MENU

Toda última quinta-feira de cada mês, o empresário Fabrício Abrantes (UB), se reúne com seu grupo político para definir metas e buscar o que é melhor para o município. Com uma grande recepção Fabrício recebeu os pré-candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, Luciano Ribeiro (UB) e José Rocha (UB). O evento contou com a presença de diversas autoridades e políticos de Brumado.
Na oportunidade, Abrantes entregou aos pré-candidatos um programa de governo com projetos visando construir um novo modelo administração a partir de 2024 para Brumado. Fabrício destacou que o município sempre foi importante em sua trajetória política, mas, neste ano, com ainda mais ênfase. “Este projeto de governo para 2024 passa primeiro por 2022 e, juntos, vamos formar a base sólida para tornar Brumado um verdadeiro polo regional”, declarou.
O deputado federal José Rocha disse que a expectativa é de vitória diante de um projeto de governo que prioriza a educação, a saúde e o social. “Traremos para Brumado investimentos que possam transformar essa cidade em um local cada vez melhor”, afirmou. Por fim, o empresário Fabrício Abrantes disse que a reunião marca o compromisso com o futuro de Brumado. “Com a vitória de Zé Rocha, Cacá Leão, Luciano Ribeiro e ACM Neto, a partir de 2023 teremos condições de trazer para Brumado grandes benefícios. Brumado será muito mais assistida com o novo governo de ACM Neto”, garantiu.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022. O petista aparece, no levantamento do instituto Datafolha divulgado na noite desta quinta-feira (28), com 47% da preferência dos eleitores, contra 29% do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece bem abaixo, com 8% das intenções de voto, seguido da senadora Simone Tebet (MDB), com 2% da preferência. André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) alcançaram apenas 1%.
Brancos e nulos somam 6%, enquanto 3% dizem não saber quem escolher. Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
De acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno, já que a soma dos percentuais registrados pelos adversários (43%) não supera as intenções de voto do petista.
Poucas mudanças foram observadas em comparação à pesquisa anterior do mesmo instituto, com variações apenas dentro da margem de erro. Lula manteve as intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou positivamente 1%. Ciro, Marçal e Vera também mantiveram os mesmos percentuais do levantamento de junho. Simone Tebet avançou 1%, enquanto Janones perdeu 1%.
O Datafolha entrevistou presencialmente 2.556 eleitores em 183 municípios brasileiros, entre os dias 27 e 28 de julho. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022.

Em viagens para o interior semanais, sempre de quinta a domingo, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, teria congelado os debates sobre quem vai ocupar a vaga de vice na corrida pelo governo da Bahia. A previsão é que as discussões sejam retomadas apenas na próxima segunda-feira (1º).
Até aqui, circulam diversos nomes como possíveis, mas nenhum teve o aval definitivo do próprio pré-candidato. Interlocutores de ACM Neto sugerem que ele “afunilou” o debate entre quatro pessoas, duas filiadas ao Republicanos e outras duas de partidos aliados – as sugestões, todavia, não são discutidas publicamente. Essa decisão, entretanto, excluiria o deputado federal Marcelo Nilo ou a vereadora de Serrinha, Edylene Ferreira, já que o também deputado federal e presidente do Republicanos, Márcio Marinho, se mantém como postulante e sendo citado nominalmente pelo ex-prefeito em mais de uma oportunidade.
Apesar de ter indicado a possibilidade de antecipar a decisão sobre a vaga de vice para antes da convenção do União Brasil, prevista para o dia 5, essa pausa nos debates posterga o nervosismo presente entre os aliados. Há uma guerrilha intramuros para tentar minar nomes que eventualmente desagradem parte dos grupos e ACM Neto tenta também debelar eventuais focos de incêndio que venham a surgir.


O ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possui 44% das intenções de voto no 1º turno, em pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Ipespe, contratada pela XP Investimentos.
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação com 35% das intenções de votos. A diferença entre Bolsonaro e Lula no primeiro turno é de nove pontos percentuais.
O candidato pelo PDT Ciro Gomes aparece em terceiro lugar no levantamento, com 9% das intenções de voto no primeiro turno.Em eventual segundo turno, Lula venceria contra todos os principais candidatos: Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet.
Em um cenário entre o petista e o atual presidente, os votos ficaram em 53% e 36%, respectivamente. Na pesquisa espontânea, Lula amplia sua vantagem e lidera a corrida presidencial com 40% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 30%. Ciro Gomes permanece na terceira colocação com 4%.
O levantamento entrevistou 2 mil pessoas e possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08220/2022.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Walter Braga Netto (PL) lançaram candidatura à Presidência da República na manhã deste domingo (24), em uma chapa ‘puro sangue’. O evento reuniu aproximadamente 10.000 pessoas no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A cerimônia começou com uma oração do deputado federal e pastor Marco Feliciano (PL-SP). Depois, Michelle Bolsonaro passou a discursar. Após uma breve fala de Bolsonaro, citando uma passagem bíblica, a esposa do presidente falou que ‘a reeleição não é por um projeto de poder, como muitos pensam, não é por status, porque é muito difícil estar desse lado. A reeleição é por um projeto de libertação’, disse.
Atrás do palco, imagem da bandeira do Brasil e foto do presidente apoiadores e o slogan “Pelo bem do Brasil”. A frase é da coligação da chapa de Bolsonaro, e tem como mote a tese de “luta do bem contra o mal”, que o mandatário tenta imprimir à eleição deste ano na disputa contra o petista.
O presidente escolheu o Rio de Janeiro, reduto onde construiu sua carreira política, para lançar candidatura ao Palácio do Planalto. Desta vez, porém, com mais pompa e circunstância. O Centro de Convenções Sul-América, na região central da cidade, deu lugar ao famoso Maracanãzinho, palco de competições esportivas e grandes espetáculos.
Ganharam espaço no palco principal o chefe do Executivo, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o indicado a vice na chapa, os 4 filhos de Bolsonaro e a dupla sertaneja Mateus e Cristiano cantando o jingle “Capitão do Povo”, feito em homenagem a Bolsonaro.
Entre os aliados que subiram ao palco estavam o presidente da Câmara, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), candidato de Bolsonaro no estado; o ministro Marcelo Queiroga, da Saúde; Ciro Nogueira, da Casa Civil; Fábio Faria, das Comunicações; Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública; e Victor Godoy, da Educação.
Também estiveram por lá o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, que disputará o governo de São Paulo; o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello; a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina; o advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef; e os deputados federais Hélio Lopes, Bia Kicis e Carla Zambelli.
Aos 66 anos, Bolsonaro sabe que precisará recuperar votos perdidos durante mais de três anos conturbados, com ameaças à democracia, crise econômica e mais de 677 mil mortos pela covid-19. E, para isso, vai apelar mais uma vez ao antipetismo e contar com o apoio do Centrão.

Durante agenda no município de Itarantim, nesta sexta-feira (22), o deputado federal e pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP) reafirmou seu compromisso com os baianos e provocou os ex-aliados da base do governador Rui Costa (PT) ao afirmar que o estado “vai voltar a ter um senador que vai lutar para melhorar a vida do seu povo”.
“Me sinto preparado e farei o que for preciso para defender os interesses da Bahia e fazer a diferença no Senado”, disse o parlamentar, ao lado de ACM Neto (UB), postulante à cadeira de governador.
“A Bahia vai voltar a ter um senador que vai lutar para melhorar a vida do seu povo. É com este sentimento que eu quero seguir nesse ritmo e, assim, recuperar o orgulho dos baianos de pertencerem à esta terra”, disse Cacá, afirmando ainda que ele e Neto irão trabalhar juntos para desenvolver a região sudoeste do estado.

Os partidos políticos irão oficializar a candidatura dos nomes que irão concorrer as eleições para o governo do estado da Bahia a partir desta sexta-feira (22). Além disso, os partidos devem indicar as candidaturas para os cargos no legislativo.
O primeiro dos cinco pré-candidatos ao governo da Bahia a realizar o evento é João Roma (PL). A convenção do Partido Liberal acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 8h20, na Avenida Juracy Magalhães Jr., em Salvador.
O nome para o cargo de vice de João Roma ainda não está definido, mas, de acordo com interlocutores do PL, o nome da ex-vereadora Lorena Brandão (PL) é o favorito para a vaga. O deputado federal é o candidato indicado por Jair Bolsonaro para assumir o cargo de chefe do executivo do estado.
Na sexta-feira da semana que vem, 29, a convenção do PSOL-REDE deve oficializar Kleber Rosa (PSOL) como candidato ao governo e Ronaldo Mansur (PSOL) para vice. O evento vai acontecer nno espaço do partido no Rio Vermelho, em Salvador.
Leia mais »

O Partido dos Trabalhadores (PT) e a federação partidária formada pelo PT, PCdoB e PV, oficializaram a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), no centro de São Paulo.
O ato, que começou por volta das 10h, também definiu oficialmente o nome de Geraldo Alckmin, do PSB, como vice na chapa do petista.
O calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os partidos realizem as convenções até o dia 5 de agosto. Após o encontro, os partidos têm até 15 de agosto para registrar candidatura no tribunal. Esse é o último passo para a oficialização do candidato.

O pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (União Brasil) e o deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, receberam nesta quarta-feira (20) a adesão de mais um prefeito visando as eleições de outubro. Di Cardoso, filiado ao PL e gestor de João Dourado, na microrregião de Irecê, anunciou o seu apoio após encontro com a dupla.
“Vim aqui a pedido do povo de João Dourado. O nosso eleitor de lá pediu o nosso apoio a Neto, então vim aqui hoje seguindo o desejo do povo de João Dourado. Foi uma prosa muito produtiva, Neto se mostrou como sempre muito seguro. A gente já o conhece bem, trata-se de um homem muito preparado, um homem que tem condições de administrar bem a Bahia”, afirmou Di Cardoso após a reunião.
Somente nesta semana, Neto recebeu o apoio de cinco prefeitos que estavam na base governista. Mais cedo nesta quarta-feira, o pré-candidato a governador recebeu o apoio da prefeita Márcia Sá Teles (PP), de Cotegipe.
Na segunda-feira, também aderiram às pré-campanhas de Neto e Cacá Leão os prefeitos Elter Bastos (PSB), de Wagner, Yuri Andrade (PP), de Pedro Alexandre, David Cavalcanti (PP), de Glória e Juraci da Saúde (PP), de Barro Preto, todos anteriormente ligados ao governo do estado.