com Bial, gravado nesta quinta-feira (1º).
“Que fique claro, não tenho nada a esconder. Tenho orgulho dessa integridade de poder aqui dizer também sobre a minha orientação sexual, quem eu sou, embora devêssemos viver num país em que isso fosse uma não-questão, mas, se é, está aqui claro”, respondeu a Pedro Bial.
Leite é pré-candidato à Presidência. Na disputa dentro do partido, estão ainda o governador de São Paulo, João Doria; o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; e o senador Tasso Jereissati, do Ceará.