MENU

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), fez uma representação contra o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) ao presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli. No documento, que foi protocolado nesta terça (19), Mendes cita trechos de uma entrevista do senador à Rádio Bandeirantes no domingo (17).
Kajuru afirma querer saber como o ministro “tem R$ 20 milhões de patrimônio”. “De onde você tirou esse patrimônio? De Mega Sena? De herança de quem você tirou, Gilmar Mendes? Foram das sentenças que você vendeu, seu canalha!”
O senador diz ainda Mendes é sócio dos ex-governadores tucanos Beto Richa (PR), Aécio Neves (MG) e Marconi Perillo (GO). “Nós vamos pegar, apurar, investigar todas as empresas que eles são sócios, que eles têm negociação, por que ele protegeu Aécio Neves, por que que ele protege o Marconi Perillo. Por que que ele protege tantos outros políticos.”
Segundo Kajuru, Mendes será o primeiro alvo da CPI da Toga. “Depois vamos nos Lewandowskis da vida”. Mendes encaminhou as declarações ao ministro Toffoli para a “adoção das providências que entender cabíveis”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (12) que quer o Brasil como aliado na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A declaração foi dada durante entrevista coletiva nos jardins da Casa Branca após encontro com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
“Tenho a intenção de designar o Brasil como um aliado fora da Otan especial e até um aliado dentro da Otan, isso poderia melhorar nossa cooperação. Nossas nações estão trabalhando juntos para proteger o povo do terrorismo do crime transnacional e do tráfico de drogas, armas e pessoas, algo que é prioridade”, afirmou Trump.
A declaração aconteceu após ele ser questionado sobre a atuação dos Estados Unidos na Venezuela. A Otan é composta por 29 países que buscam cooperar entre si para garantir a liberdade de seus membros através de meios políticos ou militares.

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã deste domingo (17) para os Estados Unidos onde deve encontrar Donald Trump. O encontro entre Bolsonaro e o presidente americano está previsto para ocorrer na terça-feira (19), na Casa Branca, em Washington.
Bolsonaro volta ao Brasil na noite de terça. Entre os ministros que o acompanham estão Paulo Guedes (Economia) e Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública).

Após o massacre em uma escola estadual em Suzano, na Grande São Paulo, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que é contra a “liberação indiscriminada” de armas. Para ele, a liberação do porte de armas e a redução da maioridade penal não seriam suficientes para evitar a tragédia.
“Acho que não é simplesmente flexibilizar o porte de armas. Acho que tem que ter um tratamento diferenciado para o cidadão que vive na zona rural e o que vive nas cidades brasileiras. Não sou a favor de uma liberação indiscriminada, não acho que isso vai resolver absolutamente nada como não acho que simplesmente reduzir a maioridade penal vai evitar que menores sejam utilizados no cometimento de crimes”, afirmou.

O ministro da Justiça Sergio Moro nomeou a ex-delegada da Polícia Federal, Érika Marena, como conselheira no Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Especialistas acreditam que o novo nome do conselho indica que o órgão passará por mudanças.
Marena é conhecida como “mãe” da Operação Lava Jato, e foi nomeada pelo ministro Sérgio Moro para ocupar o posto que foi de Camila Colares Bezerra, da Controladoria-Geral da União. O Coaf foi o órgão que detectou movimentação bancária atípica de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) em seu mandato como deputado estadual.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a nova conselheira do Coaf é chefe de um departamento do Ministério da Justiça e, segundo a pasta, tem “experiência reconhecida na recuperação de ativos e investigação de crimes financeiros”.

O presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, vai receber o presidente brasileiro Jair Bolsonaro no dia 19 de março, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira (08) pela Casa Branca. Os chefes de estado se reunirão no Salão Oval e participarão de um almoço.
A restauração da democracia na Venezuela será um dos temas discutidos entre Bolsonaro e Trump, segundo o comunicado. Eles ainda devem tratar de oportunidades de cooperação em defesa e políticas comerciais.
O convite para uma reunião com Trump foi feito no mês de novembro, logo após as eleições, através do assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, que esteve no Brasil e se reuniu com o então presidente eleito.

O prefeito da cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Léo Dourado (PR), deu um tapa na cara de um fazendeiro após ser chamado de “moleque”. A confusão aconteceu durante uma reunião entre o gestor e os moradores do distrito de Icó, que fica a 38 km do município.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma discussão entre o prefeito e o fazendeiro, identificado como Aderbal Oliveira. De acordo com site Notícia Livre, a briga começou depois da fala do fazendeiro, que teria sido acusado “de ter pedido a um funcionário da prefeitura para pagar o salário de um trabalhador de sua fazenda”. Veja o vídeo.

Dentro do material de Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado desta sexta-feira (08), a apresentação e votação do Projeto de Lei 03/2019 acabou ganhando o centro das atenções, o qual trata de um pedido de empréstimo pela Prefeitura Municipal de Brumado, junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 5 milhões, para a implantação de Energia Solar nas Escolas Municipais, o qual iria gerar, de acordo com o PL, ao longo do tempo, uma grande economia para os cofres públicos.
Nas discussões, a grande maioria dos vereadores presentes votou de forma favorável ao projeto, destacando justamente a grande economia que será feita no futuro, além do ganho ambiental, já que a energia solar está cada vez mais em alta. Os vereadores Santinho, Elias Piau, Wanderlei Amorim, Glaudson Dias, Girsom Ledo fizeram o uso da palavra e justificaram os seus votos favoráveis ao projeto.
Diante disso, o presidente da Casa Legislativa, vereador Léo Vasconcelos, aproveitou o momento e falou das suas intenções de implantar o mesmo projeto na estrutura do Poder Legislativo, o que foi prontamente aprovado pela maioria dos parlamentares. O único voto contrário foi o do vereador Zé Ribeiro, que argumentou que, nos dias atuais, fazer empréstimos de valores altos, irá acarretar gastos para as próximas gestões, o que ele avaliou como negativo para o município.

Isidório (Avante) propôs no Congresso Nacional um Projeto de Lei que obrigaria deputados, vereadores e senadores cantarem o hino nacional brasileiro antes de qualquer trabalho legislativo. Protocolado no final de fevereiro, o texto do deputado federal pela Bahia aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM), para ser votado.

O ex-presidente Lula voltou para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal por volta das 15h45, deste sábado (02). De acordo com o G1, o avião que levava o político condenado pousou na capital paranaense por volta das 15h30 e logo em seguida ele foi levado de helicóptero até a prisão, onde está desde o dia 7 de abril de 2018.
Lula foi liberado pela Justiça para acompanhar o enterro de seu neto Arthur, que faleceu aos 7 anos vítima de meningite meningocócica. O velório foi realizado em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Esta é a segunda vez que o político pede para comparecer a um enterro, já que no final do mês de janeiro o ex-presidente pediu autorização para estar no velório de seu irmão, pedido que não tinha sido autorizado pela Justiça