Arquivos Política — Página 108 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 108 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

ACM Neto diz que DEM pode lançar Mandetta ou Pacheco à presidência

1 agosto 2021 | 8:20


Segundo Neto, prioridade do partido é lançar candidatura própria. Foto: Max Haack/Divulgação

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, disse, em entrevista ao jornal O Globo, que a prioridade do partido é disputar a Presidência da República com candidatos próprios.

“Temos dois nomes que reúnem as melhores condições: Mandetta e Rodrigo Pacheco. Estamos dialogando com um conjunto de partidos sobre a possibilidade de construir um projeto comum”, afirmou.

No entanto, o ex-prefeito de Salvador não descarta apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro (sem partido). “Qualquer resposta minha tem que traduzir a maioria do partido. Começamos a discutir 2022, analisar pesquisas, avaliar a situação de cada estado”, falou ao jornal.

Tags:

Bolsonaro impõe sigilo de cem anos sobre acesso dos filhos ao Planalto

31 julho 2021 | 18:14

Foto: Roberto Jayme / Ascom TSE

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) determinou o sigilo de cem anos sobre informações dos crachás de acesso ao Palácio do Planalto emitidos em nome dos filhos Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). 

A existência dos cartões utilizados pelos filhos do presidente para ingressar na sede do governo foi informada pela própria Presidência da República, em documentos públicos enviados à CPI da Covid no último mês. 

As informações foram reveladas pela revista Crusoé, que teve acesso aos documentos emitidos pela Secretaria-Geral da Presidência encaminhados por meio da LAI (Lei e Acesso à Informação). 

Os termos citados pelo Planalto determinam que as informações pessoais relacionadas à “intimidade, vida privada, honra e imagem” terão acesso restrito, independente da classificação de sigilo. O prazo máximo estabelecido foi de cem anos. 

Entre abril de 2020 e junho de 2021 a Crusoé havia mostrado que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro havia visitado o Palácio do Planalto 32 vezes. 

Uma outra planilha que teria sido elaborada pela Casa Civil mostra que o acesso ao terceiro andar do Planalto e ao gabinete da Presidência eram de livre acesso ao vereador do Rio. Já o deputado Eduardo Bolsonaro esteve no gabinete do pai em três momentos, todas concentradas no mês de abril de 2020. 

De acordo com o documento da Secretaria-Geral da Presidência que informa sobre existência de crachás: “As informações solicitadas dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem dos familiares do senhor Presidente da República, que são protegidas com restrição de acesso, nos termos do artigo 31 da Lei nº 12.527, de 2011”.

Tags:

Comissão pode votar PEC do Voto Impresso na próxima quinta-feira (05)

29 julho 2021 | 19:25

A reunião está marcada para as 14 horas, em plenário. Foto: Divulgação

A Comissão Especial do Voto Impresso (PEC 135/19) se reúne na próxima quinta-feira (5) para votar o parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). A reunião está marcada para as 14 horas, em plenário a definir.

Os integrantes da comissão vão analisar um substitutivo elaborado por Filipe Barros. Apresentado no final de junho, o texto exige a adoção de um tipo de urna eletrônica que permita a impressão do registro do voto. Esse registro será uma espécie de cédula em papel, a ser depositada em recipiente indevassável, assegurada a conferência pelo eleitor, mas sem qualquer contato manual.

Segundo o texto do relator, a apuração se dará após a votação e ainda nas seções eleitorais, por meio de equipamento automatizado para contagem dos registros dos votos, aptos à verificação visual. Para garantir o sigilo do voto, será proibido o uso de qualquer elemento de identificação do eleitor na cédula impressa.

Até agora, foram apresentados quatro votos em separado. Dois, capitaneados pelos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), são contrários a mudanças nas regras atuais. Os outros, dos deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Paulo Ganime (Novo-RJ), apoiam algumas alterações.

A PEC foi apresentada originalmente pela deputada Bia Kicis (PSL-DF). O texto original determina que, em processos de votação e apuração das eleições, independentemente do meio empregado para o registro do voto, será “obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”. Com informações da Agência Câmara de Notícias

Vereador Nem Wanderley (DEM), poderá perder mandato por uso indevido de carro oficial do legislativo brumadense

26 julho 2021 | 0:14

Foto: WhatsApp

O vereador Wanderley Amorim (DEM), conhecido como “Nem”, pode até perder o mandato, caso seja comprovada o uso indevido do carro oficial do legislativo brumadense para beneficiar uma empresa privada para concorrer a uma licitação em Caetité e Dom Basílio. O parlamentar é acusado de ser flagrado transportando representantes da empresa Brumalimp em carro oficial.

O advogado eleitoral Manoel Nunes destacou que a situação pode ensejar, de forma concomitante, três tipos de responsabilização ao agente político: uma infração político administrativa no próprio parlamento, um processo judicial por ato de improbidade administrativa e até um processo criminal, a depender das nuances do caso concreto.  

Segundo Nunes, o parlamentar pode perder o mandato político em qualquer das instâncias. “A Câmara não pode, sob pena de prevaricação, se eximir de apurar o possível fato infracional”, pontuou o advogado. 

Tags:

Deputado federal Márcio Marinho se reúne com presidentes de associações da zona rural de Brumado

25 julho 2021 | 20:39

Foto: Divulgação

Na tarde deste domingo (25), o deputado federal Márcio Marinho esteve reunido com vários presidentes de associações e lideranças políticas, para viabilizar demandas para a zona rural do município de Brumado. .

Foto: Divulgação

Estiveram presentes na reunião além das lideranças, o presidente do Republicanos de Brumado, Sidnei Coqueiro e o futuro pré-candidato a deputado estadual “Carcará”.

Foto: Divulgação

Tentando evitar briga com o centrão, base de Bolsonaro tenta redução do fundo para R$ 4 bilhões

20 julho 2021 | 8:17


Para isso, Bolsonaro teria de enviar sugestão para alterar a Lei Orçamentária Anual com redução de cerca de R$ 2 bilhões. Foto: Divulgação

Tentando fugir de briga com o centrão, que poderá ser inflada com oveto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões, a base do governo no Congresso quer propor um meio termo.

A solução levada ao Palácio do Planalto e que contou com a simpatia de integrantes do governo envolve o envio de uma mensagem modificativa ao parlamento para alterar a Lei Orçamentária Anual e reduzir o valor destinado a campanhas eleitorais para um patamar próximo de R$ 4 bilhões

Desse modo, o presidente não desagradaria aliados, bem como criaria o argumento de que conseguiu diminuir o total em quase R$ 2 bilhões. O fato é que, se isso ocorrer, estará dobrando o valor em relação a 2020.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, líderes do centrão dizem, em conversas reservadas, que a solução pode ser um bom caminho. Eles lembram que, em 2019, a proposta inicial era para aumentar o fundo de R$ 1,7 bilhão para R$ 3,8 bilhões.

Ao final, o valor ficou em R$ 2 bilhões: inicialmente pareceu uma derrota, mas eles conseguiram um acréscimo de R$ 300 milhões aos recursos dos partidos.

Brumado: Câmara entra em recesso e retornará dia (02)

17 julho 2021 | 12:16

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Legislativa, a Câmara Municipal de Brumado entrou em recesso e as sessões ordinárias foram suspensas de 16 de julho a 31 de julho.

Os trabalhos só serão retomados no dia 2 de agosto. Durante o recesso parlamentar, poderão ser convocadas sessões extraordinárias. Vale frisar que as demais atividades nos gabinetes e na secretaria continuam sendo realizadas normalmente.

Em busca de apoio, Eduardo Leite se reúne com ACM Neto em Salvador

17 julho 2021 | 10:03


Governador gaúcho é pré-candidato à presidência em 2022. Foto: Divulgação

Pré-candidato à presidência, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), está em Salvador neste final de semana em busca de apoio. O tucano se reuniu na noite desta sexta-feira (16), com o presidente nacional do Democratas, ACM Neto.

Leite vai disputar as prévias do seu partido que vai decidir o candidato do PSDB ao Planalto em 2022. Um dos seus adversários é o governador de São Paulo João Doria, que está de relações cortadas com o ex-prefeito de Salvador.

Em suas redes sociais, Neto teceu elogios a Leite. “Fico muito esperançoso no futuro por ver que a nossa geração tem bons exemplos de integridade, liderança e gestão pública. Com diálogo, podemos construir um caminho para o nosso país”, escreveu o democrata nas redes sociais.

Também participaram da reunião o prefeito da capital baiana Bruno Reis (DEM), o prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) e o presidente dos tucanos na Bahia e deputado federal Adolfo Viana.

Tags:

Vereador Rey de Domingão, a voz do povo na Câmara

17 julho 2021 | 8:01

Foto: Divulgação

Votação sobre o voto impresso fica para depois do recesso parlamentar

16 julho 2021 | 19:23

Reunião desta sexta-feira (16) foi encerrada sem a votação do parecer. Foto: Antônio Augusto/Ascom TSE

A reunião desta sexta-feira (16) da comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna o voto impresso obrigatório, foi encerrada sem a votação do parecer. Esse desfecho veio após muitas discussões.

O presidente da comissão especial, deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), decidiu atender o pedido do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), por mais prazo para incorporar sugestões em novo substitutivo. A próxima reunião do colegiado foi marcada para o dia 5 de agosto, depois do recesso parlamentar.

A reunião extraordinária desta sexta foi convocada após requerimento do deputado Hildo Rocha (MDB-MA) e outros 20 parlamentares, protocolado à tarde. Na última madrugada, o Plenário da Câmara chegou analisar sugestão que suspenderia a reunião, mas não houve votos suficientes para aprovação.

Segundo Hildo Rocha, as eleições gerais em 2022 não permitem mudanças. “Não tem mais tempo para a Justiça Eleitoral, sei pela experiência de mais de 20 anos de vida pública. Fiz esta autoconvocação não foi à toa, e outros colegas apoiaram, porque o presidente já adiou a votação duas vezes”, explicou.

Os parlamentares mais próximos do governo Bolsonaro tentaram adiar a votação logo no início da reunião, enquanto a maioria criada no colegiado após várias trocas de integrantes insistia na análise da proposta. Um requerimento para retirada de pauta acabou rejeitado por 22 votos a 12.

Leia mais »