MENU

O deputado federal Paulo Azi (União Brasil) disse nesta segunda-feira (10) que a não participação do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) nos debates contra o adversário ACM Neto (União Brasil) é um atestado de despreparo do petista. Segundo Azi, Jerônimo não tem proposta, não discute os problemas do estado e fica apenas “se escorando nos padrinhos”.
“Ao fugir dos debates, Jerônimo assina seu atestado de despreparo e reconhece que ACM Neto é o melhor para governar a Bahia. Ele sabe que Neto se preparou, que conhece profundamente os problemas do nosso estado e tem propostas para resolver as mazelas deixadas pelos governos do PT, enquanto Jerônimo fica só se escorando nos padrinhos. Jerônimo só mostra o que nós vimos no debate da TV Bahia: morre de medo de ACM Neto”, ressaltou.
Segundo tem sido divulgado pela imprensa, o candidato do PT não confirmou a participação nos debates. Aliados dele já estão sugerindo que ele não participe. Para Paulo Azi, a fuga de Jerônimo representa uma falta de responsabilidade e compromisso com o povo baiano.
“Jerônimo, o povo da Bahia quer saber por que, após 16 anos, nosso estado é líder em violência e desemprego e último em educação, por que nosso é primeiro lugar em extrema pobreza e analfabetismo. Os governos petistas precisam se explicar ao povo baiano”, destacou.

A não ser que seja pego em flagrante delito, nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições 2022 poderá ser preso, a partir do próximo sábado (15), e até 48 horas após o pleito marcado para o dia 30 deste mês.
De acordo com a legislação eleitoral, a outra exceção é se pesar condenação por crime inafiançável, caso no qual a polícia poderá cumprir a ordem de prisão determinada pela Justiça. Também pode ser preso quem descumprir o salvo-conduto dos candidatos.
Essa regra também vale para fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos. A norma também se aplica a eleitores, porém, com intervalo menor, de cinco dias antes até 48 horas após o pleito.
A norma e as exceções constam do Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais mais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize o seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições.

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) defendeu um olhar atento para o agricultor e o pequeno produtor do interior para promover a geração de renda e garantir mais vagas de emprego para a população do estado. Neto participou na manhã deste sábado (8) de uma caminhada em Vitória da Conquista.
O candidato percorreu cerca de 2km no meio ao lado da população, e aproveitou para cumprimentar os comerciantes que correram para as portas das lojas do centro da cidade para participar do ato. Em entrevista à imprensa, Neto enfatizou que além de promover a industrialização do interior, é preciso criar ações capazes de fortalecer a agricultura familiar e a produção dos pequenos produtores.
“Precisamos olhar para a força da agricultura, apoiar o pequeno produtor, as pessoas vivem no campo. Ajudar a produção rural que é geradora de empregos. Nosso grande desafio é melhorar a renda, melhorar a vida das pessoas, dar condição às pessoas para trabalhar e viver melhor”, enfatizou.
Em seu Plano de Governo, ACM Neto aponta estratégias que serão colocadas em prática caso o candidato seja eleito. Entre elas, está a oferta elástica de crédito para novos investimentos e melhorias, a assistência técnica e gerencial para o setor, e a qualificação de pequenas, médias e grandes empresas do estado como fornecedores de produtos diversos.
Além disso, o candidato a governador também pretende lançar programas de aceleração para auxiliar no crescimento da produtividade no interior com a reconstituição do serviço de assistência técnica e extensão rural, profissional e continuada; o Programa de Regularização Fundiária, para garantir a segurança jurídica da propriedade e o apoio à comercialização da produção, visando adicionar ganhos para o produtor.
Outro ponto sensível abordado por ACM Neto é o fortalecimento da infraestrutura necessária para que essa produção seja cada vez mais otimizada, como a garantia ao acesso à água, energia, aos sistemas de telecomunicações, e a internet.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) voltou a punir o candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) pelo fato de o petista continuar sem aparecer na sua própria propaganda na TV. Em liminar deferida pelo desembargador Paulo Sergio Barbosa de Oliveira, a justiça Eleitoral suspendeu a propaganda irregular de Jerônimo no prazo de até 24 horas.
Após análise da ação, promovida pela coligação Pra Mudar a Bahia, do candidato ACM Neto (União Brasil), o desembargador pontuou que 100% do tempo da propaganda de Jerônimo foi ocupada por apoiadores, enquanto a legislação eleitoral determina um limite de 25% do horário eleitoral, seja nos programas ou inserções, para aliados dos candidatos.
A decisão entendeu que a referida propaganda eleitoral de Jerônimo fere a Lei das Eleições e a Resolução TSE n. 23.610/19, ao não apresentar o candidato em sua própria propaganda eleitoral. O horário eleitoral que originou a punição foi exibido nesta sexta-feira (07).

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou neste sábado (08), em Vitória da Conquista, que, caso seja eleito, irá encarar de frente o problema da violência na Bahia. Ele citou a explosão de três agências bancárias em Irará na última sexta-feira (07) e disse que, em muitos municípios do estado, bancos foram fechados por falta de segurança.
Em entrevista à rádio Band FM de Conquista, Neto ressaltou que o povo da Bahia votará no próximo dia 30 de outubro para dois cargos de grande importância, mas com funções muito distintas: governador e presidente. O ex-prefeito de Salvador ainda criticou o adversário Jerônimo Rodrigues (PT) por não assumir a responsabilidade para resolver os problemas da Bahia.
“Eu acho que essa é a principal diferença minha para o meu adversário. Ele fica se escorando, ele transfere a responsabilidade para os outros. Eu não sou assim. Veja nos últimos anos o problema da violência. Quando o governador Rui Costa (PT) foi perguntado sobre os altos índices de criminalidade, ele simplesmente disse ‘isso é uma questão nacional, não é comigo, não’. E isso não é verdade, porque muitos estados do Brasil vêm reduzindo os índices de violência, enquanto que aqui na Bahia só faz crescer”, salientou.
Leia mais »

por Vitor Silva
Durante entrevista à Rádio Notícia, o vice-governador e deputado federal João Leão (PP) declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência do Brasil nas eleições deste ano.
“Eu estou junto com Bolsonaro. Por que Bolsonaro? Porque Bolsonaro ele tem o seguinte, primeiro é uma pessoa de minha absoluta confiança, é um cara sério, direito”, disse.
“Então eu conheço Bolsonaro há… 8 vezes 4,32 anos, sei da sua seriedade, tem defeito? Tem defeito como você tem os seus e eu tenho os meus. Não tem tantos defeitos como os outros”, pontuou.

Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) confirmaram presença no debate presidencial organizado por Folha de S.Paulo, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura, o primeiro do 2ª turno das eleições. O evento será no dia 16 de outubro, um domingo, às 20h.
Na próxima terça (11), haverá uma reunião com as campanhas de Lula e Bolsonaro para definir as regras do debate.
Em agosto, o mesmo pool de veículos promoveu o primeiro debate entre os presidenciáveis do primeiro turno, que contou com a presença de Lula, Bolsonaro e outros quatro candidatos. O segundo turno da eleição será realizado no próximo dia 30. No último domingo (02), o petista recebeu 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% do presidente.

O candidato ao Governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, nesta quinta-feira (06), em encontro com lideranças, afirmou que “a luta é contra um governo de 16 anos”. O ex-prefeito de Salvador ainda lembrou que, em 2020, em Feira de Santana e Vitória da Conquista, candidatos apoiados por ele saíram vencedores no segundo turno.
“Não estamos enfrentando um candidato, estamos enfrentando o sistema que governa a Bahia há 16 anos. As condições impostas no primeiro turno foram muito mais duras e muito mais pesadas do que as condições políticas que vamos enfrentar agora no segundo turno”, disse.
“Nós tínhamos quatro candidatos, no entanto eu era o único alvo da eleição. Eu fui atacado do primeiro ao último dia. Mesmo assim, 40% dos eleitores da Bahia votaram na gente. Se somarmos os votos dados a outros candidatos, a maioria do povo baiano demonstrou que quer mudança. E é importante destacar isso: essas pessoas votaram na gente porque acreditam de verdade no nosso projeto”, continuou.
Para ACM Neto, assim como aconteceu em 2020, em Feira de Santana e Vitória da Conquista, com a vitória de candidatos apoiados por ele no segundo turno, será este ano com ele
“Naquela ocasião, algumas pessoas disseram para jogar a toalha. Mas eu, naquele momento, mesmo não sendo eleitor de Conquista ou de Feira, caí para dentro da eleição. Fomos à luta, fomos às ruas para virar o jogo. E por isso saímos vitoriosos, em situação bem parecida com a que vivemos agora”, ressaltou.
O postulante ao Palácio de Ondina, na ocasião, falou que há uma movimentação espontânea, nas cidades, de pessoas buscando materiais de campanha. “Parece que se repete um filme na minha cabeça. Em 2012, foi a mesma coisa. No segundo turno, a mobilização saiu da esfera política e ganhou as ruas, as pessoas, de forma muito espontânea”, pontuou.

O prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), confirmou nesta quinta-feira (6), seu apoio ao candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), durante encontro com lideranças políticas.
Em seu pronunciamento, Ednaldo Ribeiro disse que foi convidado pelo candidato ACM Neto para fazer parte desse projeto de transformação da Bahia. “Quero pedir para que todos os nossos eleitores votem no 44”, disse.
Ednaldo Ribeiro garantiu a ACM Neto que o grupo político liderado por ele vai trabalhar intensamente nesse segundo turno. “Quero agradecer pela confiança nessa nova etapa. Todos os eleitores baianos, em especial de Cruz das Almas, devem votar por uma Bahia livre dos problemas que vivemos nesse momento”, falou.
O candidato a governador, ACM Neto, também agradeceu o apoio do prefeito Ednaldo Ribeiro e dos vereadores de Cruz das Almas. “Se Deus permitir, a partir de 1 de janeiro do próximo ano, Cruz das Almas terá um parceiro e amigo para ajudar a cidade”, prometeu.

O União Brasil, partido de ACM Neto, decidiu, nesta quarta-feira (5), liberar os diretórios estaduais para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente nacional do partido e deputado federal reeleito.
“Em respeito à democracia partidária, a direção nacional do União Brasil decide liberar seus diretórios e filiados que sigam seus próprios caminhos com responsabilidade no segundo turno das eleições presidenciais e estaduais”, disse Bivar, sem indicar qual sua posição individual.
A candidata à presidência no primeiro turno, Soraya Thronicke (União), anunciou que manteria a neutralidade na disputa entre Lula e Bolsonaro. Outros quadros do partido, como o governador reeleito Ronaldo Caiado e o senador eleito Sérgio Moro já declararam apoio a Bolsonaro.
ACM Neto tem mantido neutralidade em relação à disputa nacional desde o primeiro turno. Entretanto, ele tem sido cobrado por setores bolsonaristas para que declare apoio à reeleição de Bolsonaro, como condição para que João Roma (PL) o apoie no segundo turno estadual.