Arquivos Política — Página 172 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 172 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 22 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Governador Rui Costa confirma dez nomes para secretariado

29 janeiro 2019 | 13:39

Ainda restam 10 pastas a serem confirmadas. Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa anunciou, nesta terça-feira (29) os nomes de mais dez secretários para compor o Governo do Estado nesta segunda gestão. Ao longo das últimas semanas, o governador já havia confirmado a permanência dos secretários da Fazenda, Manoel Vitório; de Comunicação Social, André Curvello; da Saúde, Fábio Vilas-Boas; e da Casa Civil, Bruno Dauster. Com o anúncio desta terça (29), dos atuais 24 secretários de Estado, além dos quatro já anunciados, mais 10 nomes foram confirmados para compor o secretariado de Rui. Permanecem no cargo os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa; da Administração, Edelvino Góes; da Administração Penitenciária, Nestor Duarte; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e da Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; além do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno. Já as mudanças no secretariado ocorrerão nas pastas da Agricultura (Seagri), com a entrada do engenheiro agrônomo Lucas Teixeira Costa; da Educação, com Jerônimo Rodrigues; do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com Davidson Magalhães; do Planejamento (Seplan), com Walter Pinheiro; e de Desenvolvimento Econômico (SDE), que será ocupada pelo vice-governador, João Leão.

Secretarias sem titulares confirmados até o momento:

Secretaria de Ciência, Tecnologia e inovação (Secti)
Secretaria da Cultura (Secult)
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)
Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur)
Secretaria do Meio Ambiente (Sema)
Secretaria do Turismo (Setur)
Secretaria de Relações Institucionais (Serin)
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) 

Maia fecha com PP, MDB e PTB e praticamente garante reeleição na Câmara, diz coluna

29 janeiro 2019 | 7:48

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fechou, nesta segunda (28), um acordo com dirigentes do PP e do MDB, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. O PTB também vai se somar à articulação. O líder do PP, Arthur Lira (PP-AL), no entanto, negou que as negociações tenham sido concluídas. Ideólogo do bloco de centro-esquerda, ele confirmou, porém, que retirou seu nome da disputa pela presidência da Câmara. “Eu não consegui viabilizar um bloco de centro-esquerda. Por isso, não sou mais candidato”, disse. Integrantes do PTB e do MDB confirmam o acerto em torno de Maia. 

Após quase nove horas, cirurgia de Bolsonaro chega ao fim

28 janeiro 2019 | 15:03

Foto: Reprodução

A cirurgia a que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido nesta segunda-feira (28) foi concluída. Todo o procedimento para a retirada da bolsa de colostomia que o capitão colocou em setembro durou quase nove horas. Segundo informações do G1, o Palácio do Planalto avisou que o boletim médico será divulgado assim que houver autorização da equipe médica, mas adianta que a cirurgia foi realizada “com êxito”. “Às 17h, haverá briefing à imprensa com o porta-voz da Presidência da República, general Rego Barros, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo”. O presidente começou a ser operado às 6h30 de hoje. Ele foi internado ainda na manhã de domingo (27) para realizar os procedimentos pré-operatórios. Essa cirurgia era necessária para retirar a bolsa de colostomia, colocada após a facada que ele sofreu no início da campanha eleitoral, e religar o trânsito intestinal. A expectativa é de que a recuperação dure 10 dias.

Tags:

Jean Wyllys desiste de mandato e deixa o Brasil por conta de ameaças de morte

24 janeiro 2019 | 15:49

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) anunciou que vai abrir mão do seu mandato e vai deixar o Brasil. Em entrevista à Folha de S. Paulo divulgada nesta quinta-feira (24), ele afirmou que tomou a decisão por conta de ameaças de morte. Segundo Wyllys, as ameaças se tornaram mais frequentes desde a morte da vereadora Marielle Franco. “O [ex-presidente do Uruguai] Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: ‘Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis’. E é isso: eu não quero me sacrificar”, disse à Folha de S. Paulo. Na eleição do último ano, Wyllys foi eleito para seu terceiro mandato como deputado federal. Ele citou ainda a eleição de Jair Bolsonaro como presidente para justificar sua desistência. “O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim”, comentou.

Tags:

Opositor de Maduro se declara presidente interino da Venezuela; Bolsonaro reconhece

24 janeiro 2019 | 0:06

“Para conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e ter eleições livres”, disse Juan Guaidó. Foto: Divulgação

O líder da oposição a Nicolás Maduro na Venezuela, Juan Guaidó, se declarou, nesta quarta-feira (23), presidente interino do país. Ele já foi reconhecido pelos governos do Brasil, por meio do presidente Jair Bolsonaro, e dos Estados Unidos, chefiado por Donald Trump. “Na condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus, a Venezuela, em respeito a meus colegas deputados, juro assumir formalmente as competências do executivo nacional como presidente interino da Venezuela. Para conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e ter eleições livres”, disse Guaidó. A declaração ocorreu durante protesto de opositores ao governo de Nicolás Maduro em Caracas. Apoiadores de Maduro também saíram às ruas para defender o governo. Maduro tomou posse de seu segundo mandato presidencial no último dia 10. A oposição venezuelana e diversos países não reconheciam a legitimidade do novo mandato de Maduro, que vai até 2025.

Fórum de Davos: Em discurso, Bolsonaro promete ‘resgatar valores e abrir economia’

22 janeiro 2019 | 12:07

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro fez nesta terça-feira (22) sua estreia em um evento internacional, discursando na sessão plenária do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O encontro anual dos mais ricos, poderosos e famosos do planeta começou nesta terça e se encerra na sexta-feira (25). Em seu discurso, o presidente prometeu resgatar “nossos valores e abrir nossa economia”. Ele disse que o país é uma economia ainda fechada ao mercado internacional, e um dos objetivos do seu governo é mudar isso. “Temos compromissos de mudar nossa história. Pela primeira vez um presidente montou uma equipe de ministros qualificados”, contou. O fórum de Davos reúne políticos, investidores e outras lideranças com o objetivo de construir uma agenda econômica, regional e industrial em comum. O encontro deste ano tem como tema a “Globalização 4.0: Moldando uma arquitetura global na era da quarta revolução industrial”.

Tags:

Dilma ‘deu corda’ para Lava Jato implicar Lula, afirma Palocci em delação

18 janeiro 2019 | 22:52

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Em delação premiada, o ex-ministro Antonio Palocci afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff “deu corda para o aprofundamento das investigações” da operação Lava Jato para implicar o ex-presidente Lula, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha. Em um dos termos da colaboração, Palocci aponta uma “ruptura” entre Lula e Dilma e a existência de dois grupos dentro do PT. Conforme o ex-ministro, a “briga” entre os dois começou após Dilma indicar Graça Foster para a presidência da Petrobras, o que teria o objetivo de “inviabilizar o financiamento eleitoral dos projetos de Lula retornar à Presidência”. “Deve ser relembrado que [o ex-presidente da estatal Sérgio] Gabrielli era íntimo de Lula, ao passo que Graça era íntima de Dilma. Não havia qualquer intimidade entre Lula a Graça e a relação entre Dilma e Gabrielli comportava permanentes atritos”, afirma Palocci. O depoimento foi anexado ao inquérito da Polícia Federal sobre a Usina de Belo Monte.

Deputado eleito realiza processo seletivo para contratar assessores de gabinete

10 janeiro 2019 | 15:28

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

O deputado estadual eleito Renan Ferreirinha (PSB-RJ) abriu um processo seletivo para contratar sete assessores para trabalharem em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Na Bahia, como no resto do Brasil, essas vagas são preenchidas por livre indicação dos deputados.  De acordo com a coluna Expresso da Revista Época, as fundações Estudar e Legisla ajudarão o novo parlamentar a escolher seus servidores. O deputado foi um dos bolsistas do movimento Renova BR, fundo com apoio de empresários para novos políticos. 

Tags:

Prefeito é cassado pela Câmara e vice toma posse em Abaré

9 janeiro 2019 | 0:06

Foto: Divulgação

O prefeito da cidade de Abaré, Fernando Tolentino (PT), teve o mandato cassado nesta terça-feira (08) pela Câmara de Vereadores da cidade. Em seu lugar, assumiu o seu vice, Kaká de Eulina. De acordo com informações do site Carlos Britto, oito dos onze vereadores que estavam presentes na sessão da Câmara votaram a favor da cassação de Tolentino por conta de seis denúncias, relacionadas a responsabilidade fiscal e improbidade administrativa.

Falso médico que atuava em posto de saúde é preso em Muritiba

8 janeiro 2019 | 13:25

Foto: Divulgação

Após uma denúncia, a polícia prendeu um falso médico que atuava no interior da Bahia, nessa segunda-feira (07). Adriano de Oliveira Souza, de 46 anos, usava a carteira do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) de outra pessoa e trabalhava ilegalmente em uma Unidade de Saúde da Família (USF), no distrito de São José do Itaporã, em Muritiba. A prisão aconteceu quando agentes da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Cruz das Almas) foram averiguar a denúncia no posto de saúde. No local, os PMs constataram que Souza chegou a atender 35 pacientes. “Ele alegou ter cursado Medicina na Bolívia e estava usando o Cremeb de outro médico que tinha o primeiro nome igual ao dele”, explicou o subcomandante da 27ª CIPM, capitão Denis Anderson de Almeida. Com o falso médico, a PM apreendeu um carimbo, tensiômetro, oxímetro, fichas de atendimento, notebook, celular, mochila e uma carteira com documentos falsos. Souza foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Santo Antônio de Jesus.

Tags: