MENU

Nas 57 cidades com nova rodada de votação, 54% dos aptos a votar são mulheres e 11,1% estão entre 35 e 39 anos. Foto: Divulgação
Um total de 38.284.410 eleitores está apto a votar no segundo turno das eleições municipais, que acontecem no próximo domingo (29). A segunda rodada acontece em 57 cidades com mais de 200 mil eleitores – 18 capitais de 39 cidades do interior, entre elas Feira de Santana e Vitória da Conquista.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 54% dos eleitores que votarão no segundo turno são mulheres; 11,10% estão na faixa etária de 35 a 39 anos; e 29,84% têm ensino médio completo. Esse é o perfil médio dos 38.284.410 eleitores que estão aptos a votar no segundo turno das Eleições Municipais de 2020, no dia 29 de novembro.
A capital alagoana é a que possui a maior quantidade de mulheres eleitoras (55,46%) do total de alistados na cidade. Já Joinville (SC) é o que possui mais eleitores do sexo masculino (48,08%).
A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de capitais (sete) que ainda não definiram o chefe do Poder Executivo local: Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina e Aracaju. Na sequência, vem a Região Norte, com cinco capitais no segundo turno: Rio Branco, Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista.
Os eleitores de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) também terão de comparecer às urnas no próximo dia 29. Cuiabá (MT) e Goiânia (GO) são as duas únicas capitais do Centro-Oeste brasileiro a disputar o segundo turno das eleições. No Sul, apenas Porto Alegre (RS) terá disputa no último domingo do mês.

Se em 90 municípios do estado não haverá vereadoras a partir de 2021, três cidades tiveram um feito raro. Elas elegeram mais mulheres que homens para as Câmaras de Vereadores. Segundo o Correio, todas as três têm menos de 30 mil habitantes. São os casos de Rodelas, na divisa com Pernambuco; João Dourado, no Centro-Norte; e Palmas de Monte Alto, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano.
Das nove vagas para a Câmara Municipal de Rodelas, cinco serão de mulheres. Em João Dourado, seis das 11 vagas vão ser ocupadas por mulheres. No município, a maior votação para a Câmara foi obtida por uma mulher, Kel do Riacho, que teve 1.135 votos.
O caso de Palmas de Monte Alto ainda foi mais relevante. Com maioria de homens na população, três mulheres foram as mais votadas entre todos os candidatos ao Legislativo local. Patrícia do Rancho, Selma de Leotério e Rose da Barriguda somaram 2.140 em votos e ocuparam três das seis vagas conseguidas pelas mulheres em um total de 11 cadeiras da Câmara local.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontrou indícios irregularidades no valor de R$ 60 milhões nas prestações de contas de candidatos às eleições municipais deste ano. A informação faz parte de uma investigação realizada pelo núcleo de inteligência da Justiça Eleitoral.
A maior parte das irregularidades envolve doações feitas por pessoas que não têm emprego formal. Nesse caso, houve 9.068 casos que somaram R$ 33 milhões. Também foram registrados R$ 17 milhões em repasses incompatíveis com a renda e 15 doadores que aparecem como falecidos em um sistema de controle de óbitos.
O TSE também encontrou 1.289 prestadores de serviços que são beneficiários do Bolsa Família, além de 1.227 doadores que recebem outros benefícios sociais do governo. 925 empresários que são parentes de candidatos receberam R$ 1,6 milhão das campanhas.
As irregularidades encontradas pelo grupo inteligência da Justiça Eleitoral serão enviadas para providências dos tribunais regionais eleitorais e do Ministério Público. O grupo é composto por representantes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Receita Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Cidadania, entre outros

Agradeço aos meus 554 votos conquistados com muita luta e honestidade. Infelizmente não fui reeleito, sabemos como estava difícil a eleição esse ano, mas estou com minha consciência tranquila.
Obrigado a todos amigos, colaborados e familiares que me apoiaram nessa campanha. Fiz uma caminhada longa e digna. Estamos juntos e até a próxima. Parabéns a todos que chegaram à vitória.

Por Matheus Morais / Rayllanna Lima
O resultado das eleições municipais, tanto em Salvador quanto no interior do estado, deixou o prefeito ACM Neto (DEM) animado para disputar as eleições de 2022, concorrendo ao cargo de governador da Bahia.
Em evento da Prefeitura realizado nesta terça-feira (17) na Estrada Velha do Aeroporto, Neto disse que os votos nas urnas no domingo (15) demonstraram reconhecimento pelo seu trabalho.
“Pelo que mostrei como prefeito, a capacidade de gestão, a condução política correta. Isso anima ainda mais. Não vou mentir, é claro que anima. Agora, tudo na sua hora”, ponderou. Segundo ele, seu foco só estará na disputa pelo governo do Estado após transferir, no dia 1º de janeiro de 2021, a Prefeitura para Bruno Reis (DEM), eleito no último domingo.
“Não vou agora começar a campanha para governador. Não há hipótese de me declarar agora candidato. Por enquanto é celebrar o resultado em Salvador e no interior. Quando fizer a transição de Bruno, aí começo a pensar no meu futuro. Até lá é focar em Salvador. Não quero e não vou ficar de sombra de Bruno. A cidade escolheu Bruno e ele será o refeito. Quando ele quiser e precisar dos meus conselhos, vou estar à disposição dele”, disse.

O candidato a prefeito de Brumado Fabrício Abrantes (DEM), através das redes sociais, comentou o resultado das eleições deste domingo (15). “Gratidão. Essa é a única palavra que pode expressar tudo o que eu sinto nesse momento. Quero agradecer todos e todas que acreditaram no nosso projeto de mudança e que depositaram em mim um voto de confiança.
Em uma eleição, o vencedor nem sempre é aquele que tem mais votos. Mesmo não ganhando a eleição, sinto que o nosso grupo foi o grande vitorioso. De minha parte, renovo o compromisso de continuar atento aos principais problemas de Brumado para apresentar soluções claras e viáveis. Essa é a minha forma de agradecer pelos 16.308 Brumadenses que me deram o seu voto. Vamos em frente. A mudança que Brumado precisa e vai fazer, está apenas começando”.

Grupo apoiado pelo apresentador de TV Luciano Huck, o RenovaBR conseguiu eleger 147 candidatos para cargos em Legislativos e Executivos municipais. Foram dez prefeitos, um vice-prefeito e 136 vereadores, distribuídos entre 25 partidos em 121 cidades brasileiras, conforme levantamento da Folha de S.Paulo.
Na última eleição, em 2018, o grupo elegeu 17 candidatos, entre eles os deputados Marcelo Calero (Cidadania-RJ), Tabata Amaral (PDT-SP), e Joênia Wapixana (Rede-RR).
Em Minas Gerais, o RenovaBR teve 36 eleitos. Em São Paulo, 30. Em Santa Catarina foram 16. Entre os destaques estão Delegado Boigues (PP), que será prefeito de Itaquaquecetuba (SP); Lucielle Laurentino (DEM), que será prefeita de Bezerros (PE); Cris Monteiro (Novo), vereadora em São Paulo; e Indiara Barbosa (Novo), vereadora mais votada em Curitiba (PR).
Idealizado pelo empresário Eduardo Mufarej, o RenovaBR ganhou a adesão de entusiastas de renovação como Huck, que se tornou o principal garoto-propaganda da iniciativa.

por Vitor Castro
Eleito prefeito mais novo da Bahia, Ricardo Maia Filho (PSD) de 21 anos irá assumir o executivo do município de Tucano, na região de Sisal, em 1º de janeiro do próximo ano, após conquistar 14.166 votos nas urnas, 49,27% dos votos válidos. O jovem derrotou o ex-prefeito Rubinho (DEM) que teve 10.695 votos.
Nascido em 25 de abril de 1999, Ricardo Maia Filho atribuiu a vitória à dedicação na campanha e a proposição de projetos possíveis para o município. Ao Bahia Notícias, o candidato eleito disse que o fato de ser filho de Ricardo Maia (PSD), atual prefeito de Pombal a 25 km de Tucano, colaborou para a conquista. “Facilitou por trazer confiança aos nossos projetos para o município. O povo confia por que tem visto o que meu pai tem feito em Pombal”, declarou.
Maia Filho conta que enfrentou problemas com a idade por que a oposição fazia campanha contra alegando que “política tem que ser feita por quem tem mais experiência, tem que ser mais velho”. “Este é um pensamento antigo, fui lá e mostrei que seria capaz de ganhar a eleição, assim como vou provar que sou capaz de mudar Tucano”, assegurou.
Leia mais »

Agência Câmara de Notícias
O segundo turno do pleito municipal deste ano está assegurado em 54 das 95 localidades com mais de 200 mil eleitores. A votação acontecerá no próximo dia 29. Em Macapá, as eleições ficaram para dezembro devido a um apagão que atinge o estado desde o dia 3.
Considerando o desempenho até agora e as chances até a conclusão das eleições, PSDB e MDB podem sair da disputa com o comando de seis capitais cada um, caso vençam os confrontos de que participam no segundo turno. A disputa prossegue em 18 capitais.
No primeiro turno, PSDB, DEM e PSD reelegeram, cada um, dois prefeitos de capital. Dessas legendas, o PSDB está no segundo turno em quatro capitais e poderá alcançar então seis prefeituras. O MDB ainda não ganhou nenhuma, mas concorre em seis.
Leia mais »

As eleições deste domingo (15) decidiu destino da maioria das cidades baianas nos próximos quatro anos. Eleitores dos 417 municípios do estado foram as ruas escolherem os próximos representantes do Executivo e Legislativo municipal.
Em Salvador, o candidato a prefeito Bruno Reis (DEM) confirmou as expectativas no início da campanha e se elegeu ainda no primeiro turno com 64,20% dos votos.
LEIA TAMBÉM: Confira a lista dos prefeitos eleitos na região metropolitana
Veja a lista:
Barreiras: Zito Barbosa (DEM) é eleito com 70,30%;
Vitória da Conquista: Disputa no 2º turno entre Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB);
Juazeiro: Suzana Ramos (PSDB) é eleita com 55,68%;
Feira de Santana: Disputa no 2º turno entre Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB);
Ilhéus: Marão (PSD) é eleito com 43,24%;
Itabuna: Augusto Castro (PSD) é eleito com 39,50%;
Porto Seguro: Janio Natal (PL) é eleito com 41,17%;
Jequié: Zé Cocá (PP) é eleito com 38,29%;
Teixeira de Freitas: Doutor Marcelo Belitardo (DEM) é eleito com 60,91%;
Alagoinhas: Joaquim Neto (PSD) é eleito com 38,23%;
Eunápolis: Cordélia Torres (DEM) é eleita com 51,40%;
Valença: Jairo (PP) é eleito com 46,58%;
Paulo Afonso: Luiz de Deus (PSD) é eleito com 39,66%;
Guanambi: Nilo Coelho (DEM) é eleito com 59,07%;
Jacobina: Tiago Dias (PCdoB) é eleito com 45,82%;
Luís Eduardo Magalhães: Júnior Marabá é eleito com 59,29%;
Senhor do Bonfim: Laércio Junior (DEM) é eleito com 51,52%;
Irecê: Elmo Vaz (PSB) é eleito com com 56,21%;
Euclides da Cunha: Dr. Luciano (PDT) é eleito com 57,20%;
Serrinha: Deda Terto (PSB) é eleito com 60,82%.