MENU
Após o não retorno do vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), “Dudu”, aos trabalhos no legislativo, o suplente Girson Ledo (PSDB) foi convocado para assumir vacância na Câmara Municipal de Brumado. Girson Ledo chegou a ser empossado duas vezes, porém, por decisão judicial, foi destituído do cargo. Na manhã desta sexta-feira (15), o vereador é empossado novamente, com direito ao uso de gabinete e nomeação de sua equipe de assessores. Há alguns dias atrás, o prefeito já tinha comunicado em ofício à câmara de vereadores o afastamento do seu filho. Apesar de todo impasse envolvendo a sua convocação definitiva, Girson disse que está tranquilo e com os “pés no chão”. “Estou aqui para trabalhar pela população brumadense que votou em mim. Acredito que, dessa vez, vou ficar por um período maior, acredito”.
O presidente Jair Bolsonaro decidiu nesta quinta-feira (14) que a nova reforma previdenciária estabelecerá idades mínimas de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Em reunião com a equipe econômica, ficou estabelecido que haverá um período de doze anos de transição para se chegar aos pisos para recebimento da aposentadoria. A confirmação foi feita pelo secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Segundo ele, a equipe econômica defendeu uma única idade mínima para homens e mulheres de 65 anos, o que foi recusado pelo presidente. A expectativa é de que na próxima quarta-feira (20) o presidente assine o texto e, no mesmo dia, ele seja divulgado publicamente e enviado à Câmara dos Deputados.
A prefeita de Conceição do Jacuípe, no Portal do Sertão, Normélia Maria Rocha Correia, e o vice- prefeito, Antônio Carlos de Brito, tiveram os mandados cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). A sentença, publicada nesta terça-feira (12), foi decretada pelo juiz Abraão Barreto Cordeiro, da 192ª Zona Eleitoral. Normélia Correia e Antônio Carlos Brito foram condenados por abuso de poder econômico nas eleições de 2016, quando Normélia Correia foi reeleita. Na análise da ação, o juiz considerou abuso de poder econômico na distribuição de cestas básicas em proveito da então candidata. Nas ações, uma empresa contratada para coleta de lixo no município auxiliava a distribuição das cestas básicas. Ainda conforme a decisão, uma servidora municipal ligada à gestora, acompanha as entregas dos produtos, fazendo um gesto expresso com os dedos do número 10, usada pela prefeita nas eleições de 2016.
Na manhã desta sexta-feira (08), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos, durante sessão legislativa leu ofício encaminhado à Casa pelo Genitor Eduardo Vasconcelos, em relação ao afastamento do seu filho, Eduardo Vasconcelos “Dudu”, com relação as suas atividades legislativas. No documento, o gestor informa que o vereador continuará em tratamento de saúde e não há previsão para o seu retorno a Brumado, pois este necessita de atenção especializada e só poderá realizar as atividades legislativas após autorização e alta médica. Sendo assim, Vasconcelos sugeriu que fosse convocado o suplente, Girson Ledo Silva, para que este assumisse a vacância do cargo, até que o vereador possa retornar com as atividades do seu mandato. O presidente do Legislativo informou que a assessoria jurídica da Casa será consultada sobre o assunto e os vereadores convocados posteriormente para deliberar sobre o caso exposto.
Pelas contas do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o governo Bolsonaro possui o apoio do número necessário de senadores para aprovar o texto da reforma da Previdência no Senado. O ministro disse nesta segunda-feira (04), em entrevista à Rádio Gaúcha, que 49 senadores serão favoráveis ao projeto enviado pelo Planalto ao Congresso Nacional. Detalhes do projeto reforma da Previdência ainda estão sob discussão da equipe do governo. O texto será enviado ao Congresso Nacional por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que exigirá, no mínimo, os votos de 308 dos 513 deputados e de 49 dos 81 senadores. A Câmara dos Deputados é quem primeiro recebe e analisa a proposta que, caso seja aprovada em dois turnos, segue para mais dois turnos no Senado. A projeção de cenário favorável ao governo foi feita por Lorenzoni Onyx após a vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para presidir a Casa, segundo o G1.

Com desistência de Renan Calheiros, caminho ficou ainda mais livre para o democrata que teve 42 votos, um a mais do necessário para evitar 2° turno. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Representante do chamado baixo clero, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito, neste sábado (02), presidente do Senado para o próximo biênio. O senador venceu o favoritismo de Renan Calheiros (MDB) após o candidato retirar sua candidatura durante uma segunda votação no Senado. Com aval do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), as garantias de portas abertas ao governo federal e as críticas ao que chama de “velha política”, Alcolumbre garantiu o apoio do Planalto e dos senadores novatos da casa. A desistência de Renan no meio do processo ainda contribuiu para que o democrata vencesse a eleição no primeiro turno com 42 votos. De acordo com perfil publicado pelo jornal Estado de S.Paulo, o próprio Alcolumbre é adepto de práticas da velha política. Como deputado, o mais novo presidente do Senado conseguiu aprovar em 2009 um projeto de lei para homenagear um tio – Alberto Alcolumbre – acrescentando o nome dele ao título do Aeroporto de Macapá. Aos 41 anos, Alcolumbre é comerciário com formação incompleta em Ciências Econômicas. Na eleição de 2018, disputou o governo do Amapá, mas perdeu a eleição para o governador reeleito Waldez Góes (PDT).
O deputado federal Rodrigo Maia (DEM) foi reeleito com a maioria absoluta de votos na Câmara de Deputados. O último voto à Presidência da Câmara foi finalizado às 21h26 e sacramentou a vitória de Maia no primeiro turno com 334 votos. O democrata será o terceiro na linha sucessória da presidente da República e comandará a Casa pelo próximo biênio.
Por 62 votos a um, o deputado estadual Nelson Leal (PP) foi eleito, nesta sexta-feira (1º), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para o biênio 2019-2020. O progressista disputou contra Hilton Coelho (PSOL), que teve apenas o seu sufrágio. No ano passado, houve um acordo, com o governador Rui Costa (PT), para que a base governista elegesse Leal. Pelo pacto, em 2021, o parlamentar Adolfo Menezes (PSD) irá comandar a Casa no período 2021-2022. Além de Leal, foram eleitos Alex Lima (PSB) como 1º vice-presidente (57 votos), Ivana Bastos (PSD) como 2º vice-presidente (58 votos), Fabrício Falcão (PCdoB) como 3º vice-presidente (59 votos), Soldado Prisco (PSC) como 4º vice-presidente (57 votos), Maria Del Carmen (PT) como 1ª secretaria (56 votos), Tom Araújo (DEM) como 2º secretário (58 votos), Talita Oliveira (PSL) como 3º secretário (59 votos) e Euclides Fernandes (PDT) como 4º secretário (59 votos). Além dos nove cargos na Mesa Diretora, também foram escolhidos Fabiola Mansur (PSB), Samuel Jr (PDT), Pedro Tavares (DEM), Jurailton Santos (PRB) e Neusa Cadore (PT) como suplentes.
Na manhã desta sexta-feira (01), a Câmara de Vereadores de Brumado realizou sessão solene de retorno aos trabalhos para o ano de 2019, após recesso parlamentar. Durante a sessão, o presidente da Casa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos, e os demais vereadores fizeram o uso da palavra para renovar o compromisso de continuidade dos trabalhos em prol da comunidade brumadense. Após o encerramento da sessão, vereadores e presentes se concentraram na parte externa do Legislativo, onde foi descerrada a placa inaugural da reforma externa na Casa de leis. Quase todos os vereadores participaram da primeira sessão do ano, exceto o vereador Dudu Vasconcelos (PSDB).
Da cama do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Jair Bolsonaro compartilhou a primeira imagem dele de volta à presidência da República após a retirada da bolsa de colostomia. Na imagem, publicada no Twitter, o presidente aparece assinando documentos, deitado na maca. O capitão da reserva tinha anunciado que iria despachar, ou seja, assinar documentos do exercício, enquanto estivesse em recuperação no hospital.