MENU

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que chegou a ser convidado a se filiar ao PSDB, não deixará o União Brasil. Neto, que é secretário-geral da legenda, ele se empenhou para construir o partido, continuará nele para, se necessário, votar a favor da impugnação da filiação de Moro à sigla.
De acordo com Lauro Jardim, a estratégia da ala pró-ACM Neto é apresentar a carta, mas não votá-la em um primeiro momento. Segundo integrantes desse grupo, a votação só será levada adiante caso Moro insista na candidatura à presidência da República. Como candidato a deputado federal ou senador, ele terá espaço na legenda. Caso contrário, corre o risco de ficar sem partido para disputar as eleições.

O deputado federal Marcelo Nilo se filiou ao Republicanos, nesta quarta-feira (30). Após saída do PSB, o parlamentar chega ao partido que compõe a base do ex-prefeito ACM Neto (UB), que disputa o governo do estado. A legenda também tenta compor a vice na chapa majoritária.
“Depois de várias conversas com Marcelo, tivemos a filiação dele. A entrada dele no Republicanos vem somar, uma liderança grande na política. Tem várias qualidades, presidente da Assembleia, governador temporário. Uma história. Conhecido por muita gente na política”, comentou Márcio Marinho.
Marinho reforçou que o partido pretende compor a vice, na chapa de ACM Neto. “Também logicamente, ocupar algum espaço. Essa vinda para a base de Neto, ele [Nilo] entende com espírito para somar. Não de ditar o que quer ser. Ele entra no partido sem nenhuma obrigação, compromisso de dar a legenda para ele ser vice, mas também não tem nenhum veto. Muitos nomes estão disputando”, acrescentou o parlamentar.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta semana é decisiva para os candidatos e partidos que pretendem concorrer nas eleições de 2022. Isso porque, segundo o tribunal, sexta é o limite do prazo para janela partidária, e sábado (2) é data limite para desincompatibilização de quem pretende concorrer e ocupa alguns tipos de cargo público.
O dia também é a data limite para que todas as eventuais candidatas e candidatos estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer.
Ainda no dia 2 de abril vence o prazo para que os partidos políticos que pretendem lançar candidaturas tenham obtido o registro dos estatutos no TSE. E o dia limite para que candidatas e candidatos confirmem o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições.

Após anunciar a saída do ministério da Educação, Milton Ribeiro teve a exoneração confirmada nesta segunda-feira (28), com a publicação em uma edição extra do “Diário Oficial da União” na tarde desta segunda, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Milton foi gravado em uma reunião com prefeitos e afirmou que repassa verbas para municípios indicados por dois pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro. O áudio da reunião foi obtido pelo jornal “Folha de S.Paulo”, que revelou o conteúdo da fala de Ribeiro em 21 de março em reportagem no site da publicação. Na semana passada, o jornal “O Estado de S. Paulo” já havia apontado a existência de um “gabinete paralelo” de pastores que controlaria verbas e agenda do Ministério da Educação.
Em carta, o ministro disse que não iria se despedir mas que diria um “até breve”. O ministro divulgu carta que deverá ser entregue a Bolsonaro.

O nome do governador Rui Costa (PT) é cotado para ocupar a vaga de ministro da Economia em um eventual governo Lula (PT). As informações são da coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Segundo a publicação, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, que tem trabalhado às escuras como articulador político da campanha do ex-presidente, aposta em Rui Costa como um forte nome, na condição de ex-governador nordestino, para ocupar a cadeira.
O nome do governador também é lembrado pelo senador Jaques Wagner (PT|) e pelo deputado José Guimarães, do Ceará, prossegue a publicação.
Quando se pergunta se ele não preferia um economista ou um técnico, Dirceu responde com autoironia. Diz que os quadros do partido ou já estão velhos ou são como ele, que enfrentam problemas com a Justiça.

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) visita neste sábado (26) o município de Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia. Na cidade, Neto participa da inauguração do Centro Educacional Ivani Neri Bueno Marques, ao lado do prefeito Tonho de Zé de Agdônio. Em seguida ele participa de uma entrevista coletiva.
A agenda no município será finalizada com o ato de filiação ao União Brasil do pré-candidato a deputado estadual Manuel Rocha, ex-prefeito de Coribe. Outros políticos da região também devem se filiar ao partido durante o encontro.
“A Bahia precisa respirar novos ares, precisa de um governo que enfrente e resolva os grandes problemas que afligem nosso povo, em especial, a má qualidade da educação e a falta de segurança pública. Nesse sábado, em Santa Maria da Vitória, vamos recepcionar nosso futuro governador ACM Neto e abraçar esse projeto de inovação e transformação da nossa região e da Bahia”, disse Manuel Rocha.

Em meio ao escândalo após vazamento de áudio no qual o ministro Milton Ribeiro admite favorecer líderes religiosos com recursos do Ministério da Educação (MEC) a pedido do presidente Jair Bolsonaro, um prefeito do Maranhão acusou um pastor de pedir propina para destravar verba da pasta para o município.
Segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo, o prefeito da cidade de Luis Domingues, Gilberto Braga (PSDB), relatou que o pastor Arilton Moura pediu 1 kg de ouro para liberar recursos do MEC, mesmo não tendo cargos no governo federal.
“Para mim, como a minha região era área de mineração, ele pediu 1 quilo de ouro”, contou prefeito. “Ele [Arilton] disse: ‘Traz um quilo de ouro para mim’. Eu fiquei calado. Não disse nem que sim nem que não”, acrescentou Braga, alegando que não deu prosseguimento ao assunto depois da proposta.
“O negócio estava tão normal lá que ele não pediu segredo, ele falou no meio de todo mundo. Inclusive, tinha outros prefeitos do Pará. Ele disse: ‘Olha, para esse daqui eu já mandei tantos milhões, para outro, tantos milhões’”, lembrou o gestor municipal, segundo o qual o pastor cobrava uma espécie de taxa no valor de R$ 15 mil para protocolar pedidos junto ao MEC.
Gilberto Braga afirmou que o pedido de propina teria ocorrido no mês de abril de 2021, em um restaurante em Brasília, na presença de políticos. A negociação irregular também foi confirmada à Folha de S. Paulo por outras duas pessoas presentes no encontro.

“Bolsonaro sabe que eu posso tirá-lo do segundo turno”, afirmou o presidenciável Ciro Gomes (PDT) na manhã desta segunda-feira (18), em meio a críticas ao ex-presidente Lula (PT) e antigaS gestões petistas. A declaração foi dada em uma entrevista ao programa Manhã de Notícias, da TV Tiradentes, de Manaus.
Ciro criticou a filiação de Bolsonaro ao PL de Valdemar Costa Neto, considerado um dos pivôs do Mensalão. “O povão não sabe quem é Valdemar Costa Neto, mas eu sei. Valdemar Costa Neto é o presidente do partido PL, que o Bolsonaro se filiou, e é o homem que foi condenado no mensalão”, disse.
“Isso é o que eu estou representando, a negação desse modelo político e econômico. E o Bolsonaro sabe que eu posso tirá-lo do segundo turno”, acrescentou.

por Rodrigo Daniel Silva
O deputado federal Arthur Maia (União Brasil) disse, nesta quarta-feira (16), que o governador Rui Costa (PT) está “desesperado” após perder o PP, e tem assediado MDB e PDT, partidos aliados do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil). “Acredito que (assédio) é desespero. Mas tenho certeza que nós teremos a união, com esses partidos que estão trabalhando conosco”, declarou Arthur Maia.
O parlamentar afirmou que há uma “desagregação” na base petista. “Isso decorre, sobretudo, do caos administrativo, que eles lançaram a Bahia nos últimos 16 anos. Eles não têm um candidato a governador. Botaram apenas um nome para cumprir tabela (o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues). Isso decorre do caos administrativo.
A Bahia está em um último lugar nos índices de Educação. O estado mais violento da Bahia, tem a fila da regulamentação que é a fila da morte. Qual o discurso que essas pessoas vão buscar para uma nova eleição para governador? Será que 16 anos não foram suficientes para melhorar os índices de Educação? Para fazer uma segurança pública razoável?”, questionou Arthur Maia.
Assim como o vice-governador João Leão (PP), o deputado acredita que ACM Neto vencerá a disputa ao governo da Bahia no primeiro turno. “Acredito sim, teremos em um vitória no primeiro turno”, afirmou ele.

O deputado federal Paulo Azi foi eleito nesta terça-feira (15) presidente estadual do União Brasil (UB) na Bahia, durante reunião ocorrida no diretório nacional do partido. No Estado, Azi já presidia o Democratas.
“Recebo esta missão de presidir o União Brasil na Bahia com muito orgulho e responsabilidade. Nosso partido já nasceu como o maior do país e, no nosso estado, vamos trabalhar pelo seu fortalecimento e pela construção de um projeto para transformar a Bahia, sob a liderança de ACM Neto”, afirmou Azi.
Durante a reunião, também foram eleitos como vice-presidentes estaduais os deputados federais Leur Lomanto Jr e Arthur Maia e o deputado estadual Sandro Régis. A secretaria-geral do partido na Bahia será ocupada pelo ex-deputado Luciano Ribeiro.
O presidente nacional da legenda, Luciano Bivar, aproveitou o momento para chamar atenção da enorme responsabilidade de Azi em conduzir o partido na Bahia, que será prioridade absoluta do União Brasil com a candidatura de ACM Neto a governador. Já o secretário-geral ACM Neto registrou a capacidade de articulação de Azi e a reestruturação por ele promovida no Democratas.